Capitães da Areia - Jorge Amado


 
Autor: Jorge Amado
Título: Capitães da Areia
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 280

Sinospe: Capitães da Areia, a história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche em Salvador e clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito

A narrativa do livro é extremamente gostosa e envolvente; a trilha sonora do filme cobre completamente as faltas costumeiras de adaptações. A diretora Cecília Amado fez um trabalho maravilhoso!

Jorge Amado é um mestre e um querido na Bahia. No ano de 1937 publicou a primeira edição de Capitães da Areia. Na época da ditadura militar no Brasil, os exemplares foram queimados. Por que será? "A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo."

Capitães da Areia é um livro que fala sobre crianças órfãs, abandonadas, pobres de tudo - bens materiais, carinho, educação; eles vivem de furtos e dormem num trapiche abandonado das praias da Bahia. São como homens em corpos de meninos: fumam, bebem, já conhecem os "segredos do amor" ao jogarem as meninas no areal, perderam completamente a inocência numa vida onde cada criança é responsável por si própria.

Sim, eles vivem de furtos, mas foram forçados a essa situação. É um livro que te faz pensar em todas as pessoas que estão na rua. Será que estão lá por falta de oportunidade, por que lá é mais cômodo para elas? (essas situações se aplicam aos adultos, mas voltando às crianças...) E se alguém pudesse lhes dar a chance de mostrar que são mais do que bandidos, mais do que crianças perdidas? É esse cenário que Jorge Amado retrata aqui. Faz você pensar, não? A situação de carência do povo estava assim desde 1937 e aqui estamos, pleno 2013 testemunhando as mesmas situações. A música de Fafá de Belém é parte de um álbum em homenagem a Jorge Amado e eu acho válido mostrá-la, pois foi inspirada no livro. https://www.youtube.com/watch?v=TtI_XFdkTHs
"Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas." p. 27
As histórias desses meninos são contadas por um narrador onisciente que sabe tudo o que se passa na cabeça dos meninos. O grupo, Capitães da Areia, conta com mais de cem meninos chefiados por Pedro Bala, 15 anos. Ele é forte, conseguiu a chefia e um talho no rosto brigando com o antigo líder; é filho de um doqueiro grevista que lutou pelos direitos dos trabalhadores, foi baleado por um policial e morreu.
"Todos dependiam dele. A segurança de todos dependia da coragem dele. Ele era o chefe, não podia trair." p. 195
O seu melhor amigo, se é que posso colocar assim, já que todos são como irmãos lá, é João José - o Professor. Ele é o único que sabe ler, aprendeu depois de um ano e meio na escola e passou a treinar todas as noites depois que roubava os livros. É um ótimo contador de histórias e desenha muito bem, tanto que num dos dias que ele estava na rua, um senhor o acha muito talentoso e oferece a ele uma oportunidade de estudar e virar artista no Rio de Janeiro.

Outro garoto com um futuro "certo" é Pirulito. Depois que conheceu o padre José Pedro, Pirulito soube que escutava a voz de Deus em seu coração. Porém, ser um devoto e levar a vida que os Capitães têm que levar acaba gerando um conflito dentro do pequeno. O que será que vai acontecer? Pirulito não quer trair nem o 'código' dos Capitães, muito menos quer enfrentar a face da justiça divina.

A personagem que mais me tocou foi o Sem-Pernas. Ele é o espião do grupo, o que consegue entrar nas casas por causa da sua deficiência. A profundidade dele é maior do que podemos pensar num momento inicial: ele guarda muito ódio em seu coração por conta das surras que levou na cadeia; por conta da falta de qualquer palavra ou gesto de carinho; e por ter, também, que seguir em frente do único momento de paz que teve, pois não poderia trair os Capitães. Isso mostra que apesar dos pesares, esse meninos juntos, são uma espécie de família e você não pode trair sua família, por mais tentador que seja  momento. E eu digo que ele é profundo, pois esse ódio dentro dele é trabalhado e explicado para o leitor, não é um ódio que um menino abandonado "comum" carrega em seu coração. Não sei se posso dizer isso, mas depois de toda a narração, eu já esperava o que iria acontecer com Sem-Pernas... leia e descubra.
"O que ele queria era felicidade, era alegria, era fugir de toda aquela miséria, de toda aquela desgraça que os cercava e os estrangulava. Havia, é verdade, a grande liberdade das ruas. Mas havia também o abandono de qualquer carinho, a falta de todas as palavras boas." p. 35
João Grande é o mais forte do grupo e o que tem o maior coração. Ele protege todas as crianças pequenas apesar de ele mesmo não ter mais do que treze anos. Foi ele quem ajudou a proteger Dora e seu irmão, Zé-Fuinha quando eles chegaram ao trapiche depois da morte dos pais para o alastrim (varíola).

A primeira noite de Dora no trapiche foi difícil, pois todos a queriam para fazer certas coisas, porém Professor e João Grande a defenderam até Pedro Bala chegar e decidir o que seria feito. Obviamente, Dora se encanta com o tipo de heroísmo dele e Pedro se encanta com a força de uma menina que poderia se tornar um Capitão. E foi assim que Dora passou a ser indispensável para a vida do grupo: virou mãe que cuidava e dava carinho àqueles que precisavam; uma irmã que brincava e fazia parte das aventuras junto com eles; e - finalmente noiva e esposa de alguém. 

As coisas mudam e a história parte para seu desfecho quando Pedro Bala e Dora são capturados pela polícia. Lá ele sofre muito e percebe que a liberdade é o bem maior pelo qual todos devemos lutar. Ele consegue fugir? E Dora, conseguiram resgatá-la? 

Há tantos outros de quem falar: Boa Vida, Gato, Volta Seca, Querido-de-Deus, o próprio padre José Pedro, Ezequiel. Porém, deixo aqui meu convite para que você leia essa história tão bem escrita e rica de detalhes de como é a vida desse bando de garotos que são mais homens do que alguns por aí. Capitães da Areia - como muitos dizem - é um livro antigo que, infelizmente, ainda consegue retratar a situação real da Bahia. O livro me emocionou, eu ri, chorei, senti ódio - enfim é uma leitura completa.

Ah... já fale que esse foi o melhor livro que já li por causa do vestibular? ;)







Aqui, trago o trailer do filme lançado em 2011. Assistam!

Os atores que deram vida às personagens são Jean Luís Amorim como Pedro Bala; Robério Lima como Professor, Gato é vivido por Paulo Abade, Sem Pernas por Israel Gouvêa e Boa Vida por Jordan Mateus. Ana Graciela é Dora e Felipe Duarte seu irmão, Zé Fuinha.
Lembram que eu comentei das perdas de detalhes nas adaptações? Bom, a trilha sonora utilizada no filme compensa qualquer tipo de perda - que foram poucas, ao meu ver. Abaixo, vocês podem escutar algumas dessas músicas e conferir o trabalho lindo que ele fizeram com a história. 
Trilha Sonora de Carlinhos Brown - Doce do mar - Direito de sambar - Taravela (música de abertura e encerramento) - Contato Imediato (música da cena do carrossel - linda!)
Existem outras, mas eu ainda não consegui colocar minhas mãos no DVD, quando ele chegar, eu atualizo o post com o nome de todas as músicas lindas!

8 comentários :

  1. Iza, sua resenha está lindissima <3
    Só de ler já me deu uma nostalgia enorme com o livro. Tenho 2 versões dele hehe
    Eu acho esse livro super digno, um dos meu favoritos. A critica, o enredo, tudo presente é divino. Enfim, Capitães é puro amor <3 Já li 2 vezes e lerei uma terceira!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucs *-*

      Eu li apenas uma vez, provavelmente lerei a segunda. Vestibular está chegando aqui já. E o mais legal é que a cada leitura nós descobrimos novas coisas, não?

      Excluir
  2. Adorei sua resenha Iza! Antes de ler Capitães de Areia, minha mãe vivia me falando dele, e eu nem dava muita bola. Mas depois que li me arrependi de não ter lido antes, é um livro muito bom.
    Dos livros que temos que ler pro vestibular, esse sem dúvidas é o mais legal, eu também gostei demais.
    Beijoo =)
    -Camila

    ResponderExcluir
  3. Iza, sua resenha está o máximo. Ela deixa qualquer um com vontade de "devorar" a obra que, como você mesma disse, é de notável maestria. Sua análise demonstra maturidade e paixão.Parabéns! Bj da prô-admiradora.
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus elogios, prô, são muito importantes para mim! Principalmente por você ter sido uma das pessoas que me ensinou ler criticamente. Então, só tenho a agradecer e esperar estar fazendo isso certo hahahaha

      Excluir
  4. Oi Iza, nossa se o livro for como sua resenha diz, ele deve ser ótimo! Porém se eu fosse julgar por capa, não compraria não. Achei essa capa muito feia.

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma outra capa, minha amiga comprou na Cultura, ela é linda hahaha
      Mas eu adorei essa também... por que você achou ela feia?

      Excluir
  5. Esse foi o primeiro livro de Jorge Amado que eu li, com 10 anos. No início não entendi a crítica do livro à sociedade, por isso não gostava da forma como o autor retratava os personagens. Hoje eu posso compreender que o livro é uma obra-prima da literatura brasileira!
    Pena que eu ainda não vi o filme, mas tenho vontade!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook