Título original: Hunger Games
Tradução: Alexndre D'Elia
Editora: Rocco
Série: Jogos Vorazes
Páginas: 400
Sinopse: Ambientado num futuro sombrio, Jogos Vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best-sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. Primeiro volume de uma trilogia, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte.
Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.
Seria até uma história normal se não fosse pelo fato de que a cada ano um garoto e uma garota de cada um dos, então, 13 distritos, são sorteados para participarem de um massacre à la Big Brother nas telas da Capital: os Jogos Vorazes. Esses jogos servem para marcar e jamais deixar que a população dos distritos se esqueçam que qualquer levante será combatido e devidamente punido... Foi isso que aconteceu com o Distrito 13 há 74 anos.
No Dia da Colheita, todos vestem suas melhores roupas e torcem para não terem seus nomes sorteados. Porém Katniss se voluntaria como tributo para entrar na Arena juntamente com Peeta Mellarck, o garoto do pão... De todas as espécimes masculinas do 12, justo um com quem Katniss tem uma passado.
Vinte e três jovens devem morrer e somente um sairá vitorioso e trará um pouco de paz ao seu distrito. Porém Katniss sabe que será impossível para ela matar o garoto que a ajudou a sobreviver. E tudo se confunde mais ainda quando as regras mudam e os Organizadores dos Jogos dizem que a dupla de um determinado distrito pode sair vitoriosa. Será uma encenação de um romance o suficiente para os patrocinadores mantê-los vivos? Pouco provável, pois Katniss - a garota quente - despertou algo que estava adormecido há muitos tempo nos distritos: a revolta. A revolta pelas desigualdades sociais; pelas péssimas condições de vida; pela falta de comida; pelos massacres anuais; pela banalização da morte e pelo governo autoritário.
Depois das atrocidades, do pânico e de todo o pesadelo vivenciadas na Arena, será que Katniss conseguirá voltar para casa inteira? E Peeta... será que os Organizadores mudarão a regra de dois ganhadores? Se Katniss voltar para casa, como Gale - seu melhor amigo lindíssimo - irá se sentir? Pois para as câmeras, Peeta e ela são verdadeiros namorados... mas Gale é aquele com quem ela passava todos os dias na floresta; aquele com quem ela conversava sobre suas dúvidas acerca do modo de vida de todos os distritos e da Capital, ou seja, o cara mais próximo que tinha para chamar de amigo... ou algo a mais (?)
Jogos Vorazes é um livro intenso e envolvente; que mostra que o futuro não é bom e que nossas ações trarão consequências desastrosas para o resto da humanidade. Tenho certeza que você não conseguirá largar esse livro até a última página.
Vale a pena conferir o filme também, pois os atores, o cenário, uma adaptação fiel, a trilha sonora faz com que tudo fique perfeito. Confira o trailer e chame os amigos para curtirem uma sessão pipoca, pois Em Chamas ESTÁ A UM DIA DE DISTÂNCIA, galera!
Concordo, intenso e envolvente... Sou super fã da trilogia!
ResponderExcluirBjs, Isabela.
www.universodosleitores.com