O Vale dos Mortos - As Crônicas dos Mortos #01

Autor: Rodrigo de Oliveira
As Crônicas dos Mortos
Editora: Faro Editorial
Páginas: 304


No ano de 2017, a aproximação de um planeta misterioso gera um alerta no mundo inteiro. As profecias eram reais, o apocalipse estava próximo! De início, pensou-se que o grande astro iria colidir com o planeta Terra. Após muitas especulações, em meio ao caos e ao medo que já havia se instalado em todos os países, essa possibilidade fora descartada. O planeta X, agora chamado de Absinto, não iria destruir a Terra. A humanidade estava a salvo, todos festejavam, a fé se restaurava. Mas não por muito tempo.

Em São José dos Campos, uma cidade do estado de São Paulo, vivem Ivan e sua mulher, Estela. Casados, pais de dois filhos e trabalhadores da área de TI, eles vivem uma vida confortável e são felizes. Em um fim de semana comum, em meio aos afazeres, o casal e as crianças decidem ir até o shopping almoçar, como sempre fazem em seus momentos de lazer. Apesar do dia ensolarado, temperatura está começando a subir muito, atípico para um dia de inverno, e todos do shopping se vêem em meio a uma onda de calor repentina. O casal e as crianças, que buscavam uma mesa para se sentar, observam uma senhora passar mal e desmaiar na praça de alimentação. Aos poucos, outras pessoas desmaiam, e tentam ser socorridas por seus familiares, amigos ou por desconhecidos. Neste momento, o mundo começara a mudar, ninguém se dava conta disso, mas a vida que conheciam seria deixada para trás.

As pessoas em grande maioria já se encontram caídas, inertes, e os poucos que não sofreram nenhum mal tentam socorrê-las desesperadamente. A comunicação se perde, e com o caos se instalando no shopping, Ivan e Estela pegam seus filhos pela mão e rumam ao estacionamento, desejando nunca ter estado ali naquele dia. Em meio ao desespero, Ivan olha para trás e então ele vê a vida retornando aos corpos, dessa vez não mais como um ser humano e sim como uma criatura de olhos brancos, de fome insaciável e sem qualquer resquício da humanidade que um dia esteve ali, com cada uma daquelas pessoas.
Dá-se início então a batalha por suas vidas, e o autor narra perfeitamente os acontecimentos simultâneos em diferentes partes do mundo. O planeta Terra não foi destruído por Absinto, não em uma colisão, mas sim em uma praga que assolaria cada um dos continentes daquele lindo planeta azul.

Ivan, Estela e os filhos lutam por suas vidas a cada capítulo do livro, deixando o leitor em completo estado de agonia, ansiedade e eu mesma não via a hora de vê-los a salvo! Aos poucos a história toma um rumo um tanto óbvio, mas num apocalipse zumbi, o comportamento principal dos personagens de fato é sobreviver, e suas chances são melhores de acordo com atitudes inteligentes (mesmo que sejam óbvias) e muita força de vontade, e isso Ivan e Estela têm de sobra. São um casal de protagonistas muito realistas, objetivos e fizeram o que foi preciso para manter sua família a salvo, inclusive matar.
Outros personagens são inseridos na história e todos são muito realistas também, com suas diversidades, mas buscando sobreviver tanto quanto os protagonistas. Logo o leitor simpatiza com eles também. Mas acima de tudo, o autor mostra que os personagens sempre serão nada mais, nada menos que humanos, com todas os seus acertos e falhas.

O ponto forte desse livro é que, por mais que ele tenha uns poucos (sim poucos!) clichês presentes nos filmes e livros de zumbis, ele ainda inova e muito dentro da trama! Adorei a teoria, que ainda não foi totalmente explicada (o autor explicará ao longo dos próximos livros) sobre a transformação em massa da humanidade. É muito interessante mesmo, fiquei envolvida com a trama desde o começo!
Outro ponto do livro que me cativou foi a emoção descrita em algumas cenas. Sobre ajudar o próximo, lições de vida (não é porque você está num apocalipse zumbi que não pode aprender e evoluir, fica a dica!) e principalmente em questões de fé, porque as coisas que ocorrem na história muda a fé das pessoas, transforma suas crenças de uma forma ou de outra, e isso foi muito bem expressado pelo autor.

O único ponto fraco da história foi a rapidez com que algumas cenas aconteceram! Foi tudo bem rápido, mas para algumas pessoas não é um problema. Eu observei isso, mas gosto de livros que não ficam parados no mesmo ambiente por muito tempo, este é um deles.

O autor está de parabéns pela ótima história que foi desenvolvida, pelos cenários bem descritos, pelos ótimos personagens, e pelo realismo do livro. Eu gostei muito, recomendo, e já estou com o segundo livro em mãos!










39 comentários :

  1. Essa série, já li os dois lançados pelo autor, é uma das melhores sobre zumbis, isso se não for a melhor. O autor foi bem inovador mesmo, como você, usou poucos clichês e a explicação foi excelente.
    Excelente resenha. Não conhecia o blog de vocês, mas amei de cara. Já estou seguindo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro um eu amei! E acredito que vou gostar muito do segundo também! É uma ótima série de zumbis né? :D

      Que bom que gostou do blog, fico feliz! Obrigada pela visita e pelo comentario!

      Excluir
  2. Antes de tudo... ZUMBIS, ZUMBIS, ZUMBIS, ZUMBIS, ZUMBIS, ZUMBIS! :D :D
    Não conhecia ainda o livro não, mas parece ser ótimo, até pq o único ponto negativo (ser muito rápido) não me incomoda muito, até pq se for muito parado eu demoro séculos para ler. Então, já me conquistou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ZUMBIIISSS são vida (ou morte kk)... Você vai curtir se gosta de zumbis e livros cheios de ação e tudo o mais!

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Comecei a querer ler livros de zumbis após ver resenhas desse livro.
    Todos falam muito bem dele e eu estou super curiosa para lê-lo.
    Ainda não li nenhum livro com esssa temática, só um conto que me deixou querendo mais. Em breve vou ler O Vale dos Mortos.
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, tudo ótimo!

      Leia mesmo este livro, é um dos bons!! E é o melhor que li do gênero zumbis haha!

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  4. Eu vou matar a minha vontade de ler essa série em breve, recentemente tive a sorte de ganhar o livro dois e por isso já encomendei o primeiro. Por onde passo só vejo falarem bem do livro e por isso a minha vontade de ler é muito grande. ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ganhou o livro dois Kris, é um bom incentivo a começar a ler a série! Leia!!

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  5. Não gosto muito de zumbis, mas me senti um pouco interessada... Vou dar uma chance :D
    A resenha foi magnífica!
    Beijos
    http://territoriodagarotaviciada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, dê uma chance sim, porque independente de ser um livro de zumbis, tem muita ação, drama e a questão mistica por trás do apocalipse zumbi!

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  6. Que bom que gostou!!!!! :))
    Agora fiquei feliz!! Te disse que era incrível!!!
    O Segundo ainda é melhor. Você vai ver só!

    Resenha perfeita e linda!! ♥

    Bjks

    Lele - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lele!! :D

      Eu AMEI! É realmente incrível! Estou louca pra começar o segundo (mês que vem) !! Aposto que é ainda melhor :O

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  7. Oi Caah! A sua é a segunda resenha positiva que leio do livro, fiquei animada agora. Vai ter evento na Paulista este mês e o autor vai estar lá, quero comparecer e garantir meu exemplar autografado. Estou na vibe de livros assim, adorei a dica.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!!

      Se anime mesmo porque é um ótimo livro, super recomendo!!
      Simmm o autor estará no Porre literário dia 18!! Talvez eu e as meninas iremos! Aí nos vemos!

      Beijooo e leia mesmo!

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Livros apocalípticos são os meus favoritos...haha' estou doida para comprar esse livro desde que vi o segundo em lançamento na bienal, mas achei o preço de ambos um absurdo, então acabei deixando de lado *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh!

      Ain eu também amo livros apocalipticos!! Na bienal estava mesmo caro, mas nos sites está sempre em promoção! Quando ver uma promo aproveite pra comprar porque é realmente muito bom!

      Bjoss
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  9. Oi. Eu sei que já falei que essa capa me dá medo rsrs, mas me parece que a leitura é bem legal. Já li um livro com zumbis e nem foi tão terrível assim.
    Depois de sua resenha vou pensar em ler, mas não é uma certeza rsrsr

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda

      A capa dá medo mesmo, eu adorei kkk
      Espero que considere este livro, eu adorei e com certeza é um bom livro dessa temática pra ler! Recomendo!

      Beijos
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  10. Oiee.
    Que capa é essa? aterrorizante.
    Eu gosto de zumbis, mas em filmes, nos livros eu não curto não. Na verdade livros de terror não me atraem, apesar do gênero ser um dos meus preferidos em filmes, em livros acho que fica na última posição.
    Então não o lerei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!

      Hahaha essa capa é demais!
      Poxa que pena, nos filmes também adoro! E adoro livros de terror/suspense também!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  11. Uma certa blogueira amiga minha aí em cima... cof cof Lele Tapias cof cof... sempre me indica essa série de livros. Confesso que não sou o maior fã de zumbis, mas sempre fico intrigado quando a narrativa empregada em livros em quadrinhos que envolvem essas criaturas. Filmes nem tanto, pq geralmente exploram apenas o aspecto da ação ou da zoeira em alguns caros.
    Sua resenha bem explicativa, e em certo ponto contida, serviu pra eu analisar mais a obra e com certeza irei dar uma conferida nele.

    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ace!

      A Lele é apaixonada pela série de livros mesmo hahaha! Acredito que vais gostar muito desse livro mesmo, mesmo não sendo fã de zumbis, é uma leitura que vale a pena, definitivamente! Recomendo!!

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  12. Não curto leituras do gênero,
    tenho os três primeiros livros de TWD a seculos e nunca os li, por esse motivo apesar dos elogios a escrita e ao enredo acredito que não leria o livro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara!

      Pois é, pra curtir o livro tem que curtir o gênero! Quem sabe um dia você não considere ler haha!

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  13. Ainda não conhecia esse livro, mas parece ter uma proposta interessante por trás do terror inicial. É bacana pensar nos "zumbis" que abitam entre nós, pessoas que estão vivas mas se sentem mortas, e toda essa questão de pensar no próximo como você citou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena!

      É realmente muito interessante, a narrativa é ótima e o livro vai muito além da questão dos zumbis, aborda muitos sentimentos humanos, atitudes e tudo!

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  14. Oi Camila, eu sou muito medrosa para livros assim, eu nem me arrisco a ler The Walking Dead, mas eu acho super legal autores colocando historias como essas para nos dar lições de vida e ate ajudar o próximo.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!

      Hahahaha realmente, confesso que muitas cenas me deram aquele medo e agonia! Mas o autor foi ótimo, tem muitos elementos legais no livro!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! bjos!

      Excluir
  15. Ola, não conhecia o livro e nunca li livros com tema Zumbi, não sei se leria apesar de sua resenha estar maravilhosa, mais é coisa minha hehe Não simpatizo muito com esses seres.
    Parabéns pela resenha

    Beijo Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!

      Poxa, uma pena que não seja simpatizante dos zumbis haha, mas quem sabe um dia não sinta vontade de ler, é muito interessante, mesmo pra quem não é apaixonada por zumbis!

      Obrigada pelos elogios! E também pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  16. Ando louca para fazer a leitura deste livro, primeiro porque só vejo bons comentários e segundo ´porque sou fascinada por um terror.
    Amei a resenha.

    Beijos.
    http://livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milla!

      Acredito que vai amar então, se curte livros de terror, o livro te dá uma boa dose dele! Recomendadissimo!!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  17. Oi Camila,
    Você está com o segundo livro em mãos, e eu estou esperando os meus chegarem para ler, porque depois de ter lido ótimas resenhas como a sua, fiquei tão curiosa que teria um treco se não tivesse os livros para ler. Mas vou degustando as crônicas até eles chegarem.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisandra!

      Fico feliz que gostou muito da resenha e adquiriu os livros! Espero que goste dos livros, vou ler o segundo no mês que vem e estou ansiosa! Comente aqui no blog quando ler o primeiro! :D

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  18. Oi Camila!
    Não sou o tipo de pessoa que curte livros de terror, mas sempre tive curiosidade para ler algo do gênero e ver se quem sabe minha opinião não muda. Gosto muito de personagens realistas, porque suas atitudes não serão sempre boas e perfeitas, eles tem tendência de errar e fazer o que não é certo também.
    Beijos, Rafaela!

    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela!

      Eu também adoro personagens realistas e se tem algo que Vale dos Mortos apresenta ao leitor é realismo, apesar de ser sobre zumbis e tudo, o livro mostra situações que acredito ser muito próximas da realidade! Espero que dê uma chance ao livro um dia e que goste!!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  19. Oi Caah, tudo bem?

    O único livro que eu li de zumbis tem um apelo mais romântico, se passa em Paris e é muito fofo. Vou confessar que não sou muito fã de livros com o estilo de O vale dos mortos, você me deu uma ideia bem completa sobre o que acontece no livro, e não sei se eu encararia uma livro assim. E ainda tem o fato de ser uma série. Ultimamente é tão difícil achar um livro único, não é?
    Gostei do modo que você apresentou o livro, pra quem gosta é um prato cheio.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  20. Oiiee
    A história parece ser boa e a narrativa bem desenvolvida mas eu tenho algo contra zumbis que me faz evitar qualquer material que contém eles.Adoro livros com vampiros,lobisomens e bruxas mas sinceramente zumbis não é algo que chame minha atenção,isso é minha opinião pessoal mas o livro deve ser bem interessante e mais do que recomendado pra quem curte.

    ResponderExcluir
  21. Gosto de assistir TWD e curti os livros da série, então acho que este livro também será de meu agrado. Quem sabe eu não confira?!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook