Os Deuses de Marte - Barsoom #02

Autor: Edgar Rice Burroughs
Título original: The Gods of Mars
Tradução: Silvia Mourão
Série: Barsoom
Editora: Aleph
Páginas: 336
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

Sinopse: Os Deuses de Marte dá sequência à história do herói interplanetário John Carter. Escrito com a mesma maestria que Edgar Rice Burroughs empregou em Uma Princesa de Marte, o livro garante uma continuação repleta de ação, aventura, mistério e romance.
Vinte anos se passaram desde que John Carter pisou pela primeira vez em solo marciano. Entretanto, todas as suas aventuras ficaram para trás e suas conquistas estão ameaçadas. Perdido numa terra de beleza paradisíaca e brutalidade infernal, ele deve retomar sua jornada por Barsoom, começando por salvar um velho amigo.
A revelação de que uma tradição barsoomiana não passa de uma farsa e que uma brutal realidade é oculta dos marcianos vermelhos e verdes faz com que John Carter parta em uma cruzada para libertar o planeta das garras de uma terrível conspiração envolvendo inimigos até então desconhecidos.

Vamos voltar a falar sobre minha paixão literária por John Carter?! *-*

John Carter do filme de 2012 

Os Deuses de Marte, publicado originalmente em 1914, é a continuação de Uma Princesa de Marte. Ambos fazem parte da série Barsoom escrita pelo renomado Edgar Rice Burroughs, mesmo criador de Tarzan. Aqui no Brasil, a editora Aleph é a responsável pela publicação da série.

A sequência nos apresenta uma diferença de 20 anos desde a fantástica viagem de John Carter à Marte e o momento atual. Anos nos quais o Capitão da Virgínia tentou de todos os modos descobrir um modo de voltar para o planeta árido e reencontrar sua amada princesa, Dejah Thoris.

Agora, a história tem início com o sucesso dos esforços do mais bravo guerreiro da Terra, John Carter, em finalmente conseguir retornar a Barsoom (como Marte é conhecido por seus habitantes). Mas infelizmente não será nada fácil reencontrar sua amada princesa.


Geografia de Barsoom, segundo Edgar Burroughs

Quando John Carter volta a Marte, ele reaparece em uma área desconhecida do planeta. Barsoom que até então é conhecido apenas como uma terra árida e morta, nos apresenta um lado seu que é repleto de verde e vida. Com cores belíssimas, árvores e frutas. Porém, também é uma região repleta de criaturas estranhas (que parecem plantas carnívoras com a capacidade de se locomover) denominadas de homens-plantas e macacos albinos (que também são carnívoros e antigos inimigos dos marcianos verdes) que devoram todos os seres vivos que acabam por lá.

Por um acaso do destino, John Carter - enquanto luta para sobreviver das estranhas criaturas - reencontra seu antigo amigo Tars Tarkas, jeddak de Thark e líder dos marcianos verdes.


Muitas vezes os ferozes macacos saltaram para nos atacar e muitas vezes nós os repelimos com nossas espadas. As longas caudas dos homens-plantas se abatiam com uma tremenda força sobre nós quando eles avançavam vindos de múltiplas direções, ou saltavam com a agilidade de galgos sobre nossa cabeça. A cada ataque que tentavam, nos defendíamos com o fulgor de nossas lâminas, há vinte anos sabidamente as melhores que Marte já tinha conhecido, pois Tars Tarkas e John Carter eram os nomes que os lutadores do mundo dos guerreiros mais gostavam de pronunciar.
p. 36

Tars Tarkas
É Tars Tarkas quem explica a John Carter onde estão e a difícil situação na qual estão metidos. 
Acontece que os marcianos verdes e vermelhos têm uma crença que quando têm êxito a peregrinação do misterioso Rio Iss, até o Vale da Dor e as praias do Mar Perdido de Korus, encontrarão paz, amor e repouso para o resto de sua existência. 
A questão que ambos logo descobrem é que tudo não passa uma farsa! A famosa travessia é na verdade repleta de perigos, violência e sofrimento para todos os desavisados.
Mas, para piorar ainda mais a situação, há uma lei em Barsoom que pune com a morte qualquer ser que resolver voltar do Vale da Dor! Então, mesmo que John Carter e Tars Tarkas consigam sobreviver e fugir do Vale da Dor, ainda deverão enfrentar a lei e todos os outros marcianos vermelhos e verdes que acreditam fortemente nessa crença.

John Carter, como é o Chuck Norris de Marte, não se assusta com o tamanho do desafio e tem como objetivo reencontrar sua amada princesa de Helium mais uma vez - mesmo que para isso tenha que enfrentar criaturas terríveis e lutar muitas batalhas.

Enquanto eu viver meu coração só baterá por uma mulher: a incomparável Dejah Thoris, princesa de Helium.
p. 146

Therns nos quadrinhos e no filme de 2012
Piratas Negros
Durante a perigosa jornada de John Carter e Tars Tarkas, conhecemos os therns - seres com o corpo humano como os marcianos vermelhos, mas com a pele branca como John Carter. Os therns acreditam ser superiores aos marcianos verdes e vermelhos e são os responsáveis por manter a crença viva entre as outras populações para que aqules que sobreviverem à travessia do misterioso Rio Iss se tornem escravos (as) e serviçais - às vezes até comida!

Além dos therns, nós também conhecemos os Piratas Negros, homens similares aos marcianos vermelhos e aos therns, porém com a pele na cor negra. Os Piratas Negros são os arqui-inimigos dos therns e guardam a sete-chaves seu esconderijo. Até então ninguém nunca foi capaz de escapar dos Piratas Negros, mas John Carter sendo John Carter irá fazer o impossível para voltar a cidade de Helium e encontrar sua amada Dejah Thoris. 

Essa carga dupla logo se mostrou excessiva para o meu animal já sobrecarregado e, assim, nossa velocidade sofreu uma terrível diminuição, já que os outros não iriam mais depressa do que o mais lento de nós. Em nosso grupo não havia ninguém que desertaria os demais, por mais que fôssemos de diferentes países, cores, raças e religiões, e até de outro mundo!
p. 231

Dejah Thoris e John Carter
Os Deuses de Marte traz John Carter em seu melhor desempenho, com lutas inigualáveis, novas descobertas sobre Barsoom e sua cultura, além da revelação de diferentes povos e grandes segredos! 

A obra também é fortemente influenciada pelo romantismo e John Carter é um guerreiro completamente apaixonado que tem como único objetivo reencontrar sua princesa. Para alcançar seus objetivos, o Capitão da Virgínia enfrentará todas as raças em Barsoom. 

Sem dúvida alguma, Os Deuses de Marte, é a melhor obra da série Barsoom - dos livros que li até agora. E você, querido leitor, irá se deliciar com essa história centenária. Não há dificuldade alguma no texto (apesar da idade do livro) e o enredo ainda carrega um surto de adrenalina que não irá permitir o leitor de largar a história até chegar ao fim!

E - aviso novamente - o final te deixará extremamente curioso sobre o terceiro livro, O Comandante de Marte, que já está disponível também. Então, meu conselho é já pegarem as três edições e lerem na sequência! ;)

Para finalizar, vou contar que se você digitar John Carter errado no Google, a busca não retornará um Você quis dizer: John Carter. Simplesmente aparecerá: Corra enquanto você acha que pode. (HAHAHA)

Piadas à parte, John Carter é um daqueles personagens que deixa homens e mulheres encantados pelo perfil de guerreiro indestrutível, além de ser um homem honrado e apaixonado. 
Um beijo para Teca (Casos, Acasos e Livros) que entende o que estou dizendo! Teca, vai ler Os Deuses de Marte, mulher!!!

Dejah Thoris, princesa de Helium

E aos leitores que não conheciam a saga ainda, só me resta dizer: LEIAM!! LEIAM!! LEIAM!!






22 comentários :

  1. Nunca li e nem vi nada sobre John Carter, até pulei a resenha. Li a resenha do outro livro e não me interessei, Carol :( hehehe

    ResponderExcluir
  2. O livro parece realmente ótimo, o filme é muito bom também.

    Gostei da resenha, parabéns.

    Da uma passada no meu blog, tá rolando um mega sorteio lá.

    http://www.vestigiodelivros.com.br/2016/05/sorteio-5-kits-de-livros-5-chances-de_1.html

    ResponderExcluir
  3. Oieee,nossa vi a imagem desse deus grego e meus olhos saltaram kkkk tive que vir correndo para ler a resenha kkkkk

    Ainda não conhecia esse livro,e confesso que o tema dele não me atrai,massss vi que você reforça o romance que têm nele e nossa,aí sim me chama a atenção!!!!!

    Mas confesso que quero assistir o filme para ontem,com esse boy magia sem orrrrr kkkkkkk E claro,por que gosto de filmes de aventuras,com história de ficção,mais do que se fosse em livros.... Mas se eu gostar do filme eu irei ler o livro *--*

    Bjão e obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi :)
    Eu amei a resenha de Uma Princesa de Marte e fiquei encantada com a estória que me deu muita vontade de lê-la, já até adicionei no skoob. Lendo a resenha da continuação me fez querer ler ainda mais, pois eu sei que não vou me decepcionar com o próximo livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar desses livros e tenho certa curiosidade em lê-los, acho que esse tipo de fantasia sempre caí bem comigo.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. EU QUERO, EU QUERO, EU QUEROOOOOOOOOOOOOO!
    Só não li ainda porque não tenho :(
    Mas eu preciso ler urgente, ainda mais das nossas conversas por Facebook, que você disse, assim como na resenha, que esse é o livro maaaaaaaaais sensacional da série.
    Estou com saudades do meu Johnzinho gato sarado! Hahaha.
    A história desse parece ser bem legal, como o primeiro, mas mais corrida. E quem diria que Barsoon tem um lado verde?
    Eu digitei errado John Carter no Google e apareceu "Você quis dizer John Carter?", normal. :(
    E, realmente, a leitura é facílima, quem diria que foi escrito nos anos 1910?

    E obrigada pelo beijo especial para mim! Hahaha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Como tinha dito na resenha anterior achei incrível o filme inspirado no primeiro livro.O autor é fantástico.Que pena que o filme não teve continuação :(.A resenha gostei muito espero que abaixe o preço para poder comprar as duas obras ou senão opto por Kindle. Dejah Thoris e Carter ♥

    ResponderExcluir
  8. Apesar de seus elogios, não consigo gostar do universo e livros do John Carter :(

    ResponderExcluir
  9. Desde que li a resenha anterior, fiquei muito curiosa por essa série.
    Amei o filme e acredito que vou gostar ainda mais dos livros.
    John Carter é um guerreiro corajoso e a princesa não fica atrás. É uma personagem forte, que junto a Carter se tornam um casal e tanto, rsrs. Estou vendo que essa continuação é cheia de lutas, mistérios e uma Barsoom bem diferente do primeiro livro :-)

    ResponderExcluir
  10. Oi Carolina.
    É a primeira vez que vejo falar dessa serie, mas ja estou encantada, gosto muito de livros que falam sobre viagens espaciais, sinistro essa coisa de criaturas carnívoras, mas também achei muito legal, o mundo criado por John Carter, parece ser incrível, vou procurar a resenha do livro anterior, espero gostar.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Quero muito ler essa serie, gostei do primeiro livro e esse parece conter ainda mais aventuras, achei bem fascinante esse mundo que o Edgar Rice criou, no qual parece ainda mais incrível nesse livro, também gostei muito do John Carter que é um personagem que encanta o leitor e quero muito ler essa serie !!

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol!
    SAKJFNAUOBAGBUOGABOUGOUGAG NÃO ACREDITO QUE TUA RESENHA AJUDOU A MINHA CURIOSIDADE COM O FIM DO FILME, EU TE AMO MULHER!
    Não sei quanto à adaptação, mas sou APAIXONADA por John Carter. Queria abraçar aquele filme de tanto que amo. E aquele finalzinho acabou comigo porque PRECISAVA DE RESPOSTAS! Obrigada por ajudar <3
    "John Carter, como é o Chuck Norris de Marte" Morta estou UHASUHHAUSUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUH
    Sua resenha ficou excelente, guria! Tô curiosa pra ler. Vou tentar encontrar pelas livrarias da vida, obrigada pela dica.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eita...que bela visao desse john carter , em ?!
    Pela resenha, esse livro parece ser muito original...ja que é em marte.
    Nunca li um livro que se passasse em Marte...vou dar uma chance para esse assim q tiver dinheiro ;)
    Obs= Apaixonada por esse homem indestrutível e honrado :D
    Fui,bju *_*

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a saga, mas fiquei curiosa pra ler, pelos elogios deve ser muito boa. Essa paixão do John pela princesa deve arrancar suspiros kk. Parece ser uma aventura e tanto ainda mais com esses seres diferentes.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito curiosa quanto a essa série, amo livros com viagens, principalmente quando vão muito alem, como nesse livro que vão para marte. Gostei muito do romance do livro, quero ler e torcer pelo casal

    ResponderExcluir
  16. E eu q sempre achei que Tarzan surgiu do nada, não tinha um autor?! hahah brincadeiras a parte, é sempre bom descobrir novas obras de autores reconhecidos por apenas uma história.

    ResponderExcluir
  17. As edições lançadas pela editora Aleph são sempre lindas e maravilhosas, quero poder ter mais livros deles. Não conhecia essa série, só o que me fez torcer o nariz é que ela é bem longa e ultimamente estou fugindo um pouco disso. Mas pelo autor ser o mesmo de Tarzan já sei que deve ser bem bom ahaha

    ResponderExcluir
  18. Hey, tudo bom?
    Estou curiosa para ler essa saga desde que li a resenha de ''Uma Princesa de Marte'', aqui no blog. O enredo desse segundo livro parece ser ainda melhor que o do primeiro. Realmente, espero ter logo a oportunidade de ler esses livros da saga.

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler essa série ,não curti muito o filme ,apesar de eu não ter visto o filme inteiro ,mas tenho certeza que vou adorar os livros ,parecem muito bons ,as sinopses sempre me deixam curiosas .

    ResponderExcluir
  20. eu já falei q vim descobrir q o filme era baseado em livros por aqui?
    eu quero muito ler essa série, ainda mais que é um clássico
    espero ter oportunidade em breve

    ResponderExcluir
  21. Olá, Carol!

    Acredita que não li os livros e detestei o filme? Será que na literatura eu consigo me encantar? Vou buscar esses livros. Já que estão os três disponíveis, talvez seja interessante tê-los na lista.

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Eu vi que o filme não foi o sucesso esperado, mas mesmo assim fiquei curioso em relação aos livros. Sua resenha consegue nos deixar com vontade de ler e buscar mais sobre a obra, o autor foi genial criando vários tipos de personagens, um protagonista apaixonado e que fará de tudo para resgatar sua amada, achei interessante e a ideia da mudança da cor de pele e a rivalidade que existem entre essas diferentes "raças". Livros assim merecem ser lidos e farei isso em breve, em sequência como você recomendou.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook