O Urso e o Rouxinol - Winternight #01

Autora: Katherine Arden
Título Original: The Bear and the Nightingale: A Novel

Tradução: Eliza Nazarian
Série: Trilogia Winternight
Editora: Rocco - Fábrica 231
Páginas: 320
Onde Encontrar: AmazonBr | Livraria Saraiva | Livraria Cultura

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Rocco |
Sinopse: O Urso e o Rouxinol mistura aventura, fantasia e mitologia ao acompanhar a jornada da jovem Vasya, criada, junto aos irmãos, num vilarejo próximo de uma floresta, e que cresceu ouvindo de sua ama contos e lendas sobre criaturas que vivem nas matas e que precisam receber oferendas para manter o mal adormecido em seu interior. Mas a chegada de Anna, madrasta de Vasya vinda da capital, de hábitos católicos, e de um padre ortodoxo que resolve instituir as práticas cristãs no vilarejo, provoca uma mudança na rotina da menina e abre as portas para uma terrível catástrofe. Sensível e determinada, Vasya é a única que consegue enxergar e conversar com esses seres fantásticos e torna-se a última esperança para salvar o povoado onde nasceu da destruição.

Olá leitores e leitoras! Estou de volta de férias e com um livro muito interessante pra vocês!
O Urso e o Rouxinol, de Katherine Arden, chamou minha atenção logo de início com essa linda capa e sua premissa e resolvi pedir o livro por ser uma fantasia aparentemente leve, mas com vários pontos que me atraem, como mitologia, seres fantásticos, aventura e uma jovem personagem que promete. Será que o livro foi tão bom e gostoso de se ler quanto eu imaginei?



Vasya é uma menina russa com um dom excepcional, ela pode ver espíritos. Amante da natureza, a garota é a filha caçula do casal Pyotr e Marina. Sua mãe, que por muitas vezes foi considerada bruxa e dona de uma beleza exótica, infelizmente acaba falecendo no parto e a menina cresce ao lado do pai e dos irmãos, que muitas vezes não conseguem compreender suas atitudes e sua paixão pela floresta, e pelos "espíritos" que diz ver e pelas histórias antigas, lendas e mitos que a menina acredita mais que tudo. Após um tempo, os irmãos seguem suas vidas e o pai dela acaba se casando novamente, com Anna, uma mulher que possui o mesmo dom de Vasya, mas que ao contrário dela, acredita que os espíritos são ruins e considerados demoníacos.

"Aquelas pessoas idiotas e selvagens adoravam Deus durante o dia e os velhos deuses em segredo. Tentavam seguir pelas duas trilhas ao mesmo tempo e se faziam de humildes à vista do padre. Não era de se estranhar que o diabo tivesse vindo arquitetar suas artimanhas."

Entre a fé cristã da madrasta e de muitos ao seu redor e suas próprias crenças pagãs, ensinadas pela ama de leite e mantidas pelo pai, a menina terá que presenciar e lidar com muitas das lendas narradas a ela nas noites frias de inverno se tornando realidade, e viverá sua própria aventura mística, quando sua família e seu vilarejo são colocados em perigo por um espírito maligno conhecido como Urso. Quando menos as pessoas cultuam os antigos espíritos e deuses, e os esquecem, mais espíritos como Urso se fortalecem para causar o mal e destruir vidas. E Vasya terá que descobrir uma maneira de salvar a todos e manter essa chama, que é sua cultura e crença, acesa em meio ao frio do inverno Russo. Ela sairá vencedora ou irá cair no esquecimento, perdendo sua luta para o mal e para Urso?


Este livro foi mais uma história diferente que peguei este ano. E me surpreendi positivamente pois o clima de fábula, a história diferenciada, as lendas e mitos e a cultura Russa, me atraíram muito e foram ainda melhores do que eu esperava. Assim como a protagonista, que se mostra uma excelente personagem. Os diversos temas abordados contribuíram para que a história fosse além da fantasia que nos é apresentada e conseguiu inserir diversos temas polêmicos, como a fé e religião, o empoderamento da mulher e os costumes do país que conhecemos vagamente. Achei muito interessante, particularmente.

Sobre a escrita da autora, de início você vai caminhando calmamente com ela, com o livro, de forma tranquila e até um pouco mais lenta que o normal, mas logo em seguida tudo muda e o desenvolvimento da história é muito bom, com um final que me deixou feliz e satisfeita. Katherine escreveu bem uma linda história e que sabe cativar o leitor e transportá-lo para uma fantasia simples e realmente gostosa de ser lida. Espero conferir os próximos livros da trilogia logo, pois gostei bastante desta obra.

A capa, como disse no início, é linda e chama a atenção pela simplicidade. E ao longo do livro ela também passa a fazer sentido, e eu gosto disso também. A edição está linda, parabéns a Editora Rocco.

Foi um bom livro para voltar das férias, com certeza! Indico sem medo aos amantes de fantasia mais uma bela obra.





7 comentários :

  1. Eu amo a capa deste livro eu acho lindíssima.

    Sobre a premissa não tenho nem o que dizer, me chama muito a atenção por ser fantasia e por Apresentar mitos fábulas e por conhecermos mais a cultura Russa, uma cultura que confesso que não sei muito a respeito.

    ResponderExcluir
  2. Caah!
    Difícil ver um livro com ambientação na Russia, principalmente um livro de fantasia que traz a história da dinastia de uma família e uma personagem que convíve com seres fantásticos e ainda como uma fábula.
    Achei todo enredo muito interessante e fiquei curiosa pela leitura.
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Caah!
    A capa de O Urso e o Rouxinol é mesmo muito linda, mas confesso que a trama não me interessou, não fiquei curiosa para conhecer a história da Vasya e acompanhar sua luta contra o mal e contra o Urso... por isso esse é um livro que eu não leria...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Gostei e quero ler, por ser diferente e ter elementos que gosto na leitura. Achei interessante sobre a cultura Russa que não conheço, a personagem parece agradar e ser forte e destemida, mesmo as pessoas não acreditando ela persiste e acredita nos espirito. É maravilhoso quando um livro nos surpreende.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila!!
    Nossa amei conhecer essa estória maravilhosa, parece ser uma fantasia bem legal!! Nunca li nada sobre lendas e mitos e a cultura Russa, e sem dúvida essa estória já chamou minha atenção por causa disso. Amei a indicação.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila!
    Eu já disse mil vezes que acho essa capa realmente linda e fico feliz em saber que o livro te agradou tanto.
    Eu gosto de fantasia também e toda essa pegada de fábula e cultura russa me chama muito a atenção - até porque meu marido é bisneto de russos.
    Estou bem curiosa!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  7. Own... que liro fofinho, Camila! Adorei a resenha e quero ler já! =)

    Beijos, Danny
    canal no YouTube: Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook