ABC do Amor

Autoras: A. C. Meyer, Brittainy C. Cherry, Camila Moreira
Tradução: Andreia Barborsa
Editora: Galera Record
Páginas: 266

| Livro cedido em parceria com a Editora Galera Record |

Sinopse: O amor é o personagem principal desta antologia que reúne três das mais românticas autoras da atualidade. Inconveniente, não retribuído, desejado, com final feliz ou sem esperanças, o amor não sai de moda.
Em Doce reencontro, o destino encontra a saudade. Jade nunca esqueceu o ex-namorado, que terminou tudo e a trocou pela carreira. Mas a receita de um grande amor nunca desanda. O que acontece quando os dois se reencontram?
O perdão é capaz de mudar a história em As cartas que escrevemos. Quando Jake retorna à cidadezinha onde cresceu, o agora ator famoso só esperava ver o seu grande amor mais uma vez. Mesmo que fosse no altar. Com outro homem. É possível fazer Ana Louise mudar de ideia?
Além das cores prova que o amor pode nascer do desejo. Alice acabou com o pior tema no projeto final da faculdade. Ela precisa escrever a biografia de Leandro, um artista plástico temperamental, fechado e extremamente gato. A atração entre ambos é intensa, mas os fantasmas do passado podem atrapalhar tudo.

Eu estava desesperada para encontrar algum romance na minha prateleira, porque eu simplesmente não tinha mais nada para ler. (Os 28379 não lidos me julgam neste momento). Na pilha dos livros recebidos da parceria, encontrei essa despretensiosa antologia. A capa é delicada e as cores são leves. Assim que olhei para o livro soube que ele seria minha resposta para a leitura que eu precisava.

Espero que se você estiver um pouco perdida, precisando ler desesperadamente sobre o amor, saiba que esse ABC do Amor pode te ajudar! Três contos de três autoras especialistas no assunto encapados com muita delicadeza nos levarão para uma aventura por todas as formas de amor.



Doce reencontro


A. C. Meyer é autora da série After Dark, o qual já alcançou o mercado internacional! Ela mora no Rio de Janeiro e eu já estou de olho no primeiro volume, Louca por você, para conferir ainda mais o trabalho da autora!

Sua participação na antologia, Doce reencontro, é tudo o que o título promete.



Jade é uma talentosa confeiteira de 24 anos. Sua loja Sonhos da Jade é o resultado de muito amor, empenho e saudade. Lá, ela cria as receitas que sua mãe, a falecida Sophia, lhe ensinou a amar. O apoio do pai e da irmã, Safira, foram essenciais para que ele se concretizasse. Porém, o impulso, a força que fez tudo se tornar real é Alex.

Ele é a primeira paixão de Jade. Os dois se conheceram cinco anos atrás, tiveram um breve relacionamento e depois de separaram. A vida profissional de Alex o chamou para o outro lado do país e ele não podia pedir que Jade o acompanhasse.

Ele, agora, é um homem de 27 anos a beira de um ataque cardíaco. A vida corrida, a busca pelo sucesso profissional fizeram com que Alex focasse toda sua energia no trabalho e se esquecesse de todo o resto, até mesmo da saúde. Depois do susto que levou e de um pedido de sua irmã, Ana, ele retorna a Curitiba, sua cidade natal.

O reencontro de Jade e Alex abre as portas para uma redescoberta dos dois. Eles se tornam amigos novamente. Os planos de Alex para um novo negócio são a desculpa perfeita para que Jade e ele passem cada vez mais tempo juntos. Ao se redescobrirem, notam todo o desejo que permanece depois de cinco anos.

"Sempre acreditei que o amor era uma espécia de ideologia romântica, na qual homens e mulheres falavam essas três palavrinhas como forma de justificar uma relação mais especial... talvez até como uma convenção da sociedade, que teima em querer dar nome àquilo que sentimos. Mas ali, deitado ao lado dela em minha cama, percebo que o amor é o sentimento que faz rudo valer a pena. Que ele completa, invade e transborda em espaços da sua alma que você sequer imagina existir." Alex, p. 59

Com um ritmo gradual, nem um pouco repetitivo e confortável, o conto Doce reencontro entrega o que prometeu uma história doce sobre a redescoberta do amor e de como o futuro pode ser delicioso.

As cartas que escrevemos


Vocês provavelmente conhecem Brittainy C. Cherry, autora da série Elementos (O ar que ele respira e A chama dentro de nós). Acabei de ler O silêncio das águas e espero poder trazer a resenha dele em breve para vocês! Enquanto isso, vamos ao conto!

As cartas que escrevemos é a contribuição internacional para esse livro amorzinho. E também o mais curtinho. A história de Ana e Jake começou há muitos anos: ambos eram jovens de 17 anos completamente apaixonados. Escolhas, no entanto, os separaram.

Jake é um ator famoso de Hollywood e está de volta a sua cidade natal para presenciar o casamento de Ana com seu então melhor amigo, Henry.



Não temos um background muito elaborado a não ser pelo fato de que Ana e Jake são o casal certo, e não Ana e Henry. Algo que me deixou profundamente chateada, porque Henry - no final - é um personagem muito simples.  Ele foi uma má pessoa, mas talvez não tenha sido só isso. Obviamente, não e existe espaço para elaborar personagens além daquilo que nos é apresentado logo nas primeiras páginas, porém achei que as coisas com ele poderiam ter sido melhor resolvidas.

"- Como você pode ser tão altruísta?
- Porque quando se ama alguém, a gente espera o tempo que for para que as coisas se alinhem. Para que tudo entre nos eixos. E então, você espera para se arriscar e promete a sim mesmo que nunca vai deixar o amor escapar de novo." Jake, p. 131

As cartas que escrevemos prova o poder do amor e a infinitude das palavras. Você muitas vezes não consegue verbalizar aquilo que precisa, mas colocar num papel torna tudo real e eterno.

Além das cores


Além das cores é o terceiro e último conto desse ABC do amor. E, com certeza, o que mais chamou minha atenção, talvez por ser o mais extenso. Camila Moreira conseguiu elaborar seus personagens, por isso - me dando mais espaço para aceitá-los no coração.

Alice acabou de ter o pior dia de sua vida, além de descobrir a traição do noivo, perdeu o emprego e chegou atrasada à faculdade num dia muito importante para sua carreira acadêmica. Ao invés de escrever sobre sua autora preferida, ficou encarregada de entregar a biografia de um dos artistas mais reclusos que o Brasil já viu: Leandro Ferraz.

O que ela não esperava é que ele fosse tão lindo. E tão misterioso. E tão grosso. É claro que essa combinação não seria ideal para uma biografia, porém Alice parece encontrar o jeito certo de entrar na vida de Leandro.



Seus quadros são pinturas abstratas, um trabalho com cores que parecem vir de dentro. Alice parece entendê-lo mais do que gostaria e os dois ficaram nesse empasse por um tempo: ceder aos desejos? Deixar outra pessoa entrar no seu coração?

"Naquela madrugada, ele me amou. Amor e paixão se misturando e transbordando dentro de nós. Mão sabíamos o que éramos, um ou outro Uma hora ele me penetrava com tanta força que me sentia possuída; era puro prazer. Mas, em seguida, ele me devorava com a alma." Alice, p. 253

Um comentário geral a respeito de uma infeliz constante que encontrei aqui: traição. Em dois contos, houveram rompimentos porque o cara transou com a melhor amiga. E aí, de repente, não era mais melhor amiga. Gente, vamos aqui combinar que essa fórmula precisa parar. Além de gerar um ódio desnecessário, ficamos reforçando aquele esteriótipo de competição e confronto entre mulheres por causa de homens. Isso foi algo que realmente me incomodou, até porque se repetiu. Então eu achei que deveria falar algo a respeito.

No plano geral, ABC do amor cumpre a proposta pela qual foi criado. É um livro sobre o amor, e todas as formas pelas quais podemos encontrá-lo.









14 comentários :

  1. Nossa, inicialmente esse livro me pareceu ser tão amorzinho. Mas tbm não gosto dessa ideia da traição com a melhor amiga se repetindo. Mas mesmo assim, vou procurar por esse livro.

    https://ollyspoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho que parar com essa minha ideia de julgar um livro pela capa achei que o livro se tratasse de Outra coisa quando eu vi essa capa fofa Mas é interessante abordar essa situação de traição com melhor amiga visto que acontece muito mas eu sou mais chegada a outros livros da autora

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros de romance e de contos, e por este livro ser três contos de romance, acabei ficando muito interessada em ler ele. Parece ser um livro bom, mas a traição que teve nos dois contos também seria algo que me incomodaria na leitura. Quem sabe futuramente eu leia ABC do Amor.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto tanto assim de livros de contos mas leio de vez em quando e acho bacana pra conhecer melhor a escrita de autores que ainda não tivemos a oportunidade de ler. A capa desse tá mesmo bem leve e fofa e eu gostei da resenha, as histórias parecem fofas e doces e só achei uma pena o conto da Brittainy ser o mais curtinho :D

    ResponderExcluir
  5. Izabela!
    Fico bem orgulhosa em ver duas autoras nacionais, se unirem a uma autora mais que conhecida internacionalmente, e contruírem um livro de contos que trazem romance e história de amor e mesmo sendo escritos de forma independente, trazem uma unidade para o enredo do livro.
    Uma pena que em todos hajam traições, tema recorrente e não muito do meu agrado.
    Desejo um ótimo domingo!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Estou amando os livros da Brittainy C. Cherry, e lendo a crítica quase não acredito que ela tenha escrito algo não tão bem construído (deve ter acontecido alguma coisa, ou não né?) mas enfim leria esse conto, então sobre Doce reencontro, não sei achei meio clichê, mas como ainda não conheço o trabalho da autora daria uma chance ao conto. Alem das cores assim como você gostou mais acho que também iria gostar bem mais que os dois últimos, pela resenha de todos os três ele parece ter uma base mais solida, mais desenvolvida, espero que os três tenho um final satisfatório, ótima resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Izabela!
    Tenho mta vontade ler esse livro, desde o lança,mento venho namorando ele e e acompanhando resenhas sobre ele, por gostar mto de contos não posso deixar de ler estes, espero conseguir uma oportunidade em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada de nenhuma das autoras, também não gosto quando tem traições nas historias são bem irritantes, que bom que o último fugiu disso. Que pena Que as cartas que escrevemos tenha deixado a desejar, li muitos comentários positivos sobre a autora.

    ResponderExcluir
  9. A livros de contos não costumo ler muito só quando tenho pouco tempo, mas livros d romance me agradam bastante e esse parece ótimo

    ResponderExcluir
  10. Oi Iza
    Não sou de ler contos, mas sendo dessas três autoras incríveis e romance claro que fiquei curiosa. O conto que mais curti foi o da Meyer, tenho um carinho pela autora, espero que leio os outros livros dela, são maravilhosos.
    Uma pena as autoras insistirem em traição, sempre desânimo um pouco quando tem esse envolvimento no livro. Esse vai pra listinha de desejados..
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Izabela!
    Acredita que eu ainda não li nada dessas três autoras?! Pois é, ainda não tive a oportunidade... Mas pretendo ler a série Elementos esse ano mesmo - ficarei aguardado sua resenha sobre O Silêncio das Águas - , assim como também quero ler 8 Segundos, só não sei quando o farei...
    Em relação a ABC do Amor, amo contos, principalmente sobre o amor em todas as formas, e óbvio que fiquei interessada nessa dica e já adicionei o livro na minha lista de leitura.
    Apesar de amar história sobre reencontros igual a Doce reencontro e As cartas que escrevemos, fiquei bem mais interessada no conto Além das cores, e não vejo a hora de ler a história de Alice e Leandro!
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Iza!
    Eu não sou a maior fã do mundo de contos. Gosto de prosa, livro comprido que trabalha bem a história inteira, por isso não dei muita atenção a ABC do Amor.
    E pena que sempre fala de traição e melhor amiga. Bem hollywoodiano, né?
    Hehehehe.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Izabela.

    Nem o tempo conseguiu acabar com o amor do Alex e da Jade, né? O destino os separou, e depois os juntou novamente, dando início a tudo novamente através da amizade.

    Talvez o Jake não merecesse uma segunda chance por ter escolhido sua carreira, invés de escolher o amor, ou seja, a Ana. Mas só o tempo pode talvez curar uma mágoa, e juntá-los novamente...

    Uma nova chance, um novo recomeço, após ser traída com certeza fará bem para a Alice. Para ela aprender a confiar novamente...

    Gosto de contos, porém não quando há uma "mistura" de autores, pois nada fica muito bem balanceado!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Iza!Tudo bem?

    Pensa no poder da A. C. Meyer junto com a Britany... geeente! Essa mulher está arrasando! \o/
    Super curti a resenha e, quero ler o quanto antes!

    Beijos,
    Danny
    irmaoslivreiros.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook