Autor: Nicholas Sparks Título original: Safe Heaven Tradução: Ivan Panazzolo Júnior Editora: Novo Conceito Páginas: 414
Sinopse:Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.
Nos momentos mais difíceis, o amor é o único refúgio
Minha relação com Nicholas Sparks é antiga, desde Um Amor para Recordar, e digo a vocês que é uma relação de amor e ódio, pois apesar de todas as repetições de assuntos e clichês, ele, em seus livros, ainda consegue mexer com o meu coração (e com o de muito gente por aí). Então, sim, eu não leio alguns livros que são laçados, pois acho que são parecidíssimos com outros, ou que poderiam estragar uma história perfeita - ex: o futuro de Diário de uma Paixão. Mas, com Um Porto Seguro foi diferente: eu necessitei saber o que acontece entre Katie e Alex. E bom, descobri em 24h.
A história de Katie começa na pequena cidade de Southport, sul dos EUA. Ela conseguiu um emprego no Ivan's - um restaurante - e em meio a muita desconfiança e insegurança começa a ajeitar sua vida numa casa alugada que precisa de muitos cuidados. Na casa ao lado, chega uma vizinha, Jo, com quem Katie já se sente confortável e elas começam uma amizade verdadeira.
"-Eu já lhe disse. Queria um lugar onde pudesse recomeçar a vida.
- Tudo bem. Você tem razão. Não é da minha conta.
- Não foi isso que eu disse.
- Foi, sim. Você disse de uma maneira gentil." Katie e Jo, p. 53
Apesar disso, Katie tenta se esconder o máximo que pode: anda de cabeça baixa, não aceita convites para sair, não faz fofocas, tenta não chamar atenção, porém - OBVIAMENTE - que ela chamaria atenção de alguém, esse algué é Alex. Pai dedicado, viúvo e grisalho aos 35-40 anos, dono da maior loja de conveniência da cidade.
Ele se sente intrigado com essa nova moradora. Como ele trabalhava como investigador do Exército, o mistério que ronda Katie o fez querer saber mais sobre essa linda mulher; e Alex descobre.
"- E se o passado não for realmente passado? E se ainda estiver acontecendo?
- Você tem medo de que ele a encontre.
- O que você disse?
- Você ouviu o que eu disse." Katie e Alex, p. 160
Depois desse choque, não foi fácil para Katie permanecer perto dele, sua racionalidade a mandava fugir e se esconder, caso contrário ele a acharia. Mas seus instintos queriam ficar ao lado desse homem que a fazia sentir bem e segura. Mas quem realmente a encantou foram os filhos de Alex: Kristen e Josh. Então, nesse critério, os instintos ganham, pois a Senhorita Katie foi conquistada por essas crianças e pelo pai dela...
Apesar de todas as regras que Katie estabeleceu para a sua vida nova, ela acaba quebrando quando Josh sofre um acidente e é ela quem praticamente salva a vida dele. E isso faz com que Alex queira ficar cada vez mais perto dela. Alguns mimos aqui, e outros alí, Katie percebe quais são as intenções dele, mas não sabe se pode correspondê-las.
"-É uma sobrevivente. É algo bem sensual.
- Acho que você está tentando me elogiar, esperando que eu rasgue suas roupas aqui mesmo.
- Está funcionando?
- Está chegando perto." Alex e Katie, p. 213
Nem preciso dizer que Nicholas é mestre em nos fazer desejar a vida e o amor de suas personagens. E em Um Porto Seguro não foi diferente. Eu me senti presa ao passado misterioso de Katie que é muito bem desenvolvido no decorrer do livro, pois na narração Sparks junta passado e presente, criando uma trama em sincronia que no meio do caminho você já percebe que elas irão colidir e quando isso acontecer, causará uma reviravolta gigantesca na história. Ou seja, esse passado de que ela tanto foge irá encontrá-la nesse presente aparentemente perfeito.
"Afinal, sentir-se confortável significava que ela poderia abaixar suas defesas, o que era algo que ela nunca poderia deixar acontecer." Katie, p. 24
A história de amor que surge entre Katie e Alex é linda. Portanto, quem está a procura de romance e ação os encontra nesse livro: a construção da jornada de duas pessoas que, no final, correrão um grande perigo. Porém, qual o lugar mais seguro do que estar nos braços de quem você ama?
Curiosidade: a adaptação entrará em cartaz no dia 19/04, de acordo com a programação do Cinemark. ain, gente, tá pertinho! Quem está ansioso, levanta a mão! Os atores Julianne Hough e Josh Duhamel dão vida à Katie e ao Alex. Você pode conferir o trailer aqui:
WAIT! Um amor para recordar é do Nicholas Sparks? Deus! Chorei horrores naquele filme! Não li nada do Nicholas ainda, mas parece ser tudo tão lindo e triste (sem contar com a relação de amor e ódio que todos tem com ele). Adorei o trailer!
É DELE SIM, hahahahah! também chorei litros com o filme e com o livro. Mas pode ler alguns que são muito lindo e não nos fazem chorar tanto quanto outros... quer alguma sugestão?
AAAAHH, que mais nada, não? HAHAHAH isso, infelizmente é spoiler, então não posso te falar, mas se quiser muito saber manda mensagem pelo Facebook que ficarei mais do que feliz em te contar. Já começou a ler o livro? ^^
Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.
(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).
Izabela, 23, bookahoolic desde os 12 anos – época em que meu irmão não me respondeu se o Harry morria ou não no final e me mandou ler. Não parei desde então. Não vejo meu futuro senão junto aos livros e trabalharei muito para que esse sonho se realize. Esse blogue é um passo e espero poder mostrar a todos vocês, leitores, como o mundo real e o nosso real podem se misturar.
----------------------------------------------
Nascida e criada em uma família de leitoras (girl power!), comecei a ler livros mais sérios aos 11 anos, mais precisamente Harry Potter, logo em seguida descobrindo minha verdadeira paixão que é a literatura fantástica com o mestre J.R.R Tolkien, também meu autor favorito. Nerd (com orgulho) desde criancinha, hoje aos 25 anos não vivo sem: Livros! Música, filmes & séries, RPG, jogos em geral e passar um tempo com as amigas.
----------------------------------------------
Sou uma geminiana de múltiplos interesses na vida e na literatura. Minha família é nerd e não nego as raízes. Quando pequena fui apresentada ao universo da ficção com Star Wars pelo meu pai enquanto minha mãe me presenteava com livros infantis. Aos 14, conheci e me apaixonei por HQs e mangás (ainda mantemos uma relação séria até os dias atuais). Hoje sou uma mistura de meus pais, casando uma grande paixão por fantasia e ficção com romances de época e contemporâneos, dando uma passada no setor de quadrinhos pelo menos uma vez ao mês e parando de vez em quando para assistir uma série, um filme ou um anime.
WAIT! Um amor para recordar é do Nicholas Sparks? Deus! Chorei horrores naquele filme! Não li nada do Nicholas ainda, mas parece ser tudo tão lindo e triste (sem contar com a relação de amor e ódio que todos tem com ele). Adorei o trailer!
ResponderExcluirÉ DELE SIM, hahahahah! também chorei litros com o filme e com o livro. Mas pode ler alguns que são muito lindo e não nos fazem chorar tanto quanto outros... quer alguma sugestão?
ExcluirQuero sim, por favor!
ExcluirUm Porto Seguro, Um Homem de Sorte, Diário de uma Paixão, e se você quiser chorar mesmo, mas assim... MUITO: O Melhor de Mim
Excluirasuhhusahusah obrigada!
Excluirquero saber mais , porque a katie ta fugindo u.u , e o que a jo tem aver com isso
ResponderExcluirAAAAHH, que mais nada, não? HAHAHAH isso, infelizmente é spoiler, então não posso te falar, mas se quiser muito saber manda mensagem pelo Facebook que ficarei mais do que feliz em te contar. Já começou a ler o livro? ^^
Excluir