Autora: Nora Roberts
Título Original: Dark Witch
Tradução: Maria Clara de Biase
Série: Primos O'Dwyer
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Onde Comprar: Livraria Saraiva -
Submarino -
AmazonBr
Com pais indiferentes, Iona Sheehan cresceu ansiando por carinho e aceitação. Com a avó materna, descobriu onde encontrar as duas coisas: numa terra de florestas exuberantes, lagos deslumbrantes e lendas centenárias – a Irlanda. Iona chega à Irlanda sem nada além das orientações da avó, um otimismo sem fim e um talento inato para lidar com cavalos. Perto do encantador castelo onde ficará hospedada por uma semana, encontra a casa de seus primos Branna e Connor O’Dwyer, que a recebem de braços abertos em sua vida e em seu lar.Iona logo percebe que ali pode construir seu lar e ter a vida que sempre quis, mesmo que isso implique se apaixonar perdidamente pelo chefe, Boyle McGrath. Mas as coisas não são tão perfeitas quanto parecem. Um antigo demônio que há muitos séculos ronda a família de Iona precisa ser derrotado. Agora parentes e amigos vão brigar uns com os outros – e uns pelos outros – para manter viva a chama da esperança e do amor.
Eu nunca havia lido nada da Nora Roberts. Bruxa da noite foi o primeiro livro dessa autora que me chamou a atenção. Eu o conheci no blog da Cida (Moonlight Books) como futuro lançamento da Editora Arqueiro e pela sinopse, me interessei na hora. Ao iniciar a leitura, não posso dizer que não fiquei surpresa, e foi uma surpresa boa.
Irlanda, 1263. Sorcha, uma jovem mulher apaixonada pelo marido e pelos três filhos, vive em uma cabana isolada na floresta. Ela é famosa por suas habilidades com ervas e poções, auxiliando quem vier a procurá-la para o bem. Por isso, é conhecida como Bruxa da Noite, o que de fato, ela é. Dotada de poderes, ela teria uma vida plena e feliz, transmitindo seus conhecimentos e dons aos seus descendentes. Tudo seria perfeito, se não fosse por um Bruxo maléfico e poderoso chamado Cabhan.
Cabhan persegue Sorcha e sua família porque anseia pelos poderes da bruxa, e por ela de fato. Ele é obcecado por Sorcha e não admite que a jovem resista às suas investidas. É capaz de qualquer coisa para tê-la, inclusive matar seu marido, filhos e ela própria para concluir seus objetivos. Desesperada e abatida, Sorcha toma uma decisão difícil, mas que salvará seu bem mais precioso: suas crianças. Ela ordena que os filhos partam com seus animais protetores para o mais longe possível dela e de Cabhan, e em troca de proteção e anonimato para os filhos, ela sacrificaria sua vida. E assim o fez.
O Bruxo maligno lança-se sobre a Bruxa da Noite, ávido por seu poder, mas é surpreendido e derrotado, ainda que momentaneamente. Sorcha se sacrifica e fraca, não resiste. Mas uma parte dela viverá para sempre, e a magia correrá pelas veias de seus filhos, netos e por todos os seus descendentes, até o fim dos tempos. Ou até Cabhan os encontrar.
Irlanda, 2013. Iona Sheeran acaba de deixar os Estados Unidos para encontrar seus primos na Irlanda e talvez, encontrar a si mesma. Ela, que nunca se sentiu em casa, procura um novo lugar para chamar de lar e decide buscar suas raízes novamente. Sua família é descendente de uma linhagem antiga da Irlanda. Os primos, Connor e Branna, carregam um sobrenome famoso, O'Dwyer, e também são conhecidos por serem descendentes da famosa Bruxa da Noite. O que Iona não sabe é que eles já estavam a sua espera há muitos séculos, há muitas vidas.
Logo de início, Iona encontra os primos, um novo trabalho e se vê presa a uma trama inusitada e mágica. Descobre que, como os primos, é descendente da Bruxa da Noite, não apenas de corpo, mas de alma. E os três herdaram seus dons, sua magia, sua conexão com os animais e a natureza. E também sua maldição... Cabhan. Em meio ao novo, ao desconhecido e a aulas de "bruxaria", Iona acaba -sim- encontrando a si mesma, uma nova família, amigos e quem sabe, um novo amor. Tudo isso tendo que lidar com um bruxo maligno que ainda deseja seus poderes e suas almas.
Existem, além de Connor e Branna, outros personagens importantes na trama criada por Nora. Finn é descendente direto do bruxo Cabhan, mas não é maligno como o pai. Meara é uma jovem normal, amiga de Connor e Branna e consequentemente de Iona. E por fim, o grosso e cético Boyle McGrath, por quem Iona se apaixona. Todos eles criam uma relação de amizade e companheirismo, além de estarem envolvidos em suas histórias de vida e na luta contra Cabhan. O que vai acontecer com todos eles, só lendo para saber.
Em geral, gostei bastante de Bruxa da Noite e me surpreendi com o livro. Não vou dizer que ele é perfeito, porque é dotado de alguns diálogos que poderiam ter sido cortados, ou mesmo ter outras cenas mais interessantes ao invés deles. Em alguns momentos achei o livro lento. Porém, essa sensação sempre se vai quando as coisas começam a acontecer e a pegar fogo. Iona é uma personagem de personalidade forte e um pouco imatura, mas que vai crescendo com o passar das páginas, e isso é bom.
Em contraponto, Nora consegue, além de desenvolver o romance principal na trama, construir outros tipos de relações entre todos os seus personagens e isso é muito legal. Existe romance? Sim. Mas também existe misticismo, amizade, a relação de todos com a magia e seus animais, e o vilão da trama. Estou muito curiosa pelo segundo livro, que será narrado por Connor, outro dos três descendentes!
Espero que tenham gostado e que se interessem pela trama diferente da Nora Roberts. Beijos.
Olá!
ResponderExcluirAinda não li esse livro (estou conhecendo a escrita da Nora com Álbum de casamento), mas achei bem legal a premissa, ainda mais com essas coisas de misticismo, carma, magia e derivados. Excelente resenha!
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Olá Kamila!!
ExcluirObrigada pela visita e que bom que gostou da resenha! Se está lendo o Album de Casamento, acredito que vai gostar ainda mais de Bruxa da Noite! A fantasia deixa o livro tão legal, diferente e o romance é bonito também!
Beijo!!
Também nunca li nada da autora e Bruxas da Noite é um livro que me tenta a conhece-la de vez. A anos venho enrolando para conhecer a escrita e os universos de Nora, espero, assim como você, gostar bastante da leitura.
ResponderExcluirBeijos,
www.miiheomundoliterario.blogspot.com.br/
Olá Yasmin!
ExcluirSe nunca leu nada da Nora, é um excelente livro pra você começar! Foi assim comigo e gostei mesmo do livro, tanto é que já comprei o segundo! Vai na fé e espero que goste também.
Beijo e obrigada pela visita e pelo comentário!
Oi Camila!
ResponderExcluirAcredita que ainda não li nada da Nora! Sei que é uma autora que muitos adoram, mas por algum motivo ainda não embarquei no seu universo.
Não sou muito fã de enredos com fantasia, mas esse parece ter sido bem construído. Quem sabe não começo por esse.
Beijos
Espero sua visita =)
http://numrelicario.blogspot.com.br/
Olá Erika!!
ExcluirPois é, acredito sim, também não tinha lido e nem sequer tinha algum interesse até ler a premissa desse livro!
Uma pena que não é tão fã de fantasia, mas acho que vai gostar dele porque também foca em relações humanas e familiares, e no romance, claro! É lindo esse aspecto também!
Beijo e obrigada pela visita e pelo comentário!
Oi Caah! Eu li este livro assim que foi lançado, gostei muito da mitologia, mas tive problemas com a mocinha. Ela não me cativou de forma alguma. Este mês vou ler o segundo volume e acredito que vá gostar mais, pois será protagonizado por um casal que eu já havia gostado logo de cara.
ResponderExcluirBom domingo!
Bjos!! Cida
Moonlight Books
Oi Cida querida!
ExcluirConcordo que a mocinha é o maior desafio deste livro. Ela é impulsiva e bem imatura, mas depois, perto do fim, ela melhora até né? Leia o segundo, estou animada pra ler também, e claro, conferir sua resenha!
Beijo, obrigada pela visita! E pelo comentário! :D