Cartas de Amor aos Mortos


Autora: Ava Dellaira
Título original: Love Letters To The Dead
Tradução: Alyne Azuma
Editora: Seguinte
Páginas: 344


Cartas de Amor aos Mortos é narrado por Laurel, uma jovem de 15 anos que começou o ensino médio em uma nova escola. No primeiro dia de aula, a professora de Inglês de Laurel pede aos alunos que escrevam uma carta para alguém que já morreu, mas Laurel não escreve apenas uma carta, ela passa a se confidenciar com as celebridades para qual escreve. Sim, ela escreve para Kurt Cobain, Janis Joplin, Heath Ledger, entre muitas outras! E é por meio dessas cartas que o leitor vai conhecendo aos poucos a personagem e se inserindo na história. O livro é narrado somente pelas cartas, foi bem estranho no começo mas logo me acostumei!


Laurel é filha de pais separados, sua mãe foi embora e ela passa uma semana com seu pai e uma semana com sua tia, revezando-se entre os dois. Logo no início, o leitor é apresentado a dura realidade da jovem, que além da separação, lida com a morte da irmã mais velha, May.



Ela e Laurel eram irmãs unidas, inseparáveis que compartilharam de uma infância juntas, cheia de lembranças. May era vista por Laurel como a irmã responsável, madura e descolada. E com sua morte, a adolescente se encontra perdida e traumatizada.  A forma como tudo ocorreu, porque os pais se afastaram e May se foi, é revelada ao longo do livro.

Ao entrar no colégio novo, Laurel faz novas amizades, primeiramente com duas garotas, Hannah e Natalie, que acabam desenvolvendo um romance (Achei bem fofo!). As garotas frequentam festas, bebem e saem com outros caras também ao longo do livro, e Laurel passa a sair e se divertir com elas. As três garotas passam então a curtir a adolescência de forma imprudente, em consequência disso, elas acabam em algumas situações complicadas. Para completar, Laurel se vê apaixonada por um jovem do colégio, Sky, e rapidamente ele retribui seus sentimentos. Eles vivem um romance no livro, que é marcado por muitas coisas, afinal Laurel é uma jovem bem complicada, e Sky não consegue de fato entendê-la, por mais que queira. O foco do livro não é o romance, mas gostei de Laurel e Sky.

Com o passar do livro, as coisas vão ficando mais intensas! Laurel não consegue mais lidar com as coisas que lhe ocorreram. Sim, é um mistério, e a autora conseguiu me surpreender! A forma como ela lida com os pais, com o namorado, com as amigas vai saindo do controle, ela vai entrando num colapso em relação a sua vida e a morte de May. O leitor é levado aos pensamentos mais intimos de Laurel, a todas as questões que a assombram e é muito triste e emocionante, devo assumir que me emocionei com a situação de todos os personagens em muitos momentos!

As cartas para as celebridades que ela escreve são cheias de citações da vida delas, de músicas, e para quem não conhece muito o Rock dos anos 80/90, é muito legal pra conhecer! As cenas onde as músicas ou filmes são citados passaram pela minha mente de uma forma muito gostosa, tocando ao fundo, ou me lembrando de cada um deles de forma especial (e um pouco da minha própria adolescência!), adorei isso no livro, e a forma como ela conversa com os famosos nas cartas, como uma confissão intensa e secreta é muito interessante também.

O livro é cheio de lições de vida, não dava nada por ele e quando cheguei ao fim estava boquiaberta! Não esperava tanto, mas o livro ensina muito ao leitor, sim!
Ao contrário do que muitos vão pensar, não achei exagerada as coisas que a autora inseriu na história, até porque, a adolescência é mesmo assim para muitas pessoas, acreditem. É uma fase complicada da vida de todos, muitas coisas acontecem, nossa relação com a familia é mais difícil, erros que cometemos, que os pais cometem também, faz parte do crescimento do ser humano!

E por fim, acredito que a lição mais valiosa (pra mim!) que o livro passou, é de que não precisamos ser fortes o tempo todo, não é vergonhoso ter a quem se apoiar e precisar disso, eu vi muito isso no livro. Também nos ensina a ver as coisas do ponto de vista do outro, a tolerar que as pessoas não são perfeitas, e isso foi lindo, de verdade.

Recomendadíssimo!!





2 comentários :

  1. Oi Caah!
    Parece fascinante. Primeiro, porque livros narrados através de cartas são quase sempre incríveis. Agora, escrever cartas pra celebridades mortas, taí uma coisa que eu nunca tinha visto antes. Fiquei imensamente curioso com esse livro!!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie Diêgo!! Tudo bem?

    O livro é muito bom, é fascinante mesmo! Eu estranhei bastante no começo e até pensei que seria chato ler por cartas de novo, algo tipo mais do mesmo, mas não achei, muito pelo contrário, foi muito interessante!
    Ela fala com eles e ao longo do livro você fica sabendo algumas curiosidades das celebridades tbm! Gostei muito e acredito que vais gostar também!

    Obrigada pelo comentário!!! Vou fazer uma visitinha no seu blog tbm

    Beijoooo

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook