Título original: The Warlord of Mars
Tradução: Maria Silvia Mourão Netto
Série: Barsoom
Editora: Aleph
Páginas: 248
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa
Sinopse: Após uma tentativa frustrada de encontrar um caminho para o Templo do Sol e resgatar Dejah Thoris, John Carter deve perseguir seus inimigos, que fogem em direção ao norte de Barsoom. Enfrentando perigos ainda mais extremos, ele novamente desafia a própria sorte em busca de sua amada.
O Comandante de Marte é o último livro da série Barsoom publicada no Brasil pela editora Aleph. Por mais que me doa dizer isso, por conta das baixas vendas da trilogia sobre John Carter há o risco dos outros títulos nem chegarem ao Brasil! :(
Para quem não conhece a série, devo explicar que os três primeiros livros (Uma Princesa de Marte, Os Deuses de Marte e O Comandante de Marte) têm como foco a grande aventura que é a vida de John Carter. Os outros volumes alternam o foco para os filhos de John Carter e futuramente para outros personagens sem ligação com o herói terráqueo.
![]() |
Edgar Rice Burroughs |
A série Barsoom se completa com oito títulos escritos por Edgar Rice Burroughs, mesmo criador de Tarzan, e mais duas obras extras criadas por seu filho, John Coleman Burroughs. Publicado originalmente entre 1913 e 1914, O Comandante de Marte fecha a incrível aventura de John Carter no árido planeta Marte.
Em Uma Princesa de Marte (Resenha), conhecemos o capitão da Virgínia, John Carter, que viaja de uma forma inesperada para Marte. Por conta do efeito da gravidade, nosso protagonista se torna um homem extremamente forte e ágil. O capitão Carter conhece primeiramente os marcianos verdes que logo lhe ensinam de uma forma dura o que é necessário para sobreviver nesse planeta inóspito. Mas assim que coloca os olhos em Dejah Thoris, uma marciana vermelha e princesa de Helium, John Carter se apaixona perdidamente e jura proteger a princesa com a própria vida.