A vida do livreiro A. J. Fikry

Autora: Gabrielle Zevin
Título original: The Storied Life of A. J. Fikry 
Tradução: Flávia Yacubian
Editora: Paralela
Páginas: 186


Na sinopse só há elogios à obra... e não é para menos! Pois essa foi uma das minhas melhores leituras esse ano. 

Um livro tranquilo que não busca nada a não ser contar como algumas coisas na vida não acontecem por acaso. Que, como todo bom conto, a vida também tem uma construção de eventos. Algo aconteceu no começo, isso implica que tenha um significado no final. Resultando, assim, num livro que amarra todos os nós e deixa um gostinho de quero mais ao terminar.

O leitor é apresentado a Island Books, a única livraria de Alice Island. Lá vive nosso viúvo. A vida de A.J. está triste, os gosto literários, críticos e não há perspectiva de mudança, até que um volume raro de sua coleção pessoal é roubado e um embrulho muito peculiar, deixado no interior de sua livraria. Este embrulho revela uma menininha de dois anos, muito esperta e órfã.

A.J. decide cuidar de Maya, e depois disso, tudo melhora. Ele descobre que pode amar de novo e que é normal fazer planos, ter objetivos, um propósito e um amigo. Como o policial Lambiase! Um personagem muito cativante. Além de Daniel Parrish, marido da irmã da sua falecida esposa. 

Todos as personagens desse livro tem uma razão de ser e para entrar em cena. E a cada capítulo, há uma passagem, uma pequena carta de A.J. dando sua opinião a respeito de alguma obra. No começo demorei para entender, por isso acho legal você já ler com essa perspectiva. 
"Mas também acho que minha nova reação está relacionada com a necessidade de encontrarmos histórias no momento certo de nossas vidas. Lembre (...): as coisas que nos tocam aos vinte não são necessariamente das que nos tocam aos quarenta, e vice-versa. Isso é verdade para livros e para vida."
A lição que tirei disso é que tudo é um ciclo. A vida, as pessoas com que passam por ela. O livros que lemos. As provações que passamos. Acredito que a Island books também pode ser considerada uma personagem, pois foi uma constante na vida do livreiro e dos outros que darão continuidade ao trabalho de A.J.

Enfim, é um livro lindo, envolvente e rápido. Acredito que todos os amantes da leitura deveriam lê-lo. Com uma construção emocional muito bem feita, o final é esmagador e verossímil. Espero que gostem tanto quanto eu! Sério, esse livro é incrível. 

Beijos 
Boa tarde
 

14 comentários :

  1. Oi, Mandi. Tudo bem?
    Primeira vez por aqui. =)
    Gostei da resenha e da premissa do livro, vou me informar a respeito!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priih, que bom que gostou!
      É um livro maravilhoso.

      Beijos

      Excluir
  2. Olá tudo bem? Primeiramente queria dizer que AMEi, o blog e já estou seguindo! Sobe o livro, eu amo livros que falam sobre livros ou tenha algum tipo de citação. Amei o Sr. A.J!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um lindo não? Ainda mais com aquele final arrasador! <3

      Excluir
  3. Eu quero muito ler esse livro, a temática é bem bacana e adoro livros que fazem algum tributo a outros livros, sem falar que essa obra está sendo super elogiada.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, esse livro é lindo mesmo! Apesar de não ter muita citações sobre outros livros e tal, é uma obra que narra a vida de um livreiro/leitor e narra a maneira como os livros mudaram sua vida!

      Excluir
  4. Eu quero tanto ler esse livro *.*
    Adorei o seu blog e já estou a seguir :D
    Também meti like na sua pagina de facebook!

    beijinhos

    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/ddocesonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita, Daniela! Que bom que gostou, jajá sou eu quem irá visitá-la! ^^

      Excluir
  5. Olá Izabela!

    Vim retribuir a visitinha da Caah Lopes no meu blog e me apaixonei pelo cantinho de vocês, acredito que agora vou sempre passar por aqui, já coloquei ele na minha listinha de visitas.

    Estou com A Vida do Livreiro na minha estante, porém ainda não tive tempo de ler. Sempre vejo resenhas super positivas dele, e uma amiga me indicou e dizendo que eu iria me apaixonar pela história, que ela era bem a minha cara.

    Como uma apaixonada pelo mundo literário é claro que irei ler, espero me apaixonar tanto quanto você.

    Bjks

    Patty Santos Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patty, estou muito feliz que tenha gostado do nosso cantinho! Sério *.*
      Quanto ao livro: foi o que eu disse, qualquer apaixonado pela leitura deveria lê-lo. Fure sua fila de leitura e se jogue na vida de Fikry. É super rápido de ler :)

      Excluir
  6. Oi Izabela, tudo bem?

    Estou muito curiosa sobre este livro, a pesar de meu namorado ter lido outro livro da autora e ter detestado o estilo dela. Mas essa história me parece incrivelmente cativante pelo simples fato de adentrar nosso universo dos livros, por ser um tema que nos é tão querido!

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheci outro trabalho da autora além dess livro, mas vou pesquisar. Gostei do estilo, apesar disso! É fluido, cativante e surpreendente!
      Tente ler! Os gostos literários não precisam ser iguais!

      Excluir
  7. Oi, Iza! Parece muito bacana mesmo. Eu fiquei com vontade de ler, mas minha lista já está tão grande que nem sei se conseguirei ler todos! Hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de saber que você não irá durar sua lista, Carol, espero que um dia dê uma chance a ele! Esse livro é lindo.

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook