#Mês da Fantasia: A Pirâmide Vermelha - As Crônicas dos Kane #01

Autor: Rick Riordan
Título original: The Red Pyramide
Tradução: Débora Isidoro
Série: As Crônicas dos Kane
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

Sinopse: Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane tem viajado o mundo com o pai, o brilhante egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e a chance de levar uma vida "normal". E ele tem tudo o que ela mais deseja: o convívio com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum. Até agora. Na noite de Natal, Sadie e Carter estão juntos quando o pai os leva a uma visita ao British Museum, com uma estranha promessa: ele afirma que fará com que tudo volte a ser como antes. O plano, porém, não ocorre como o esperado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que o Dr. Julius Kane evoca um personagem misterioso, que num relance desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica. Abatidos pelo sumiço do pai, Carter e Sadie fazem uma descoberta ainda mais surpreendente: os deuses do Egito Antigo estão despertando, e Set, o mais perigoso deles, planeja algo terrivelmente assustador. Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma viagem perigosa - uma jornada que os conduz até muito perto da verdade sobre sua família e a ligação ancestral que há entre os Kane e a Casa da Vida, uma ordem secreta que existe desde a época dos faraós.

Olá leitores! O #MêsdaFantasia só está começando e como vocês estão vendo, ele está repleto de coisas boas. A resenha de hoje foi uma indicação da Carol aqui do blog, que estava angustiada por não termos nada do Rick Riordan postado (haha). Alguns já conhecem o Riordan pela famosa série Percy Jackson e os Olimpianos. Eu, por outro lado, não tinha lido nada do autor até agora. Apenas assisti aos dois primeiros filmes de Percy Jackson, mas a maioria (se não todos) do fandom não gostam do filme por não ser nada fiel ao livro. 

Pois bem, o livro A Pirâmide Vermelha é o primeiro volume da série As Crônicas de Kane, que também é publicada aqui no Brasil pela editora Intrínseca

O livro traz um universo mágico que encanta todas as idades, mesmo se tratando de uma leitura infanto-juvenil. Nesse livro o autor traz o misterioso mundo do Egito Antigo: suas mitologias, segredos e, principalmente, sua magia. Instiga a curiosidade do leitor, fazendo com que seu interlocutor entre na história e participe dela como se fizesse parte daquilo; trazendo assuntos que tanto ouvimos falar como se fossem uma verdade absoluta; e mesclando realidade e fantasia em uma jornada de dois heróis: Carter e Sadie Kane

A Pirâmide Vermelha conta a história de Carter e Sadie Kane, dois irmãos que cresceram separados depois da morte da mãe, Ruby Kane. Enquanto Carter viajava o mundo com o pai, Julius, que é arqueólogo, Sadie morava com os avós maternos em Londres (super triste). Duas vezes por ano Carter e seu pai iam visitar Sadie, e em uma dessas visitas, Julius aproveita para ir ao museu de Londres e leva seus filhos com ele, lhes fazendo uma promessa: que tudo voltaria a ser como antes. 

No entanto, tudo dá errado e Julius desaparece. Carter e Sadie entram em uma busca para encontrar o pai. Nessa jornada descobrem alguns segredos sobre sua família e que os deuses egípcios estão revivendo.

Também somos apresentados aos magos da Casa da Vida, uma organização com sedes mundiais coordenadas por magos que mantém o conhecimento e a cultura egípcia em segredo do resto do mundo. Eles não se dão muito bem com os deuses, ou seja, será uma confusão completa.

A história ganha mais veracidade por ter sido transcrita de um registro digital em áudio deixado pelos irmãos, como confessa o autor nas notas do final do livro. 

Eu adorei os capítulos narrados intercaladamente entre os irmãos, pois assim podemos nos familiarizar com ambos os narradores, possibilitando uma maior participação do leitor, colocando-nos realmente na história e nos permitindo perceber cada uma de suas personalidades. Carter é deslocado, não consegue se socializar muito bem devido ao pouco contato que teve com pessoas de sua idade. Já Sadie é sarcástica e super descolada. As diferenças entre os dois fazem com que eles briguem por coisas bobas várias vezes durante a história e eu ri muito durante as brigas, foi super divertido. Todo esse universo criado por Rick é auxiliado pela desenvoltura que as personagens Carter e Sadie possuem, além de serem super cativantes. Pois são dois adolescentes cheios de medos e incertezas sobre a vida e sobre a história real de sua família. 

O livro traz muita ação e aventura, com toques leves de romance durante a trama, que ficam melhores com a intervenção de cada irmão durante a narrativa. Somando os mistérios do antigo Egito a tudo isso dito antes, a obra se transforma em uma leitura tranquila e divertida, com gostinho de quero mais! Amei e com certeza irei ler a trilogia toda =D

Espero que tenham gostado! 

 



19 comentários :

  1. Se você gostou de As Crônicas dos Kane, então provavelmente irá amar Percy Jackson. Eu adoro os Kane, achei uma saga super legal e divertida, Tio Rick como sempre fantástico, mas para mim, de todos os livros que ele já escreveu,nada supera a primeira saga de PJ. Ainda não li A Espada do Verão(sobre mitologia nódica), então até agora, pra mim, nada supera PJ kkkkkkk. Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mandi, adorei o fato da narrativa ser feita pelos dois personagens. Gosto desse tipo de narrativa, a gente conhece mais cada um. e o livro me fez lembrar a série 39 clues. Vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  3. O Rick Riordan é um autor famoso,ainda não li nada dele,só vi o primeiro filme do Percy Jackson.
    Sou apaixonada por mitologia,a egípcia é incrível,mas A Pirâmide Vermelha não despertou minha curiosidade por enquanto,o novo livro sobre os Deuses de Asgard chamou mais minha atenção.

    ResponderExcluir
  4. Mandi, titio Rick é um dos meus autores preferidos. Concordo com a Carol, tinha que ter resenha dele aqui. :D
    A Pirâmide Vermelha é uma das minhas próximas leituras. Fui indicada naquela tag "Está na estante, não leu, o amigo escolheu", mas ainda não tive tempo com a minha fila enorme de livros.
    Estou doida para ler, super ansiosa.
    Adoro a cultura do antigo Egito (assim como adorava a grega do Percy) e tenho certeza que vou adorar.
    Espero que você goste da série e leia os outros do Rick Riordan.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente amo os livros do Rick 💙
    Demorei para ler esse livro por motivos superiores, mas quando terminei deu muita vontade de voltar e ler novamente! As histórias com mitologia envolvida são meus tipos de livros favoritos, e é incrível o modo como ele escreve. Ansiosa para colocar minhas mãos e olhos no segundo 💙

    ResponderExcluir
  6. Eu amo a escrita do Rick Riordan, ela é sempre leve e muito gostosa de se ler. Já li duas série dele e essa parece ser bem diferente. Amo fantasia e com certeza vou amar essa também :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Mandi, você acredita que ainda não li nada de Rick Riordan? #vergonha. Preciso providenciar essa leitura em breve. Não conhecia essa trilogia, mas já fiquei mais que interessada quando citou que ela é cheia de ação, aventura, romance e mistérios do antigo Egito, o que faz qualquer leitor ficar completamente empolgado a ler, mesmo aqueles que não curtem muito o gênero.
    Espero ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mandi, Já li duas séries do Rick Riordan e amei cada uma... A escrita dele é ótima, os personagens são fortes, carismáticos e o que não falta é ação e aventuras. Mas confesso que As Crônicas dos Kane não me chamou atenção, pelo menos ainda, rsrsr. Quem sabe depois de ler Magnus Chase e os Deuses de Asgard e Percy Jackson e os Deuses Gregos eu possa dar uma chance? quem curti esse gênero, tio Rick é parada obrigatória, hehehe. Só acho.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada do autor Rick Riordan, mas em vista dos comentários positivos sobre os livros dele, fico curiosa, essa série parece ser muito boa, e como gosto de histórias de fantasia com aventura, fiquei bem interessada, pretendo ler.

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis ler PJ, mas ainda não tive a oportunidade, não conhecia esse livro dele, mas se eu já estava interessada em outro, esse que é bem parecido tenho certeza de que irei gostar!
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada do Rick Riordan, mas vou consertar isso em 2016 com Percy Jackson. Mas essa série eu não tenho tanto interesse não, acho que vou pular direto para Magnus Chase. Vamos ver...

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  12. livros de fantasia e aventura é comigo mesmo!
    conheço o autor e seus livros mais não tive oportunidade ainda de ler enhum deles, gostei da resenha e já to curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não nenhum livro dessa série, mas li Percy Jackson e os Olimpianos e adorei. Esse parece que é muito bom também, fiquei intrigada porque os irmãos se separaram um com o pai e o outro com os avós. E tem mais, o misterioso desparecimento do pai dos garotos, acho que vai ser uma aventura e tanto esse livro rs.

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha ouvido falar da série 'As Crônicas dos Kane' por um amigo certa vez, e um interesse havia despertado em mim, já que na época eu estava concluindo a série de Percy Jackson. Adoro mitologia grega, e como As Crônicas dos Kane trata de um tipo de mitologia diferente, uma curiosidade maior ainda despertou em mim. Estou louca para ler!

    ResponderExcluir
  15. Interessante esse Uma noite no museu, sei da maestria do autor pra escrever esse tipo de obra, esse livro gosto desde a capa, e esse cara é um mito hahah. Muito bom.

    ResponderExcluir
  16. Essa é disparada a série do Rick pela qual eu mais me interesso. A cultura e a magia do Antigo Egito é um tema que me atrai muito, principalmente por eu não ter tanto conhecimento do mesmo como tenho da grega, por exemplo (caso de Percy Jackson). Acredito que esse seja um dos enredos mais desligados de PJ que o autor já criou também, apesar de manter algumas familiaridades. Isso me agrada muito, pois eu já havia me cansado um pouco da mesma premissa e elementos em comum nas histórias. Enfim, quero muito ler essa trilogia.

    ResponderExcluir
  17. Li os dois primeiros livros e apesar de ainda preferir PJ ,amei essa trilogia ,pra mim só falta o último u.u
    Também achei bem interessante os capítulos serem intercalados entre os irmãos .(as briguinhas quando estão gravando são as melhores partes).

    ResponderExcluir
  18. Oi Mandi!
    Acredita que até hoje só consegui ler um livro do Rick Riordan, que foi o primeiro do Pecry, tenho as coleções dele no Kobo, mais sempre acabo passando outro livro na frente. Tenho vontade de ler ele e o novo da Colleen Houck que tbm tem foco no Egito. Queria saber algum ponto negativo do livro por você não ter dado excelente.
    Bjãooo

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Só li os livros do universo Percy Jackson do Rick Riordan que gostei bastante e fiquei curiosa sobre essa outra serie dele principalmente porque trás a cultura egípcia que não conheço mais acho bem interessante e também tem uma boa historia !!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook