Belo Desastre - Desastre #01

Autora: Jamie McGuire
Título original: Beautiful Disaster
Tradução: Ana Death Duarte
Editora: Verus
Páginas: 389


Sinopse: Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão. E acredita que seu passado sombrio está bem distante, porém, quando, para cursar a faculdade, se muda para uma nova cidade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy do local: Travis Maddox. Um jovem com um corpo esculpido, abdômen definido e braços tatuados. Tudo que Abby precisa – e deseja – evitar. Mas o menino é um conquistador e logo se depara com a resistência de Abby ao seu charme, Intrigado, Travis a atrai com um jogo. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, nem passa pela cabeça do garoto que ele acaba de se deparar com uma adversária à altura.

Belo Desastre é livro complicado para resenhar. Estava encantada por ele até dias atrás, pois - depois que resolvi fazer esta resenha - fui procurar outras opiniões e acabei mudando a minha sobre Travis e Abby.

Descrita como uma moça certinha, que não bebe, não fuma, não fala palavrão e só veste cardigã, Abby Abernathy muda drasticamente de atitudes no decorrer da história. Ela e sua melhor amiga, America, mudam-se para outra cidade para fugir do passado de Abby e entram na universidade, onde America começa a namorar Shepley - primo de Travis.

Travis "Cachorro Louco" Maddox é o garanhão da faculdade, tem a pior fama e, mesmo assim, as garotas ainda acham que podem esperar algo além de sexo com ele. Travis é lutador, paga o aluguel e seus estudos com o que ganha no Círculo. É, também, um dos melhores alunos da faculdade.

Abby e Travis se conhecem pela primeira vez numa luta. Ela estava perto demais, ele acertou um soco e sangue jorrou para todos os lados, ela ficou suja, ele olhou para ela... pronto, o leitor já começa a shippar o casal. No começo eles são apenas amigos, mas a atração e a convivência constante começam a borrar os limites existentes e a criar uma situação ainda mais perigosa: um possível namoro. Perigosa para eles, pois muitas coisas acontecem e atrapalham os dois ou o ciúme exagerado dele ou o passado dela.

Belo Desastre faz parte da nova classificação de livros, os New Adults, livros que falam sobre amadurecer, sair da casa dos pais, descoberta da sexualidade, ir para a universidade, ou seja, os novos adultos. Na época em que foi lançado, o boom em torno dele foi instantâneo, foi aclamado e duramente criticado por blogues nacionais e estrangeiros. As críticas são fundamentadas no machismo e a relação "doentia" que Abby e Travis mantém. Eu não achei nada disso quando o li pela primeira vez, longe disso. Meus pensamentos eram basicamente de uma menina bobinha hahaha "Ah, ele ama ela, fofos. Eles precisam ficar juntos, ele tá ate socando a porta do quarto dela - pera... ele jogou ela por cima do ombro..." OPA, sinal vermelho aqui. 

Se formos parar e ler Belo Desastre com olhos clínicos (como já fiz), podemos chegar a conclusão de que Maddox é o típico homem das cavernas que não suporta ninguém olhando para a sua mulher e que soca todos os que tentarem algo com ela, enquanto Abernathy é uma moça boba e ingênua que se apaixona pelo bad-boy. A dinâmica na relação deles é um tanto quanto duvidosa e abre espaço para as críticas mais radicais, porém - eu gosto de pensar - que a autora não escreveu o livro intencionalmente com essas ideias na cabeça, o que pode ter acontecido é o mal desenvolvimento da história dos dois. No entanto, o livro está aí, foi considerado sucesso do The New York Times, apesar de quase todos os livros, agora, serem um... e trouxe várias críticas positivas. 

A história de Travis e Abby é realmente viciante, como está dito na orelha, porque eu só faço reler este livro. Mas a cada vez que o releio, encontro incoerências na história, ao mesmo tempo em que uma única situação continua me encantando: a amizade dos protagonistas. O ponto alto de Jamie nesse livro foi trabalhar a relação platônica dos dois e é por isso que eu sempre volto para Belo Desastre como um refúgio. 
"- Não consigo pensar em um único cara que seja bom o bastante para você." Travis, p. 57











A Editora Verus trará em setembro Desastre Iminente, a mesma história de BD, porém narrada pelo Travis. Críticas dizem que a história não é cansativa nem repetitiva, havendo até mudanças no diálogo A editora disponibilizou o primeiro capítulo no Facebook, e já deu para perceber que será uma boa oportunidade para sentir o que se passava no lado de Travis da história, será que existe uma explicação para aquele comportamento dele? Confiram.



Que fique claro que este é um New Adult, portanto é indicado para leitores com mais de 16, pois contém xingamentos, cenas de sexo e violência.

Um comentário :

  1. Belo desastre pra mim é um verdadeiro desastre mesmo. Não gostei da personalidade do Travis e esse sentimento de posse que ele tinha em relação a Abby. Me irritou. Por outro lado, quem sabe essa narração sob o ponto de vista do Travis vá além do Belo Desastre. Vou ler, acho rsrs
    Beijos, Iza.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook