A Outra Vida - The Wheepers #01

Autora: Suzanne Winnacker
Título Original: The Other Life
Série: The Wheepers

Tradução: Shirley Gomes
Editora: Novo Conceito
Páginas: 268


Em "A Outra Vida", da autora Suzanne Winnacker, o leitor é apresentado a uma distopia em um mundo pós-apocalíptico, devastado por um vírus que transformou as pessoas infectadas em uma espécie de criatura mutante, conhecidas por "Chorões", e que apesar de não possuírem consciência, são inteligentes e se alimentam de seres humanos.

A história é narrada por Sherry, uma jovem de apenas 15 anos, que vive há três anos com sua família – composta de mãe, pai, irmãos (um jovem adolescente e uma menina de cinco anos) e sua avó – em um Bunker*, construído pelo pai antes da epidemia, no subúrbio de Los Angeles. É ela quem nos apresenta à nova realidade de vida após a contaminação.
“Três anos, um mês, uma semana e seis dias se passaram desde a última vez que vi a luz do dia. Um quinto de minha vida.” 
A família da protagonista passa por diversas tensões e escassez de recursos logo nos primeiros capítulos. Por viverem tantos anos dentro do bunker, que tem o tamanho de uma pequena casa, Sherry já descreve seus pensamentos e paranoias em relação a vida lá fora. 
Por conta dessa escassez, o pai de Sherry toma a difícil decisão de sair do local seguro onde eles vivem e buscar comida. Como é a filha mais velha, ela não o deixa ir sozinho. E é aí que a história realmente começa.
A jovem e o pai vasculham o subúrbio em que viviam e nada encontram. Nenhuma comida ou alma viva; nada além do silêncio, casas abertas e carros pelas ruas, e principalmente nenhum chorão. Por conta disso, eles decidem ir até o centro de Los Angeles. Durante a busca, eles confrontam pela primeira vez uma das criaturas e sofrem um ataque. Sherry é ferida e obrigada a fugir e deixar o pai para trás, sem saber se ele está vivo, se foi infectado ou morto. 



“Nossos olhos se encontraram. Havia uma faísca gananciosa ali, um brilho louco. Uma fome primitiva. Dei um passo para trás. Um grande erro. A criatura investiu na minha direção.”

Em meio a toda essa tensão, seu caminho cruza com o do jovem Joshua. 

Ele é apresentado como um garoto experiente deste novo mundo, que sabe como confrontar as criaturas e obviamente a salva do ataque. Ela, ferida, é levada por ele a um novo local, onde outros sobreviventes tentam levar suas vidas da melhor forma possível.
Aos poucos, outros personagens são apresentados, e a história vai tomando um rumo novo. Após a família de Sherry ser levada ao local seguro, ela e Joshua tem como objetivo buscar com vida o pai da jovem. A adolescente começa a aprender sobre um mundo totalmente novo para ela, uma nova vida. Aos poucos Sherry percebe que sua "Outra Vida" já não existe mais e não voltará a existir. 

E assim, segue-se uma missão de resgate e sobrevivência, que é uma característica presente em todo livro que se passa em um cenário pós-apocalíptico, mas também repleta de um leve romance, conflitos psicológicos da protagonista e suas relações familiares.
O livro é uma literatura juvenil, é considerado "Young Adult" (Jovem Adulto) e por mais que a temática seja um pouco pesada não deixou a história assustadora, digo isso para quem tem receio do livro ser muito forte. E o que deixou a desejar foi exatamente isso, um pouco mais de horror e descrição do cenário apocalíptico, das criaturas e do vírus não faria mal a história. Mas acredito também que a autora tentou focar-se ao máximo no estado psicológico dos personagens em geral, ao longo deste primeiro volume da série, enfatizando o cansaço mental e físico deles. A escrita é boa, o leitor sente por todo o livro aquele medo do desconhecido e das criaturas que os cercam. É um clima de tensão constante que permanece até o fim.

Um aspecto que vale lembrar é que a história é considerada uma distopia, e o leitor não consegue notar isso até o fim do livro, onde a autora deixa um "gancho" muito interessante para o próximo. Adorei o final, valeu por todos os pontos ruins.

Classificação:








Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook