O Voo da Vespa

Autor: Ken Follett
Título Original: Hornet Flight
Tradução: Haroldo Neto
Editora: Arqueiro
Páginas: 416
Onde Encontrar: AmazonBR | Livraria Cultura | Livraria Saraiva

| Livro cedido em parceria com a editora Arqueiro |

Sinopse: Freya é o nome da deusa nórdica do amor. Também é o codinome da mais recente invenção nazista, de acordo com uma mensagem interceptada pelas forças aliadas. A inteligência britânica desconfia que é graças a ela que os alemães estão conseguindo abater os bombardeiros ingleses a uma velocidade tão alarmante. Hermia Mount, uma analista do MI6, é recrutada para ajudar a descobrir qual é essa nova arma. Tendo morado a vida inteira na Dinamarca, ela possui contatos valiosos que poderão auxiliá-la em sua missão. Do outro lado do mar do Norte, numa ilha dinamarquesa ocupada pelos alemães, o estudante Harald Olufsen descobre uma instalação estranha dentro da base militar nazista. Ele não sabe o que é, mas não se parece com nada que já tenha visto, e ele precisa contar para alguém. Em Copenhague, o detetive Peter Flemming colabora com os alemães para desvendar quem está repassando informações de dentro do país nórdico para os aliados britânicos. Numa Europa praticamente dominada pela Alemanha, a vida dessas três pessoas se entrelaça de forma irreversível, e quando um decrépito avião bimotor se transforma no único meio de fazer a verdade chegar até as forças aliadas, o destino delas poderá mudar o rumo da guerra - e da história.

Olá leitores e leitoras. Sou fã do Ken Follett desde que assisti e li Pilares da Terra e sua continuação, Mundo Sem Fim. O autor, de vasto conhecimento histórico e prestigiado no mundo inteiro, consegue nos transportar para os diversos períodos da nossa história através de personagens incríveis e complexos. Possuo outros livros dele em minha estante, mas tive a oportunidade de iniciar a leitura do lançamento da Editora Arqueiro, O Voo da Vespa. O livro se passa durante a Segunda Guerra Mundial, um momento histórico de grande importância para a humanidade e um período que eu, como filha de uma professora de história, amo ler sobre. Vamos a resenha!


A história é narrada do ponto de vista de vários personagens, em 1941. Somos apresentados, de início, a um cenário em que os ingleses buscam resistir as investidas de seus inimigos e ao caos da guerra. Ao mesmo tempo, na Dinamarca, o país está ocupado pelas tropas de Hitler. Em meio a ocupação, somos apresentados aos protagonistas, os irmãos Harald e Arne, que, como seus pais e os outros dinamarqueses, buscam se impor diante da dominação nazista. Em um dia comum, Harad passa por uma das bases militares alemãs e visualiza um dispositivo peculiar, o que parece ser um radar. Sua curiosidade o leva a descobrir esse possível segredo alemão e a partilhá-lo com a irmã.

Outra personagem importante na trama, é a inglesa Hermia, noiva de Arne, e que faz parte dos Vigilantes Noturnos, um grupo de resistência, e sua missão é encontrar qualquer pista que possa explicar como os aviões ingleses conseguem se abatidos tão facilmente pelos nazistas. A jovem pede a ajuda do noivo, Arne, e o mesmo pede ajuda ao irmão, Harad. Sem saber que o mesmo já havia descoberto algo crucial para essa investigação e para o futuro da guerra. Ao mesmo tempo, Peter Flemming, um cruel detetive nazista, busca traidores ou qualquer indivíduo que tenta sabotar o governo de Hitler.



Em busca de provas relacionadas ao possível radar, momentos de incrível tensão entre os irmãos, Hermia e os nazistas, vamos acompanhar a jornada dos personagens em busca dos segredos que podem mudar tudo nessa grande guerra contra o terrível império nazista. E esses segredos precisam chegar nas mãos da rainha da Inglaterra custe o que custar, através de um mar tomado de navios e aviões nazistas. Sua jornada não será nada fácil, completar essa missão exigirá muita força, coragem e determinação.

A história é incrivelmente bem escrita e bem construída. Como um bom filme de guerra, somos transportados a uma realidade que nunca presenciamos, mas que sentimos tão próximo de nossos olhos diante de uma boa narrativa. Os personagens são complexos, bem construídos, cheios de vontade e propósito, representando muito bem as pessoas em que realmente foram inspiradas, da história real. E de fato nossa história é repleta de grandes heróis, de pessoas inspiradoras O Voo da Vespa é sobre fazer a diferença mesmo quando tudo parece não estar ao seu favor. É sobre resistir ao caos.  A narrativa de Ken Follett, alternada entre vários personagens, se mostra, como sempre, o ponto alto do livro. Ele é um grande autor, e a cada livro o admiro mais. Eu amei este livro, e recomendo com toda a certeza, todos os livros do Ken.


Se como eu vocês adoram livros históricos, personagens realistas, muita tensão e muita emoção, leiam O Vôo da Vespa.




13 comentários :

  1. Olá, ainda não tive contato com a escrita do autor, mas seu vasto conhecimento histórico chama atenção, e a obra parece não pecar em nos transportar a um hipotético cenário de guerra. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nem um livro do autor Ken Follett, mas pretendo ler O Voo da Vespa, que bom que a história é bem escrita e bem construída, não gosto muito de histórias relacionadas a guerra, mas tenho curiosidade em ler este livro e conhecer a escrita do autor, pretendo ler este livro em breve.

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor, mas achei a resenha bem legal e apesar desse período não ser um dos que eu mais goste de ler, a segunda guerra mundial, eu curti o que li sobre o livro e se surgir a oportunidade vou querer lê-lo com certeza *__*

    ResponderExcluir
  4. Não tive oportunidade de ler nada do autor ainda, mas gosto muito de livros históricos e adorei a premissa desse.
    Com certeza é uma leitura que eu adoraria.
    Gostei muito da dica e da resenha.

    Beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  5. Não sabia do filme Pilares da Terra fiquei curiosa para assistir e quero ler também ainda não tive a oportunidade de ler nada dele. E quero ler esse gosto muito de historias ambientadas no período da Segunda Guerra Mundial, parece que foi muito bem elaborada essa historia com personagens fortes e marcantes, pois fazer com o que descobriram chegue ate a rainha vai ser uma aventura e uma dificuldade que deve deixar a leitura bem empolgante.

    ResponderExcluir
  6. Sempre acho interessante a gente ter a oportunidade de ler livros com temáticas históricas pois sempre são historias que nos prendem e nos enchem de conhecimento sobre uma época muito triste de nosso passado. Achei muito instigante a proposta dele e fiquei bem curiosa para saber p desenrolar desse segredo e se eles vão conseguir ajudar. Já foi para minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  7. Ken é um autor bem hypado e que mesmo assim nunca li. Se bem que já faz um bom tempo em que não leio um livro histórico... Amo histórias com essa pegada mais tensa e que se passa em momentos conturbados como guerras, pretendo aproveitar a futura BF e conhecer o autor por esse livro. Curti a resenha, abraços.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de parecer uma história realmente instigante, esse gênero não faz mesmo meu estilo... Não acho que eu conseguiria continuar a leitura até o fim a não ser por insistência minha. No entanto, eu tenho curiosidade de ler livros do tipo para ver se eu realmente não consigo me sentir envolvida e para conhecer mais a história de uma forma lúdica. Principalmente uma história de uma época tão marcante que foi a 2a. Guerra.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camila!
    Gosto muito de histórias que se passam na II Guerra, apesar de que eu sempre fico muito triste.
    Não li nada do Ken Follet ainda, mas tenho Queda de Gigantes. Estou só criando coragem para ler, porque o bichinho é grande.
    Fico feliz de saber que ele é realmente instigante, super histórico e que nos transporta para aquele universo.
    Gostei da sinopse desse livro.
    :D

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Camila!
    Nunca li nenhum livro do Ken Follett , e confesso que não costumo ler livros em que a história se passa num período de guerra, acho que é por esse motivo que não fiquei interessada em conhecer a história dos irmãos Harald e Arne...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Camila, Ken Follet é o melhor, não é? Sua resenta está incrível! Esse formato de livro é show! Amoooo!

    Beijos,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  12. Camila!
    Gosto demais de livros que trazem fatos históricos e o autor cria seu próprio enredo em cima de tudo que aconteceu, propiciando uma leitura rica e ágil, o que facilita na hora de ler e nos envolve de forma que não conseguimos desgrudar até desvendar toda a trama.
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila!!
    Simplesmente adoro livros históricos e com personagens realistas, mas ainda não li nada do Ken Follett !! Apesar de não ler muitos livros que falem da Segunda Guerra Mundial achei interessante a premissa dessa história!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook