77 Páginas Para Morrer





Autor: Marcelo Almeida
Título original: 77 páginas para morrer
Editora: nVersos
Páginas: 128
Onde comprar: AmazonBr | nVersos

Livro cedido pela parceria com a Editora nVersos

Uma pistola pendurada em um fio telefônico. Referências aos cartazes de clássicos filmes de suspense, como as fitas de Hitchcock. O romance-policial, escrito pelo paulistano Marcelo Almeida, convida o leitor a ser participante ativo da história e o coloca na narrativa de maneira interativa.
O objetivo é criar uma história com elementos retirados de um livro importante da nossa literatura, de forma que o leitor possa dialogar com ambos os textos. A leitura desse livro não é um fim, mas um meio onde, com o apoio de recursos interativos e de imagem e som, leva-se o leitor a estabelecer ligações e comparações com determinada obra clássica, estimulando-o de forma proposital a comparar ambas.”, explica o autor.
O livro é narrado em primeira pessoa e conversa com quem está lendo em diversos momentos. Durante a investigação, o leitor é apresentado a todos os personagens do livro pelo próprio protagonista da história como seu assistente.
Desde o início o projeto já surgiu com a ideia de utilizar um livro para instigar o leitor a procurar uma obra clássica. Para atrair principalmente os jovens, a editora e o autor se dedicaram em criar uma forma de interatividade e integração das plataformas off-line com tecnologias online que atraem esses leitores ainda em formação.

Confesso que não li o livro clássico que Marcelo tanto incentivou seus leitores a irem atrás, porque não era mais pedido para o vestibular.  *Shame on me*. Tentei ler o dito livro (não posso falar qual é, seria spoiler) novamente esse ano, mas não consegui. Talvez não tenha sido o momento, talvez eu não seja uma leitora tão madura quanto eu gostaria, mas não gosto desses tipos de rotulação. Lerei o livro quando sentir que é o momento e você saberão disso, pois eu adoro resenhar clássicos da nossa literatura! Você pode conferir nossa seção aqui!

Eu não sabia o que esperar da obra de Marcelo Almeida, mas ele conseguiu me surpreender. Achei muito interessante a proposta de um livro de investigação interativo, pois como isso seria possível? Então, fui atrás. Bom, Leitor, só é possível se você ler os livros.


O narrador é o malandro JK. K de Kasqueira. Ele e Madame Tussaud abriram um escritório de investigação, A Ratoeira. Como seu grande primeiro caso, JK investigará a morte de Heleninha, uma ex-cliente da Madame esotérica. Mas ele não estará sozinho, o Leitor caminhará diretamente com ele ao longo da narrativa. Ao longo de toda a narração, JK conversa conosco, perguntando se já desvendamos a primeira pista, que é deixada em nossas mãos: descobrir de qual livro é a citação que Heleninha usou para descrever sua situação antes de morrer para a Madame.

E é isso! Se você não descobrir, metade do livro perde a graça. Então eu fui e descobri assim que li (olha que menina culta que sou -q). Depois, o autor entrelaça cada vez mais a trama. Se antes era uma citação importante, agora é o livro que Heleninha estava lendo antes de morrer, portanto é interessante saber o que se passava na cabeça dela em seus dias finais. Porém, começam a aparecer cada vez mais semelhanças entre 77 páginas e o clássico: nomes de personagens, situações, intrigas. E eu fiquei pensando, "Será que eu tenho que ler o dito livro? É isso que o autor quer que eu faça? mas eu não tenho tempo de ler aquela coisinha agora, quero terminar esse primeiro!". E assim eu fui até o clímax da história na página 77, o qual me chocou completamente, devo acrescentar.

Sendo assim, tive que me virar com o que sabia a respeito da obra, porém não foi a mesma situação se eu tivesse realmente lido o livro ou tido tempo de lê-lo simultaneamente. Por isso, fica a dica: se quiser ler 77 páginas para morrer, esteja disposto a ler o dito livro também. Se você já leu, melhor ainda! Confesso que adorei a proposta do Marcelo Almeida em escrever um livro tão original, apesar de ser "baseado" em um clássico. Como descreve a sinopse, 77 páginas para morrer é um meio, não um fim. E isso ficou bem claro. É uma obra que funcionaria muito bem dentro da sala de aula! Eu, como estudante de Letras - com a possibilidade de dar aulas no futuro - com certeza usaria esse livro com as minhas turmas, tanto de Fundamental II, quanto Ensino Médio.

Gostei bastante do trabalho da diagramação. Suspeitei que até os números cortados fossem dicas importantes para a solução do mistério. É um livro leve, com linguagem clara e códigos QR para nos divertir (adoro brincar com isso, sério)! Encerro dizendo que eu gostei bastante do livro, achei-o muito bem feito e indico para os curiosos por natureza e aqueles que se interessam pelos nossos clássicos literários. Deixo para vocês o caprichado booktrailer que a nVersos preparou para nós e o primeiro capítulo do livro aqui!
 




14 comentários :

  1. Olá, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha, fiquei muito curioso, gosto bastante de livros interativos e quando envolve mistério, não tem como ficar melhor, não é?

    Beijos!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius, muito obrigada! Que bom que gostou da resenha o/

      Eu também estava muito curiosa para descobrir como o autor lidava com essas questões e eu achei a forma muuuuito legal! hahaha - confesso que fiquei chocada com o finalzinho, mas eu devia ter previsto.

      Beijos!

      Excluir
  2. Já adorei o título do livro, logo de cara!
    Um livro policial interativo, tá aí uma coisa diferente. Meio que quebrando a quarta parede, adorei isso *-*
    Ultimamente eu não estou muito na vibe de policiais, mas futuramente vou procurar por esse. Sua resenha ficou incrível!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê, tive a mesma impressão durante a leitura *me abrace*
      muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado!

      E eu te entendo, quando não estamos na vibe do gênero, fica muito difícil - mas em breve você encontrará o momento certo.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Izabela! Tudo bem?

    Olha, não sei se gostei ou se não gostei... mas este livro deve ser intrigante... Como você disse, terei que ler o primeiro, então, quem sabe...

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, tudo sim e com você?

      é um livro intrigante, mesmo. Eu gostei, apesar de não ter lido. Logo, sei que não aproveitei ao máximo a criação do autor. Porém, como eu disse, enxergo o livro como uma ferramenta pedagógica incrível.

      Beijos!

      Excluir
  4. Saudações,
    Eu vivo falando sobre livros interativos, mais especificamente de livros-jogos, para mostrar que a experiência de leitura pode ser cada vez mais próxima ao leitor. Fazer parte da trama fez toda diferença, pode assumir!
    O livro me pareceu bem interessante com as dinâmicas apresentadas. Resolver enigmas, juntar peças, sentir a adrenalina, só exercícios mentais positivos sem o verdadeiro risco e por tudo a perder!

    Até o próximo contato, cambio e desligo!
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ace, com certeza esse livro serve como uma abertura também para os jovens conhecerem os livros-jogos. Eu nunca tive a oportunidade de jogar RPG, mas a Camis ainda não desistiu de nos fazer jogar. hahahahaha

      Aqui, se você não conseguir resolver o enigma, não sofrerá tantas consequências quanto se estivesse jogando e sua "vida" dependesse disso haha

      Até mais!

      Excluir
  5. Olá Izabela.
    Sou o Marcelo Almeida, autor do livro. Achei sensacional sua resenha. Obrigado por evitar os spoillers. Quanto ao uso do livro em sala de aula, saiba que o projeto por trás dele visa exatamente isso, mas também procura alcançar o leitor médio e o leitor de ocasião, pois as ferramentas tecnológicas podem ser empregadas por todo mundo. Vc. não sabe o quanto eu fiquei lisonjeado em ter o meu livro entre um de Sherlock e outro de Machado. Adorei. Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo! Fico muito feliz que você tenha gostado! o/
      Concordo plenamente com você! Todos os tipos de leitores entendem facilmente a intenção da obra. hahahahaha a foto foi proposital!
      agradeço imensamente sua visita aqui no LOHS e pelo comentário. Saiba que adorei seu livro.

      Beijos!

      Excluir
  6. Heey Iza, tudo bem?
    Confesso que já havia visto a capa desse livro por aí e o título me instigava, mas nunca soube realmente sobre o que ele tratava. Tenho de admitir que adorei essa ideia do autor de usar um clássico nacional como inspiração e conseguir entrelaçá-lo de tal maneira na história, que realmente deixa o leitor instigado a ler ambos os livros.
    Agora fiquei ainda mais curiosa em relação a história e em saber qual é esse livro que tem tamanha importância nessa obra. Sem contar que adorei a sua ideia de introduzi-lo também nas salas de aulas, o que não deixa de ser uma ótima forma de incentivar nossos jovens ainda mais para o mundo da leitura.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa! Tudo certo e com você?
      esse livro é muito intrigante! Espero que você possa lê-lo e que tenha tempo para aproveitá-lo em sua totalidade
      Quanto às salas de aula, é meio difícil não associar grande parte do que vejo com uma realidade na qual em breve, eu posso estar inserida. hahahaha
      imagina a professora Izabela inspirando jovens leitores *-*

      Beijos, Rafa

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook