Happy Halloween, leitores! O que estão planejando ou já fizeram hoje? Bem, como todas nós adoramos o Halloween, esse é mais um Master Post Super Especial sobre o tema e, infelizmente, o último. Esperamos que vocês tenham curtido esse mês do LOHS junto conosco e que fiquem por perto para conferir as surpresas que estamos preparando para vocês em dezembro! Vamos lá?
Curiosidades do Halloween
Hoje em dia o Halloween é uma grande diversão entre adultos e crianças no mundo inteiro com a criação de diversas fantasias para depois sair celebrando pelas ruas. Mas antigamente essa era uma noite completamente assustadora, quando os homens sensatos respeitavam duendes, demônios e espíritos dos mortos. A tradição do dia 31 de outubro remota a um passado muito distante, de volta ao povo celta.
Para os celtas, essa data comemorava o festival de Samhain no qual se agradecia pelas boas colheitas. Mas o dia também marcava o início do ano céltico e acreditava-se que os espíritos desencarnados de todos aqueles que morreram ao longo do ano que se passou voltavam em busca de novos corpos vivos. Obviamente, as pessoas não queriam ser possuídas pelos mortos, então, durante as noites de 31 de outubro, a população apagava os fogos das casas para deixá-las frias e indesejáveis, além de se tornarem tão destrutivas quanto podiam para que os espíritos ficassem amedrontados e fossem embora.
Mas com a invasão das Ilhas Britânicas pelos romanos, as culturas latinas e celtas acabaram unindo-se e a Igreja aproveitou o dia 31 de outubro para homenagear todos os santos. A própria palavra “Halloween” é um derivado do inglês antigo “Hallowed” que significa “santo” e “e'em”, também de origem inglesa, com significado de “noite”. Assim, a definição da palavra seria “Noite Santa” ou “All Hallows Eve”, que pode ser traduzido como “Noite de Todos os Santos”.