Sociedade da Rosa - TYE #02

Autora: Marie Lu
Título original: The Rose Society
Tradução: Rachel Agavino
Série: Jovens de Elite
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Páginas: 336
Onde encontrar: AmazonBr | Saraiva | Submarino

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Rocco |
Sinopse: Sociedade da Rosa é o segundo volume da saga de fantasia medieval Jovens de Elite e mostra a jovem Adelina Amouteru com sede de vingança. Depois de ser renegada pela família, ela é traída por aqueles em quem confiou, e parte em busca de outros malfettos — sobreviventes da febre do sangue que, como ela, possuem dons fantásticos —, para formar um exército próprio e combater a Inquisição do Eixo. Mas o ódio e o medo que a alimentam podem levá-la por caminhos perigosos, e uma oferta tentadora vai testar a verdadeira natureza dos seus poderes e de sua personalidade. Uma sequência de tirar o fôlego para uma saga épica.

A continuação perfeita para Jovens de EliteSociedade da Rosa é o segundo volume dessa trilogia maravilhosa de Marie Lu. Se você ler a sinopse escolhida pela Rocco, terá spoilers do primeiro livro. Eu optei por colocar a sinopse do Skoob para vocês, porque acredito que ter logo de cara informações pesadas do primeiro livro não seria um incentivo àqueles que ainda não conhecem esse universo sombrio e fascinante criado por Marie Lu. Dito isso, aviso a vocês - leitores que possam ainda não ter colocado suas mãozinhas em Jovens de Elite - que dividirei essa resenha em duas partes. Uma apenas com um comentário geral a respeito desse segundo volume, e outra parte, mais detalhada, com informações do primeiro livro que preciso para explicar a loucura que foi essa continuação. Espero que vocês gostem e, por favor, leiam para eu poder escrever a resenha de Estrela da Meia-Noite (o último volume da trilogia) sem me preocupar em assustá-los!
"Era uma vez uma menina que teve um pai, um príncipe, uma sociedade de amigos. Então, eles a traíram e ela destruiu a todos." Adelina, p. 8

Sem spoilers de Jovens de Elite

Sem. or. Que livro maravilho, sombrio e envolvente. Por mais perturbador que seja estar dentro da mente de Adelina, sua história é gloriosa. Como disse na resenha anterior, Adelina não se importa com o mundo. Ela se importa consigo mesma e com seus desejos de vingança. Ela jurou vingar-se contra a Inquisição e Terran Santoro, o Inquisidor Chefe. Em sua busca incessante por uma chance de grandeza, Adelina procurará aliados: outros Jovens de Elite poderosos, lendas - para que possam voltar a Kenettra e reclamar o sangue que acredita ser seu direito derramar.

Muitas pessoas lutarão pelo trono da cidade. Outras rainhas, outros malfettos, outras causas aparecerão nesse segundo volume. As ligações entre Adelina e o mundo se tornam cada vez mais frágeis. "É estranho, de verdade, olhar para toda essa alegria. O que eu faço com ela? Ela não alimenta a minha energia." Adelina, p. 12 A escuridão de seu poder ameaça tomá-la. O medo e o desespero que preencherão seu caminho são ótimos combustíveis para a narrativa.

As outras personagens apresentada no livro são incríveis e formam um conjunto sensacional para o desenrolar dessa história. A guerra pelo trono, pelos direitos de cada cidadão, pela luta contra os maus-tratos aos malfettos somado à narração única de Adelina formam um conjunto com você nunca leu antes.

"A partir de agora, eu ataco primeiro." Adelina, p. 15



Com pequenos spoilers de Jovens de Elite


No segundo volume da trilogia Jovens de Elite, Adelina Amouteru e sua irmã, Violetta, estão juntas nas Terras do Mar. Adelina traiu os únicos amigos que conheceu, os jovens de elite que formavam a Sociedade do Punhal e acabou sendo traída por eles. "- Mas eu os considerava meus amigos, até que de repente não eram mais.", p. 169 Depois de terem aprendido a controlar seus poderes, as duas irmãs saem de Kenettra em busca de vingança. Seu nome? Magiano - o Jovem de Elite que consegue redefinir o significado da palavra magia.

Continuando com a narração cruel e intensa, Marie Lu nos oferece mais vislumbres do passado de algumas personagens-chave, como Adelina, Raffaele e Maeve. Conhecer ainda mais essas personagens é arrebatador. Principalmente, quando consideramos o fato de que o passado, de certa forma, molda que nós somos e influencia as escolhas que fazemos. Disso, temos Adelina e sua escuridão. Qual é o limite? Quando o passado deixa de justificar a maldade que já existe dentro de todos nós? A anti-heroína e protagonista dessa trilogia é um ótimo exemplo.

Em Merroutas, ela encontra seu primeiro desafio: convencer Magiano de que o seu é o lado certo na luta. De que existe uma chance dos malfettos mudarem seu destino. Adelina sente que é seu dever, sua responsabilidade... seu direito ir atrás daqueles que erraram com ela. Isso inclui os Punhais. A rainha Giulietta. Alimentando-se do medo, ela faz com que sua reputação cresça. A Loba Branca será conhecida por todos. 
"- Ele é o homem mais temido de Merroutas. Dizem que toda vez que descobre um traidor em suas ilhas, arranca a pele do homem vivo e costura em sua capa." Magiano, p. 64
Violetta é uma figura de luz importante para contrastar com toda a loucura de Adelina. Seus poderes - ou seja, tirar o poder de outros malfettos - treinados por Adelna diariamente, crescem cada vez mais. "Se ela não fosse minha irmã, se eu não a amasse, se ela tivesse o coração mais duro..." Adelina, p. 76 Em momentos cruciais, veremos o que a delicada e pura Violetta pode fazer. No entanto, também veremos o quão perturbada Adelina fica toda vez que precisa confrontar seus sentimentos com relação a ela.
"Há certo consolo nisso, sim. A ausência de escuridão. A falta de sussurros. Mas, sem isso, eu me sinto impotente e volto à versão de mim que se acovardava diante de meu pai." Adelina, p. 75
Magiano, o ladrão, e Sergio, o mercenário, são ótimos acréscimos ao rol de jovens de elite. Seus poderes costuram cenas e enredos, passado e presente. Será muito interessante ver o desenrolar dessas novas relações. E teorizar a respeito do que nos aguarda para o terceiro e último volume. Principalmente Adelina e Magiano: trevas e luz da forma mais encantadora e perturbadora que você lerá. "- Mas mostrá-la faz você ser você. Então, use-a com orgulhe." Magiano, p. 186

A questão política do livro, que parece ser apenas um plano de fundo para a obra de arte que a construção de Adelina, temos Maeve - a jovem de elite rainha de Beldain, terra natal de Lucent (a Caminhante do Vento). A história das duas é brevemente contada, e quando vemos os motivos pelas quais elas foram separadas, passamos a questionar a origem de todos esses poderes e de toda essa diferença de cultura: Baldain acredita que os poderes são presentes dos deuses, Kanettra, ou melhor, o Inquisidor Terran, acredita que os malfetto são um sinal da ira dos deuses.
"Os Punhais eram a eterna pedra no seu sapato." Terran, p. 131
A rainha Giulietta já está feliz em seu trono, por isso, não precisa mais destilar seu ódio contra uma grande parte da população. "Mas Giulietta... Ela só desprezava os malfettos quando estão em seu caminho" Rafaelle, p. 198 Uma chance para a Sociedade do Punhal desestabilizar a coroa e finalmente conseguir aquilo pelo que sempre lutou - paz para os malfetto - se apresenta por meio da rainha Maeve. Esses dois polos se unirão em uma batalha feroz contra Adelina e suas Rosas.

"Eu me comprometo com a Sociedade da Rosa até o fim dos meus dias.
Vou usar meus olhos para ver tudo o que acontece.
Minha língua para atrair outros para o nosso lado.
Meus ouvidos para escutar todos os segredos.
Minhas mãos para esmagar meus inimigos.
Farei tudo a meu alcance para destruir quem ficar no meu caminho."

Adelina está mais forte e descontrolada do que nunca. Mas quais são esses padrões que nos dizem que Adelina precisa ser boa? Por que não podemos ler a respeito de uma personagem que fez tudo o que considerou certo e necessário para se chegar onde está. Adelina é sombria e isso é terrivelmente agradável. Ela não mede suas ações e isso terá mais consequências do que a frágil mente dela pode aguentar. Tudo o que ela fez foi necessário: na concepção dela, por conta dos sussurros que a rodeiam.

"- Ela vai se vingar ou vai morrer tentando." Raffaele, p. 227









*
Seção das Quotes


"Antes eu tinha mais vergonha desse sentimento, mas agora penso: por que eu não deveria odiar? Por que isso não deveria me trazer alegria?" Adelina, p. 22

"- O desespero desperta a escuridão em todos." Estranho, p. 33

"- Essa era a opção, sabe, além do assassinato. Deve considerá-la qualquer hora dessas, porque funcionaria bem." Magiano, p. 93

"- Achei que ia trazê-las para o porto escondidas, e não com todo o exército junto.
- Planos. Eles são instáveis." Mercenário e Magiano, p. 118

"Suas palavras ressoam em minha mente, ecoando de forma errada, e o eco desperta os sussurros novamente." Adelina, p. 149

"Sinto prazer nisso, seu medo do que sou capaz de fazer." Adelina, p. 223

"Soo mais segura do que me sinto. As mentiras vêm mais facilmente agora." Adelina, p. 243

"- A única maneira de conseguir o que quer neste mundo - digo - é fazê-lo você mesmo. Ninguém mais vai ajudá-lo." Adelina, p. 265

"O medo motiva mais do que o amor, a ambição ou a alegria. O medo é mais poderoso do que qualquer outra coisa no mundo." [...]. Não preciso de nada, exceto a submissão que vem do medo. Não sei por que levei tanto tempo para aprender isso." Adleina, p. 314

8 comentários :

  1. Oi, Iza!
    Estou doida para começar essa série, apesar de não gostar dessas capas, hahaha.
    A Maria Lu arrasa!
    Nem conheço a protagonista e já tenho certeza que vou adorar porque toda essa questão de não ser a heroína normal.
    Já quero, com certeza!

    P.S.: Comprei o segundo livro da série de Corte de Espinhos e Rosas e não vejo a hora. Obrigada por ter me apresentando a Maas!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  2. Quero ler essa série parece ser boa demais. Gostei da protagonista ser uma anti-heroína, pra variar um pouco rs. Bom as pessoas fazem o que acham certo, mesmo que nem sempre é certo. Deve ser uma figura a Adelina. A leitura deve ser bastante ágil e deixar o leitor ansioso pelos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, já li a trilogia Legend da autora e realmente sua escrita É TUDO ISSO SIM. Estou para começar Jovens da Elite e vejo que o seu sucessor não decepciona e entrega ainda mais plot twists bombásticos para tombar o leitor. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempo que tenho vontade de ler esta serie, pois vejo muitos comentários positivos, mais ainda não tive chance de comprar.

    Fiquei feliz por você ter gostado da continuação, isso me incentiva a comprar logo o primeiro livro e começar e ler e conhecer a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Iza!
    Como não se encantar com sua resenha? Está linda! Amei!

    Beijos, Danny
    Meu blog: www.irmaoslivreiros.com.br/blog

    ResponderExcluir
  6. Izabela!
    Mesmo com a leitura mais lenta desse livro, imagino que esteja cheio de reviravoltas e o desejo ainda mais crescente de vingança da protagonista deve tornar uma leitura densa e bem obscura, do jeitinho que gosto.
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Izabela!
    Adelina parece ser bem sombria, né?! Até hoje nunca li um livro com um anti-heroí e não sei se torceria por ela...
    Em relação a Sociedade da Rosa, essa questão política do livro me deixa bastante desanimada, não curto livros nesse estilo, mas vou esperar ler sua resenha do terceiro livro para decidir se lerei ou não essa trilogia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Iza!!
    Estou doida para comprar esses livros da trilogia Jovens de Elite!! Tenho outra trilogia da Marie Lu e agora conhecer essa estória fantástica de Jovens de Elite.
    Bjoss

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook