Harry Potter e a Pedra Filosofal - HP #01

Autora: J. K. Rowling
Título Original: Harry Potter and the Philosopher's Stone
Tradução: Lia Wylar
Série: Harry Potter
Editora: Rocco
Páginas: 223
Sinopse: Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o leitor é apresentado a Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
Tudo começa quando Petúnia e Válter  Dursley recebem na porta de sua casa um estranho embrulho. Um bebê, o filho da irmã de Petúnia, Lílian. Harry Potter é o menino que sobreviveu e derrotou a maior ameaça que o mundo bruxo já conheceu, Voldemort. Aquele-que-não-deve-ser-nomeado, porém, matou Lílian e Tiago Potter, pais de Harry, obrigando-o a crescer com a única família que lhe restou: os tios trouxas (forma pela qual as pessoas não mágicas são chamadas... Sendo também uma definição correta dos Dursley).
"Essas pessoas jamais vão entendê-lo! Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele!" Minerva, p. 15
Onze anos de repressão, ódio e sem conhecer compaixão da parte dos tios (apesar de ter se tornado uma criança carinhosa e respeitosa) Harry começa a receber cartas. Ele não tem a chance de lê-las, pois Tio Válter as queima e faz tudo que pode para evitar que Harry sequer saiba o que está escrito nelas. Acontece que os pais de Harry eram bruxos e o gene passou para o pequeno Potter, porém, no momento em que os Dursley o aceitaram, disseram que não iriam trazer esse tipo de anormalidade para dentro de casa, portanto, nada de cartas para Harry. Até que Rúbeo Hagrid vai até o rochedo em que os Dursley estão escondidos e conta tudo o que pode ao garoto, avisando-o que a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts está ansiosa para tê-lo como aluno.

Sem entender nada, pois sua história foi escondida dele, Harry segue com aquele homem gigante e amoroso que o guia para o mundo da magia escondido em Londres. Afinal, o lugar para onde estava indo tinha que ser melhor do que o que estava deixando para trás (p. 75). Ao longo do caminho, Potter faz o que pode para aprender quem foram os seus pais e o porquê dele ser tão famoso. Fica sabendo então da existência de Voldemort, da noite em que seus pais foram mortos e de como Você-Sabe-Quem sumiu depois de deixar uma cicatriz em Harry. 
"A maioria de nós acha que ele ainda está por aí, mas perdeu os poderes. Está fraco demais para continuar. Porque alguma coisa em você acabou com ele, Harry. Aconteceu alguma coisa, naquela noite, com que ele não estava contando, eu não sei o que foi, ninguém sabe, mas alguma coisa em você o aleijou, para valer." Hagrid, p. 47
Por que o bruxo mais poderoso de todos os tempos iria atrás dos Potter's? Perguntas respondidas ao longo dos próximos livros... Mas o que eu quero deixar claro aqui é que li esses livros com 12 anos, no começo da minha aventura literária. Não cresci enquanto os livros eram lançados; todos os sete já estavam lá quando comecei. Então eu praticamente os engoli e, como era muito nova, não prestei tanta atenção a detalhes que agora terei a oportunidade de apreciar relendo a série.

Finalmente tomei a iniciativa e peguei A Pedra Filosofal, porque defenderei a literariedade de Harry Potter e um dos argumentos que com certeza usarei será a perfeição de linearidade de Rowling. No primeiro livro já temos detalhes importantíssimos que serão usados para explicar a história de Harry, por exemplo, no quinto livro; objetos que serão usados no sétimo. E, obviamente, temos Severo Snape, o personagem mais sensacional da saga, fato que você só descobre no final do sétimo livro, então como não reler e adorá-lo?  

Meu plano é: assim que terminar cada livro, assistirei ao respectivo filme para poder comparar, sabe? E que felicidade é poder fazer isso! Alguns detalhes mudam, é claro, afinal é uma adaptação. Mas poder ver aquele mundo mágico (o jogo de Quadribol, gente!) ganhando vida é maravilhoso. J. K. é a rainha da literatura infanto-juvenil. Nada - eu garanto - fez tanto sucesso quanto Harry Potter. É uma série de fantasia que marcou a vida de uma geração inteira. E (acredito) demorará outra geração para criarem algo tão inovador e perfeito quanto.


"Você parece muito com seu pai, mas tem os olhos da sua mãe." Hagrid, p. 39

Desculpa, desculpa. Voltando para a resenha agora.

Harry vai até Gringotes, o banco dos bruxos, talvez o local mais seguro para se guardar coisas depois de Hogwarts. Hagrid tira de lá um pequeno objeto que Dumbledore o confiou para trazer à Escola. Harry fica curioso, mas o guardião das chaves não pode lhe dizer nada, é um assusto ultra-secreto. Depois de comprar tudo o que precisará para iniciar seus estudos, como sua varinha, coruja, um caldeirão de estanho tamanho 2, Potter volta para a casa dos tios a espera do dia primeiro de Setembro, quando deverá estar na Plataforma Nove e Meia (para sempre plataforma nove e 3/4). 

Lá ele conhece os Weasley e seu primeiro amigo, Rony, A amizade entre eles é instantânea e fortalecida pela inteligentíssima, Hermione Granger. Claro que os garotos não a aceitaram tão rapidamente, mas nenhum deles teria sobrevivido ao primeiro ano de provas sem ela. *nem teriam conseguido achar a pedra, só para deixar claro que Hermione é divina*.

Agora vocês me perguntam, quê Pedra? Gente, a Pedra Filosofal, tá no título. hahaha Bom, esses três são extremamente fuxiquentos e Hagrid não deveria ter dito muitas coisas. Em meio a aulas de Poção e Defesa contra as Artes das Trevas, Harry irá descobrir que existe algo muito estranho guardando o terceiro andar da escola. E com a ajuda de seus companheiros de Casa, perceberá que algo muito maior está acontecendo. A Pedra Filosofal está muito bem protegida, mas nosso trio tem razões para acreditar que alguém tentará roubá-la. E, devido a uma detenção que eles pegarão, Harry descobre que Voldemort pode estar envolvido nessa tentativa de roubo da Pedra, pois ela é capaz de produzir o Elixir da Vida Eterna. A ideia então é protegê-la, roubando-a antes que Você-Sabe-Quem a encontre e consiga retornar.

A Pedra está muito bem protegida por tarefas e feitiços e poções que desafiaram a coragem dos nossos pequenos protagonistas. O livro é narrado em terceira pessoa permitindo um trânsito entre pontos de vista, mas basicamente a narração permanece em Harry. Algumas tiradas são dignas de risinhos e eu tenho certeza que você se divertirá nessa escola, tanto quanto nossos jovens alunos. Quando o ano letivo chegar ao fim e Harry voltar  para a casa dos Dursley durante as férias de verão, será que os tios ainda abusaram dele ou o medo da magia do garoto ganhará um pouco de respeito da parte deles? 
"Parecia que sua vida voltaria ao normal no próximo ano, ou tão normal quanto ela poderia ser em Hogwarts." Harry, p. 221
Nós todos sabemos, Harry, sua vida nunca será normal enquanto estiver na escola. E você não sabe o quão gratos nós somos por isso. 







Carta de aprovação em Hogwarts. Chapéu Seletor. Espelho de Ojesed.
Capa de Invisibilidade. Pomo de Ouro. A Pedra Filosofal.

19 comentários :

  1. Liiinda a sua resenha. E eu também acho que precisará de mais um ou duas ou mais gerações para criarem algo tão perfeito e maravilhoso quanto :)
    Sou uma eterna apaixonada pela história. Amo os livros e amo os filmes :)
    Agora estou com aqueles complementares (Os Contos de Bardo, Quadribol através dos séculos, Criaturas fantásticas) , mas ainda não consegui ler :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gih, que bom encontrar alguém que tem a mesma opinião! Considero Harry Potter um clássico e seria impossível mudar essa convicção. Eu ainda não li os complementares, estou focada na releitura da série primeiro, depois vou para os spin-offs.

      Beijos, volte sempre

      Excluir
  2. Harry Potter <333 Fico com vontade de chorar de tanto que amo essa série hahaha. Mas, enfim. Realmente não existe, nesse mundo, uma série de livros que marcou tanto as pessoas. Os fãs cresceram junto com o Harry e novos fãs surgem a todo instante. É simplesmente fantástico ver isso. J.K é minha rainha eterna, perfeita e maravilhosa <3 meu sonho é conhecer ela e poder dizer o tanto que eu amo esses livros e filmes.


    Beijos,
    Ana.
    http://nasuaestanteblog.blogspot.com.br | Instagram: @NaSuaEstante_ | Twitter: @BlogNSE_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, amamos Harry! Apesar de acreditar que você possa amá-lo um pouquinho a mais do que eu HAHAHA eu, infelizmente, não cresci com Harry, mas aproveitei o que pude dele nos anos em que os li.
      Acho que é o sonho de todo leitor se encontrar com seu autor favorito, mas convenhamos que J.K. está em outro nível né? *.*

      Beijos, obrigada pela visita

      Excluir
  3. Olá, Izabela. Tudo bem?
    Adorei a sua resenha, principalmente porque, através dela, conheci melhor alguns dos aspectos do Harry Potter. Apesar da boa resenha, ainda não tive tanta inclinação para ler a obra. Acho que é uma boa obra, mas passei da idade. Se tivesse lido mais jovem, iria curtir. Hoje, acredito, que não me acrescentaria tanto.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de frescura, Marcos! Desde quanto se tem idade para ler? Você vai curtir, a obra é boa e o universo criado pela autora é melhor ainda.

      Saudações,
      Ace Barros
      Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
      multiversox.com.br

      Excluir
    2. Faço as palavras do Ace as minhas! Não existe idade para ler. E a leitura não tem obrigação de te acrescentar algo. Você está lá para se distrair, para curtir um momento só para você e sua consciência viajarem e, garanto, ela irá viajar.

      Se decidir se aventurar junto com o Harry, estarei aqui com as resenhas mensalmente ^^

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Izabela, adorei a sua resenha, ainda mais por ser de um livro (e de uma saga) que eu amo muito, li pela primeira vez aos 7 anos e até hoje sou fã incondicional. Estou feliz por ler algo tão bom sobre algo que gosto, parabéns.

    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainã, acho que todos os leitores foram marcados de alguma maneira por Harry Potter. Não tenho como falar mal de uma saga que praticamente me ensinou a amar a leitura, portanto, estamos quites! *-*

      Beijos, volte sempre

      Excluir
  5. Eu juro que tentei ler Harry Potter anos atrás, mas não deu. Acabei adiando a leitura e agora você me fez lembrar que talvez esteja na hora de tentar a leitura mais uma vez. Vou lá mais uma vez (Eu gosto dos filmes gente haha tenho que ler os livros)

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhey, vai lá! Que bom que pude clarear essa chance para você.

      Espero que se encante com Harry Potter tanto quanto todos nós, Potterheads,nos encantamos.
      beijos!

      Excluir
  6. Eu li Harry Potter a alguns anos, mas nunca fui um grande fã da saga. Contudo sempre gostei muito do universo criado pela JK, e sempre achei que havia espaço para escrever muito mais coisas lá esquecendo Hogwarts. O mundo bruxo ainda tem muito a mostrar, uma pena que por enquanto não veremos.

    Ps.: A Camila já falou que sou fascinado por cenários? :p

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, siiiiiiiim há ainda muita coisa a ser escrita no universo da J.K., os potterheads estão doidos para conseguir histórias dos Marotos. Já imaginou??

      (Não, Ace, ela não disse! Mas acho que posso suspeitar pelos posts do Multi X hahahahaha)

      beijos, até a próxima!

      Excluir
  7. É tão bom pegar um livro que nós gostamos muito e relê-lo, né? Eu sou velha, como você já sabe, e confesso que cresci com Harry Potter. Esperava a cada ano o lançamento do novo livro e, depois, de cada filme. Foi emocionante pra mim porque eu amadureci e me desenvolvi junto com os personagens e com os atores!

    Acredito que Harry Potter fez o sucesso que fez porque foi um marco. Foi uma série infantil que se tornou juvenil com o passar dos anos porque os livros acompanharam o crescimento ano a ano dos protagonistas e dos leitores.

    Não quero desmerecer o universo criado por J.K.Rowling, mas o último livro acabou comigo. Não gostei mesmo. Tirou um pouco do charme, devo confessar. O engraçado é que quando algo acompanha você por muito tempo, você não perde isso. Não importa quanto tempo passe.

    Confesso aqui, publicamente, que quase chorei quando peguei o Hogwarts Express na plataforma 9 3/4 no parque da Universal, em Orlando. Foi um daqueles momentos que você lembra dos anos que passaram, dos livros e dos filmes.

    Afinal, recordar é viver. E nada como reler algo que gostamos assim para reviver intensamente. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso poder reler, Carol! Infelizmente eu não pude aproveitar Harry Potter da mesma forma que você, sua velha -q hahahaha

      Eu ainda não tenho essa visão crítica sobre os livros, entende? Era muito nova quando li e só queria saber da história e o que iria acontecer e quantos iriam morrer... Mas agora poderei opinar sobre tudo!

      Meu sonho é visitar o universo mágico criado em Orlando, vamos guardar dinheiro e não sofrer pelo dólar! HAHAHA

      Excluir
  8. Heey Iza!
    Andei sumida por um tempo, mas cá estou. Acredita que nunca li Harry Potter? Naquela época era difícil de ter acesso aos livros, então acompanhávamos os filmes, e foi aí que me apaixonei por essa série. Como de vez em quando assistíamos os filmes novamente, sempre tive as histórias muito vívidas na mente, então deixei para ler os livros mais para frente, para poder me surpreender e me apaixonar pela literatura de Harry Potter. Agora já estou de olho para comprar as obras e iniciar a leitura.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, eu percebi seu sumiço. Está tudo ok??
      Jura que você ainda começará a ler? Isso é ótimo, vai poder ter uma perspectiva diferente a respeito do mundo que aprendeu a amar através dos livros!

      Beijos, volte sempre!!

      Excluir
  9. Oi, Izabela! Tudo bem?

    Harry Potter é o melhor!
    Adoro ler resenhas da saga que mudou a história dos leitores mundo afora!

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo certo, e com você, Daniel?

      Fico feliz que tenha gostado!
      Harry foi um marco na história da literatura contemporânea. Marcou a vida de muitos leitores ao redor do mundo!

      beijos

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook