O Doador de Memórias

Autora: Lois Lowry
Título Original: The Giver
Tradução: Maria Luiza
Editora: Arqueiro
Páginas: 192


O Doador de Memórias, da autora Lois Lowry, é narrado pelo jovem Jonas, um menino de 11 anos que vive em uma comunidade um tanto diferente. No mundo de Jonas, as pessoas não sentem dor, não existe o ódio, nem guerras, nem fome e nem nada que seja ruim. A comunidade é organizada e cada cidadão tem seus afazeres e sua função na sociedade. Porém, também não existe o amor e os sentimentos bons, as cores, a liberdade (inclusive a vontade própria! ) e muitas coisas que são limitadas para eles. As pessoas não sabem e não se lembram de nenhum sentimento, seja ele bom ou ruim, nem mesmo de como as coisas foram um dia (o nosso mundo atual). É como se todos vivessem em uma "bolha", controlada exclusivamente por um Conselho de Anciões, o governo do local. 


No início do livro, a autora descreve as regras da comunidade, e nestas regras estão inclusas o modo de vida desde o nascimento até a dispensa (como a morte é chamada): os bebês nascem em um Centro de Criação e são designados a uma família adotiva ao completarem um ano de vida (se não se desenvolvem bem ou possuem doenças, são dispensados!). As crianças comemoram cada ano de vida em uma cerimônia coletiva, e cada passagem de ano os faz subir um nível na comunidade e adquirir bens e afazeres, até chegarem aos doze anos, onde são escolhidos para trabalhar em determinada área para o resto de suas vidas. Após formarem uma família com um conjugue (que também é escolhido pelo conselho,pasmem), criarem seus  filhos adotivos (não existe reprodução comum!) até que se tornem adultos, os adultos vão para o Centro dos Idosos e permanecem lá até chegar a famosa "Dispensa". A dispensa é celebrada, e após essa festividade, a pessoa nunca mais é vista. Como não existe a morte explícita, e ninguém a conhece, os habitantes não fazem ideia do que é a dispensa afinal. 
Tudo é muito interessante neste livro. É descrito com perfeição, e eu adorei isso!

Jonas vive uma vida pacata, eu diria.  Todos os dias, ele e sua família (Pai, Mãe e sua irmã Lily) vão à escola, ao trabalho, partilham as refeições, discutem os acontecimentos do dia e dormem. Para Jonas, tudo é muito normal e muito correto, ele se sente seguro vivendo sua rotina perfeita em um mundo onde se tem controle total das pessoas e de tudo relacionado a elas. Até que é chegada a celebração de seus doze anos.

Ao completarem doze anos, as crianças que até então eram chamadas de 'onze', finalmente serão escolhidos para um trabalho específico da comunidade, onde vão aprender um ofício e trabalhar para o resto de suas vidas, e o jovem está ansioso para o dia em que se tornará um 'doze', mesmo sem ter ideia do que o aguarda. Na cerimônia, Jonas é escolhido para ser um Recebedor, surpreendendo a todos. 

O Recebedor é o único membro da comunidade que é capaz de possuir as memórias até então esquecidas (e controladas pelo Conselho)! O antigo Recebedor agora é chamado de Doador, e é ele o encarregado de passar tudo para o jovem Jonas. Ele vai sentir tudo o que as pessoas não são capazes de sentir, ver e ouvir as lembranças de um mundo já esquecido, seja lembranças boas (como um dia em família, com pais, avós e a alegria que os cerca) como as ruins (guerras e a fome, a morte, a dor, entre outras coisas).
Jonas terá de lidar com tudo isso, com todos os confrontos que a visão de um mundo diferente do seu vai lhe proporcionar. A história vai tomando um rumo interessante, os conflitos psicológicos são bem descritos, e até esperados! Existe muitas coisas ocultas no mundo conhecido por ele e tudo virá a tona. 

O livro é muito bom, eu gostei bastante, é uma distopia clássica e uma leitura leve, que flui muito bem! Também fiquei com a impressão de que outros autores se inspiraram em algumas características para escrever suas próprias distopias, o que é muito legal. O único defeito do livro foi ter sido muito curto! Quando você se envolve completamente na história de Jonas, de tudo, o livro acaba! Uma pena, mas espero uma continuação, e estou louca pra ver o filme! 


O filme estreia dia 11 de Setembro, não percam!!









12 comentários :

  1. geeeeeeeent, tô muito a fim de ler ;-;
    adorei a resenha e não vejo a hora de ver o filme :3

    beijos,
    ~nathália n.
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Nathália!!

      Leiaaaaa que pra quem é fã de distopias, é um ótimo livro!
      Eu gostei bastante e me surpreendi positivamente *.*

      Também estou louca pra ver o filme!!

      Beijos e obrigada pela visitinha!

      Excluir
  2. E agora eu quero ler também!!!!
    Mesmo sendo curto. E daí já que você elogiou tanto!!!!
    Adoro distopia e não acredito que deixei essa passar.
    Vai pra lista gora mesmo!!

    Amei a resenha.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leleeee :D

      Que bom que pela resenha tu ficou com vontade de ler!! É realmente um livro muito legal e com uma excelente história, mesmo sendo bem curtinho!
      Acredito que os outros serão publicados logo (espero)! São 04 livros!

      Depois que ler me fale o que achou!

      Beijão e obrigada pela visita!!

      Excluir
  3. Eu estou maluco por esse livro.
    Por mais que seja curto, espero que a história seja boa, afinal ele é muito elogiado aqui e la fora.
    Pena que pra mim não vai dar pra ler antes do filme.

    Boa resenha

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telemaco!!

      A história é sim muito boa, pode confiar, porque eu não dava nada por ele e no fim me surpreendi com a complexidade de tudo e a descrição da autora, adorei!!
      Poxa, pena mesmo, mas logo mais você lê e vê o filme também! Espero que o filme seja bom!

      Obrigada pela visita querido! Beijo!

      Excluir
  4. Eu estou revoltada comigo mesma, devia ter solicitado esse livro, mas deixei passar por achar que não teria tempo para lê-lo, agora que sei que ele é pequeno e que contém uma estória incrível estou morrendo de raiva e esperando ansiosa até ele chegar aqui na minha cidade para que eu possa comprá-lo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Delmara!

      Ahhh que pena que não solicitou! Ele é bem pequeno e li em 2 dias com pouco tempo de leitura! Eu gostei muito da história, só elogios, mesmo que o final tenha sido repentino.. como tem outros 03 livros, terá continuação e fiquei feliz por isso!

      Espero que leia e que goste tanto quanto eu!

      Beijooo e obrigada pela visita!!

      Excluir
  5. Vi uma resenha dele na Caverna Literária, se não me engano, nessa semana. Vou ser obrigada a dizer, de novo, que esse livro me deixa na dúvida. Eu não tenho vontade de ler, mas ao mesmo tempo eu sinto que eu gostaria dele se chegasse a ler UHASUAHSUAHSUAHSUAHS Eu fico confusa, porque pelas resenhas ele realmente parece interessante, mas ai eu penso em comprar e desanimo! UAHSUAHSUHASUHA não sei explicar :(

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!

      HUAHSAUHSUHA sei como você se sente, porque eu li ele no Kindle e não estava muito afim (tinha lido Se Eu Ficar e não gostei muito) aí estava meio desanimada, mas peguei e fui lendo, lendo, quando vi a história me envolveu e gostei muito!!
      Mas pense que quando chegar o momento certo você pega ele pra ler! Principalmente porque tem continuação! :D

      Seu momento chegará jovem padawan UHASUHAUHSUHAUHSAUH

      Beijoss!!
      Obrigaaaada pela visita!!

      Excluir
  6. Heey, tudo bem?
    Eu adorei a história do livro, parece interessantíssimo! Estou pensando seriamente em comprá-lo!
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilhermee, tudo ótimo e você?

      Que bom que gostou, porque é realmente intrigante a historia! É um livro que surpreende se você não espera tanto dele! E tem continuação, já aviso hahaha

      Se comprá-lo me avise se gostou!!

      Beijoooooo e obrigada pela visita!!

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook