O Resgate no Mar, parte I - Outlander #03

Autora: Diana Gabaldon
Título Original: Outlander - Voyager
Tradução: Geni Hirata
Série: Outlander
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 592

Onde Comprar: AmazonBr - Saraiva - Submarino

Há vinte anos Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor de sua vida – Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que retornou à sua própria época, ela sempre pensou que ele tinha sido morto na Batalha de Culloden. Agora, em 1968, Claire descobre, com a ajuda de Roger Wakefield, evidências de que seu amado pode estar vivo. A lembrança do guerreiro escocês não a abandona… seu corpo e sua alma clamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois. Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, o rapaz precisa retomar sua vida. As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nesta viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?

Devo começar a terceira resenha da série de livros da autora Diana Gabaldon dizendo, logo de início, que o livro foi maravilhoso. Não duvido de sua capacidade nem de sua escrita, já comprovada em três livros o quão realista e concreta pode ser. Eu amo isso em um livro, e admiro muito essa autora por dar isso aos leitores. Vou dividir em duas partes minha opinião sobre o livro, com e sem spoilers. Acho mais fácil assim pois quem tem curiosidade de saber se a série mantém um bom nível, não é prejudicado.



SEM Spoilers 

Se você ainda não leu a resenha de Outlander - A Viajante do Tempo, ou de Outlander - A Libélula no Âmbar, os links estão aqui. Bom, chegamos ao terceiro livro da série, nomeado O Resgate no Mar - parte Um. Infelizmente (ou felizmente) o livro foi dividido em dois devido ao seu tamanho e mesmo assim possui 592 páginas. É, se você ama livros grandes como eu, vai se deliciar lendo os calhamaços escritos pela Diana. E para quem não é fã e se assusta, relaxe, porque os livros são muito gostosos de ler, não se intimidem com o tamanho deles.
A história de Claire e Jamie continua e a cada página o leitor com certeza se verá mais e mais envolvido com a história do casal. Mas não é só de romance que se sustenta Outlander. A autora insere no contexto da viagem no tempo e do romance sólido, fatos históricos importantíssimos,  que mesmo tendo se passado vários anos na história, não perdem a linha, nem o contexto e são totalmente compreensíveis, mesmo para quem nunca teve contato com a história da Escócia e dos Jacobitas. Tornando tudo mais interessante ainda, não?

Mas a questão é: A história de um país, a Escócia, mudou devido a Claire e Jamie? Ela, uma viajante do tempo, conseguiu impedir que os fatos tão arriscados do primeiro livro e do segundo culminassem na morte de seu amado em uma grande guerra? Jamie resistiu a tudo, e quando digo tudo, são batalhas, traições e perseguições incansáveis, por sua amada Sassenach? Só lendo pra saber. E leiam, porque vale cada página. Digo isso com a maior sinceridade de leitora. Não tem como não gostar e não se encantar por Outlander e seus inúmeros personagens, tão queridos e tão reais que as vezes me sinto na Escócia do século XVIII e esqueço de tudo quando leio cada volume da série. Não vejo a hora de segurar o próximo livro em mãos, isso é tudo que posso lhes dizer.


COM Spoilers


Se está lendo esta parte, ou você está surtando por ter lido também, ou é super curioso(a) a ponto de não aguentar e quer saber mais. Vamos falar um pouquinho sobre os fatos: No fim do segundo livro, A Libélula no Âmbar, Claire descobre, junto a sua filha Brianna e ao jovem historiador Roger, que seu amado escocês James Alexander Malcom Mackenzie Fraser está vivo. Sim senhores, ele sobreviveu a batalha de Culloden. E este fato deixou os leitores ansiosos pelo terceiro livro, sem dúvidas. Claire, corre pro Jamie a-g-o-r-a. Foi o que pensei de imediato!

Mas não é tão simples quanto parece, afinal, Claire tem uma vida em 1968 agora, vinte longos anos após retornar do passado. E ela nos conta um pouco de como foi essa vida sem o Jamie. Doeu tanto meu coração, imaginar como ambos sofreram separados um do outro, mas Claire possuía seu bem mais precioso, Brianna, seu elo eterno com Jamie e sua força. Conforme as páginas vão passando, o relacionamento dela com Frank é retomado e descrito, assim como a criação da jovem "Bree". E vemos também, Claire se tornar médica.

Em contraponto, o livro nos dá o privilégio de finalmente ler a narrativa pelo ponto de vista de outro personagem: Jamie. E que narrativa, devo dizer! Fiquei sem fôlego com ele muitas vezes, em presenciar ali na minha frente, nas páginas que passavam pelos meus olhos, o quanto ele sofreu e o quanto ele foi forte. É o casal mais forte que já conheci em um livro. E mais realista também. Sem sua amada Sassenach, ele viveu em prol de sua família em Lallybroch, da irmã Jenny, do cunhado Ian e de seus sobrinhos. E para vê-los em segurança, viveu escondido, foi preso, foi vendido, e fez muitos trabalhos até esses longos vinte anos se passarem.

Quando Claire descobre o paradeiro exato de Jamie, não pensa duas vezes, ela precisa encontrar novamente o amor de sua vida e pai de sua filha. Mas isso implica deixar Brianna para trás, assim como sua casa, sua profissão e as memórias de Frank. Mesmo com tudo isso, após vinte anos, ela decide que é a hora de reencontrar Jamie e sua felicidade real. Bree e Roger a acompanham na jornada interminável de preparativos para sua volta no tempo. E assim, Claire volta aos braços de Jamie. Mas não será fácil para eles retomarem suas vidas após longos vinte anos de separação, de vivências, de filhos e paixões perdidas. E o fim dessa parte I nos deixa muito ansiosos pela continuação, como os livros anteriores. E eu já posso imaginar o que os aguarda. Ou não? A autora sempre consegue nos surpreender.

Estou animada para o próximo livro. Achei o terceiro muito bom, muito realista sensível, apaixonante, doloroso e lindo. Tudo isso ao mesmo tempo. Como é bom sentir a história dos personagens tão vívida em nossas mentes! Agradeço imensamente a Diana Gabaldon por criar uma história tão boa e tão arrebatadora para o coração do leitor. Obrigada Diana.

Sobre a edição, está linda, é uma série de livros que realmente mereceu ser republicada e a Saída de Emergência (Selo da Editora Arqueiro) está fazendo um belíssimo trabalho. Até o quarto livro!






14 comentários :

  1. Tive que passar direto da sua resenha porque eu vou começar A Viajante do Tempo e não gostaria de receber spoilers agora. Sorry!

    http://bloguicesdacamila.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Comece mesmo e boa sorte com a leitura, no sentido de que, este livro vai te cativar, depois deixar seu coração em pedaços, depois te encantar novamente e assim vai. Sem dúvidas está no meu top 5 da vida! Amo amo.

      Excluir
  2. Adorei sua resenha. E mais uma vez minha lista de desejados crescer. Vou ter que ganhar na lotearia desse jeito viu.kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, obrigada!

      Realmente, vou dizer pra ti que este livro vale a pena o investimento viu? Vai amar a história e viciar, como eu e as meninas do blog! Beijo!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Gostei muito da resenha, mas não li a parte que contém spoiler porque sou daqueles que ao mesmo tempo que ODEIA uma spoiler AMA, mas dessa vez preferir não arriscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor!

      Obrigada pela visita!
      Hahaha não arrisque mesmo, eu não leria também a parte de spoilers! Espero que goste dos livros quando ler! Beijo!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu sei que a resenha não contém spoilers, mas eu ainda sim não li porque eu tenho muitas expectativas por essa série e ainda sim não faço a minima ideia do que se trata.
    Eu sei que parece loucura, mas muitas pessoas com opiniões que eu confio já me indicaram a série, e eu quero ler só pelas indicações.
    Assim que eu ler um dos livros venho aqui e leio sua resenha.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/07/compre-distopia-na-pre-venda.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo!

      Eu entendo completamente seu ponto de vista e concordo, se tens muita expectativa é bom ter surpresas, mesmo com todos falando sobre o livro e sobre a série. Leia mesmo os livros!! Não deixe essa série passar batido pra ti, porque a escrita é excelente e a história também.

      Quando ler comente mesmo por aqui! Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Oiii
    Adorei a resenha, esse livro parece ser muito interessante! Não li a parte com spoiler porque quero muito ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda!

      Obrigada e que bom que gostou da resenha! Espero que ame o livro tanto quanto eu e o fandom gigantesco hahaha. Beijo!!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Taí uma série que eu quero muito ler, mas não tenho tempo. Até evito pedir porque são uns tijolinhos e ocupariam muito tempo (além de sobrecarregar a coluna. rsrs). Mas sempre vejo opiniões positivas, como a sua, que me fazem querer conhecer a história.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giulia!

      Poxa vida, realmente é uma série grande e com livros volumosos! hahaha.
      Mas quem sabe você não leia em outro momento, quanto tiver mais tempo pra investir neles não é mesmo?
      Conheça mesmo a história, vale muito a pena!!

      Beijo e obrigada pela visita!!

      Excluir
  7. Oi Camila!
    Eu amo essa série e estou bastante curiosa para ler o terceiro livro! Sua resenha me deixou bastante curiosa, o mundo que a Diana criou é simplesmente fantástico!

    Bjs,
    Fernanda
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!

      Que bom que amaaaaaaa, sempre bom encontrar fãs também!
      Leia logo o terceiro menina, você vai amar!! A Diana é uma das melhores autoras que já li <3

      Beijo e obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook