The Exile – Outlander Graphic Novel

Autora: Diana Gabaldon
Ilustrações: Hoang Nguyen
Série: Outlander
Editora: Del Rey
Páginas: 224
Onde encontrar: AmazonEUA | AmazonBR | Cultura 

Sinopse (traduzida livremente por mim): Depois de muito tempo ausente, Jamie Fraser está voltando para casa, para a Escócia, mas não sem grande trepidação. Embora seu amado padrinho, Murtagh, tenha prometido aos falecidos pais de Jamie que iria vigiar seu filho impetuoso, manter esse voto não será uma tarefa fácil. Já há uma gorda recompensa pela cabeça do jovem exilado, cortesia do capitão Black Jack Randall, o sádico oficial britânico que cruzou caminhos e espadas com Jamie no passado. E na corte do poderoso clã MacKenzie, Jamie é um peão na luta pelo poder entre seus tios: o envelhecido chefe Colum, que exige de seu sobrinho lealdade - ou sua vida - e Dougal, chefe de guerra do clã MacKenzie, que preferiria ver Jamie sob a espada do que escolhido como o herdeiro de Colum.
E depois há Claire Randall - misteriosa, bonita, e de temperamento forte, que aparece na vida de Jamie para agitar sua compaixão... e despertar o seu desejo.
Mas mesmo quando o coração de Jamie o puxa para Claire, Murtagh tem certeza que ela foi enviada pelos Antigos, e o capitão Randall a acusa de ser uma espiã. Claire claramente esconde algo, embora Jamie não posso acreditar que ela poderia representar-lhe qualquer perigo. Ainda assim, ele sabe que ela está dividida entre duas opções: uma vida com ele, e o que quer que atraia seus pensamentos tão frequentemente para outros lugares.

The Exile é uma graphic novel que conta uma parte da história do livro A Viajante do Tempo, de Diana Gabaldon. Caso não conheça ainda a série Outlander, eu faço um resumo: a história apresenta Claire, uma enfermeira inglesa da Segunda Guerra Mundial que por um acaso viaja no tempo e vai parar na Escócia em 1743! James Alexander Malcom MacKenzie Fraser, também conhecido simplesmente por Jamie, é um escocês que salva a vida de Claire várias vezes e de diversas formas. Obviamente, ambos se apaixonam, mas como a vida nunca é fácil (principalmente em uma época sem água e esgoto encanados) eles passam por muitas provações.


É claro que esse resumo rápido não condiz com a beleza do enredo criado por Diana, então, por favor não deixem de checar a resenha da Camis de A Viajante do Tempo com muitos detalhes a mais.

E antes de voltar a falar da graphic novel, devo confessar duas coisas: Outlander é uma das melhores séries que já li na minha vida e sou completamente apaixonada por quadrinhos. Dito isso, vocês devem compreender a emoção que senti ao descobrir sobre a existência do graphic novel de Outlander (fiquei completamente louca, só para constar). 



Quando se trata de quadrinhos (graphic novel entra nessa categoria na minha opinião), o visual é tão importante quanto a história a si, e o artista realmente caprichou! A belíssima edição americana que adquiri tem capa dura e desenhos limpos, bem feitos e apaixonantes. As paisagens estão incríveis e os personagens totalmente verossímeis com o livro, embora os seios da Claire ficassem cada vez maiores conforme se passava as páginas.



Quem não está acostumado a ler HQs pode acabar estranhando a narrativa seca e sem muitos detalhes, mas são APENAS 224 páginas (infelizmente). É impossível colocar toda uma história de 800 páginas, além de acrescentar novas cenas, em um espaço equivalente a um terço do original.



Já tendo lido o livro, confesso que senti falta de alguns detalhes ao longo da leitura, mas compreendo que algo sempre se perde na adaptação e gostei muito mesmo de ter acesso a informações e pensamentos de outros personagens que não se tem como saber lendo apenas o livro. 



A história apresentada no graphic novel foca principalmente em dois escoceses: Jamie e Murtagh. Jamie está voltando para a Escócia depois de um longo período exilado na França e seu padrinho, Murtagh, está lhe esperando para acompanhá-lo onde quer que vá, afinal fez uma promessa aos falecidos pais de Jamie que sempre iria proteger o garoto enquanto vivesse – e essa, meus amigos, é uma promessa difícil de cumprir.

Nós acompanhamos a jornada do afilhado e do padrinho por locais diferentes da Escócia, e descobrimos alguns segredos que até confundiram minha cabeça! Eis que Murtagh salva uma mulher que estava sendo atacada pelo capitão inglês Black Jack Randall (um dos piores vilões que já conheci). Para piorar a situação, a mulher, Claire, é inglesa e Jamie se vê muito atraído por ela, mesmo sabendo que ela esconde algo. 



Devo confessar aqui que foi muito difícil ler essa graphic novel porque o inglês dos diálogos é o inglês escocês. Gente, vocês não fazem ideia de como é complicado entender certas palavras. Eu aprendi o inglês americano, então algumas palavras abreviadas ou alteradas na forma que um escocês diria foram meu purgatório pessoal. São pouco mais de 200 páginas, mas eu demorei dois dias para ler.

Apesar da dificuldade linguística, eu adorei a graphic novel. E valeria a pena ler mesmo que não tivesse algumas cenas extras (cenas que que não aparecessem no primeiro livro de Outlander), acredito sim que vale muito a pena ler só pelo fato de se descobrir os pensamentos de Jamie e Murtagh enquanto conheciam Claire e começavam a longa jornada juntos.



Entrei em contato com a editora Saída de Emergência, que publica os livros da série Outlander aqui no Brasil, mas eles não me responderam se há intenção ou previsão de trazer a história para cá. Vamos torcer para uma resposta afirmativa!





6 comentários :

  1. Que resenha bacana, espero que o livro chegue logo por aqui. HQ incrível, deu até vontade de ler.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero que chegue logo, Érick!
      Obrigada por comentar.

      Bjs!

      Excluir
  2. Graphic Novels
    Série
    Livros gigantes

    Gente essa série tem de tudo!

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha! Tem mesmo!!! Mas confesso que eu queria muitooooo mais!! Hahahahaha

      É uma daquelas sagas perfeitas que a gente vive desejando mais... xD

      Bjs!

      Excluir
  3. Carolina-flor,
    Menina, adorei a adaptação! Não sabia que o primeiro volume dessa saga tinha uma graphic novel e realmente me encantei com as imagens. Parece uma ótima aquisição aos fãs. Infelizmente, ainda não li o primeiro volume, mas pretendo investir em todos os livros já publicados assim que puder realmente lê-los (rs). O que acontecerá daqui a um ano mais ou menos, hahaha.

    Obrigada pela dica. Foi uma novidade e tanto!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran!

      Eu também adorei a adaptação! Rsrs
      Mas é uma super aquisição para os fãs mesmo. Eu fiquei babando na obra por um tempo aqui... Hahaha

      Espero que consiga ler em breve a série porque vale muito a pena! Estou no terceiro livro ainda, mas continuo encantada a cada livro. Nem posso imaginar tudo que virá ainda! E mal posso esperar por isso! Hahaha

      Bjs

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook