O Último Olimpiano - PJ #05



Autor: Rick Riordan
Título original: The Last Olimpian
Tradução: Raquel Zampil
Série: Percy Jackson e os Olimpianos 
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Onde encontrar: AmazonBr | Saraiva | Submarino 

Sinopse: Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.
Você consegue escutar os coros de aleluia? Eu consegui, pessoal, conclui a série Percy Jackson e os Olimpianos. Finalmente a Carol poderá trazer para vocês as resenhas de Os Heróis do Olimpo que ela tanto queria! Eu, obviamente, assim que vi a oportunidade, comprei o box da segunda série do tio Rick porque minha vida estava sendo ameaçada por Milla, uma amiga querida que também torceu muito para que eu concluísse essas primeiras cinco leituras. 

“O fim do mundo começou quando um pégaso pousou no capô do meu carro.”, Percy, p. 9

A Grande Profecia está a poucos passos de se realizar. A ameaça iminente de Cronos está prestes a cair sobre a cabeça de todos os deuses e semi-deuses. O Olimpo nunca precisou tanto da ajuda de seus heróis. Além do simples risco à civilização ocidental, O último olimpiano fecha algumas pontas de sua própria série e dá a premissa para a série seguinte, ou seja, teoricamente não tem fim! Apenas o arco da profecia de Percy é concluído. 
“Uma lâmina ia ceifar a minha alma. Como regra geral, prefiro não ter minha alma ceifada.” Percy, p. 59

Do que nos lembramos: Cronos está possuindo Luke. Annabeth não aceita que seu amigo possa estar sucumbindo. Percy sabe que um grande fardo recaí sobre seus ombros. Rachel, a humana que acertou um titã com uma escova de cabelo azul, não entende completamente qual o seu lugar neste novo mundo. Groover aceita com dificuldades a morte de Pã. E Rick Riordan, novamente, mostra seu talento para narrar um adolescente salvando o mundo ocidental como o conhecemos. 

Todos no acampamento estão se preparando para defender Manhattan, pois os deuses estão ocupados com Tifão, aquele titã que Percy ajudou a acordar em A batalha do labirinto. Essa guerra contra Cronos decidirá o que acontecerá com todos os seres humanos do planeta, então... nenhuma pressão, certo? 
“- Eu reflito o estado de meu reino. E neste momento seu estado é bastante medonho.” Poseidon, p. 39
Esta batalha se provará uma das mais complicadas e bem escritas! O detalhe da edição nova para o qual chamo atenção é o mapa! Ficou tudo tão bem explicadinho e dinâmico. A narração de Riordan se desenrolava e eu só movia meu lápis pelo desenho, imaginando a cena cada vez melhor. Ness momento, novos aliados serão descobertos e ativados, enquanto antigos lutadores ficam um pouco birrentos. Mas nada que aquela emoção de Riordan não consiga resolver! 
“- Todos vocês podem travar essa guerra sem Ares. [...]. Divirtam-se morrendo.” Clarisse, p. 57
Uma das coisas que eu mais gosto nessa série de livros, além dos nomes dos capítulos, é o fato de que o título do livro é rapidamente explicado e praticamente entrega a história que leremos. Ladrão de raios, Percy é acusado de roubo; Mar de monstros, vamos navegar o triângulo das Bermudas; A maldição do titã, ficamos lá, segundo o céu, o que não deve ser nem um pouco fácil; A batalha do labirinto, para onde vamos? lutar em um labirinto; e, finalmente, O último olimpiano, eu não achei que a explicação fez tanto sentido assim. 
“- Estou aqui porque, quando tudo mais dá errado, quando todos os outros deuses poderosos partem para a guerra, sou o que resta. O lar. A lareira. Sou o último olimpiano. Você deve se lembrar de mim quando enfrentar sua decisão final.” Héstia, p. 106

O Pinterest me diz que Héstia estava presente em O ladrão de raios, mas eu não lembro! E acredito que esta seja outra das mensagens bacanas que Rick passa para seus leitores. De que todas as batalhas, por maiores que sejam, dependem de um herói. E este precisa se apoiar em algo: amigos, família, amor, vingança, poder. Neste caso, Héstia nos lembrou que todas as batalhas dependem daquilo que você chama de lar. E, apesar de o título não entregar logo de cara o que aconteceria no livro, foi daqui que tirei uma das mensagens mais bonitas da série. 

Ao longo da narrativa, alguns detalhes, dicas, pistas da série seguinte aparecem. Isso ou eu estou imaginando muito, mas não vou descartar minha teoria tão apressadamente. 
“- Sou Pomona, a deusa romana da abundância, mas por que você se interessaria? Ninguém liga para os deuses menores.” Pomona, p. 199
Eu não contarei mais do que isso, porque gostaria que vocês tivessem o gostinho que eu tive de descobrir tudo em primeira mão, porque - para aqueles que não se lembram - eu já tinha lido os quatro primeiros livro e depois parei. Recomecei em 2015, em nosso primeiro #Mês da Fantasia! E agora, estou aqui, prestes a começar a segunda série! 

Para finalizar: estamos crescendo. Não somos mais aquelas crianças de 11 anos que não sabiam usar seus poderes ou que não conheciam mitologia grega. Quer dizer... o Percy ainda não tem certeza de muitas coisas, mas a Annabeth consegue nos ajudar nas questões mitológicas. As relações entre os meio-sangues se estabelecem e, bom, estamos entrando com 16 anos em um novo mundo! Muitas coisas podem acontecer, certo? Ao menos, mais do que elas aconteciam quando tínhamos 12 anos!

"Sete meio-sangues responderão ao chamado
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado
Um juramento a manter com um alento final
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal."




“- Eu creio que acabamos de ouvir a próxima Grande Profecia.” Apolo, p. 371


Prontos para a próxima grande aventura? Eu sei que estou!







Seção das Quotes


“Sonhos de semideuses são péssimos.
O problema é que eles nunca são apenas sonhos. Acabam sendo visões, premonições e todas aquelas outras coisas místicas que fazem seu cérebro doer.” Percy, p. 31

“Se qualquer outra pessoa tivesse tentado fazer isso, eu a teria afastado, mas Tyson era grande demais e teimoso demais. Ele me abraçou, quisesse eu ou não.” Percy, p. 43

“- Clarisse se recusa a falar com qualquer um de nós até que sua, hã, questão esteja resolvida. Ela não fala nada há três dias.
- Está sendo uma maravilha.” Pólux e Travis, p. 56

“- Por favor. É muito importante. Pelos velhos tempos?
- Pelo que me lembro, nos velhos tempos, muitas vezes, nós quase morremos. Mas,, tudo bem, vamos lá.” Percy e Grover, p. 119 

“Talvez tenha sido isso que desencadeou minha fúria. Não queria que machucassem minha cadela.” Percy, p. 141

“Eu adoro Nova York. Você pode sair do Mundo Inferior no Central Park, pegar um táxi, descer na Quinta Avenida com um cão infernal gigante saltitando atrás de você, e ninguém nem olha achando esquisito.” Percy, p. 145

“- Não sei. - Annabeth estava frustrada de verdade. Ela odiava não saber.” Percy, p. 172

“Eu não deveria contar aquilo. Mas ela era Annabeth. Se eu não pudesse confiar nela, não poderia confiar em mais ninguém.” Percy, p. 203

“- Vou negar que disse isso, é claro, mas os deuses precisam dos heróis. Sempre precisaram. Não fosse por isso, não manteríamos vocês, pestinhas irritante, por perto.” Dionísio, p. 271


15 comentários :

  1. Oi Izabela, que maravilha ler essa resenha, eu tenho todos os livros desta série e da próxima, não me considero uma "fã-nática" rsr, mas me diverti muito acompanhando as histórias de Percy, que tem sempre muita ação e são super envolventes. A minha edição é mas antiga, então não tem o mapa que você citou :/ (uma pena)

    ResponderExcluir
  2. Olá, li essa série há muito tempo e sou apaixonado por ela. Rick Riordan é talentosíssimo e concluiu a primeira fase desses personagens de forma maestral. Tudo só melhora em Os Heróis do Olimpo, com a introdução de personagens pra lá de cativantes. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Izabela!
    Faz tempo que não leio um livro do Rick e gosto muito de toda mitologia envolvida nos livros dele.
    A série não li nenhum dos livros, já li uma outra série dele, mas pelo jeito, continua no mesmo estilo.
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Iza, essa é uma série de livros que eu não tenho curiosidade para ler, por mais que eu ache fascinante a mitologia grega. Mas a sua resenha foi tão bem desenvolvida que fiquei curiosa para saber um pouquinho mais sobre essa primeira parte, e pelo jeito o Rick soube como concluir uma série para dar espaço à uma outra.

    ResponderExcluir
  5. Essa é aquela série que todo mundo leu, que todo mundo fala menos eu, :-(
    É que são tantos livros que sempre acabo me desanimando em começar.

    ResponderExcluir
  6. Li essa serie e adorei. Esse volume é cheio de acontecimentos, a batalha deixou a leitura bem ágil, ficava numa ansiedade para saber o que vinha a seguir. Pretendo ler a outra série Os Herois do Olimpo espero que seja tão boa quanto.

    ResponderExcluir
  7. Izabela, Rick Riordan é maravilhoso em qualquer coisa que escrever.
    A próxima série é bem bacana também (apesar de que a batalha do último livro nem se compara com a do O Último Olimpiano, mas enfim).
    E a série do Magnus é incrível e a de Apolo também.
    Todo se mistura, tudo se entrelaça e a gente fica com cara de "uauuuuuuuuuu".
    Eu também não lembro de Héstia no primeiro livro...
    Enfim, e como não amar as referências, né?
    Ninguém é mais criança e isso faz muita diferença na leitura.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Izabela,

    Gosto demais dessa série e acho que na época li tudo em duas semanas....gosto demais da escrita do autor e estou com outras séries dele na minha lista de espera....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pensa numa amor pela mitologia? Eu tenho rsrs
    Vi o filme e amei. Não tive a chance de ler os livros ainda, mas depois dessa resenha preciso comprar a série

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre esqueço de mencionar que você seleciona as melhores quotes para pôr em suas resenhas <3 Continue assim.

    Antes, eu até que curtia PJO, mas hoje em dia perdi o interesse tanto nos livros quanto nos filmes (que os fãs julgam horríveis adaptações). Mesmo sua resenha tendo sido positiva, com quotes que dão um gostinho de "Quero mais", não vou me arriscar no universo dos Olimpianos, deixa para a próxima.

    Abs ^^

    ResponderExcluir
  11. vamos no coro!!! finalmente vc conseguiu terminar essa série
    eu adorei essa série do tio riodan
    tem uma dose certa de ação/fantasia
    tem clichês? vários (muitos ) mas mesmo assim é legal
    eu achei fofa essa capa do livro

    ResponderExcluir
  12. O autor Rick é talentoso, né? Ele gosta mesmo dessa coisa de Deuses etc. Enfim, confesso que não li nenhum Percy Jackson só assistir os filmes, eu sei é um erro. Mas ela não me despertou tanta curiosidade, porque não gosto dessa coisas de deuses e tal. Mas minha amiga é apaixonada e vou indica sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Izah, tudo bem?
    É sempre muito gostoso quando conseguimos concluir uma série né. Geralmente eu fico com o mix de sentimentos: feliz por ter concluído e triste pela história - se for boa - ter acabado.
    Eu pretendo ler esses livros, mas estou esperando para comprar o box, não quer ler o arquivo digital sabe.
    Beijokas
    [SORTEIO]Baile Literário
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  14. Oi,Isabela!!
    Tenho muita curiosidade para ler os livros Rick Riordan. Mas ainda não consegui!! Adoro livros que trazem o tema de mitologia grega. Espero algum dia finalmente ler algum livro de Percy Jackson!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Faz um tempo que li essa serie, mas foi uma das primeiras que li e ela me conquistou, lembro que o final desse livro quando finalmente se chega na profecia me surpreendeu muito, mas adorei esse livro, ele é muito envolve e cheio de ação, um ótima forma de acabar essa serie !!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook