#Literatura nas Telas: Assassinato no Expresso do Oriente + #Sorteio!


Olá, leitorxs!! 

Já faz mais de um ano que li o suspense Assassinato no Expresso do Oriente (Resenha), da renomada Agatha Christie, conhecida como A Rainha dos Crimes. Publicado originalmente em 1934,o livro apresenta mais um caso do famoso detetive Hercule Poirot - um homem baixinho e com bigodes enormes que não gera grande comoção à primeira vista. Isso até ele solucionar alguns mistérios, é claro. 

Considerei o livro muito bom. A autora consegue levar os leitores para becos sem saída. Ela apresenta um enigma que parece não ter respostas. Isso a menos que alguém esteja mentindo. Mas quem poderia ser o (a) mentiroso (a)?!

Com um desfecho muito inteligente, Assassinato no Expresso do Oriente (Resenha) é uma leitura rápida e muito recomendada. Você pode conferir minha resenha completa aqui no blog.


Filme


Lançamento: 30 de novembro de 2017
Diretor: Kenneth Branagh
Título original: Murder on the Orient Express
Elenco: Kenneth Branagh, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Josh Gad, Derek Jacobi, Penélope Cruz, Willem Dafoe, Daisy Ridley
Direção: 1h49min
Sinopse: O detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) embarca de última hora no trem Expresso do Oriente, graças à amizade que possui com Bouc (Tom Bateman), que coordena a viagem. Já a bordo, ele conhece os demais passageiros e resiste à insistente aproximação de Edward Ratchett (Johnny Depp), que deseja contratá-lo para ser seu segurança particular. Na noite seguinte, Ratchett é morto em seu vagão. Com a viagem momentaneamente interrompida devido a uma nevasca que fez com que o trem descarrilhasse, Bouc convence Poirot para que use suas habilidades dedutivas de forma a desvendar o crime cometido.

Confira o trailer:

Minha memória funcionou com essa história e, como lembro muito bem os detalhes do livro, pude comparar muito bem versão original e a versão adaptada. 
Este não é o primeiro filme inspirado na obra da Agatha Christie, mas foi o primeiro que assisti.

O enredo em si é bem fiel a história original. Começamos com o detetive Hercule Poirot resolvendo um difícil caso na Síria e partindo para desejadas férias na Turquia. Porém, antes mesmo que comece a relaxar, Poirot recebe um importante telegrama requisitando sua presença na Inglaterra o mais rápido possível. 

Ao embarcar de última hora no Expresso do Oriente, Poirot se vê obrigado a resolver mais um enigmático caso. No terceiro dia de viagem, o diretor da empresa, Bouc, pede ajuda a seu velho amigo porque um dos passageiros da primeira classe, o sr. Ratchett, foi encontrado morto, esfaqueado 12 vezes, segundo o médico que estava presente no trem.
Só que na mesma noite do crime, uma forte nevasca paralisou o trem. 

Então, Poirot tem certeza que o assassino está entre eles e não teve chance de fugir. E irá investigar os condutores e passageiros do trem a fim de descobrir a verdade.


O filme em si alterou muito pouco da essência da história. Apenas adicionou cenas de ação - que não existem no livro. Acredito que foi uma decisão pensando em não deixar o longa muito parado. Até porque, boa parte do romance de Agatha Christie é formada por Poirot entrevistando os suspeitos e pensando em como solucionar o mistério.

As grandes mudanças da história foram os suspeitos. Suas nacionalidades, tipos físicos e personalidades foram um tanto quanto alteradas. A começar pelo próprio detetive Poirot. Ele normalmente é descrito como um homem baixinho, gordinho e com bigodes enormes. Não preciso nem dizer que a única coisa que se mantém fisicamente são os bigodes, certo? (Hahahaha).

Mas a própria personalidade de Poirot muda também. O detetive que é sempre tão seguro e confiante, ganha por meio de Kenneth Branagh um aspecto mais humano quando se vê duvidando da própria capacidade de solucionar os crimes. 

"Vamos pegar um assassino."

O elenco em si é formado por uma equipe de peso. Nem é necessário dizer como todos arrasaram. Sei também que tem havido grande repercussão negativa por conta da participação de Johnny Depp no filme, pelo menos desde que ele foi acusado de abuso pela ex-mulher. Mas não acho que podemos prejudicar uma adaptação dessas por conta de um único ator que nem aparece muito. Enfim, essa é minha opinião pessoal.

De uma forma geral, eu gostei do filme. Não foi o melhor que assisti esse ano, mas foi bom. Gostei da ideia de um Poirot mais humano que duvida de si mesmo. E adorei a fotografia! Ficou linda demais. 







Sorteio


Como já havia prometido aqui no blog, aproveitei o filme para trazer o sorteio da belíssima edição da Harper Collins Brasil de Assassinato no Expresso do Oriente. Detalhe: é capa dura e vem com pôster do filme! 


Como Participar:
É muito simples! Siga o que o formulário de sorteio (abaixo) pede, para conseguir suas entradas no sorteio. Temos uma entrada que é obrigatória: seguir no GFC do blog (no canto inferior esquerdo do site). As outras entradas extras (comentário, Twitter, Instagram, Facebook e Youtube) servem para você aumentar suas chances de ganhar o livro. Quanto mais entradas você participar, mais chances de ganhar!


Regras do Sorteio:

1. Possuir endereço de entrega no Brasil;

2. O Sorteio tem início dia 13 de dezembro e término dia 13 de janeiro à meia noite, e terá 01 (um) ganhador do livro Assassinato no Expresso do Oriente;

3. Todas as entradas obrigatórias serão conferidas ao término da promoção; caso o vencedor não tenha cumprido todas as entradas obrigatórias será desclassificado;

4. O vencedor terá 48 horas para  enviar um e-mail para o blog (bloglohs@gmail.com). Na falta de contato, o livro será sorteado novamente.

5. O blog tem até 40 dias úteis para enviar o prêmio e não será responsabilizado por eventuais extravios, roubos ou perdas cuja responsabilidade cabe aos Correios;

6. Perfis falsos serão desclassificados! Sejam conscientes!

Boa Sorte!

32 comentários :

  1. Ahhhhhh! Participandoooo! =D

    Daniel Moraes
    e-mail: irmaoslivreiros.adm@gmail.com
    canal no YouTube: Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Carolina!
    Nossa! Li esse livro acredito que tenha mais de 35 anos e seria ótimo poder fazer a releitura.
    E claro que quero assistir o filme, é sempre um prazer ver e ler a Rainha do crime.
    Nada ver esse lance do Johnny Depp, ele não deixa de ser um bom ator por causa dos seus conflitos familiares.


    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    “ Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor.” (Hamilton Wright Mabi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro da Agatha, e quero ler esse livro antes de assistir a adaptação, apesar desse gênero não me atrair muito!
    Participando!
    daianedearaujosimplicio@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Vi o filme e amei!!!!Dedos cruzados!Participando!!!!
    Suellen Linhares
    su.linhares@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esta obra, principalmente porque sempre quando leio resenhas sobre este livro tenho visto sempre muitos elogios. Como não li a estória não posso comparar com a adaptação, mas fico feliz em saber que conseguiram passar a originalidade da trama, sem muitas modificações, e os atores de modo geral fizeram uma interpretação bacana. Por esses e outros motivos espero ter a chance de adquirir o livro o mais rápido possível.

    Participando.
    Lana Silva
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já li este livro a algum tempo, mas confesso que não lembro quase nada então eu gostaria de reler para tirar minhas novas conclusões.

    Sobre o filme eu estou animada para conferir, mas ao mesmo tempo eu queria reler antes.

    ResponderExcluir
  7. Li alguns livros de Agatha Christie mas o Assassinato no Expresso do Oriente nunca tive a oportunidade...Amo suspense/policial e vou adorar tê-lo só pra mim...quanto ao filme é muito bom gostei bastante..

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nem um livro da Agatha Christie, sem duvidas adoraria ler este livro e assistir o filme!!!

    Participando!
    Mariele Antonello
    mariiantonello@outlook.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro os livros da autora esse ainda não li, mas vou querer assistir o filme, que bom que é fiel e que colocaram ação que adoro deve ter dado um toque de adrenalina nas cenas. Esse assassinato deve deixar o público ansioso para saber quem é o culpado.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada da autora, mas depois do trailer desse filme vontade não falta. Espero conhecer a escrita da Agatha logo. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Amo Agatha, suas histórias são envolventes e misteriosas até quando acaba, quero muito assistir ao filme, sei que vai ser ótimo!

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem?

    Acredita que eu ainda não li nada da Agatha? Vergonha eu sei espero que ganhe o sorteio para mudar isso hahaha! Que bom que a adaptação lhe agradou e não mudou muito do livro - afinal não tem coisa pior né? Espero poder ver o filme também.

    Beijos,

    wwww.leitorunicornio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu simplesmente amei a sinopse e a resenha, é do tipo que me encanta!! Adoro essas investigações de assassinato, fico empolgada demais até desvendar o caso. Participando e torcendo muito para ganhar essa maravilha!!

    ResponderExcluir
  14. Ahh!
    Quero muito o livro !
    Parece ser uma história e tanto!


    Michele564000@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro para depois assisitir ao filme, parece ser muito bom !!

    ResponderExcluir
  16. OMG! Quero muito ler esse livro. Participando e torcendo muito pra ganhar!!
    gihpereira777@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Quero muuuito ler esse livro! A Agatha é uma otima escritora e sempre me surpreendo com os livros dela, me disseram que o filme é otimo também, maaas vou esperar pra ler o livro primeiro

    Participando da promoção!
    laralindinha2009_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Carolina!
    Ainda não li nenhum livro da Agatha Christie, mas tenho muita vontade de ler algum livro da Rainha dos crimes, espero ter a oportunidade de ler futuramente...
    Quanto ao filme Assassinato no Expresso do Oriente, ainda não assisti mas vou tentar me organizar para assistir nos próximos dias... Eu não sei muito sobre esse assunto envovendo o Johnny Depp e a ex-mulher, mas pra mim, quando um ator interpreta um papel ele deixa de ser "a pessoa" e passa a ser "o personagem", essa é a minha opinião...

    Ah, vou participar do sorteio, quem sabe eu acabe ganhando...

    Nome no formulário: Elidiane Lima
    Email: elidian20@hotmail.com

    Bjos!

    ResponderExcluir
  19. O detetive Hercule Poirot tem mais um grande crime a ser desvendado pela frente! Acho que o ambiente combina muito bem com a trama, o trem, os passageiros, uma nevasca!! Cada um ali é um suspeito, gosto quando a autora consegue me surpreender, e aqui pelo que li, é o caso. Quem será o assassino? A capa está deslumbrante!! Amei!!
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Carol!
    Adorei o filme e adorei o bigode, hahahaha.
    Na metade do filme eu saquei o final e meu marido ficou falando "claro que não é isso" e era, hahaha. Tomaaaa!
    Realmente, esse elenco está espetacular.
    E fico muito feliz por terem mudado pouco da essência do original para o filme.
    Da Agatha Christie eu já um outro, mas não o Expresso Oriente ainda.
    E espero ler o Morte no Nilo antes do próximo filme.
    :D

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber se o livro também vale 3 estrelas como o filme... Eu queria muito assistir esse filme, mas fico sempre querendo ler o livro antes de ver o filme e acabo não fazendo nenhum dos dois. Nunca li nada da autora, mas está na minha meta do ano. Fico receosa por pensar que o livro pode ser meio monótono, mas ao mesmo tempo adoro livros inteligentes e surpreendentes e isso pode me fisgar. Fico curiosa para saber a solução desse caso!!

    ResponderExcluir
  22. Participando.

    ResponderExcluir
  23. Apesar de adorar livros de detetives e de investigações nunca tive a oportunidade de ler nada da Agatha Christie!! E com relação ao filme ainda não assisti.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  24. Ainda não vi esse filme, mas a história parece bem interessante!
    Gostei muito da capa também rssrs Abraços

    ResponderExcluir
  25. Esse filme está na minha lista de desejos! Apesar de não ter lido muita coisa da Agatha, respeito muito! Na verdade acho que só li um livro dela, e tem muito tempo! rs
    Adoro ver as adaptações, de preferencia depois de ler o livro. Mas já que você disse que e bem fiel, acho que posso ver mesmo antes de ler. =D
    Participando!!!
    maiiira04@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Amo Agatha mas não li todos os livros dela que queria. Essa é um dos meus desejados. Tomara que ganhe.
    Participando.
    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Participando e torcendo!
    jessica_mds@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  28. Participando do sorteio.
    arm.amarelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Participando
    Rafael Nunes
    Rafaelnunes97sf@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook