Harry Potter e o Cálice de Fogo - HP #04

Autora: J. K. Rowling 
Título original: Harry Potter and the Golbet of Fire
Tradução: Lia Wyler
Série: Harry Potter
Editora: Rocco
Páginas: 535
Onde encontrar: Submarino 

Sinopse: É tempo de férias de verão e, certa noite, Harry Potter acordou com a cicatriz ardendo intensamente. Teve um sonho estranho, sobre o qual não conseguiu parar de pensar, até receber aquele convite dos Weasley para assistir à Copa Mundial de Quadribol.
Não foi fácil convencer seu Tio Válter a deixá-lo passar o resto das férias na casa da família Weasley, mas, ultrapassada esta barreira, Harry começa a vibrar com todos as emoções que envolvem um jogo internacional de quadribol. A magia acontece… e é real o deslumbramento de nosso bruxinho diante das extraordinárias equipes que se confortam numa emocionante partida. No entanto, uma coisa terrível acontece e lança uma sombra sobre tudo.
O recomeço de mais um ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts vem amenizar os temores de Harry e seus amigos.. Mas um evento que reúne várias escolas vai testá-los: estarão eles prontos para tudo que lhes é reservado? 

O quarto livro é um dos meus momentos preferidos na série depois de o Prisioneiro de Azkaban. Lembro-me de uma época, depois de ter lido os livros pela primeira vez, em que eu simplesmente precisava re-assistir ao filme e corri para a locadora (sim, posso dizer que eu vivi o último suspiros das locadoras físicas!); felizmente pude fazer isso sem precisar sair do conforto da minha casa, apenas utilizando o maravilhoso Netflix. Em o Cálice de Fogo é quando tudo começa a mudar, afinal não serão apenas pequenos ataques aleatórios acontecer, o próprio Lorde Voldemort atacará
"- Tenho minhas razões para usar o garoto, como já lhe expliquei, e não vou usar mais ninguém. Esperei treze anos. Mais uns meses não me farão diferença. Quanto à proteção que rodeia o garoto, creio que meu plano funcionará. É preciso apenas um pouco de coragem de sua parte, Rabicho, e você encontrará coragem, a menos que queria sentir o peso da cólera de Lorde Voldemort.", p. 15


Já deu pra perceber a tensão que nos aguarda nesse novo volume, não? No entanto, é como dizem existe uma calmaria antes da tempestade. Falemos, então, dos pontos altos da felicidade de Harry antes de nos aventurarmos pelo "evento secreto" que acontecerá neste ano letivo em Hogwarts. Os Weasleys convidaram Harry para assistir à Copa Mundial de Quadribol. Ler essas cenas, as descrições desse evento, todos os pequenos detalhes de uma convenção bruxa acontecendo e tentando se esconder dos olhos dos trouxas foi a experiência mais incrível que tive numa releitura. Por isso, fiquei bem chateada quando percebi que uns bons dez capítulos do livro se passem em apenas três minutos de filme. A partida da Bulgária contra a Irlanda é uma das minhas cenas mais queridas! E do Harry também, já que ele comprou uma espécie de binóculos/narrador/câmara, o onióculo para poder aproveitar os melhores momentos.


"Era Quadribol como Harry nunca vira ninguém jogar antes.", p. 82
E é isso. Esse é o fim da felicidade, porque as próximas 400 páginas trarão ação e muito sofrimento. Não que Fred e Jorge não deem o ar da graça, mas vocês sabem como é, o protagonista dessa tragédia é Harry. 

Enquanto todos ainda celebravam o final da Copa Mundial, Comensais da Morte atacaram. Houve perseguição, feitiços disparados, trouxas sendo atacados e um medo geral de que algo estranho estava para acontecer. Harry tentou não dar importância aos fatos, porém sua marca começara a incomodá-lo, ele tinha sonhos estranhos dos quais não conseguia se lembrar muito bem e sua varinha foi usada para conjurar a marca negra no céu. Ele deveria ter percebido os sinais, não? No entanto, acredito que nenhum de nós estava pronto para o que aconteceu. 

O evento (não-tão-secreto) assim é o Torneio Tribruxo. Ele será realizado em Hogwarts e duas grandes escolas, Beauxbatons e Durmstrang, trarão seus alunos mais qualificados para tentarem a sorte e serem escolhidos pelo Cálice de Fogo. Este é um artefato mágico, protegido por Dumbledore contra trapaças de alunos menores de idade tentando colocarem seus nomes lá dentro (temos cenas maravilhosas de Fred e George, como sempre). Basicamente, o Cálice deverá sortear três campeões, um de cada escola, para competirem em tarefas projetadas para que os jovens bruxos provem seu valor, mostrem seu conhecimento e domínio de magia e tentem trazer honra para sua escola. Tudo muito difícil e impossível para alguém menor de 16 anos. Por isso, imagine qual não foi nossa surpresa, ao ver o nome de Harry saindo do Cálice! Nosso herói foi forçado a se tornar o quarto campeão. E nós acompanharemos cada uma das tarefas, fora o cotidiano das aulas regulares. 




Temos um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Olho Torto Moody que é um homem de poucas palavras e muita ação! Ele realizará alguns desejos de nosso subconsciente coletivo, como punir Malfoy e realmente ensinar a seus alunos alguns feitiços bem macabros, como as três maldições imperdoáveis. Este é um dos momentos que valem a pena serem discutidos. Neville é um dos que participa dessa aula, pois (como só descobriremos depois) seus pais foram mortos torturados por Comensais. Moody percebe o que fez com o garoto e o chama para uma conversa. É a primeira vez, fora da aula de herbologia, que Neville começa a crescer, ele está desabrochando, certo? 

"- Há pessoas que usam ocasiões inocentes em proveito próprio. É o meu trabalho pensar como os bruxos das trevas pensariam, Karkaroff, como você deve se lembrar." Moody, p. 206

Todos esses detalhes e comentários só são possíveis, pois estou realizando um leitura atenta. Além de pegar os detalhes incríveis e cliffhangers, eu me deparei com muitos, muitos, muitos erros de tradução e revisão. Meu próximo plano é reler Harry Potter em inglês, porque né?, meus olhos queimaram bastante nesse volume. Algumas das cenas que eu gostaria de ressaltar são Harry vendo carruagens sem cavalos os puxando para a escola, o amor da mãe de Draco por seu filho sendo reforçado, Percy sendo o menino de ouro do Ministério da Magia, Rony demonstrando seus primeiro ataques de ciúmes, Harry sendo idiota a respeito disso, Hermione ficando sem saber o que fazer. Enfim, tudo isso me remete muito ao sétimo livros, vocês não diriam? Revemos Dobby também!



Existem bastantes diferenças entre filme e livro. Mas o que não muda, é o apoio incondicional que Harry recebe de seus amigos. No entanto, nem toda a ajuda do universo poderá prepará-lo para a quarta tarefa que não deveria ter existido, assim como o quarto campeão. Lembra quando eu disse que as coisas começariam a dar muito, muito errado.









Seção das Quotes

"Ele comia bolo e Duda só comia grapefruit; fazia um belo dia de verão, sua cicatriz estava perfeitamente normal, ele ia deixar a rua dos Alfeneiros no dia seguinte e ia assistir à Copa Mundial de Quadribol. Naquele momento era difícil se preocupar com alguma coisa - até mesmo com Lorde Voldemort.", p. 33

"- É uma veela! - exclamou com a voz rouca para Harry.
- Claro que não! - retrucou Hermione mordazmente. - não vejo mais ninguém olhando para ela de boca aberta como um idiota!" Ronny e Hermione, p. 187

"- Corta essa! Ele voltou ao país só porque a minha cicatriz doeu. Provavelmente invadiria o castelo furioso se eu contasse que alguém me inscreveu no Torneio Tribruxo." Harry sobre Sirius, p. 215

"Conseguiu fazer uma mosca disparar direto para a sua mão, embora não tivesse total certeza de que aquilo resultasse de sua perícia com os Feitiços Convocatórios - talvez a mosca fosse apenas burra." Harry, p. 254



*
Onióculos. O Cálice de Fogo. A Pista do Ovo de Dragão.
Guelrricho. Poção Polissuco. Taça Tribuxo.

10 comentários :

  1. Ah, eu amooooo O Cálice de Fogo.
    É o meu preferido de todos os livros.
    Acho que é quando eles realmente perdem a inocência, quando percebem que o negócio está mais feio do que imaginavam.
    É ali que começam a crescer (Ah, Cedrico, ainda não superei o que aconteceu com você!).
    Estou querendo reler os livros e ver os filmes. Faz muito tempo que me despedi dessa série e bateu saudades.
    Já li o primeiro livro em inglês. É muito bom!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. ooooow que amor. HP S2
    Cálice de Fogo é meu livro menos preferido da série e o filme que mais gosto, acho o mais fiel.
    Esse post me fez ficar com vontade de reler ele. xD

    ResponderExcluir
  3. Adoro todos os livros da série, esse é muito sofredor devido ao Torneio Tribuxo, que Harry participa por acaso e mais os ataques dos comensais. Eu também preciso fazer uma releitura para prestar mais atenção nos detalhes, faz anos que li a série.

    ResponderExcluir
  4. Oi Izabela!
    Considero O Cálice de Fogo um dos meus preferidos da série. Tem a coisa toda do baile, Ron e Hermione que foi uma novidade pra mim. A briga dele com o Ron, que por sinal fiquei muito angustiada e torcendo pra eles se entenderem.
    Considero esse livro como um divisor de águas, tanto pro fandom quanto pra história. É aqui que tudo muda. É aqui que a coisa fica séria.
    Lendo essa resenha e esses quotes me deixaram com saudades. Pensando seriamente em uma releitura, rsrs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Amoooo Harry Potter, comecei a ler a série a uns 5 anos e até hoje sou apaixonada, além de ver os filmes quando criança junto com meu irmão. O Cálice de Fogo é um dos meus preferidos, amooo a parte do baile além de Hermione e Ron.
    Lendo o post até me deu vontade de lê-lo novamente.

    ResponderExcluir
  6. Oi :)
    Harry Potter é a melhor série do mundo pra mim então sou suspeita pra falar mas O Cálice de Fogo em questão é o meu livro favorito da saga. Adoro ler o Harry cumprindo as provas do Torneio, e o final então, o melhor de todos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. oi tudo bem..
    Totalmente cativante, assim como todos os livros de Rowling, com escrita e enredo impecáveis e um final capaz de arrepiar cada fio de cabelo do corpo, que nos deixa sedentos pela continuação.
    Harry Potter é, definitivamente, um livro que todos devem ter em suas estantes, não importa a idade. As lições que seus personagens, mais que reais, nos passam são extremamente valiosas e que nos cativam e se prendem a nós até o fim de nossas vidas.
    um abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Saudade das Locadoras! Kk Eu ainda não tive a oportunidade de ler toda a série do Harry Potter embora ja tenha assistido os filmes tantas vezes que posso falar todas falas junto com os personagens mas quem nunca fez isso ? Kkk Eu já tinha ouvido boatos de que da série esse era o livro mais chato mas ainda bem que você me provou ao contrário. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. É tanta empolgação na resenha que a gente fica assim: Como é que eu ainda não li isso antes?
    Adorei, a série é um sucesso.

    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Faz um tempo que li esse livro, mas gostei muito também quando estava lendo queria assistir ao filme para poder ver o que estava vendo, acho esse um dos filmes mais diferentes do livro pois tem algumas tramas que não mostra, mas gosto muito tanto do filme quanto do livro !!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook