#Especial: XVII Bienal do Livro – Considerações pessoais




Oie leitores! E aí, quem quer saber o que rolou nessa Bienal do Rio? Bem, eu só estive lá no primeiro final de semana, mas foi algo que com certeza marcou minha vida pessoal e literária também!

Eu fui para o Rio de Janeiro com mais duas amigas, afim de conhecer a Colleen Hoover, o intuito era chegar no dia 04/09 (sexta-feira) cedo e logo ir para a Bienal, dar aquela conferida na localização dos estandes sabe? Mas acabou que nosso ônibus atrasou e nós fomos mesmo descansar para que no dia seguinte estarmos inteiras! 


Chegamos cedo no dia 05, afinal eu queria ver a Julia Quinn (de novo), mas não consegui, tinham tantas pessoas, e todas desesperadas para conhecer a Diva dos romances históricos. Um dos fatos que me deixou desapontada é que a Bienal do Rio não concebe ônibus de graça até lá, eu não sei o porque disso, afinal o transporte gratuito da acessibilidade para muitas pessoas comparecer na Bienal, acho que seria algo interessante a se pensar para as próximas Bienais! O outro ponto que gostaria de falar é que são poucas as pessoas que trabalham na Bienal do Rio que conseguem te dar uma informação concreta. Eu e algumas amigas ficamos horas procurando alguém que pudesse nos tirar algumas dúvidas sobre a central de senha e os estandes, muitos dos funcionários nem olhavam para a gente para responder (educação, por favor, né?!) afinal nós viemos de outro estado para prestigiar um evento grandioso como é a Bienal do Livro. 

Pensa na pessoa andando/correndo metade disso (haha) - Mapa da Bienal da Livro: Divulgação

Fora esses pontos negativos, eu aproveitei bastante os dias em que estive lá. A Bienal do Rio é composta por três pavilhões, o que dá oportunidade para as pessoas fazerem um exercício físico (haha), brincadeira gente. Mas eu gostei bastante, porque fica ótimo de se locomover nos corredores, e os estandes das editoras são maiores. E falando em editoras... O que foram os estantes desse ano?! Fiquei maravilhada! A maioria deles, como o Editorial Record, Intrínseca, Arqueiro estavam rodeados de seus lançamentos nas paredes, a Novo Conceito sempre com os seus livros gigantes maravilhosos e a Leya com o imponente Trono de Game of Thrones. 

Bianca Briones + Mandi e Athos + Mandi 

Nesse mesmo dia encontramos a linda da Bianca Briones, e a FML Pepper. No final do dia 05 eu e minhas amigas também blogueiras, fomos em um bate papo da Companhia das Letras, junto com seus selos Seguinte e Suma das Letras. Foi super legal, e lá estavam presentes alguns escritores brasileiros da editoras, como Camila Moreira, Rafael Montes, Juliana Parrini e outros. Foi super divertido, teve Quiz, brindes, e muitos livros. 

FML Pepper + Mandi
Já no dia seguinte, digamos que foi mais intenso. Era dia de conhecer Colleen Hoover! Chegamos na Bienal as 6h da manhã, com aquela cara de sono e super dispostas a correr muito para conseguir as tão sonhadas senhas para o bate - papo e para os autógrafos. Mas, a Bienal tem duas entradas, a pelo pavilhão laranja e pelo pavilhão verde, e a estrada do pavilhão laranja tem um estacionamento para ônibus de excursão, ou seja o pessoal dos ônibus entram primeiro e já formam fila, ai vocês já imaginam na confusão que foi né?! Ainda bem que os funcionários da Bienal perceberam o que poderia acontecer e nos mandaram para a outra portaria, mas (novamente) a portaria verde para qual nós fomos mandados é bem mais longe da central de distribuição de senhas, resumindo, nós corremos como se nossas vidas estivessem em jogo, eu meio que me senti em Maze Runner (haha). 


Bate-papo com a Colleen Hoover na Bienal do Livro 2015
E é claro que toda essa maratona no final valeu a pena, eu era uma das 30 primeiras (uhul) e logo depois que conseguimos as senhas, fomos direto para o auditório madureira onde seria realizado o bate - papo. Gente, quando aquela mulher subiu no palco e começou a falar, eu senti como se fosse passar mal, eu chorei tanto que quase desidratei, nunca pensei que iria agir daquela maneira, foi algo completamente fora de mim! E quando eu fui fazer a pergunta? Não saia nada, eu tentei falar em inglês umas três vezes e começava a chorar, mas por fim consegui fazer a pergunta. Hoje eu fico vendo o vídeo e rindo de mim mesma (haha). 

A Colleen foi simplesmente um anjo, ela é super carinhosa, na hora do autógrafo veio me perguntar se eu estava mais calma e conversou comigo, e eu só amei ainda mais aquela mulher! Depois de ter passado tanta emoção, nós fomos dar uma volta na Bienal e encontramos a linda da FML Pepper, no estande da Valentina, junto as as Mortes, sim! As Mortes estavam presentes na Bienal e arrasando corações (haha). Depois de uma maratona de emoções de corridas, nós fomos para casa da nossa amiga carioca descansar porque no dia seguinte teria mais Colleen na Livraria da Travessa no Barra Shopping!

Mandi + Colleen Hoover
Além de pegar vários marcadores para vocês leitores do LOHS, eu também fiz uma surpresa! Para quem não pode ver a Colleen Hoover na Bienal, eu consegui um exemplar de "O Lado Feio do Amor" autografado para sorteio! E um exemplar de "Não Olhe", da FML Pepper, autografado também! Fiquem ligados aqui no blog para saberem quando esses sorteios irão para o ar!

Espero que tenham gostado do post, e até a Bienal de São Paulo ano que vem! 

Confira também outros posts do nosso especial XVII Bienal do Livro:
O Evento
Autores Nacionais
Autores Internacionais
Lançamentos
Entrevista FML Pepper
Entrevista Julia Quinn



3 comentários :

  1. Uau!
    Que dias divertidos na Bienal.
    Você conheceu a Colleen. Morri! Sonho de consumo.
    Leria até a lista de compras dessa mulher, hahaha.
    Estou doida para ler os livros da FML Pepper.
    :D
    Que bom que a experiência foi bacana, mesmo com uns pontos negativos.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor! Não poderia deixar de comentar esse post maravilhoooooso!
    Adorei sua experiência na Bienal. Infelizmente, não pude ir dessa vez, mas espero não ter impedimentos no próximo ano. Que pena que há dificuldades para se chegar ao local e tudo mais, no entanto, acho que quando se está lá o divertimento é garantido! Haha. Que ótimos autores você encontrou, hein? Adoraria conhecer a Bianca Briones e a FML Pepper pessoalmente.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei ler seu relato, Mandi! Com emoção e de forma divertida você nos passou um pouca da empolgação com tudo de legal que fez por lá! Pesando prós e contras, os prós foram maioria e não duvido que tenha sido uma experiência positiva muito marcante!

    Este ano ainda pretendo ir no FIQ BH, que é tipo uma bienal/convenção mas só de quadrinhos e já bem tradicional aqui em Minas, e espero claro poder fazer tanto quanto você por lá! Pensando bem, de autógrafos com autores e artistas, a palestras e compras é bem capaz de um dia só ser pouco... :P
    Beijos! o/

    Airechu
    Navegador da nave Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    http://multiversox.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook