Champion - Trilogia Legend #3

Autora: Marie Lu 
Título original: CHAMPION - A Legend Novel
Tradução: Ebréia de Castro Alves
Série: Trilogia Legend
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Páginas: 302
Sinopse: No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor.


O último livro da trilogia. O que dizer? Foi um final digno de uma história que sempre caminhou no topo. Foi um daqueles finais nos quais você se emociona e chora durante as últimas páginas já sabendo que elas irão destruir seu coração, mas mesmo assim continua lendo, porque não tem outra opção. Depois que terminei de ler Prodigy, fiquei receosa em começar o terceiro volume, esperei um pouco, li outros livros... até que não me aguentei e coloquei minhas mãozinhas nele. 

Meu coração, gente... Meu coração não é mais o mesmo. É tudo o que eu consigo dizer sobre o final: vou levar comigo para sempre. 

Enfim, vamos à resenha? Aqui haverá spoilers àqueles que não leram o segundo livro, porque o final de Prodigy afeta diretamente o começo de Champion, então... estejam avisados.

Oito meses se passam entre Prodigy e Champion, nesse tempo Day e Éden estão em São Francisco para o tratamento experimental de Day - mantido segredo de toda a população da República, mas principalmente de June. Devido aos testes que fizeram em Day quando ele era apenas um garoto passando nas Provas, um tumor se desenvolveu em seu cérebro e o está matando aos poucos. Muitos médicos estão empenhados em salvá-lo afinal, além dele ser um herói em Prodigy, ele é a cordão que une a população da República ao novo Eleitor, Anden. 
"- Sugiro, Day, que você comece a pôr suas prioridades em ordem.
- Minhas prioridades em ordem?
- Preparar seu irmão para o pior e resolver qualquer assunto pendente." p. 63
Com Anden no cargo, as mudanças dentro da República já são notados. As provas foram abolidas, os testes com as Pragas, extintos, o exército não oprime como antigamente a população. Anden é um Eleitor muito diferente de seu pai e é possível notar isso. Porém, o poder é um lugar perigoso de se estar. Com a tentativa de assassinato impedida por June e Day, agora está na hora do julgamento e execução de todos os traidores.
E isso nos leva até June no seu cargo de treinamento para Primeira Cidadã. Ela passou oito meses ao lado de Anden aprendendo sobre a política da República. Já presenciou milhares de reuniões com os Senadores e está tentando realmente pertencer àquele lugar burocrático, onde não pode fazer nada a não ser observar e desejar estar lutando lá fora. 

June e Day ficaram separados. Mas isso não os impede de pensar um no outro constantemente. Os caminhos que os unirão, no entanto, não poderiam ser piores. Nesse período de tempo, a República estava negociando um Tratado de Paz com as Colônias, porém essas negociações foram suspensas porque um vírus letal é liberado nas Colônias e está matando centenas de soldados. 
"- Isso quer dizer que o tratado de paz foi descartado?
- Isso mesmo. As Colônias alegam que a praga é um ato oficial de guerra contra elas.
- E o que isso tem a ver comigo?" Day e June, p. 21
A exigência que os colonos fazem é que a República entregue a cura ou elas irão atacar a República com o apoio militar da África. Qualé? Vocês já suspeitam o que isso tem a ver com Day, não?? Todos os médicos e cientistas acreditam que o sangue de Éden, o irmão que Day lutou tanto para recuperar e tirar das terríveis garras da República, tenha a cura. Éden precisaria ser submetido a hospitais e testes novamente. Mas Day não permitirá isso. Ele levantaria uma revolução antes de pensar em entregar seu irmãozinho. Nesse livro vemos a profundidade de sentimentos que unem os dois únicos sobreviventes de uma família que só sofreu, mas que se ama e se protege a todo o momento. Um vínculo fraternal lindo que será constantemente ameaçado em Champion.
"- Com sua perna de metal e meio cérebro, e eu, com os quatro sentidos que me restam, nós quase formamos uma pessoa inteira." Éden, p. 56
Esse livro trabalha desde o começo com alguns detalhes do aterrador final e amarra nós que deixam o leitor satisfeito. Vemos o destino de Thomas e da Comandante Jameson, essas personagens que marcaram tão negativamente a vida de June e Day. Os responsáveis pelas mortes dos familiares dos nossos protagonistas terão o merecido final, não se preocupem! No entanto, não antes de causarem uma comoção com as cenas em que estão envolvidos. 

Algo que que realmente devemos nos preocupar muito com a mensagem que o livro passa:
"Eles não sabem de nada; as pessoas mais simples não sabem o que é melhor para elas. Mas você e eu sabemos, não é verdade? Você sabe que o povo ficará melhor sem o domínio da República. Às vezes as pessoas simplesmente não compreendem suas opções e precisam que alguém tome decisões por elas. Afinal de contas, você mesmo preferiu manipulá-las quando quis que aceitassem se novo Eleitor. Não é verdade?" Chanceler das Colônias, p. 161
Uma verdade recorrente e muito bem utilizada num mundo distópico. A manipulação da massa é um mecanismo político muito antigo e sempre em prática. Aqui, o Chanceler quer que Day faça um pronunciamento mudando de lado, fazendo com que os republicanos aceitam (tantantantaaaaaaaan) a força militar das Colônias. Siiiim! A República foi invadida e ninguém sabe como agir numa situação dessas. A República não tem armamento para aguentar uma invasão ajudada pela África, por isso Anden e June partem numa missão diplomática para conseguirem apoio militar da Antártida. Enquanto Day e os Patriotas (yes, they're back!) utilizam suas técnicas de guerrilha para atrasar outros ataques das Colônias ao território republicano.  

O que será que vai acontecer? Day permitirá que Éden ajude com a descoberta de uma cura? Quem aqui lembra da June doente em Prodigy? Eu me lembrei e fiquei esperando pelo desfecho que isso teria e Marie Lu não me decepcionou! 

O desfecho dos amantes desafortunados é incrível, nem um pouco o que eu imaginava, mas seguiu um caminho que, como dizem as críticas, não é fácil. Marie Lu nunca pegou a saída mais fácil que a história ofereceria. Todas as perguntas foram respondidas, todos os detalhes fizeram sentido. E o encerramento da história é lindo. O epílogo, então, e melhor nem comentar! Traz lágrimas aos olhos em um momento de sincronia perfeito com tudo o que a autora propôs desde o começo da trilogia.

Acho que é isso! Considero Champion um excelente fechamento de série. É um livro sensacional. Conseguiu atingir aquele lugar especial dentro do coração dos leitores, sabe? Marie Lu é uma escritora maravilhosa. Esse é um final digno de todo o trabalho incrível desenvolvido na trilogia..

Obrigada Marie Lu por ter-nos dado essa história única! 


10 comentários :

  1. OWN!!!!

    Eu já comprei, só falta ler, rsrs. Preciso de tempo!!

    Amei a resenha, que bom que fechou tudo direitinho, tudo fechadinho, mas confesso que fiquei ainda mais curiosa agora!!!

    Adorei!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lelê!

      Espero que consiga o tempo para a leitura e que volte aqui para comentar como foi o choque. Apesar da Marie Lu fechar tudo, nós leitores ainda sofremos! hahahaha

      Beijos!

      Excluir
  2. Heey Iza!
    Você sempre fala tão bem dessa série que ela já está na minha wishlist. Estou com muita vontade de conhecer uma trilogia diferente e que me arrebate, e Legend parece se encaixar exatamente nesse perfil ;) Ansiosidade define.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, essa trilogia é sensacional!

      Espero que minha opinião não a desaponte.

      Beijos!!

      Excluir
  3. Oi, Iza.
    Eu ainda nem acompanhei essa série, nem sequer comecei. Mas fiquei feliz que a história é surpreendente. Vou querer conferir.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira com confiança de que será uma história maravilhosa!

      Beijos e espero que possa começar sua leitura em breve o/

      Excluir
  4. To com medo de ler, por que? Porque aquele final de Prodigy me fez pensar ai, vou ler, alguém que achou excelente me deu animo para pegar e já ler

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telemaco, pode ler sem medo! "Você vai sofrer... Mas de alguma forma vai se sentir feliz por isso." HAHAHAH

      Beijos, depois volta aqui pra me falar o que achou!

      Excluir
  5. oieeeeeeeee iza do céu, socorrinho
    tô prepara pra ler champion, eu achei prodigy tão destruidor e pelo jeito esse terceiro livro vai ser mais ;-; aiaiaiaiai

    beijos!
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath, é hiper mega super destruidor!

      Mas você não vai se arrepender de todas as lágrimas derramadas, te garanto!

      Beijos!

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook