Elevador 16 - As Crônicas dos Mortos

Autor: Rodrigo de Oliveira
Série: As Crônicas dos Mortos
Editora: Faro Editorial
Páginas: 70
Onde Baixar: 
AmazonBr (mobi) - Baixar em Pdf - Baixar em Epub


Oi gente! Aproveitando o clima zumbi deixado pela resenha da Iza, eu vou resenhar um conto do autor brasileiro Rodrigo de Oliveira, que me ganhou com o primeiro livro da série, O Vale dos Mortos, também resenhado aqui. Este conto se passa no mesmo universo apocalíptico que O Vale, porém, ambientado em São Paulo (!) e focado em outra situação e personagens. Eu o li através do Kindle (e-reader) em minha viagem de volta de SC, no ônibus escuro, em uma estrada totalmente sem luz e foi muito desesperador!
Vamos à resenha!

A história têm início em um sábado. Mariana, a jovem paulista em busca de crescimento profissional, está trabalhando junto a muitos outros colegas, em pleno fim de semana. Mas este não é um dia comum na história da humanidade, pois enquanto alguns trabalham, outros celebram a passagem de Hercólubus pela Terra, sem causar a extinção em massa do nosso planeta.

Recapitulando a base do livro O Vale dos Mortos, no ano de 2018 acreditava-se que o astro imenso Hercólubus se chocaria com nosso planeta, provocando então o apocalipse, o fim, e o dia em que os homens não mais pisariam sobre esta Ter. E, como nos salvamos, foi motivo de grande alegria a todos, no globo inteiro haveria uma celebração e festas, como um novo começo. 

E lá está Mariana, trabalhando e pensando apenas em sua própria vida, porque ela está mesmo encrencada. A jovem tem um namoro nada saudável com um colega de trabalho, Raul, e descobriu que espera um filho dele. Isso bastou para que o dia do planeta ser apenas um detalhe em meio a sua própria celebração, ou melhor, seu próprio apocalipse (!).

No horário de almoço, as amigas de Mariana a convencem a sair e elas resolvem descer para comer alguma coisa. Ela e mais algumas pessoas inclusive Raul, entram no elevador da empresa como sempre fizeram. No total, dezesseis pessoas se encontram lá dentro, descendo, pensando em seu almoço e afazeres, até que ele sofre uma parada brusca e todos ficam presos!

Sem saber o que houve, as pessoas aguardam o socorro ou que o elevador volte a funcionar, como geralmente acontece nesses casos (quem nunca ficou preso em um elevador rezando né? Haha). Mas o que acontece a seguir surpreende e aterroriza a todos. Das dezesseis pessoas, dez delas desmaiam repentinamente, inclusive Raul e uma das duas amigas de Mariana. Os que não passaram mal tentam auxiliar os desmaiados, que não reagem a nada por um tempo. Mariana se preocupa com Raul, afinal ele é o pai de seu bebê, e não vê a hora de se ver livre daquela situação.

Tentando ajudar, Antônio, um dos homens que ali se encontra resolve abrir a porta, com a ajuda dos outros, e descer pelo vão que o elevador parou, no meio de um dos andares e buscar ajuda. Ele se vai. E neste momento, Raul, o primeiro dos dez desmaiados acorda, entre espasmos e convulsões. Acorda de um sono que o transformaria em uma criatura não mais humana. Com os olhos brancos e tomados de fúria, o homem que agora é um zumbi sedento tenta atacar os “vivos”. Ele é impedido por Zotto, um colega de trabalho de Mariana, grande e forte. Como se não bastasse, os outros desmaiados começam a acordar também, em meio a febre e aos espasmos que Raul também sofreu. Em pânico, Mariana tenta sair do elevador, e salva sua vida. A jovem passa pelo vão junto a uma das amigas, Joana.

O que elas encontram fora do elevador não é muito diferente dos que estavam lá dentro. As jovens correm para se salvar, lutam por suas vidas e por uma saída do inferno em que se encontram, porque tiveram ao menos a chance de sair do elevador. Muitos não tiveram a mesma sorte.

E assim começa a luta de Mariana, em um mundo diferente, tomado por zumbis e onde todos devem tomar decisões em prol de suas próprias vidas. O autor destaca a personagem como protagonista, porque ela de fato será a personagem principal no terceiro livro da série, A Rainha dos Mortos, que será lançado em março deste ano. Então ela tem potencial, força de vontade e ao mesmo tempo se vê em uma situação delicada. Gostei muito dela!

Também adorei o conto em geral, me envolveu mesmo sendo muito menor que um livro, e o autor sabe descrever muito bem as cenas, os zumbis, tudo, deixando o leitor totalmente imerso na situação que os personagens vivem. Vi e vivi isso no primeiro livro e também em Elevador 16.

E agora, me dêem licença porque vou correndo pegar A Batalha dos Mortos, o segundo livro! Para quem ama zumbis, ou têm curiosidade em ler uma saga apocalíptica realista e inovadora, com uma história muito interessante, eu recomendo muito os livros do Rodrigo de Oliveira. 


Dica: Elevador 16 é um livro disponibilizado gratuitamente para download pelo autor! Links disponíveis no início da resenha!






9 comentários :

  1. Olá, Camila.
    Eu já li esse conto e também os dois livros do autor e gostei bastante. O autor escreve bem e sabe criar bons personagens. Sem falar que ele sabe fazer esses zumbis parecerem bem aterrorizantes.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!

      Que bom que também gostou! Eu gosto bastante da escrita dele, o livro flui bem né? E com certeza os zumbis dão medo e nos aterrorizam bastante!

      Beijooo e Obrigada pela visita e pelo comentário!!

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Deve ser a segunda ou terceira resenha desse conto que eu leio nesses dias, e estou cada vez mais curiosa para conhecer a escrita do Rodrigo. Comprei os dois primeiros livros da série no finalzinho do ano passado, porém ainda não consegui encaixá-los na lista de leitura *-* vou tentar ler o primeiro livro nessa semana, e espero gostar. Amo zumbis...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh!

      Eu suuuuper recomendo você conhecer logo a escrita dele! E eu gostei demais da história também, super construída e bem escrita!
      Leiaaaa e resenhe pra eu ver o que tu achou *-*
      Amo zumbis também \o/

      Beijoss! Obrigada pela visita e pelo comentário!!

      Excluir
  3. UOU Não sabia a respeito desse livro! Com certeza quando tiver um tempinho irei lê-lo!

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!

      Pois é, uma pena você não ter conhecido antes, mas recomendo!! Tente ler quando tiver tempo sim!!

      Bjosss! Obrigada pela visita e pelo comentário!!

      Excluir
  4. Oi Caah! Sempre te vejo falando bem do trabalho do escritor, eu tenho muita vontade de ler algo dele, quem sabe não começo por este conto, não li muitos livros de zumbis e gostaria de ter mais aqui na estante. Ah! Eu não leria no escuro, só para constar.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!

      Verdade, eu gostei bastante dos livros, e admiro o autor! Ele é muito gente boa e escreve bem sobre zumbis!! Leia sim, e com a luz acesa viu! haushauhsauhsauh

      Beijooo Cida! Obrigada pela visita e pelo comentário!!

      Excluir
  5. Que medo, Camis! Eu tenho problemas com histórias de terror porque, bem, tenho medo... Hahahahaha
    Mas sua resenha está ótima. Fiquei imaginando ler isso no escuro com o bus balançando pelas estradas... Assustador! Hahaha

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook