Confesse

Autora: Colleen Hoover
Título original: Confess 
Tradução: Priscila Catão
Editora: Galera Record
Páginas: 328
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record |


Sinopse: Um romance sobre arriscar tudo pelo amor — e sobre encontrar seu coração entre a verdade e a mentira. Da autora das séries Slammed e Hopeless.
Auburn Reed perdeu tudo que era importante para ela. Na luta para reconstruir a vida destruída, ela se mantém focada em seus objetivos e não pode cometer nenhum erro. Mas ao entrar num estúdio de arte em Dallas à procura de emprego, Auburn não esperava encontrar o enigmático Owen Gentry, que lhe desperta uma intensa atração. Pela primeira vez, Auburn se vê correndo riscos e deixa o coração falar mais alto, até descobrir que Owen está encobrindo um enorme segredo. A importância do passado do artista ameaça acabar com tudo que Auburn mais ama, e a única maneira de reconstituir sua vida é mantendo Owen afastado.

Colleen Hoover é uma das escritoras que mais gosto no gênero New Adult. Como foi assistente social antes dos livros mudarem sua vida completamente, a trama de suas histórias consegue sempre envolver dramas reais e que nos tocam de alguma forma. Por isso, eu coloco todos os títulos que ela escreveu na lista dos meus desejados - sem nem precisar ler as sinopses.

E foi exatamente o que aconteceu com Confesse. Eu soube que a autora estava lançando o livro, mas nem me preocupei em descobrir sobre o que se tratava a história. Depois a obra ficou mais famosa ainda ao ganhar a adaptação em formato de série - já finalizada - com sete episódios, que está disponível gratuitamente pelo site go90.com (que infelizmente só funciona no Estados Unidos). Mas, obviamente, já existe opções piratas para encontrar os episódios online.

Confira o trailer legendado da minissérie:


Assim que a editora Galera anunciou o lançamento do livro no Brasil, eu já estava quicando de desejo de conferir mais uma história da Colleen Hoover. Infelizmente, o título demorou um pouco para chegar até minha casa - minha ansiedade já tinha até esquecido do dito cujo. Mas, é claro que logo que coloquei minhas mãozinhas já passei na frente de todos os outros livros que estavam na fila. 

Confesse começa com um prólogo de Auburn Reed, nossa protagonista. Aos 15 anos, a jovem acompanhou seu namorado Adam, também de 15 anos, sofrer por conta do câncer. Ela não teve muito tempo com ele, mas considera precioso cada minuto que passou ao seu lado.

"-Eu te amo tanto... - Sua voz está ofegante e cheia de medo. - Vou te amar para sempre. Mesmo quando eu não puder mais.
Minhas lágrimas aumentam ao ouvir suas palavras.
-E eu vou te amar para sempre. Mesmo quando eu não dever mais."
Auburn e Adam, p. 16

Hoje, com 20 anos, Auburn está batalhando muito para alcançar seus desejos. Ela foi obrigada a se mudar de Portland, no Oregon, para Dallas, no Texas e começar praticamente do zero.

Como Auburn precisa de muito dinheiro para pagar um advogado que possa resolver seus problemas, ela tenta encontrar um segundo emprego que ajude com as contas. Já que trabalhar em um salão de beleza não rende o suficiente para todas as contas.

O destino intervém quando, ao caminhar de volta para casa (já que ela teve que vender seu carro para pagar a mudança), ela se depara com um anúncio de “estamos contratando” em um prédio com uma placa que diz “Confesse”.

Owen *_____*

Ela é imediatamente contratada pelo jovem artista Owen Gentry, que precisava urgentemente de ajuda para a exposição que faria na mesma noite de seus quadros. E, além da ajuda financeira que esse trabalho lhe dá, conhecer Owen mexe com ela de uma forma que não sentia desde a morte de Adam.

Em paralelo, Owen simplesmente não pode acreditar que Auburn está em sua galeria. Parece uma conspiração do destino para ele e, por mais que ele esteja interessado na jovem que contratou para ajudá-lo na exposição, jamais poderá contar a ela sobre seu passado e quando ele a conheceu pela primeira vez - mesmo que ela não se lembre dele.

"-Em que direção fica seu apartamento? - pergunta ele.
Olho para Owen, chocada por ele ter sido tão direto.
-Você não vai lá para casa - retruco imediatamente.
-Auburn - diz ele, rindo. - Está tarde. Estou me oferecendo para acompanhá-la até sua casa, não para passar a noite com você.
Respiro fundo, envergonhada por ter presumido isso.
-Ah. - Aponto para a direita. - Fica a umas quinze quadras pra lá.
Ele sorri e acena naquela direção, e nós dois começamos a andar.
-Mas se eu estivesse pedindo pra passar a noite com você...
Eu rio e o empurro de brincadeira.
-Eu mandaria você ir à merda."
Auburn e Owen, p. 65

Auburn e Owen tem uma química forte, mas a vida em si e as escolhas que cada um fez no passado impedem que o relacionamento entre os dois evolua. Mesmo com os dois se conhecendo melhor e começando a ter sentimentos amorosos pelo um pelo outro, os problemas não vão deixá-los.

"Eu não posso me apaixonar. Eu não posso cometer um erro."

No caso de Auburn, ela tem que sempre se mostrar perfeita para Lydia e Trey, a mãe e o irmão de Adam. Caso ela não siga as regras deles, ela sabe que vai sofrer porque eles têm o que ela mais deseja. E Owen sabe que uma escolha que fez é a razão dele nunca poder de fato ficar com a mulher dos seus sonhos.

"Ela olha para o corredor por cima dos meus ombros e assente. Em seguida, me acompanha pelo ateliê, seguindo até meu apartamento. É impressionante como as coisas estão diferentes entre nós dois. Duas horas atrás, tudo estava perfeito. E agora...
É incrível como uma verdade pode distanciar duas pessoas."
Owen, p. 178

Confesse é uma trama um pouco diferente dos New Adult já conhecidos da autora. Isso porque na maioria dos livros, Colleen apresenta o desenvolvimento dos personagens e como os jovens conseguem enfim amadurecer e superar seus traumas ou dificuldades. 
Este livro, assim como em O Lado Feio do Amor - que por sinal é o meu favorito da escritora -, os protagonistas já estão amadurecidos pela vida. Eles têm sim problemas a superar, mas não existe mais as questões juvenis ou o ambiente escolar. Em ambas as histórias, as pessoas já se formaram e agora são indivíduos tentando sobreviver ao mundo adulto e conquistar seus sonhos e desejos.

Além do romance, os pontos fortes desse livro são os dramas familiares e como certas escolhas mudam sua vida completamente. Não é simplesmente a história de um casal que se conhece e tem problemas para ficar juntos, mas sim de duas pessoas que fizeram escolhas não muito boas na vida que acabaram afetando outras pessoas também e agora ambos devem pagar pelas “consequências”. 

Owen e Auburn <3

Os personagens são simplesmente ótimos e a forma como a Colleen escreve a história faz com que a gente sofra junto com eles por toda a injustiça que estão passando. Fora que é simplesmente impossível não odiar Lydia e Trey. Embora esses “vilões” tenham um que de clichê, eles são de fato aqueles personagens que dá vontade de encher de porrada.

Outra questão extremamente interessante é que todas as confissões publicadas no livro são reais. Colleen Hoover pediu para leitoras abrirem seus corações e, já devo adiantar, nem todas são bonitas de se ler. Apenas uma pequena demonstração de como a vida não é fácil para ninguém.   

Enfim, em resumo, eu adorei o livro. Foi uma história mais “adulta” da autora, mas que ainda manteve características de um New Adult de sucesso. É uma história muito bonita e eu mal posso esperar para assistir a série agora. 

Espero que todos vocês deem uma chance à Confesse, porque o livro merece. ;)











9 comentários :

  1. Carooooooool
    Assim como você, eu compro e leio tudo da Colleen sem nem precisar ler a sinopse. Menina, eu leio até a lista de compras dela se puder, hahaha.
    Ainda não vi a série, porque quero ler o livro primeiro, claro.
    Gostei da sua visão da história e sei que vou me apaixonar e sofrer, hahaha.
    Acho legal essa pegada mais de adulto - apesar de adorar quando é bem adolescente, haha. O Lado Feio do Amor eu adorei, mas Um Caso Perdido ainda é o meu preferido porque achei mais inesperado.
    Muito legal que ela usou confissões reais no livro. o.O
    Colleen maravilhosa!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  2. Confesso que tenho curiosidades para ler algum livro desta autora de tanto que vejo resenhas positivas.

    Recentemente comprei um livro dela mas ainda não tive oportunidade para ler.

    Não sabia que este livrl tinha série e nem que a autora era assistente social, isso me fez ficar com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  3. Gosto dos livros da autora e quero ler esse me deixou bem intrigada com algumas coisas, porque a personagem tem que se mostrar perfeita para Lydia e Trey, porque ela não se lembra de Owen fiquei me questionando rs. É uma historia cheia de segredos e emoções.

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou muito curioso para conhecer a escrita dessa autora, pois muitos falam que seus livros são maravilhosos. Nessa obra, vejo que é possível se identificar com os personagens e logo torcer pelos mesmos, sem contar que o fato dos protagonistas serem maduras distancia Confesse dos clichês envolvendo os jovens. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Carol, nunca li "Collen Hoover", mas se vai ter série... vai que rola de eu ler? =D
    Super curti sua resenha bem detalhada!

    Beijos, Danny
    Meu blog: www.irmaoslivreiros.com.br/blog

    ResponderExcluir
  6. Carolina!
    Quantas confissões…kkkk Adorei!
    Sou como você, gosto de romances com drama, dão mais emoção.
    Quanto ao livro, acredito que seja o mais desejado pelos fãs da autora, porque vamos e convenhamos, ela sabe escrever um bom livro.
    Sabe que não entendo? Por que ficar escondendo segredos? Não é melhor falar logo tudo e pronto, evita muitos problemas.
    Soube que vai se tornar uma série, será?
    Adorei a resenha!
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carolina!
    Não curto muito New Adult, não gosto de histórias que giram em torno de questões juvenis e/ou ambiente escolar, por isso fico contente em saber que Confesse é uma história mais “adulta” da Colleen, pois fiquei bastante curiosa para conhecer a história de Auburn e Owen, e já adicionei na minha lista de leitura!
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol!!
    Não li muitos livros da Colleen Hoover mas também o que mais gostei foi O Lado Feio do Amor. E com relação estou bem curiosa para fazer essa leitura por tudo que estou lendo nas resenhas sobre esse livro. Sem dúvida esse livro é maravilhoso!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook