|
Essa, com certeza é a minha Nyx. |
Quem é que não lembra de Nyx depois de The House of Night? Sempre que escuto o nome dela, é essa imagem bondosa e amorosa que me vem a cabeça, uma deusa que cuida de seus filhos, os vampiros, aqui na Terra, dando a eles bençãos e dons, além de uma marca. E é claro, Erebus continua sendo seu consorte.
Mas não com Richelle Mead, o que ela aprontou agora com esses dois deuses foi o ápice da diversificação que a literatura e interpretação nos permite.
Em O Sonho do Súcubo, Richelle apresenta um versão bem diferente do que as nossas doces P.C. Cast e Krintin Cast.
|
Sim, isso é Erebus, mas a Nyx de Mead
que eu imagino, se parece muito
com ele. |
A versão de Richelle de Nyx é uma velha que suga energia de humanos e aparentemente seres imortais, para sobreviver. Ela foi uma das participantes da criação do mundo, através do caos. Não é a toa que ela deveria ser aprisionada e nunca mais sair do buraco em que a colocaram. Além de tudo, ela é feia e maldosa. Uma velha de cabelos brancos olhos enrugados e só faltam o nariz comprido e a verruga cheia de pelos para me fazer acreditar que ela era uma bruxa. Com o mesmo Erebus ao seu lado, surgiram os seus filhos Onoroi, seres espirituais que visitam os sonhos das crianças e os transformam em pesadelos para poder sugar sua energia. Porém, eles continuam sendo vampiros, certo? Sugam energia vital e a vítima acorda cansada e esgotada de uma noite de sono cheia de pesadelos. Quem nunca?
Deu para perceber a diferença? Por essa e outras mil razões é que eu amo literatura.
Bom, como eu não sou nenhuma perita em mitologia grega, irei terminar de falar sobre a deusa agora. Mas se você se interessou sobre o assunto, saiba que tem um livro inteirinho dedicado a ele. Feito por vários autores,
Nyx na Série The House of Night, traz diversos assuntos sobre a deusa e mitologia. Livro que eu com certeza irei comprar. Assim que terminar de ler, eu trago a resenha para vocês.
Fiquem por enquanto com a sinopse (Saraiva.com).
Só por ela, este livro parece ser muito interessante. E aí, o que você acharam?
Não deixem de comentar!
"A Morada da Noite não é uma escola como outra qualquer – e não apenas porque é uma escola para vampiros! É um lugar em que magia, religião, folclore e mitologia de diferentes tradições se encontram para criar algo incrivelmente novo. Em "Nyx na série House of Night", alguns dos mais aclamados autores de romances para jovens adultos se juntam a outros especialistas para ajudar você a desvendar as influências por trás da série de P.C. e Kristin Cast.
Embarque numa viagem com P.C. Cast enquanto ela descobre a tradição que a levaria aos vampiros da Ilha de Skye. Leia a defesa que Kristin Cast faz de mulheres históricas ou mitológicas que, como Zoey, ficaram craques em lidar com vários homens ao mesmo tempo. Faça um tour por Tulsa com a escritora Amy H. Sturgis, que nasceu e cresceu lá. E leia também os instigantes ensaios de:
Karen Mahoney, sobre Nyx e outras deusas da noite;
John Edgar Browning, sobre a presença dos vampiros no folclore,na ficção e no mundo real;
Jana Oliver, sobre tatuagens e outras Marcas;
Ellen Steiber, sobre as lendas que sempre cercaram os gatos;
Jordan Dane, sobre o povo Cherokee;
Jeri Smith-Ready, sobre a incrível inspiração nos Raven Mockers e Kalona;
Trinity Faegen, sobre a versão grega do Mundo do Além;
Bryan Lankford, sobre os paralelos entre Wicca e rituais vampíricos;
Yasmine Galenorn, sobre o culto à Deusa e suas sacerdotisas;
Christine Zika, sobre conexões entre Nyx e a Virgem Maria.
"Nyx na série House of Night" traz ainda um apêndice com inúmeras curiosidades
sobre a origem dos nomes dos personagens!"
Boa Tarde!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.
(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).