Entre o Amor e a Paixão - Belle #2

Autora: Lesley Pearse
Título original: The Promise
Tradução: Robson Falchetti Peixoto
Série: Belle
Editora: Novo Conceito
Páginas: 512
Sinopse: No início da primeira guerra, Jimmy, o marido de Belle Reilly, é levado para as trincheiras mortais do norte da França e Belle percebe que não pode ficar de braços cruzados quando tantos estão sacrificando suas vidas. Armada de coragem e boa vontade, ela se torna voluntária como motorista da Cruz Vermelha, também na França.
Então, enquanto cumpre seu dever humanitário, um trágico acidente lhe coloca frente a frente com Etienne — o homem que fez parte de seu passado e a quem nunca esqueceu completamente.
Dividida entre a paixão proibida por Etienne e a lealdade e amor por Jimmy, Belle encontra-se em uma situação impossível. A confusão de seus sentimentos, misturada à escuridão da mais brutal das guerras, a levará a sucumbir para sempre, ou a força da vida será maior e a conduzirá, finalmente, à verdadeira felicidade?

Chocante, emocionante e marcante. Desde que acabei de ler Belle fiquei curiosa para saber se haveria ou não uma continuação. Aí, eu descobri que teria e fiquei muito feliz. Primeiro por causa da época em que Belle foi narrado: 1912, Inglaterra. A vida perfeita no final de Belle teria que mudar com o passar dos anos, pois 1914 viria para todos, principalmente para aqueles da Inglaterra.

A Primeira Guerra Mundial começa e o que aconteceu com todos? Por mais que eu goste de imaginar, as personagens não são minhas, são de Lesley e somente ela poderia dar um final para a história de Belle, Mog, Etienne, Jimmy e Garth. Por motivos óbvios, eu chorei muito neste livro, mas valeu a pena.

Apesar disso, o meu primeiro encontro com o tradutor foi decepcionante. Eu sou muito crítica quando se trata das traduções, por isso, quando eu encontrei o verbo "conhecer" numa frase em que a tradução correta seria "encontrar" (pois o verbo que estava ali era o "meet" - encontrar ou conhecer, dependendo do contexto), fiquei muito irritada. Só precisava desabafar... Enfim, vamos a resenha?


O quanto a vida pode mudar você? O quanto as circunstâncias têm poder sobre nossos sonhos e nossos objetivos? Entre o Amor e a Paixão tratou de um modo muito coeso essa questão. As mudanças de personalidade, objetivos e sentimentos das personagens refletem exatamente a situação em que a narração os coloca.

Depois de todo o sofrimento pelo qual Belle passou no primeiro livro, ela, agora, consegue ver seu sonho realizado: a loja de chapéus, um marido amoroso e que a entende, sua família reunida e feliz. Tudo parecia estar dando certo, uma nova vida estava a caminho... porém, 1914 chegou e com ele o alistamento para proteger a Inglaterra. E, como se não bastasse o alistamento, uma tragédia acontece e muda completamente a visão de vida de Belle. Em meio a isso, ela  faz uma amiga (de maneira muito inusitada), Miranda. As duas possuem personalidades parecidas e conseguem se identificar facilmente umas com a outra. O que é bem legal de ver, pois Belle nunca teve uma intimidade com alguém para se abrir completamente.
"- Espero que Miranda perceba que Deus devia estar sorrindo para ela quando a enviou para você." Mog, p. 58
Miranda é filha de uma socialite da época, a Sra. Forbes-Alton, diretamente responsável pelo alistamento de Jimmy, ao entregar-lhe as penas brancas. Vocês entenderão ao ler o livro.

Enfim, veio a Guerra e agora Belle e Miranda estão dirigindo ambulâncias na França. Os caminhos das personagens estão se tornando cada vez mais próximos e fica difícil distinguir o que é certo e o que é errado. Qual é o caminho que Belle deve seguir: seu passado ou seu presente? Será que ela poderá fazer suas próprias escolhas ou o destino decidirá por ela? Como se a Guerra e as consequências dela não fossem o suficiente, alguém lembra o que veio depois da Primeira Guerra?... A Gripe Espanhola, 1918!
"- Queria poder ter meu velho Jimmy de volta. Você não faz ideia de quanta falta sinto dele.
- Como você pode esperar que eu seja o mesmo (...)? Você também não e a mesma Belle com que me casei. Qual desculpa você tem para isso?" Belle e Jimmy, p. 387

Imaginem vocês então a sequência de desastres que acontecem nesse livro: você chora!... muito. Então já leiam com uma caixa de lenço ao lado.

Apesar de tudo, Entre o Amor e a Paixão foi um livro excelente, amadureceu ainda mais a história de Belle e mostrou como a Guerra destruiu a vida de milhares de famílias. E mostra também como a força da amizade e do amor superam tudo. No final, tudo dá certo... Como? É um mistério... (Shakespeare Apaixonado)
"- Seja como for, ainda temos o amanhã." Mog, p. 445




Um comentário :

  1. Simplesmente MARAVILHOSO! Todos os detalhes nos remetem não só ao caos da Guerra, mas a cada sentimento de Belle e dos outros!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook