Belle - Belle #1

Autora: Lesley Pearse
Título original: Belle - É preciso coragem para perder a inocência
Tradução: Bárbara Menezes, Carolina Coelho, Elisabete Pereira
Série: Belle
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Londres, 1910.
Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris.
Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro.
Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente.
A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?
Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.
A leitura desse livro foi deliciosa e a edição da Novo Conceito é simplesmente perfeita. Cada detalhe faz você se apaixonar pelo livro: a capa (maravilhosa, btw), a cor das orelhas, a diagramação do início de cada capítulo, a entrevista no final do livro, enfim... tudo forma uma atmosfera aconchegante e intrigante que só ajuda a te enlouquecer. Feitas todas as apresentações, vamos à resenha?
Com uma narrativa que prende, Lesley Pearse nos apresenta Belle Copper, filha de Annie, dona da Casa de Annie - um bordel famoso num distrito pobre da Inglaterra -  e 'afilhada' de Mog, a mulher que praticamente a criou e a ama mais que a própria Annie (por motivos que somente o livro te dirá).
Em 1910, Belle não sabia como sua mãe e Mog ganhavam a vida, muito menos o que significava trabalhar num bordel (para ela, bordel era um lugar onde se ofereciam festas com "garotas atrevidas"). Apesar disso, ela procura viver como uma jovem de 15 anos comum, e acaba conhecendo Jimmy, um garoto extremamente fofo. Ambos são jovens, inocentes e, infelizmente, sofredores. E da fragilidade de ambos nasce uma amizade verdadeira que servirá de base para os desafios que irão enfrentar no decorrer da história. Ele pela morte da mãe e mudança de casa e ela pelo começo da perda da inocência. Como isso acontece? Bellle fica presa no quarto de Millie, no andar superior (proibido depois de um certo horário) e lá, testemunha o assassinato de Millie.
"Era um lembrete para Belle de que há apenas poucos dias ela era tão inocente como a neve fresca, mas que o terrível homem tinha pisado na pureza de sua mente e lhe mostrado a dura realidade." Belle, p. 55
Depois disso, o assassino sequestra Belle, vendendo-a à prostituição. A partir de seu desaparecimento a narração é dividida em duas partes: o ponto de vista de Belle que passa desde a traumatizante experiência do estupro até o momento em que se torna uma das melhores garotas de New Orleans.
E do ponto de vista de seus amigos e familiares que ficaram na Inglaterra e estão tentando de tudo para encontrá-la, enfrentando perigosos, criminosos,  a inércia da polícia, a polícia corrupta, os incêndios propositais e a alta probabilidade de acabarem mortos.

Noah Byllis é um jornalista que está mais ligado com o assassinato de Millie do que com o sequestro de Belle, porém Mog implora para que ele ajude a encontrar Belle. E como todo bom jornalista de investigação ele descobrirá casos de outras garotas, procurará apoio dos jornais e escreverá sobre o tráfico de pessoas.

Jimmy é quem mais se arrisca, invade escritórios, segue bandidos, escala prédios, anda por becos no meio da noite, mas talvez a coisa mais perigosa que esteja fazendo, afinal de contas, é prender seu coração à memória de uma garota doce e inocente que conheceu em tempos completamente diferentes.
"- Você gosta dela.
- Gosto. Ela é a mais encantadora e linda garota que já conheci. Não descansarei até que esteja segura novamente." Noah e Jimmy, p. 83
Pois Belle em sua jornada vê muitas coisas, passa por muitas coisas e sofre muito, o que a transforma em uma nova versão dela mesma,  obrigadando-a a crescer e amadurecer.  Mas também acaba conhecendo muitas pessoas - tanto pessoas confiáveis quanto pessoas que se aproveitarão dela.

O mais intrigante da narrativa de Lesley é a construção de sua história, que é tão bem escrita e desenvolvida que nós, leitores, realmente acreditamos que aquilo foi real.
De todas as pessoas que Belle conhece, gostaria de citar duas que são extremamente importantes: Etienne, o homem que a levou de navio da França para a América.
"- Faça uma boa viagem de volta e pense em mim de vez em quando.
- Vai ser difícil pensar em qualquer outra coisa." Belle e Etienne, p. 193
 E Gabrille, a dona do hotel que a ajudou quando ela teve que fugir da América para a França.

Quase dois anos se passaram entre essas duas pessoas entrarem na vida de Belle, portanto imagine o que te espera nesse livro maravilhoso. Tanto os vilões quanto os herois são extremamente bem construídos e seguem linhas de raciocínio que irão surpreender a nós e a eles mesmos na história. Belle, no final do primeiro livro com quase 18 anos, evolui de uma maneira que encanta e impressiona pelo talento de Leasley que merece todos os créditos que conseguir.
Será que Belle voltará para casa? Será que esses bandidos pagarão pelos seus crimes? E as outras garotas também sequestradas de suas famílias? E quanto a Belle? Ela sobreviverá física e psicologicamente à torturas pelas quais passou?
"- Vou rezar para que você encontre sua Belle, e que ela também aprenda a ser feliz de novo. Para a maioria de nós, não existe caminho de volta." Cosette, p. 309
Deixarei vocês com uma declaração feita pelo Etienne, fancês que quero muito conhecer! Tive que pesquisar, pois não sei Francês, mas tocou meu coração da primeira vez que li e ainda mais depois que soube o que significa...
"Je défie les incendies, les inondations, et même l'enfer pour être avec vous" Ettiene, p. 497

Estou ansiosíssima para a continuação: Entre o Amor e a Paixão narra a história de Belle através da Primeira Guerra Mundial.
 Uma dica, se vocês não leram Belle, nem leiam a sinopse do segundo volume, pois tem spoiler do primeiro livro.  
Entrou para a lista dos meus livros favoritos, com certeza!




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook