A Coroa da Vingança - Deuses do Egito #03

Autora: Colleen Houck 
Título original: Reunited
Tradução: Alves Calado 
Série: Deuses do Egito
Editora: Arqueiro
Páginas: 416
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

| Livro cedido em parceria com a Editora Arqueiro |

Sinopse: Meses após sua pacata vida como herdeira milionária sofrer uma reviravolta e ela embarcar numa vertiginosa jornada pelo Egito, Lilliana Young está praticamente de volta à estaca zero.
Suas lembranças das aventuras egípcias e, especialmente, de Amon, o príncipe do sol, foram apagadas, e só resta a Lily atribuir os vestígios de estranhos acontecimentos a um sonho exótico. A não ser por um detalhe: duas estranhas vozes em sua mente, que pertencem a uma leoa e uma fada, a convencem de que ela não é mais a mesma e que seu corpo está se preparando para se transformar em outro ser.
Enquanto tenta dar sentido a tudo isso, Lily descobre que as forças do mal almejam destruir muito mais que sua sanidade mental – o que está em jogo é o futuro da humanidade.
Seth, o obscuro deus do caos, está prestes a se libertar da prisão onde se encontra confinado há milhares de anos, decidido a destruir o mundo e todos os deuses. Para enfrentá-lo de uma vez por todas, Lily se une a Amon e seus dois irmãos nesta terceira e última aventura da série Deuses do Egito.

Chegamos enfim ao último livro da trilogia Deuses do Egito
Como vocês já devem saber, nós aqui do LOHS somos muito fãs da Colleen Houck desde a publicação da série Tigres e até a entrevistamos durante a Bienal do Livro no Rio (quando veio para o Brasil em 2015). Por isso, ficamos sempre muito entusiasmadas para checar o fim dessa história tão interessante e maluca. 

Esse último livro, A Coroa da Vingança, começa logo após o final do segundo título da trilogia, logo, mais uma vez Lily se vê separada de Amon e de seus irmãos, Asten e Ahmose, só que dessa vez ela tem a companhia sempre presente da leoa Tia e da fada Ashleigh. O único porém nessa história toda é que algo ocorreu a Lily na viagem de volta e agora ela perdeu completamente a memória sobre seus feitos e seus poderes. 


Então, começamos o terceiro livro praticamente no mesmo ponto do início do primeiro. A jovem Lily não tem nenhum tipo de preocupação sobre salvar o mundo das forças maléficas de Seth, mas começa a achar que está enlouquecendo ao ouvir a leoa Tia e da fada Ashleigh no dia-a-dia, já que ela não faz menor ideia de tudo o que rolou desde que o príncipe Amon despertou no museu em Nova York e ela teve que ajudá-lo em uma missão de vida ou morte até o Egito (e também por mundos não navegados pelos vivos), que resultou em um grande amor entre os dois.

Apenas quando o professor Hassan, que auxiliou os príncipes do Egito (Amon, Asten e Ahmose) e Lily em todas as jornadas até então, chega a fazenda da avó dela que a garota começa a acreditar que não está louca e que coisas muito estranhas de fato aconteceram. Enquanto Hassan tenta ajudar Lily a recuperar suas memórias, eles recebem a visita da deusa Néftis, que pede à garota que reencontre os príncipes do Egito e que vá com eles até Heliópolis, a morada dos deuses, onde os deuses egípcios lutam contra os seres maléficos de Seth. E, para que derrotem Seth, Lily deverá despertar a deusa Wasret

"-O que você quer fazer, Lilypad? - murmurou no meu ouvido.
Minha avó sempre soube exatamente o que eu precisava ouvir. Deixava que eu reclamasse, que pusesse a frustração para fora, depois me devolvia o problema. Vovó esperava que eu agisse com responsabilidade, pensasse nas minhas opções e fizesse a escolha certa.
Suspirei contra o seu ombro macio e fiz o papel da adulta que eu deveria ser.
-O que quero é ir comprar sapatos. Mas o que vou fazer é partir para o meio do Cosmo e despertar mais umas múmias.
Quando recuei, ela segurou meu queixo.
-Você sempre foi uma garota corajosa."
Lily e sua avó, p. 71

Assim como a memória, os sentimentos de Lily por Amon e seus irmãos também desapareceram. Mas, mesmo sem a menor vontade de arriscar a vida, Lily decide começar uma nova jornada - dessa vez ainda mais perigosa que as anteriores - para acordar os irmãos e, enfim, encontrar uma forma de derrotar o deus Seth. 


Nessa nova aventura, Lily, Tia e Ashleigh terão principalmente a companhia de Ahmose para guiá-las até seus irmãos, que estão em um lugar tão escondido que nem os deuses se atrevem a ir lá. Sem memórias de tudo o que viveu com Amon, Lily passa a ter sentimentos conflitantes pelo jovem Ahmose, assim como a fada Ashleigh.

Mas, muito mais preocupante que o novo triângulo amoroso, será o conhecimento de que despertar a deusa Wasret talvez ponha em risco a própria existência de Lily, Tia e Ashleigh. Será uma difícil escolha entre salvar a si mesmas ou todos os seres vivos do Cosmos.

"Inclinando a cabeça para trás, fechei os olhos e envolvi Tia e Ashleigh com os braços, puxando-as para perto de mim. Eu tinha passado a vida inteira presa numa gaiola feita por mim mesma, com medo de desapontar os outros e de ser a pessoa que eu desejava, mas eu não era mais aquela garota. Mais do que qualquer coisa, eu queria estar com quem eu amava, explorar a vida à minha frente, mas não era para ser. Nunca saberia o que eu poderia ter sido, o que Amon e eu poderíamos ter sido, mas pelo menos eu tinha sentido um gostinho disso.
Tranquilizei minhas duas irmãs.
Às vezes é preciso fazer sacrifícios, e precisamos abrir mão daquilo que mais queremos no mundo para que outros possam viver contentes e felizes. 
-Wasret - chamei, murmurando as palavras às estrelas lá no alto. - Estamos prontas. Nós a convocamos com o nome sussurrado através do Cosmo. Nós invocamos a Libertadora.
Uma explosão de luz nos envolveu.
-Obrigada, Lily, Tia, Ashleigh. Seu sacrifício será tecido entre as estrelas - disse uma voz que todas reconhecemos.
Um vento frio passou por mim e eu me ergui do lugar onde estivera à deriva. Por um momento tive a percepção de Tia e Ashleigh se agarrando com força a mim e então não tive consciência de mais nada."
Lily, p. 384

De uma forma geral, eu gostei muito do final dessa história. Não foi exatamente o que esperava, mas foi muito bom. Quando terminei o segundo livro, fiquei me perguntando como que a Colleen Houck resolveria algumas questões bem complexas - na minha opinião, é claro -, e gostei do resultado final. Houve muitas mortes e muitos sacrifícios e foram grandes desafios e lutas, mas devo confessar que o que mais gostei foi que toda a estratégia para a derrocada do deus Seth foi criada e desenvolvida por personagens femininas. Nesse livro específico, os personagens masculinos (sejam deuses, príncipes amaldiçoados ou humanos) são personagens secundários muito importantes que auxiliam as personagens femininas a fazerem o que deve ser feito.


O lado negativo de A Coroa da Vingança é algo que considero muito do meu próprio gosto e, por isso, você leitor pode achar diferente. Digo isso porque a história de A Coroa da Vingança é muito bem escrita, desenvolvida e finalizada. Só que eu já não tinha ficado muito feliz com o estranho triângulo amoroso criado no segundo livro (O Coração da Esfinge) com Lily, Tia e Asten, e agora, no terceiro volume, boa parte da narrativa - sendo um pouco mais da metade do livro - apresenta um novo triângulo com a fada Ashleigh e o outro irmão, Ahmose.
Outro pequeno ponto que considero insatisfatório foi a razão inventada para a perda das memórias de Lily no início do livro. É algo que poderia ter sido melhorado.

Mas, tirando esses pequenos detalhes, ainda assim a história é ótima. Eu adoro finalizar uma série ou trilogia com aquela sensação de “valeu a pena”. E foi isso que aconteceu agora.

Então, recomendo a todos a trilogia Deuses do Egito! ;)




Confira também de Colleen Houck:



2 comentários :

  1. Oi, Carolina!
    Eu pretendia ler a trilogia Deuses do Egito, mas com esse triângulo amoroso presente em A Coroa da Vingança me desanimei e meu interesse foi a zero, isso sempre acontece quando há triângulo amoroso na história, eu detesto triângulo amoroso, seja de qualquer tipo. Por isso essa é uma trilogia que não pretendo ler...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Carol, essa mulher escreve muito, hein?
    Sua resenha revelou a ligação dos livros anteriores e é possível ver a similaridade entre as séries de Hoover.

    Mesmo não sendo o melhor dos melhores, gostei e, quem sabe algum dia eu leia? =D

    Beijos,
    Danny
    irmaoslivreiros.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook