Fragmentados #01

Autor: Neal Shusterman
Título Original: Unwind
Tradução: Camila Fernandes
Série: Fragmentados
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Onde Comprar:
AmazonBr | Submarino | Saraiva

Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria. Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos - desde as mãos até o coração - é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.
O vencedor do Boston GLobeHorn Book Award, Neal Shusterman desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo. 

Em um tempo não tão distante do nosso, o mundo mudou. Houve uma grande guerra, e para encontrar a paz, uma lei anti aborto surgiu na sociedade. A Lei da Vida, onde não mais seria permitido abortar um bebê até que este complete seus 13 anos. Então ele, ou ela, poderia encontrar ou não, sua morte.


Sim, Fragmentados é um livro com uma temática pesada, porque ele trata diretamente da vida e da morte, à sua maneira. Na sociedade em que o livro se passa, as pessoas não podem interromper uma gravidez, mas podem passar o bebê para outra família ou casas do estado. Quando a criança, adotada ou biológica, completa seus treze anos, ela entra em um período de avaliação, onde os pais ou o estado (no caso de abandono) decidem se ficarão com ela ou se irão fragmentá-la. Este período dura até os dezoito anos dos jovens, quando eles se tornam oficialmente adultos.

"Se mais pessoas tivessem doado seus órgãos, a fragmentação nunca teria acontecido." - O Almirante


O que é a fragmentação? O indivíduo que será fragmentado servirá a humanidade de um jeito muito "especial". Ele morrerá, porém, suas partes serão doadas a outras pessoas. Todas as suas partes, por sinal. Órgãos, pele, braços e pernas. E estas pessoas acabam criando um banco imenso de doação de órgãos no mundo. O autor aborda, inclusive, a mudança na prática da medicina. Ao invés de tratar uma doença, eles substituem o órgão ou o membro. Bizarro? Muito. Mas ainda sim, possível.

No livro temos três personagens, Connor, Risa e Lev. Os três foram selecionados para a fragmentação, por motivos diferentes. Connor teve sua ordem de fragmentação assinada pelos pais, Risa pelo estado e Lev é um dízimo.
Connor é um jovem rebelde, e sempre foi muito explosivo. Tem um irmão mais novo e sua família decidiu que ele não era mais necessário.
Risa foi abandonada quando bebê. Levada a uma casa estatal e apesar de ser uma excelente pianista, o estado julgou que suas mãos serão úteis para outras pessoas.
Com certeza existiria uma religião ou algo relacionado por trás da Lei da Vida. Os dízimos são jovens que nasceram para a fragmentação em nome de sua religião, como um sacrifício. Vivem com suas famílias até que chegue o dia de sua fragmentação, marcado desde seu nascimento. Lev é um deles.

Cada personagem possui sua história, e acabam se encontrando em meio à fuga de sua realidade: a morte. Nenhum jovem quer ser fragmentado. Todos querem viver. E este motivo acaba unindo os três ao longo do livro. E existe algo mais forte do que a vontade de viver? Acho que não. Juntos, eles passarão por muitas provações, fugindo com outros fragmentários, sendo perseguidos pelo governo e pela polícia, e encontrando pessoas boas e pessoas ruins neste caminho.
Será que Connor, Risa e Lev terão suas vidas poupadas? Ou seu destino é doar-se aos outros, desconsiderando suas vidas e seus desejos?

"... as pessoas não são completamente boas nem completamente ruins. A gente passa a vida toda entrando e saindo das sombras e da luz. Neste momento, eu estou feliz por estar na luz."

Eu amei este livro. Amei os três personagens principais e os secundários. Muitas questões são abordadas nessa história. Uma distopia muito inovadora, diferente de tudo que havia lido. Realista, possível. Por que não? Existe o tráfico de órgãos, algo muito perigoso e obscuro em nossa sociedade. Torne isso legal e "voilà", fragmentários.

“Não levou muito tempo para que a ética fosse esmagada pela ganância. A fragmentação tornou-se um grande negócio, e as pessoas deixaram que acontecesse.”

A escrita do autor é muito boa, ele sabe criar um clima de pânico, cativar o apego aos personagens e sua história de vida, trabalhar as cenas de ação e também cenas emocionantes. É uma quadrilogia, já finalizada, bem escrita e o desfecho do primeiro foi sensacional. Os próximos livros abordarão os eventos após este primeiro volume, com outros personagens principais.
Então, fãs ou não fãs de distopias, leiam Fragmentários e, como eu,  se surpreendam também!





25 comentários :

  1. Oie, primeira resenha que leio deste livro, é um tema diferente mesmo, eu acho que não leria no momento, mas curti bastante sua resenha!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mila, tudo bem??

      Realmente é um tema bem diferente e foge do habitual nas distopias. Que bom que curtiu a resenha! Quem sabe você não leia num futuro né?

      Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Oi Caah! O que mais curto em distopias é a apresentação de um cenário assustador e que possa ser possível para nós a qualquer momento. Tenho visto muitos elogios sobre esta obra e pretendo ler em breve,

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida querida!

      Eu também curto muuuuuito isso, acho que é essencial para ser uma boa distopia viu, pra mim também.
      Leia mesmo que faz muito o seu tipo de leitura! Vais gostar, com certeza.

      Beijo e obrigada pelo comentário e pela visita!

      Excluir
  3. Ai que alegria ver alguém que teve a mesma opinião que eu em relação a este livro. Eu simplesmente AMEI e achei o livro excelente. Espero realmente que a editora invista em trazer os próximos livros, pois ultimamente a Novo Conceito tem falhado com suas continuações :/

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa/! Que bom que gostou também e se sentiu como eu em relação ao livro, nada melhor né!? Ter opinião semelhante!
      Espero também, vamos torcer pela continuação ser publicada no Brasil!

      Beijos Bia, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Oi, Camila!

    Eu vou receber um exemplar deste livro, porque ganhei uma promoção. E valeu a pena, porque amei sua opinião sobre o livro e mais ainda saber que a questão me interessa. Nem sabia o que são os Fragmentados antes do seu texto, muito menos que é uma saga! Quero poder ler logo, e estou ansiosa pela publicação da continuação.

    Abraços
    Book Effect ✎

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mylane!

      Olha, considere-se de sorte porque o livro é mesmo bem legal e ganha-lo numa promoção é algo bom hein!! Fico feliz que tenha gostado e tenha incentivado sua leitura!
      Tomara que a continuação não demore a ser publicada mesmo :D

      Beijosss e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro, e pela sua resenha já vou colocar no meu skoob. Essa estória dos órgãos me lembrou daquele livro Não me abandone jamais (que virou filme) do Kazuo Ishiguro. Embora o do Kazuo seja mais filosófico, esse aí promete ser mais macabro! Já quero ler!

    www.clubedaquelelivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruth!

      Fico feliz que através da resenha tenha se interessado pelo livro, que é mesmo muito legal. Este promete mesmo ser mais macabro que o do Kazuo, mais intenso na questão dos orgãos. Se já tem interesse pelo assunto então vai curtir mesmo!

      Depois compartilhe sua opinião e resenha!

      Beijo!
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  6. Estou muito muito interessada em ler esse livro.
    Ele já está na minha estante e em breve pretendo lê-lo.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Leia mesmo, estou recomendando a todos, porque é mesmo muito bom!!
      Beijoss e obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Oi, Camila!
    Eu adorei Fragmentados.
    Achei tão diferente, tenso e louco. Fora que é extremamente bem escrito, o que deixa a leitura ainda melhor.
    Os três personagens principais são muito bons mesmo e os secundários também. O Almirante achei o mais interessante.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tecaaa!! :D

      Me abraça, adoramos! É realmente muito bem escrito e diferente de tudo, super louco. E isso me fez amar ainda mais hahaha.

      Amei os personagens também! Torcendo pela continuação aqui no Brasil.
      Beijossss querida, obrigada pelo comentário e pela visita!

      Excluir
  8. Oi, tudo bom?
    Eu amo distopias e esse é um livro que a cada resenha que leio, fico com mais vontade de ler ele, espero fazer isso em breve.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liv!!

      Tudo ótimo e você?!

      Você precisa mesmo ler Fragmentados! Recomendo forte! E quando ler compartilhe conosco sua opinião.

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Distopia tem se tornado o meu gênero literário favorito dos últimos tempos, eu ouvi muitos comentarios positivos sobre essa serie e fiquei bem curiosa - apesar de ficar beeeeem agoniada com a ideia de corpos humanos fragmentados hahaha- eu estava esperando ver resenhas desse livro pra saber se compraria ou não , acho que vou acabar comprando hahahha

    Beijos , Anna

    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Anna, tudo bem?

      Distopia tem crescido muito mesmo e cada vez vai nos encantando mais com histórias que fogem do habitual, o que é maravilhoso pra nós leitores e para o mercado editorial! Eh realmente agoniante a premissa, mas relaxa e se aventure neste livro!

      Tenho certeza que não vai se arrepender!

      Beijos,
      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  10. Oi, já li algumas resenhas sobre o livro, sempre fico curioso, ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arthur!

      Não deixe a curiosidade te matar huauhsusauh leia logo Fragmentados!! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  11. Olá, quero muito ler este livro, só estou esperando chegar! Que bom que gostou, e eu espero gostar tbm!

    Até Mais!
    diurnosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge!

      Logo chega e tenho certeza que vai gostar! Pelo que vi em seu blog, faz seu tipo de leitura. Além de ser um livrão no quesito distopia!!

      Beijo, até logo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Oie Camila!!
    estou absolutamente maluca para ler esse livro, achei a temática extremamente surreal porém muito intrigante também. Esta na minha lista de futuras leituras com certeza. aliás amei a resenha ;)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!!

      Você precisa mesmo ler este livro, não fique maluca, apenas leia hahaha. Eu acho que vai gostar muito, é bem diferente de tudo super recomendado!
      Leia mesmo e fico feliz que tenha amado a resenha. Aguardo sua opinião sobre Fragmentados num futuro!!

      Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  13. Agora eu me pergunto: Por que eu ainda não li este livro? Eu preciso lê-lo urgentemente. A resenha esta incrível, sem contar a ótima história do livro. Pesada? sim. Interessante? Sim. Vou ter que ler, amo distopias e não poderia esquecer esta.

    http://www.decidindose.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook