A Ascensão do Governador - TWD #01

Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Título original: Rise of the Governor
Tradução: Gabriel Zide Neto
Série: The Walkind Dead
Editora: Galera Record
Páginas: 361

Devo explicar que só assisti à série de TV depois que cinco temporadas foram lançadas. Por que? Porque eu tinha muito medo de me assustar ou de me impressionar com a série. Mas uma onda de preocupação por causa do Apocalipse se apossou de mim e eu achei melhor começar a me preparar de todas as formas que pudesse. Vai que dá alguma merda? Então, aqui está minha primeira aventura no mundo literário de zumbis! 
"As indicações da chegada do Apocalipse surgem dos dois lados da estrada com frequência assustadora. (...), os sinais da maldição estão por toda a parte." p. 95 
Fiquei curiosa para saber mais sobre The Walking Dead depois do final da quarta temporada. Pesquisei e encontrei os três livros que contam a história do Governador, o maior fdp perigo da terceira temporada. Então, aqui estou eu, lendo como o eleito Vilão do Ano (em 2012) surgiu. 

Começamos acompanhando a família Blake e dois amigos através de uma cruzada para chegar até o prometido campo de refugiados da cidade de Atlanta. Ninguém sabe o que aconteceu com o mundo, mas as pessoas estão se transformando em criaturas nojentas que comem carne humana. A mordida delas é contagiosa e você só consegue matá-las se conseguir danificar o cérebro delas. (Como disse minha melhor amiga, a que me emprestou esse primeiro volume, as descrições de algumas cenas são tremendas aulas de anatomia cerebral).

A narração em terceira pessoa é divida em três partes. Há mudanças no ponto de vista ao longo do livro que fazem com que entendamos melhor nossos personagens e como eles enfrentam internamente essa catástrofe em suas vidas. Temos Philip Blake (o Governador na terceira temporada) e eu realmente consigo ver a loucura interior desse que é o irmão mais novo de Brian Blake e pai de Penny, uma garotinha de sete anos e meio. Philip é a figura de autoridade do grupo e por muitas vezes os manteve vivos. Porém, por mais determinado, forte e controlado/controlador que seja, o Apocalipse tende a despertar nosso pior lado.
"Philip é o maior monstro de todos, e vai atravessar aquele oceano de merda, mesmo que tenha que destruir o mundo inteiro." p. 139
Brian, o irmão mais velho, é o oposto. Fraco, franzino; constantemente protegido pelo irmão, deu um jeito de sobreviver. Ele nem ao menos consegue matar os Mordedores e é o encarregado de tomar conta de Penny, carregando-a e tentando protegê-la. Brian parece pouca coisa, mas preparem-se para um crescimento e um plot-twist absurdo! 
"Aquele idiota é da família, e família é sempre família... especialmente em momentos bizarros como esse." Brian sobre o irmão, p. 17
Em um mundo controlado pelos zumbis, aqueles que querem sobreviver devem estar prontos para lutar e escolher ficar com seus "princípios" ou sucumbir e partir para a carnificina que o mundo se tornou. Podemos dizer que é Penny quem mantém Phillip seguindo por meio do inverno, o que consequentemente mantém todos seguindo. Mas, até que ponto a garotinha aguentará? Até quando as figuras que tomam conta dela e a protegem estarão por lá? Até quando ela estará lá para servir de motivação? Porque, se você não perde sua razão para seguir sobrevivendo, dia após dia, em condições desconfortáveis, passando fome, frio e sede, o que te manterá seguindo? 
"-Não se preocupe, meu amorzinho. O papai está aqui - diz Philip suavemente, tocando o rosto dela. - E sempre vai estar." p. 37
Eu faço essas mesmas perguntas a mim. Tudo o que posso fazer é imaginar qual é o nível de desespero que atinge uma pessoa quando ela perde seus entes queridos por uma praga sem explicação. No livro, Nick, amigo de Philip a longa dada, acredita que seja "trabalho de Satã" o responsável por manter os mortos em pé. E que tudo o que podem fazer é continuar seguindo o mínimo de fé e dignidade possível. Esse é um livro que reafirmará que a humanidade é o maior perigo que enfrentamos numa realidade em que as pessoas são levadas ao limite.

Nossos personagens encontrarão pessoas que os ajudarão, pessoas que os destruirão e pessoas que seguirão com eles para outros destinos e propósitos, porque, afinal, a vida é uma droga, mas se você continua seguindo, talvez exista algo pelo qual valha a pena lutar e sobreviver.




14 comentários :

  1. Oi Iza!
    Eu me apaixonei perdidamente pela narrativa do Jay e pela maneira com que ele conduziu a trama, explorando bastante essa parte do 'o mundo acabou, e agora? O que vai ser da gente? No que nos transformamos quando precisamos sobreviver?'. Gostei muito muito do Nick e desprezei o Governador até o fim do livro - e que fim! QUE MINDFUCK FOI AQUELE, DEUS DO CÉU?!
    Nunca vou superar o choque que aquele capítulo 22 deu na minha cabeça UHASUHASUHASUHASUHASUHUHAS
    Da quadrilogia, foi o meu livro favorito - mas A Queda do Governador - Parte 2 é beeem bom também, acho que você vai gostar.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estava familiarizada com a narração dele(s?), mas gostei da forma como a história foi levada.
      VOCÊ SENTIU A MENTE EXPLODIR DEPOIS DAQUILO TBM!?! foi absurdo.

      Denise, eu jurava que era uma trilogia só! Vou procurar o quarto o/

      Muito obrigada!
      beiiiijos, vamos surtar juntas na próxima resenha também?? hahaha

      Excluir
  2. Tive a mesma opinião, pra mim os livros foram até certo ponto inúteis, mas lerei até o final

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA eu achei a ideia interessante. Não conhecia a origem do Governador e, convenhamos, quando comparamos com a série de TV, tudo parece fazer sentido, não?

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Iza, tenho o livro aqui em casa, tenho medo de não curtir pois sou mega fã da série. Vou ler e espero gostar ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse primeiro livro trás uma revelação gigante da terceira temporada, "só isso". E ajudou a esclarecer alguns pontos a respeito da série e da história do governador, quem foi ele, como surgiu e como chegou até lá... enlouquecendo, basicamente

      Acho que vc pode gostar sim!

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, Iza.
    Eu já li esse livro e li bastante. O que acho legal é que há diferenças perceptíveis entre os livros, os quadrinhos e a série televisiva.
    Pretendo dar continuidade a leitura do resto da série em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo ler somente os livros. Nunca fui muito de ler quadrinhos apesar de amar uma GN. Por isso leio resumos dos quadrinhos quando quero saber o que pode acontecer na série, apesar das muitas diferenças.

      Vamos lendo juntos, só pego o segundo mês que vem, acho!
      beijos!

      Excluir
  5. Sou meio reticente com relação ao livro, não que eu tenha medo ou tal é que simplesmente não da. Não faz o meu gênero sabe? kkk Ainda mais depois do que você disse: "aulas de anatomia cerebral". Nam, já fico arrepiada de tentar imaginar como os autores descrevem essas cenas.

    Mesmo assim, pra quem gosta deve ser um bom livro.

    Beijos

    Vento Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia, disse "aulas" pela quantidade de termos técnicos, na maioria das vezes eu não sabia onde eles tinha estourado o crânio de algum zumbi, mas pesquisava, se tivesse muita muita muita muita curiosidade.

      Eu entendo, existem gostos e gostos. Cada um escolhe e lê aquele com o qual mais se identificar.

      Beijos!

      Excluir
  6. Iza, retiro o que disse anteriormente. Essa é sua melhor resenha!
    Eu dei altas risadas aqui pensando na preocupação do apocalipse e em como se preparar... Hahahahaha
    Mas o texto está ótimo e a apresentação dos personagens também. Dá para ver que você tem um amplo conhecimento e consegue falar sobre a história sem contar spoilers.
    Enfim, está ótima!
    Continue assim.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol *--*

      mas é verdade, temos que estar sempre preparadas! A série já ensinou isso. E os livros irão reforçar, com certeza hahahahaha

      não poderia falar desse livro e soltar spoilers, comprometeria a resenha e a série para aqueles que não as conhecem. Iria apanhar =x

      Mais uma vez agradeço pelo incrível apoio que você sempre nos dá. Teríamos muitos erros de português desapercebidos sem você <3

      beijos!

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Eu comecei a ver a série quando estava indo para a terceira temporada, se não me engano. Era bem melhor quando tinha o Shane, adorava ele *-* Li o livro e fiquei um pouco perdida no início, mas acredito que o livro seja mais assustador que a série.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Iza, eu nem cheguei a ver o governador na série, a primeira temporada me fez desistir dela pelo rumo que estava tomando, fico feliz que mudou. Outra coisa que gostei de saber é que ela se desenvolveu bem depois que voltou a se aproximar dos quadrinhos, a mídia original, mas se mantendo independente.
    Eu prefiro me manter apenas com os quadrinhos - que são excelentes - mas é bom saber que conseguiram desenvolver em outras mídias de forma satisfatória e que agrega valor em vez de depreciar.

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook