Rapidinha #08: Clássicos do Vestibular



Não sei quantos de vocês, nossos leitores, assim como eu, estão passando pela fase de estresse do vestibular. Se estão, vocês entendem a loucura que estou vivendo pelos últimos 30 dias, no mínimo. Por isso, resolvi nos ajudar e fazer uma Rapidinha das resenhas que já fiz de alguns clássicos cobrados no vestibular. 

Seguirei pela ordem cronológica das escolas literárias e suas respectivas obras, ok? 

Viagens na Minha Terra - Almeida Garret (Romantismo)

Sinceramente, esse foi um dos livros mais difíceis de ler; um dos poucos que abandonei. Tive que lê-lo há dois anos, no Ensino Médio: só cheguei ao capítulo 37 (de 40 e poucos). Como naquela época já me considerava uma leitora, digo que tentei ler, de verdade. Mas sei que muitos jovens desistem dos livros porque são apresentados ao mundo literário através de leituras impossíveis, como essas. 

Esse as aulas de Literatura Especiais do cursinho serviram para abrir meus olhos para o teor da obra. Vou fazer um pequeno resumo. Almeida Garret começa o livro como um diário de viagens. Ele parte de Lisboa à Santarém. No meio da narrativa, cheia de digressões, Garret nos introduz à história de Joaninha e Carlos: um pequeno romance com um final trágico. No fim, Carlos abandona Joaninha, deixando-a apenas com cartas para explicar seu desaparecimento. Ela acaba se suicidando. 

Claro que não podemos pensar que tudo isso é apenas uma narrativa supérflua. Cada personagens é representativo num aspecto histórico. 

Til - José de Alencar (Romantismo)

Esse é um dos meus queridinhos. Adoro sua narrativa leve, apesar do vocabulário cansativo. Se você ignorar o fato de não entender o que algumas palavras querem dizer e ler numa tacada só, é aceitável e você pode gostar da história. Li há dois anos e reli agora, no começo de 2014. 

É um romance regional localizado na fazenda das Palmas no Vale do Paraíba, época em que os senhores do café e seus escravos fizeram com que São Paulo se desenvolvesse economicamente. 

Berta, nossa heroína, é a flor e vida na escuridão que, infelizmente, cerca sua vida. Ela ajuda os necessitados, aqueles que não têm mais nenhuma esperança e são deixados sozinhos. Til, como é carinhosamente apelidada, é altruísta ao extremo e abdica da sua própria felicidade para proporcionar o bem estar de todos os outros. 

Vocês podem conferir a resenha aqui: Til-Resenha.


Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida (Romance)

Sem muita certeza a qual escola literária essa obra pertence, Memórias de um Sargento de Milícias conta a história de Leonardinho, filho indesejado e considerado um dos maiores malandros da literatura brasileira. Ganhou de mão beijada tudo o que conseguiu na vida e não tem nenhuma vergonha disso. 

Dizem que o autor se inspirou livremente nas histórias que ouviu de um colega de trabalho no jornal. Em um dos meus momentos filosóficos, percebi que este sentimento que tenho de que "se fizer a coisa certa, serei considerado um trouxa" existe desde aquela época, 1850. E deve ter surgido muitos anos antes. Mas é isso. Sempre tive vontade de compartilhar esse pensamento por aqui para ver o que vocês poderiam achar. 

É um livro irônico, com uma linguagem não muito impossível e com uma narração peculiar. Um narrador que sabe da história completa antes de passá-la aos leitores. É bem interessante e eficaz para manter os leitores curiosos e seguir lendo seus capítulos, originalmente lançados como folhetins periódicos no jornal.



É isso, o que vocês acharam? 
Continuarei com os outros livros na segunda-feira. 
Beijos, boa noite!

9 comentários :

  1. Oi Iza,

    Não estou fazendo vestibular nem nada mas estava lendo alguns livros clássicos para um trabalho da escola que gostaria de te indicar: Cangaceiros e João Miguel, você vai adorar assim como eu amei, assim espero. Já anotei o nome desses livros e pretendo ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, já estou com o nome dos seus livros aqui também. Depois vou procurá-los para ler!
      Beijos, obrigada pela visita ^^

      Excluir
  2. Oii Iza!

    Menina, eu sei bem o que é estresse de vestibular, uma loucura.
    Desde a época de escola ouço dos meus professores que eles são e sempre serão cobrados nas provas de todos os vestibulares! É uma dica muito boa!
    Til é um dos livros que foram citados na minha prova (agradeço a minha professora de literatura por ter praticamente me obrigado a ler o livro, rs)
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  3. Olá, Izabela. Eu já passei do vestibular faz algum tempo; já estou na pós-graduação. Mas como sou da área de letras, conheço bem os livros.
    Apesar da linguagem mais difícil, já que os livros foram escritos em um tempo onde se achava que só a linguagem culta deveria ir para uma obra literária, os livros são ótimos e certamente são a base de toda literatura moderna.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  4. Oi Izabela!
    Ai menina, sinto muito por esse estresse. Não sinto nem um pouco de saudade dessas leituras obrigatórias pra vestibular (quando as provas acabaram eu dei graças aos céus!).
    Viagens foi o livro que eu abandonei e procurei resumo, confesso :P ô coisinha mais insuportável! UHASUHASUHAUHASUH entendo seu sofrimento.
    Til eu nem cheguei perto. Minha professora deu a explicação da história e zzzZZZ dai procurei resumos grandões e eles ajudaram muito mais do que a leitura confusa.
    Memórias eu gostei, tho <3 eu gosto do Machado, apesar dele ser meio boring. Foi uma boa leitura, uma das poucas da lista obrigatória.
    Gostei do post e das resenhas! Boa sorte com os vestibulares :D

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quem nunca leu estes livros e muitos outros para o vestibular?? Me lembra bons tempos.
    Beijos.

    www.livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você que muitas pessoas se desinteressam pela leitura por achar que todos os livros são como esse primeiro que você falou, impossível de ler, já passei por essa fase e sentia terror por algum dos livros que pediam para ler pro vestibular, mas se tem um que eu amo é Senhora, eu achei que seria chato como a maioria dos que eles pedem, mas me apaixonei pela história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não estou ainda nos vestibulares mas é daqui alguns anos, todos são romances clássicos? Vish não sei se iria gostar, mas vi que praticamente todos foram meio que arrastados e um até parou '-'.
    Achei bem curioso os títulos e as capas, mas estou fugindo destes gêneros clássicos.
    Beijos Izabela,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito que a nossa idade, além dos próprios gostos, dificulta a leitura de certos livros. Dou um exemplo, li Dom Casmurro pela primeira vez aos 12 anos e odiei. Achei maçante, sem graça e cansativo. Mas quando estava com 16 anos resolvi dar mais uma chance ao livro e li novamente. Eu achei de fato uma das leituras mais fáceis que já fiz - comparado a outros clássicos. Então, talvez, quando passar alguns anos você consiga ler novamente um livro que odiou na primeira vez. Digo isso, mas até hoje não consigo perdoar o primo Basílio! Hahahahahaha

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook