#Especial: XVII Bienal do Livro - Autores Nacionais



Olá, queridos leitores. Como vocês estão? Ansiosos para a Bienal?! Lembrando que faltam apenas quinze dias! Não se esqueçam de organizar tudo e conferir as dicas que a Camila montou para vocês aqui

O evento é gigantesco, vocês sabem, e lá o que não falta são autores nacionais de primeira, segunda, até décima viagem. Por isso, sejamos muito bem-educados, escutemos o que eles querem falar, mas não se sintam obrigados a comprar nada, ok? Você compra se você gostou do livro. Por isso, vou deixar uma lista dos autores nacionais confirmados na Bienal. Não conseguirei falar de todos, portanto, me ajudem nos comentários! Escrevam o nome de um que irá e que você adora, até mesmo -de repente- um que você encontrou por lá!

Raphael Montes 

Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. Suicidas (ed. Saraiva), romance de estreia do autor, foi finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, do Prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do Prêmio São Paulo de Literatura 2013. Em 2014 lançou seu novo romance pela Companhia das Letras, Dias perfeitos. Atualmente, o autor realiza trabalhos editoriais, ministra palestras sobre processo criativo e escreve o projeto de uma série policial para TV junto ao autor Raphael Draccon.

Raphael escreve romances policiais. Mal começou e já é uma promessa nessa área na literatura brasileira e eu já quero ler todos os livros dele! Sério, não estou brincando. Além de contos já publicados, ele é colunista no blog da Cia das Letras e seus livros, “Suicidas” e “Dias Perfeitos”, me deixaram extremamente curiosa. Todos os comentários que li são positivos e eu mal posso esperar para me aventurar pela escrita desse jovem autor, com certeza, uma inspiração! Garanto que resenhas surgirão em breve aqui, podem deixar! 
Fiquem com o vídeo no qual Raphael conta um pouco de seu segundo livro: assistam e depois me falem se vocês não quereriam ler o que esse homem escreve! 





Lu Piras

Lu Piras é advogada, estudou Produção Editorial na Universidade Federal do Rio de Janeiro, quando suas aptidões na escrita se tornaram a sua principal vocação profissional. Escreveu seu romance de estreia, a série de romance fantástico “Equinócio” (Ed. Dracaena). Seu terceiro livro, “A Última Nota” (Ed. Novo Século), foi escrito em parceria com Felipe Colbert e publicado em 2012. Em 2014 veio o romance new-adult “Um Herói Para Ela” (Ed. Novo Conceito). Em 2015, assinou contrato com a LePM para a publicação de "Além do Tempo e Mais Um Dia", sua estreia no gênero sick lit, a ser publicado em agosto de 2015.
É membro do grupo literário Entre Linhas e Letras, integrando um projeto de incentivo à leitura em escolas públicas e particulares.
Eu estou com o livro de co-autoria dela ainda parado na minha estante. Shame on me! Mas, com a volta da minha promessa em não comprar mais nenhum livro até que pelo menos METADE da minha estante esteja lida, quem sabe eu não tomo vergonha na cara e leio ‘A Última Música’. 
Seu novo livro,  ‘Além do tempo e mais um dia’ promete destruir corações. É um sick-lit que eu não sei se quero ler, porque eu não gosto de sofrer. Dá uma olhada nessa sinopse, eu sinto cheiro de sofrimento e lágrimas daqui. Talvez quando eu estiver em outra onda literária, quem sabe eu não encare essa, que promete ser uma, linda história de superação e amor. 

Até onde é possível desafiar os próprios limites?
Benjamin González Delamy teve poliomielite aos três anos. A doença paralisou suas pernas e o obrigou a passar a maior parte da infância preso a uma cadeira de rodas. Porém, ele tem a sorte de contar com uma família amorosa, que o apoia e o incentiva a não se resignar e a nunca desistir. Na escola, conta com a amizade de Angelina, uma doce menina que cuida dele e o protege.
Aos doze anos, cansado de depender dos outros e do olhar de piedade das pessoas, convence os pais e os médicos de que a amputação é sua melhor chance de poder levar uma vida autônoma: a cirurgia o habilitaria a usar próteses, e seu grande sonho é ser um velocista profissional e participar das olimpíadas. Benjamin sabe que a decisão pela amputação é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada repleta de desafios, tanto para o corpo como para a mente.
Ao lado de Angelina, sua amiga de infância e primeiro amor, ele se sente capaz de tudo. Mas o destino lhe pregará outra peça, colocando-se no caminho dos dois. Sem Angelina, será ele capaz de lutar pelo seu sonho? Até onde vai sua determinação? E seu amor por Angelina?
Uma encantadora história sobre superação, resistência, coragem e esforços sobre-humanos – e sobre um amor além do tempo.”

Isabel Orestes e Alexandre Jubran 


Foto: CRT/Mackenzie
Jubran é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), na qual é professor. É autor de livros de desenho, nos quais divide os conhecimentos adquiridos com os leitores: dos esboços às artes-finais e às bases do desenho artístico e dos quadrinhos. Designer, ilustrador e infografista, tem trabalhos publicados nas revistas Superinteressante, National Geographic, Mundo Estranho e Aventuras na História, da Editora Abril; para HQs norte-americcanas Marvel, Image e Innovation; e para Glénat Éditions da França. Recebeu diversos prêmios: HQMIX (três vezes), Esso (criação gráfica), Abril Jornalismo, Angelo Agostini e o internacional Malofiej de infografia.
Orestes é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É artista plástica, autora de livros nas áreas de marketing e metodologia científica e pesquisadora, com peculiar interesse em assuntos que perpassam a vertente religiosa. 
Isabel e Alexandre entraram de cabeça no mundo literário infantil, juvenil e adulto. Por meio de uma história em quadrinhos com traços simples e incrivelmente bem desenhados (saídos das mãos do próprio Alexandre), o leitor descobrirá um pouco mais (pela escrita simples e de fácil acesso de Isabel) a respeito da vida, das provações e da fé do fundador da Igreja Presbiteriana no Brasil: Ashbel Green Simonton. 
Haverá uma sessão de autógrafos, programada para o dia 07 de setembro, às 15h, no Pavilhão 2 - Laranja. Pra quem curte quadrinhos, um livro pra colorir (porque sim, não há como não sentir uma pequena vontade de colorir as páginas em preto e branco do livro), e biografias é uma excelente pedida! Não se esqueçam de pedir o autógrafo artístico! Jubran pode desenhar algo perfeito em dez segundos. Fica a dica! 

Carina Rissi

Carina Rissi é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração. Quando se desgruda dos livros – tanto dos que lê quanto dos que escreve –, Carina se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e planejando viagens a lugares exóticos que não conhecerá tão cedo, devido ao seu pavor de avião.
É autora de Perdida, Encontrada, Procura-se um marido e No mundo da Luna, lançados com grande sucesso pela Verus e que a tornaram conhecida em todo o país.
Quem aqui não conhece essa deusa da Literatura Nacional? Pessoalmente, adoro a escrita da autora: é fluída, leve e apaixonante. Seu terceiro livro da Série Perdida, Destinada, está quase chegando em nossas mãos. A autora, no dia 03 de setembro, às 17h (Pavilhão 4 - Verde), dará uma palestra imperdível contando como essa série que ganhou o coração de nós, jovens leitores, pode virar um filme!! Sim, é a primeira ‘possibilidade concreta’ pra literatura nacional ganhar as telas do cinema! 

Raphael Draccon e Carolina Munhóz


Eu não vou dar um resuminho da vida como fiz até agora,  porque não dá pra resumir a vida super agitada de Raphael. Sério, entre no site e veja com seus próprios olhos tudo o que esse autor já viveu! É uma inspiração, com certeza. Fora que eu preciso que todos vocês o acessem, porque tem um dragão que cospe fogo, então... só cliquem.
O autor faz parte do time da Globo, um projeto apelidado SUPERMAX o qual, acredito, acompanharei.

Os Dragões de Éter, sua série fantástica editada pela Rocco tem suas resenhas garantidas aqui pela Camis, você confere a do primeiro volume aqui 

Aproveitando a deixa, como não falar de Carolina Munhóz? Uma dupla na vida e no trabalho, o casal conseguiu uma base de fãs sustentável e não deixam a desejar no quesito livro (o mais importante de todos hahaha). Carolina está lançando seu segundo livro
da série O Reino das vozes que não se calam com co-autoria de Sophia Abraão, o Mundo das Vozes Silenciosas.


Isabela Freitas

Óbvio que eu não poderia deixar de falar da minha quase xará aqui no LOHS. Isabela Freitas garantiu
sua presença na Bienal e eu, infelizmente, ainda não consegui ler nenhum livro dela. Vocês acreditam que escuto comentários bobos dizendo que eu não deveria ler um livro desse tipo, pois "é uma história muito boba", "não passa nada pra ninguém", "vai jogar dinheiro no lixo"... Gente, calma lá, não? Somos todos leitores e podemos ler o que quisermos.  Então, não tenham vergonha de ler qualquer tipo de livro que seja! Todo conhecimento que pudermos retirar deles é válido e contribuirá para seu crescimento pessoal e senso crítico.
Autora de 'Não se apega, não' e 'Não se iluda, não', Isabela ganhou um grande público entre os adolescentes!




Thalita Rebouças




Geeeeeente, quero ler o livro que ela escrever com o Maurício de Souza desde que lançou! Sou apaixonada por Turma da Mônica desde criança e continuei demonstrando o meu amor acompanhado até certo ponto a Turma da Mônica Jovem! (Sério, gente, tem um pôster no meu quarto da Mônica e do Cebolinha casando, meu primeiro ship na vida e eu nem fazia ideia). Enfim, a autora é famosa pela série 'Fala Sério' entre outras obras destinadas ao público juvenil. Se liga nesse booktrailer muito legal de seu lançamento, '360 dias de sucesso'.






Galera, é óbvio que eu não consegui colocar todos os autores aqui. Se quiserem, eu posso fazer outro post, deixem sua opinião nos comentários!

Entre os nomes que aparecem no site da Bienal, temos: Ana Beatriz Brandão (Sombras de um anjo), Paula Pimenta (Fazendo meu filme), Pedro Gabriel (Eu me chamo Antônio), Bruna Vieira (Depois dos Quinze), Babi Dwet (Um Sábado à Noite), Bianca Briones (As Batidas Perdidas) e vários outros! 

Espero que vocês se comprem muitos, muitos e muitos livros, mas - principalmente - que tenham tempo de lê-los.


É isso, beijos e
divirtam-se!

4 comentários :

  1. Olá, Iza.
    A Bienal estará cheia de bons autores nacionais. Se possível, quero pegar autógrafo do Spohr.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desbravador, esse é novo para mim. Darei uma fuçada no seu blog pra ver se eu consigo descobrir um pouquinho mais sobre o trabalho dele!

      Beijos e espero que consiga seu autógrafo o/

      Excluir
  2. Oi Iza! Tudo bem?
    Sou apaixonada pelo gênero policial e a sinopse dos livros do Raphael Montes sempre me chamaram a atenção, mas depois de assistir a esse vídeo fiquei em um estado de OMG, preciso de Dias Perfeitos pra onteeem!
    Carina Rissi é mais uma daquelas autoras que eu tenho muita vontade de ler os livros devido as premissas e comentários ótimos a respeito de suas histórias. Na minha última compra quase adquiri Perdida, e agora fico me perguntando porque eu acabei deixando-o de lado. Mas, como todo leitor sempre diz, ainda voltarei para comprá-lo, haha!
    Também tenho curiosidade para conhecer os livros da Isabela Freitas, apesar desse preconceito literário que muitas pessoas tem.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, tudo bem sim e com você?
      Eu também fiquei super curiosa para ler Raphael Montes, espero que consigamos adquiri-los em breve hahahah
      Quanto à Carina, compre! você não irá se arrepender o/
      Isabela, com certeza, será uma compra em e-book, para isso esperarei o mês virar. Já nem dou bola mais para os preconceituosos, aprendi a ignorar. Porém não posso ignorar meu bolso, então estou me controlando hahahaha

      Beijos!

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook