O Problema do Para Sempre

Autora: Jennifer L. Armentrout
Título original: The Problem With Forever
Tradução: Rachel Agavino
Editora: Galera
Páginas: 392

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record |

Sinopse: Mallory viveu muito tempo em silêncio. Mas o destino lhe reserva um novo desafio. E ela percebe que está na hora de encontrar a própria voz
Já na infância, Mallory Dodge percebeu que só poderia sobreviver se ficasse calada. Teve que aprender a ficar o mais quieta possível. Aprendeu a passar despercebida. A se esconder. Mas agora, após ter sido adotada por pais amorosos e dedicados, ela precisa enfrentar um novo desafio: sobreviver ao último ano do Ensino Médio numa escola de verdade. O que Mallory não imaginava é que logo no primeiro dia de aula daria de cara com um velho amigo que não via desde criança, quando viviam juntos no abrigo. E começa a notar que não é a única que guarda cicatrizes do passado, além de uma paixão adormecida e inevitável.

Logo que a Galera Record anunciou o lançamento de O Problema do Para Sempre, eu fiquei interessada. Muitas pessoas recomendaram o livro comparando-o com algumas obras de Colleen Hoover (Um Caso Perdido, Métrica, O Lado Feio do Amor e Confesse). Depois associei a autora a outra série que tem sido publicada aqui no Brasil: a saga Lux (Obsidiana, Ônix e Opala), publicada no Brasil pela editora Valentina. Como os temas e os gêneros divergem completamente, fiquei sem saber muito do que esperar dessa obra.

O Problema do Para Sempre é um Young Adult que vai contar a história de Mallory. Órfã, quando criança vivia em um lar provisório com um casal abusivo e aprendeu que para sobreviver ela precisava se esconder e ficar calada. Até um dia que sofreu graves ferimentos e teve que ser levada ao hospital. A partir daí, a vida de Mallory mudou. 

Ela foi adotada por um casal de médicos, que são completamente diferentes de tudo o que havia conhecido. Seus pais adotivos são carinhosos e dedicados. Eles ajudam a jovem Mallory com a terapia e com os estudos em casa. Mallory se sente tão grata pela nova família que é a garota mais obediente e também segue o caminho que abriram para ela, mesmo que isso signifique estudar um curso que não deseja.

No momento atual, dois anos após a adoção de Mallory, ela se vê pronta para vencer mais um obstáculo: lidar com outras pessoas fora do seu círculo de confiança. Apesar da terapia ter ajudado - e muito -, a jovem ainda congela sempre que precisa conversar com outras pessoas e acaba tendo problemas para se socializar. 

Por isso, Mallory se vê indo para o colégio para cursar o último ano de estudos. A meta da garota é simples: criar um (a) amigo (a). Mas obviamente não será tão fácil assim.



Ensino médio! O que acontece com a gente agora irá determinar nosso futuro.

Logo no primeiro dia de aula, Mallory reencontra Rider, o garoto que sempre a protegeu no orfanato onde viviam e também seu primeiro - e único - amor. Mas a surpresa é tamanha que Mallory encontra dificuldades para conversar até com ele! 

Obviamente, Rider não deixa ela se afastar e logo os dois tentam estabelecer um novo tipo de relacionamento. Mas a namorada de Rider e os pais adotivos de Mallory não vão lidar tão bem assim com a aproximação de ambos.

"-Você... - Foi então que me ocorreu. Meus olhos se estreitaram. A descrença e a irritação me inundaram. - Você... disse algo a ela.
Rider ergueu as sobrancelhas.
-Eu... Você não pode fazer isso - falei, inclinando o corpo enquanto uma brisa suave soprava uma mecha de cabelo no meu rosto. Os olhos de Rider encontraram os meus. Eu a enfrentei quando ela me chamou de idiota e achei que era por isso que ela não me incomodava desde então. Eu estava errada. - O que você disse a ela?
Seus olhos buscaram os meus.
-Eu só disse a ela que você é importante para mim, e, como nunca pensei que a teria de volta na minha vida, eu não queria que nada nem ninguém mexessem com isso. Ela entende.
-Entende o quê? - sussurrei.
O olhar de Rider sustentou o meu outra vez.
-Ela entende que, se eu tiver que escolher entre vocês duas, não vai ser ela."
Mallory e Rider, p. 138

Rider, ao contrário de Mallory, não teve a sorte de ser adotado e trabalha o máximo que consegue para ter dinheiro suficiente para conseguir viver sozinho assim que se formar e ser obrigado a sair do lar temporário que vive - embora esse seja a melhor casa que viveu ao longo de todos os anos, com uma senhora amorosa e os dois netos dela que já se tornaram extremamente importantes para Rider. 

É claro que a diferença social, os dois anos separados, e os traumas de Mallory e Rider irão entrar no caminho desse novo relacionamento que está sendo formado. E, obviamente, os sentimentos irão se desenvolver para algo bem mais complexo que uma simples amizade de infância.

Então não tenha medo da mudança, não importa o quão assustadora ela pareça.

Mas, mais importante que o romance entre Mallory e Rider, será o desenvolvimento de duas pessoas que sofreram grandes traumas na infância. Só que uma dela tem recebido ajuda profissional para lidar com eles e a outra não. E essa diferença muda completamente a formação de cada um. 

"Ao longo dos últimos dois anos, eu vinha lentamente descarregando toda a bagagem emocional do passado, todo o trauma e medo, mas essa confusão tinha feito mais do que apenas me manter em silêncio, existindo numa espécie de pano de fundo. Ela havia me impedido de... de viver. Não era isso que ser apaixonado realmente significava? Viver? Só que o medo ainda estava lá, e, por causa disso, eu era essa coisa vazia.
Estranhamente, um peso foi tirado dos meus ombros. Eu não me senti mal por isso quando me dei conta. Eu era basicamente uma tela em branco, e isso não era uma coisa ruim, decidi naquele momento, porque isso significava que eu... eu poderia ser qualquer coisa.
Eu poderia me tornar qualquer pessoa.
Só tinha que começar a fazer isso."
Mallory, p. 232

O Problema do Para Sempre é extremamente previsível e repleto de clichês, mas mesmo assim não deixa de contar uma história bonita sobre a superação dos próprios medos e um romance praticamente sem chances de sucesso.

Mallory terá que aprender quem deseja ser e fazer o possível para chegar lá, mesmo que para isso tenha que ser contrária aos planos dos pais adotivos. Rider, por outro lado, precisará aceitar que precisa de ajuda, que pode confiar em algumas pessoas e que não é um caso perdido.

O que tornou a história um tanto quanto cansativa foi a repetição dos mesmos questionamentos e dramas de Mallory inúmeras vezes. Mas, parando para pensar que ela é uma pessoa que sofreu muitos traumas na infância, é compreensível imaginar que o amadurecimento e a transformação são mais difíceis se comparados com uma adolescente comum que teve uma infância feliz.

De uma forma geral, O Problema do Para Sempre não é um livro profundo ou que mudará sua vida, mas é uma história bonita que vale a pena perder alguns minutos do dia. ;) 

"Pensei em todas as pessoas que nunca teriam o privilégio de uma segunda chance de nada.
Eu tinha sorte.
Minha vida havia sido difícil, mas o passado... Ele era parte de mim, mas não me definia. Eu tinha um futuro, possivelmente um futuro bonito, no qual eu não seria uma... vítima, e ainda assim, quando me perdia em minha mente ou deixava que o Sr. Henry fizera moldar minhas decisões, eu não estava abraçando esse futuro.
Eu não estava reconhecendo tudo o que tinha.
Isso... isso tinha que mudar.
E eu pensei que, ao perceber exatamente isso, ao me tornar consciente disso, eu estava mudando."
Mallory, p. 287 





13 comentários :

  1. Oi Carolina, eu gostei dessa história, o ritmo dela é lento mas como você disse é compreensível em virtude do que a personagem passou e achei muito delicada e sensível a escrita da autora e a forma como ela aborda os traumas de ambos e a formas que foram usadas pra eles superarem. Gostei da resenha e gostei da história ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Carolina!
    Por essa sinopse sem ler resenhas eu já leria com toda ctz!
    Sua resenha só me confirmou que posso esperar só cosias boas dessa leitura, eu adorei, qro mto conhecer!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!
    A história do livros parece um tanto triste, confesso que esperava algum drama bem maior, mesmo faltando isso ainda achei lindo e pretendo ler. Eu já imaginava que o livro seria cansativo, várias resenhas falavam que Mallory sempre tinha os mesmos questionamentos e isso é bem chato. Fora alguns pontinhos tenho certeza de que será uma boa leitura. Amei a capa..
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não costumo ler livros Young Adult, que bom que apesar deste livro ser previsível e repleto de clichês, ele não deixa de contar uma história bonita sobre a superação dos próprios medos e de um romance, então quem sabe futuramente eu leia O Problema do Para Sempre.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro ótimo e apesar dos clichês remete a vida d muitos.

    ResponderExcluir
  6. Acho massa esses livros que falam sobre auto-descoberta da protagonista isso é uma coisa que eu adoro ver em livros mas estou um pouco pé atrás porque que já li outras obras da autora que me decepcionaram muito Então tou indecisa

    ResponderExcluir
  7. Carolina!
    Essa questão do abuso psicológico e físico nas crianças é um caso sério mesmo.
    Fico feliz em ver que a autora soube abordar o tema de forma mais crível e mostrando que o amor de todas as formas, pode ajudar a melhorar os traumas que são deixados.
    Deve ser um livro doloroso, ao mesmo tempo, enriquecedor.
    Gostaria de ler.
    Desejo um ótimo domingo!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Como assim eles não irão gostar da aproximação de Rider e Mallory? A namorada até entendo, mas os pais adotivos de Malllory, achei estranho, mas ainda tive um ponto na resenha que fiquei mais intrigada, como assim romance sem chance de sucesso? Já estava até animada por algo mais solido, mas como o próprio título já sugere (existem problemas nos para sempre, ou na felicidade implícita ali), me senti muito tentada a ler o livro, mesmo tendo algumas coisas clichês, fiquei extremamente curiosa, muito boa sua resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma historia comovente e triste, historias assim quando os personagens sofrem tanto mexe muito com o leitor, fiquei curiosa em saber porque os pais adotivos da personagem não quer a aproximação dela com o garoto, quem sabe poderia até fazer bem pra ela alguém conhecido e que já foi seu amigo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carolina.

    A história da Mallory me prendeu do início ao fim, por mostrar esse modo dela, que escolher se fechar para o mundo (de certa forma) e como ela evolui e supera tudo com a ajuda do Rider. Com certeza ela buscou forças nele, pois ele passou pra ela confiança, apoio. E também foi bom ver como o romance deles foi desenvolver, sem focar tanto nisso.

    Enfim, amei o livro e li em um dia!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carolina!
    Da Jennifer L. Armentrout li apenas Não olhe para trás, mas sabe quando você gosta tanto de um livro que deseja ler tudo do autor?! Pois é, aconteceu comigo ao ler Não olhe para trás... Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler outros livros da Jennifer L. Armentrout, tenho até Obsidiana mas como se trata de uma série só vou ler quando tiver todos os outros volumes ao alcance de minhas mãos...
    O Problema do Para Sempre, eu leria só por que foi escrito pela Jennifer L. Armentrout, apesar de ter ficado bem curiosa para conhecer a história de Mallory e Rider; eu amo livros repleto de clichês e quero acompanhar a trajetória de superação dos medos dos protagonistas.
    Bjos, amei sua resenha!

    ResponderExcluir

  12. Este é um livro que me chama demais a atenção, desde seu lançamento, primeiro a temática mais pesada dele e depois por essa capa que me chama demais a atenção. Apesar de ser mais leve do que imaginava a trama, ainda sim tem um assunto pouco abordado em livro e espero poder ler ele em breve!

    ResponderExcluir
  13. Carol, apesar da simplicidade da escrita, quero ler, pois a autora é muito boa com a Saga Lux e, espero poder ler o quanto antes.

    Curti a resenha.
    Parabéns! =)

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook