Olá leitores queridos, como vocês estão? Espero que bem! Hoje decidi trazer para vocês todas as resenhas de livros que tratam sobre livros, leitura e o mundo literário um pouco diferente do qual estamos acostumados. É muito interessante ver como existem tanto autores por aí que resolveram escrever sobre a paixão que a leitura desperta nos seres humanos, sobre seu poder transformador e grandioso.
Se vocês são novos aqui no LOHS, então não devem ter acompanhado a época em escrevi a minha monografia. Em 2012 e 2013, me envolvi com leituras que nunca antes tive contato. E as resenhei! Esse ano, 2015, tenho a oportunidade de escrever um artigo científico a respeito do mesmo tema da minha monografia, então estou relendo algumas obras para poder ter o assunto fresco na cabeça.
Nessa releitura, me deparei com novos insights, novas interpretações; percebi o quanto amadureci nesses dois anos como leitora. O que é incrível, pois, como sou - agora - uma estudante de Letras, minha realidade são esses livros acadêmicos, com os quais os leitores que não estão na área, não conhecem. Por isso achei que seria interessante dividir esses pequenos tesouros com vocês.

Sinopse:
Ler, pensar e escrever são três ações 'triviais' que constituem base imprescindível para o exercício da curiosidade e da autoexpressão, para o aperfeiçoamento intelectual e profissional e, sobretudo, para o nosso crescimento como pessoas, seres da palavra.
Quem lê melhor aprende a pensar melhor. E a escrever com mais espontaneidade. Quem pensa ao lado de bons autores, concordando ou não com eles, lê o mundo com mais profundidade. Quem gosta de escrever e procura criar um estilo pessoal faz seus leitores pensarem com mais perspicácia.
Neste livro, não há receitas, conselhos infalíveis ou macetes descartáveis. Não seremos 'libertados' da responsabilidade de aprender por conta própria que ler, pensar e escrever são ações simultâneas ao existir. Todo leitor exigente se torna pensador qualificado quando começa a agir como coautor dos textos que lhe caem sob os olhos. O próximo passo é assumir a autoria de suas ideias e convicções, experimentando o prazer trabalhoso da escrita.
Um dos livros mais completados que li até hoje. O autor, ao longo do seu texto, fala sobre essas três atividades fundamentais que surgem nos leitores e, de modo encantador, nos permite refletir sobre questões fundamentais do cenário educacional brasileiro. A resenha desse livro,
você confere aqui!