Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - HP #03


Autora: J. K. Rowling
Título original: Harry Potter and the Prisioner of Azkaban
Tradução: Lia Wyler
Série: Harry Potter
Editora: Rocco
Páginas: 320
Onde encontrar: AmazonBr | Saraiva
Sinopse: Harry Potter é um menino bastante fora do comum. Está ansioso pelo término das férias de verão, se empenha em realizar todos os deveres de casa e, além de tudo, ele é um bruxo. Ao regressar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, a atmosfera é tensa, Sirius Black, por muitos considerado um servo de Lorde Voldemort, esteve preso durante 12 longos anos na temível fortaleza de Azkaban, condenado pela morte de 13 pessoas com um único feitiço, e agora está foragido. Uma pista indica o lugar para onde ele se dirigiu - os guardas de Azkaban o ouviram murmurar enquanto dormia: "Ele está em Hogwarts." Harry Potter não está seguro nem mesmo entre as paredes de sua escola de magia, rodeado pelos amigos. Porque, ainda por cima, pode haver um traidor no meio deles.
A primeira coisa que vocês devem saber é que diferentemente das duas primeiras adaptações, o terceiro filme é completamente diferente do livro! O roteiro segue caminhos e sequências de eventos que não são fiéis à cronologia da história. Por isso, a leitura desse volume foi ainda mais gratificante, pois os detalhes esquecidos nos anos em que li pela primeira vez, agora, fazem ainda mais diferença.

O décimo terceiro aniversário de Harry chegou e ele seria ótimo, não fosse tia Guida, irmã de tio Válter, aparecer nas últimas duas semanas de férias. Ela é ainda pior do que os Durleys. Fala mal de Harry, de suas maneiras e educação. Harry aceita tudo isso. Mas, quando ela começa a falar mal de seus pais, ele se enfurece! Transformar a tia num balão foi um acidente, porém um merecido. Numa fuga impensada, nosso garoto se encontra largado na sarjeta do mundo trouxa sem um plano ou modo de locomoção seguro. Somos apresentados, então, ao Nôitibus Andante.


Lá ele conhece Lalau e Ernesto (se não me engano, eles terão uma participação nos livros futuros, só não me lembro em que contexto; se alguém lembrar, por favor, me avise nos comentários!) que atualizam Harry das últimas novidades do mundo dos bruxos. Sirius Black, um dos bruxos mais perigosos dos últimos tempos fugiu de Azkaban, a prisão de segurança máxima do mundo bruxo. E, Harry não sabe, porém muitas pessoas estão querendo protegê-lo. Aparentemente, Sirius poderia estar querendo ir atrás do menino. E ninguém quer que Harry vá atrás dele. Porém, porque ele iria querer ir atrás de alguém que quer matá-lo?

“Olhou zangado para o teto escuro. Será que achavam que ele não sabia se cuidar? Já escapara de Lorde Voldemort três vezes; não era um completo inútil.” Harry, p. 55
O que me fez gostar mais desse livro do que os anteriores é o fato de podermos ver, assim como Harry, mais do mundo bruxo. Temos O Caldeirão Furado, uma estalagem para todos os tipos de público; conhecemos mais do Beco Diagonal, agora pelos olhos encantados de Harry. É pouco, mas, incrível; e temos também as criaturas mágicas, como hipogrifos, dementadores, bichos papões. Harry tem uma ligação com cada uma dessas criaturas e nós adoraremos ler cada página desse livro!
“Os dementadores estão entre as criaturas mais malignas que vagam pela Terra. Infestam os lugares mais escuros e imundos, se comprazem com a decomposição e o desespero, esgotam a paz, a esperança e a felicidade do ar à sua volta. Até os trouxas sentem a presença deles, embora não possam vê-los. Chegue muito perto de um dementador e todo bom sentimento, toda lembrança feliz serão sugados de você. Se puder, o dementador se alimentará de você tempo suficiente para transformá-lo em um semelhante... desalmado e mau. Não deixará nada em você exceto as piores experiências de sua vida. E o pior que aconteceu com você, Harry, é suficiente para fazer qualquer um cair da vassoura. Você não tem do que se envergonhar.” Lupin, p. 141
Além da novidade dos cenários, outras novidades são as aulas para os terceiro-anistas. Temos um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas, professor Remo Lupin. Será que ele aguentará mais de um ano letivo? Afinal, dizem que o cargo é amaldiçoado. Hagrid é o novo professor de Trato das Criaturas Mágicas e suas aulas parecem ser incríveis, caso Malfoy não interfira tanto. Adivinhação com a professora Sibila Trelawney, no entanto, é o que promete. Ela divide muitas opiniões: alguns acham que ela realmente consegue previr o futuro, alguns como nosso trio de ouro, apenas aceitam que devem cursar a matéria e estudarem o máximo que puderem. No entanto, os livros não serão suficientes para os alunos terem um desempenho excelente. O que assusta muito Hermione, fazendo com que o futuro das duas não seja dos melhores.

Nossa querida e mais inteligente bruxa está com um cronograma muito confuso. Por mais que ela seja a bruxa mais inteligente de sua geração, nem mesmo ela pode estar em três lugares ao mesmo tempo. Outros personagens aparecem aqui, como Cedrico Diggory. Ele é um quinto-anista da Lufa-lufa, capitão do time de quadribol e, aparentemente, alguém honesto.
“- Para que é que você vai fazer Estudo dos Trouxas? – perguntou Rony, revirando os olhos para Harry. – Você nasceu trouxa! Sua mãe e seu pai são trouxas! Você já sabe tudo sobre trouxas.
- Mas vai ser fascinante estudar os trouxas do ponto de vista dos bruxos.- Hermione disse séria.” Rony e Hermione, p. 46
Rony e Hermione estão brigando bastante por conta de seus animais de estimação: Perebas, o rato do Weasley está sendo loucamente caçado por Bichento, o incrível gato de Hermione. (Outro ponto que o filme não fez juz: Bichento é muito mais interessante e inteligente nos livros!). Outro fato que merece atenção é o timing em que Harry ganha a Firebolt, a vassoura mais rápida do mundo! E com ela, garante que a Taça de Quadribol possa vir para Grifinória, depois de oito anos sem o título!

Outro fator que faz deste um dos meus livros preferidos é a história do passado de Harry, de seus pais ser mais desenvolvido. Temos menções a amigos, histórias, traições e tantas outras coisas que permeiam a história de Voldemort e o assassinato dos Potter. Os Marotos são o ponto alto da história, e com certeza, a ponta solta que mais deixa os fãs desesperados. Será que um dia nossa rainha J. K. escreverá sobre eles?
“- Me perdoe, Remo.
- Tudo bem, Almofadinhas. E você me perdoa por acreditar que você fosse o espião?
- Claro. Vamos matá-los juntos?
- Acho que sim.” Black e Lupin, p. 274 (my friendship goals)
Para terminar, o desfecho do livro nos garante sequências incríveis para a continuação da série, ano que vem teremos o Campeonato Mundial de Quadribol e, infelizmente, a promessa de que Voldemort poderá se reerguer. O que será que o quarto ano do nosso trio nos reservará?
“- Devo dizer que Você-Sabe-Quem sozinho e sem amigos é uma coisa... mas se tiver de volta o seu serviçal mais dedicado, estremeço só em pensar na rapidez com que se reergueria...” Cornélio Fudge, p. 157

*
Seção das Quotes

“Harry estava doido para responder que preferia viver em um orfanato do que com os Dursley, mas a lembrança do formulário de Hogsmeade fez com que se calasse.” Harry, p. 22

“- Não faz parte da natureza deles entender súplicas nem desculpas. Portanto, aviso a todos e a casa um em particular, para não darem a esses guardas razão para lhes fazerem mal.” Dumbledore, p. 72

“Quando chegaram ao dormitório redondo com as camas de colunas que já conheciam, Harry olhando a toda volta, se sentiu finalmente em casa.”, p. 74

“- Nenhum dos outros quadros quis o lugar. Se assustaram com o que aconteceu com a Mulher Gorda. Sir Cadogan foi o único que teve coragem suficiente para se voluntariar.” Percy, p. 125

“- Por quê? Por que eles me afetam desse jeito? Será que sou apenas...?
- Não tem nada a ver com fraqueza. Os dementadores afetam você pior do que os outros porque existem horrores no seu passado que não existem no dos outros.” Harry e Lupim, p. 141

“- Aluado, Rabicho, Almofadinha e Pontas, devemos tanto a eles.
- Almas nobres, que trabalharam incansavelmente para ajudar novas gerações de transgressores.” Jorge e Fred, p. 145

“- Ah, não. Fazem muito pior. A pessoa pode viver sem alma, sabe, desde que o cérebro e o coração continuem a trabalhar. Mas perde a consciência do eu, a memória... tudo. Não tem chance alguma de se recuperar. Apenas... existe. Como uma concha vazia. E a alma fica para sempre... perdida.” Lupin, p. 184 

“- O que a sua cabeça estaria fazendo em Hogsmeade, Potter? A sua cabeça não tem permissão de ir a Hogmeade. Nenhuma parte do seu corpo tem permissão de ir a Hogsmeade.” Sirius, p. 210

“E não me abandonaram. Em vez disso, fizeram uma coisa por mim que não só tornou as minhas transformações suportáveis, como proporcionou os melhores momentos da minha vida. Eles se transformaram em animagos.” Lupin, p. 261

“- Não tenho dúvida em afirmar que Tiago teria ficado muitíssimo desapontado se o filho dele jamais descobrisse as passagens secretas para fora do castelo.” Lupin, p. 311

“- Assim é a magia no que ela tem de mais profundo e impenetrável, Harry. Mas confie em mim... quem sabe um dia você não se alegrará por ter salvado a vida de Pettigrew.” Dumbledore, p. 313

“- Você acha que os mortos que amamos realmente nos deixam? Você acha que não nos lembramos deles ainda mais claramente em momentos de grandes dificuldades? O seu pai vive em você, Harry, e se revela mais claramente quando você precisa dele. De que outra forma você poderia produzir aquele Patrono? Pontas reapareceu ontem à noite.” Dumbledore, p. 313

“- Não é, não. É uma carta do meu padrinho...
- Padrinho? Você não tem padrinho.
- Tenho, sim. Era o melhor amifo da minha mãe e do meu pai. E é um assassino condenado, mas fugiu da prisão dos bruxos e está foragido. Mas ele gosta de manter contato comigo... saber das minhas notícias... verificar se estou feliz...” Harry e Válter, p. 318







*

O Livro Monstruoso dos Monstros. Folhas de chá em forma de Sinistro. Mapa do Maroto.
Vira-Tempo. Casa dos Gritos. Patrono em forma de alce.

23 comentários :

  1. Eu acho que sou uma das raras pessoas que não é fã da saga Harry Potter rs Realmente pelo que é descrito é um mundo bem fantasioso,e para quem gosta do gênero deve ser muito bom,pois não é a toa que fez e continua fazendo um mega sucesso,tanto o filme quanto o livro.

    Como eu nunca li Harry Potter e esse não é o primeiro da série fiquei deslocada ao ler a resenha,mais achei interessante saber que o terceiro filme é o que menos se baseia no livro...por que será hein rs?!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Izabela!
    Apesar de gostar muito dos filmes, não tive a oportunidade de ler os livros. Talvez mais pra frente eu dê uma chance a saga, já que é o meu gênero preferido. E adoro tudo que envolve fantasia e sobrenatural. Mas no momento estou fugindo de séries muito longas. Normalmente prefiro lê o livro antes do filme.
    Vai ver é por isso que estou me amarrando tanto pra iniciar essa leitura.
    Não sei até que ponto é bom esse terceiro livro fugir um pouco da trama do livro, já que a maioria das reclamações referente às adaptações é exatamente o filme não ser fiel ao livro.
    Sendo assim vou aguardar um pouco mais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A resenha ficou muito boa deu até vontade de reler SPOILER o Lalau aparece sim de novo, ele vira um comensal

    ResponderExcluir
  4. Também prefiro esse do que os livros anteriores justamente por ver mais do mundo da magia. E o final é muito bom, não conseguia parar de ler, mesmo já tendo visto o filme e sabendo tudo o que ia acontecer. Impossível não amar Harry Potter ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabela, confesso que eu não sou fã nem da serie de livros e nem dos filmes de Harry Potter, o livro não me desperta aquela emoção na hora de ler mas mesmo assim sua resenha está incrivel bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Isabela! Tudo legal contigo?

    Eu achei os filmes espetaculares! Sério! Curti demais!
    Mas (olha que vergonha...) ainda não li estes livros! hehehe! :D

    Beijos!
    Participe do "Carnaval com Livros" no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  7. Não lí os livros será minha leitura do ano amei os filmes,principalmente o Prisioneiro de Azkaban.Harry Potter traz uma visão diferente dos Bruxos ,isso que torna interessante,um mundo diferente onde tudo pode existir dragões,elfos fantasmas em quadros,...

    ResponderExcluir
  8. Oi Iza!
    Esse é o meu livro favorito da trilogia. Tenho muito vontade de reler tudo porque, como vc disse, alguns detalhes acabam sendo esquecidos e confundidos com os dos filmes.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Izabela, tudo bem?

    Essa série está aqui na minha lista de espera de leituras, tenho uma curiosidade imensa e espero que esse ano ela acabe...ótima resenha...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoro essa série li todos os livros e assisti todos os filmes rs. Esse livro foi muito bom e trouxe como mencionado mais conhecimento sobre os bruxos. Os quotes são muito legais, da vontade de ler o livro novamente rsrs.

    ResponderExcluir
  11. Sou suspeita pra falar dos livros de Harry Potter porque é minha série favorita ever, então pra mim todos são os melhores livros de todos os tempos. Foi sempre difícil eu escolher um livro favorito mas com certeza Prisioneiro de Azkaban é um dos e é os que tem os melhores quotes com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. O Prisioneiro de Azkaban para mim foi o melhor livro da serie e filme também! Li Os livros em Março do ano passado e esse ano pretendo ler de novo kk, gostei bastante da resenha, sempre bom ler resenhas dos livros de Harry Potter.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li e nem pretendo ler. Já tentei ver o primeiro filme várias vezes e nunca consigo terminar sendo assim eu não enho interesse nenhum na série e nos livros rs Não gosto do tema rs
    Fiquei passada em saber que o terceiro filme é diferente do livro, levando em conta que eu vejo mais pessoas falando bem desse do que dos outros
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não terminei se ler a serie do Harry Potter, mas eu com certeza irei ler todos eles, esse livro eu já li mas eu não lembro com dos detalhes com riqueza mas lembro que fui um dos meus volumes preferidos kkk Sabe vendo a sua resenha deu vontade de reler os outros volumes, porque tem muitos detalhes que eu não lembro e pra ler os outros volumes quero lembrar de todos. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  15. Oi Iza! Mesmo não sendo fã da série (parei na metade do segundo livro) a sua resenha me animou a tentar dar mais uma chance aos livros. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Já assisti os filmes de Harry Potter, mas ainda não li nem um dos livros, mas pretendo futuramente, sua resenha está muito boa e pretendo começar a ler os livros em breve.

    ResponderExcluir
  17. Harry Potter <3 tem como não amar uma resenha que seja dessa saga? Concordo contigo, o terceiro livro é o que mais se distancia do filme, mas assim é bom porque temos algumas surpresas durante a leitura. Amo Hp, cada livro é uma obra prima e consagra a J.K como uma rainha do mundo literário <3 posta mais sobre hp!! Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Oi, Iza!
    O Prisioneiro de Askaban, o Cálice de Fogo e as Relíquias da Morte são os meus preferidos da saga.
    Eu também gosto desse por isso que você disse, mais do mundo bruxo e mais do passado de Harry. Amo conhecer o Sirius e o Lupin.
    Fora que agora os três personagens principais estão começando a crescer.
    :)

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  19. Insistentemente ainda não tive a oportunidade de ler os livros de H.P, mas ja assisti os filmes alguma época. J.K tem uma criativa infinita, vou esperar uma promoção do submarino para poder ler esse livro!

    ResponderExcluir
  20. As pessoas sempre ficam confusas quando digo q não gosto do terceiro filme ,mas amo o terceiro livro ,hahahaha
    Acho que não conseguiram colocar tanta informação no filme ,mas ainda assim foi bom ,na medida do possível .
    Adorei sua resenha ,deu até uma vontade de reler ...

    ResponderExcluir
  21. Acho que eu sou uma das poucas pessoas que ainda não leu nenhum livro dessa série :/, mas esse ano eu tô com um projeto de criar vergonha na cara e lê-los, e essa sua resenha só me empolgou :) Adoro os filmes e espero gostar muito mais dos livros!

    ResponderExcluir
  22. Concordo que entre todas as adaptações cinematográficas dos livros de Harry Potter, esse foi o menos fiel. Mas é um ótimo livro, assim como todos da série!

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Li Harry Potter and the Prisioner of Azkaban e concordo que entre os outros dois esse foi um dos mais diferente na adaptações, mas ainda assim gostei muito do filme e do livro !!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook