As Perfeccionistas #01

Autora: Sara Shepard
Título original: The Perfectionists
Tradução: Joana Faro
Série: As Perfeccionistas
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 288
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Rocco |

Sinopse: Autora da série bestseller Pretty Little Liars, que virou seriado de TV, Sara Shepard apresenta uma nova trama envolvendo cinco garotas e um crime em As perfeccionistas, primeiro de uma duologia.
Desta vez, o cenário da trama é Beacon Heights, Washington, onde Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker frequentam o último ano do ensino médio. Enquanto planejam seu futuro e lidam com suas próprias questões pessoais e familiares, algumas nem um pouco louváveis, as cinco descobrem algo em comum: todas elas odeiam o mesmo garoto, o rico e convencido Nolan. E arquitetam um plano de assassinato perfeito. Mas quando Nolan aparece morto exatamente do jeito que elas haviam imaginado, Mackenzie, Ava, Caitlin, Julie e Parker precisarão provar que não são culpadas, enquanto suas vidas – e seus segredos – desmoronam ao redor.

Sara Shepard
As Perfeccionistas foi o meu primeiro contato com a narrativa de Sara Shepard, autora da conhecida série - de livros e da TV - Pretty Little Liars. Achei que seria interessante ler mais uma duologia, só que dessa vez focada em um suspense com uma série de crimes inexplicáveis. 

O livro vai contar a história de cinco garotas que estão no último ano do Ensino Médio na Beacon Heights, em Washington. Mackenzie, Ava, Caitlin, Julie e Parker não têm muito em comum além do fato de todas odiarem o jovem Nolan Hotchkiss, um garoto rico e o maior terror do colégio. 

É durante uma aula de cinema que elas começam a debater sobre todas as pessoas em suas vidas que mereciam morrer. Mas é Nolan o fator em comum que interliga todas as garotas. Depois de planejar como seria a crime perfeito para assassinar o garoto e não serem descobertas, as jovens decidem que - pelo menos - elas poderiam pregar uma peça nele e assim tornar Nolan motivo de riso da escola. Afinal, elas são boas garotas e jamais matariam alguém de verdade.

"Elas ligaram umas para as outras e conversaram em sussurros nervosos. Estavam péssimas, mas eram garotas espertas. Garotas racionais. Nolan Hotchkiss estava morto; o ditador da Beacon Heights High tinha morrido. Isso significava o fim das lágrimas. O fim do bullying. O fim de uma vida com o medo de que ele expusesse os piores segredos das pessoas - por algum motivo, ele sabia muitos. E, de um jeito ou de outro, ninguém as vira subir com Nolan naquela noite. Elas tinham se certificado disso. Ninguém jamais as ligaria a ele.
Mas o problema era que alguém as vira. Alguém que sabia o que tinham feito naquela noite, e muito mais.
E alguém ia fazê-las pagar."
Prólogo, p. 15

O problema começa quando Nolan de fato morre exatamente da mesma forma que as garotas haviam planejado. Agora, todas as evidências apontam para as cinco jovens. Sem poderem confiar em ninguém, as garotas vão se juntar para descobrir quem é o verdadeiro assassino antes que elas percam suas “vidas perfeitas”.

"Eu sei o que você fez no verão passado!"

As Perfeccionistas é um livro interessante. A autora irá mesclar os pontos de vista de cada uma delas, mostrando tanto o que houve no passado quanto o que está acontecendo agora com a investigação pela morte do Nolan em andamento. Ao longo da narrativa, passamos a conhecer um pouco mais sobre as garotas e o motivo de todas odiarem tão fervorosamente o mesmo garoto.


Mackenzie Wright toca violoncelo. Seu sonho é entrar para a Juilliard School, famosa escola de música e artes cênicas localizada em Nova York. O relacionamento com sua melhor amiga, Claire Coldwell, é uma eterna disputa de quem sairá melhor em todos os aspectos da vida - escolar, musical e amoroso. Mackenzie odeia Nolan desde que descobriu que foi usada pelo garoto para ganhar uma aposta, quando ele conseguiu fotos íntimas da garota para mostrar aos amigos.


Ava Jalali tem muitos problemas em casa, como o pai ausente desde a morte da mãe e também a terrível madrasta que a maltrata sempre que o pai não está por perto. Mas, pelo menos, Ava tem o namorado perfeito: Alex Cohen. Embora ele não seja tão rico quanto todos os outros alunos do colégio, Alex a faz rir e não acredita em todos os rumores maldosos sobre ela - inventados por ninguém menos que Nolan.


Caitlin Martell-Lewis é uma excelente jogadora de futebol, vive com as duas mães e tenta lidar com o luto pela morte do irmão mais novo - que se suicidou depois de não aguentar mais o bullying praticado por Nolan na escola. Caitlin se culpa por não ter percebido o que estava acontecendo o irmão e vive uma tensão com o namorado, Josh Friday, com quem sente que não pode se abrir completamente.


Julie Redding é sempre o centro das atenções. É a garota mais popular do colégio, mas faz de tudo para esconder de todos sua situação familiar, com um pai que a abandonou há muitos anos e uma mãe acumuladora. Depois de sofrer tanto bullying na escola anterior, Julie só foi capaz de revelar seu segredo a sua melhor amiga, Parker Duvall, que acabou sofrendo muito por conta de uma “brincadeira” de Nolan.  


Parker Duvall era a garota mais popular do colégio até Nolan ter drogado a sua bebida e, por conta disso, seu pai a espancou até quase a morte. O pai de Parker foi preso e levado embora, mas a relação com a mãe continua tão ruim como sempre foi. Agora Parker tem o rosto deformado e tenta sempre passar despercebida. A casa de Julie é o único local onde Parker se sente segura.

Embora as garotas não tenham muito em comum, a suspeita do assassinato as unem e dá início a uma nova amizade. Elas não têm vidas perfeitas, mas fingem muito bem no colégio - assim como todos os outros alunos. Juntas, elas farão de tudo para desvendar quem é o verdadeiro assassino de Nolan para terem suas vidas de volta. Mas isso não será uma tarefa fácil.


O ponto negativo de As Perfeccionistas é que o livro é muito curto - não chega a ter nem 300 páginas - e são muitas protagonistas. Por conta disso, não há um grande aprofundamento das personagens, o que dificulta a conexão do leitor para com os personagens. Espero que no próximo volume isso será melhor trabalhado, já que o enigma continua sem resposta no fim dessa obra.

Devo confessar aqui que não curti muito o fim aberto desse primeiro livro. É óbvio que faz sentido quando se sabe que é uma série de dois livros, mas eu já queria respostas. (Hahahaha)
Agora teremos que aguardar para conferir o fim dessa história quando o segundo e último livro chegar ao Brasil. A boa notícia é que ele já foi lançado no exterior, então provavelmente não teremos que esperar por muito tempo! \o/




10 comentários :

  1. Ainda não conhecia, parece ser bem interessante :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa em saber mais pena que terá um segundo volume assim tem que esperar, como alguém pode ter feito o que as meninas planejaram com o Nolan é bem intrigante, mas pelo visto ele deve ter muitos inimigos pois não é flor que se cheire, espero que o mistério desse assassinato seja bem envolvente e surpreendente assim a leitura fica mais gostosa.

    ResponderExcluir
  3. Ooi, Carol!
    Então... A Sarah Shepard eu gosto, mas enjoei.
    Li uns 4 livros da Pretty Little Liars me cansaram. Toda hora tem um A novo, tem um vilão novo, blá blá blá.
    E pelo que pude ver da sinopse, é tudo a mesma coisa, haha.
    Só vou ler se o livro cair na minha mão. Se não, não faço questão.
    Tenho tanto mais para ler!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada por Pretty Little, mas acho que ela pecou em fazer uma serie tão longa (até demais)
    Essa já gostei mais por ser uma duologia, porém ser praticamente a mesma coisa que a outra.
    Eu gosto bastante quando os personagens são adolescentes, e como gosto da escrita das autores com certeza darei uma chance.
    Uma pena quando o final fica aberto, mesmo sabendo que tem continuação nos deixa incomodados.

    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  5. Carolina!
    Ando em fase de não ler muitos livros onde o ambiente é estudantil, entretanto, o fato de haver um assassinato como as garotas planejaram e a partir daí elas se tornarem amigas, me deixou bem intrigada e com vontade de ler.
    “É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia este livro, e confesso que foi um surpresa, pois a capa não refletia que o livro ia abordar este assunto. Adoro livros que tem um suspense, e fiquei curiosa para saber quem matou o Nolan.
    Apesar do livro ser curto eu ainda daria uma chance.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tendo lido os 16 livros de PLL, só digo uma coisa: SARA SHEPARD EU TE VENERO. Aqui vejo que a autora usa dos mesmos truques da série anterior para prender o leitor, com situações esdrúxulas que demandam muita criatividade. Uma coisa que me incomodou é que muita coisa é semelhante a PLL, mas conhecendo a Srta. Shepard tenho certeza que o livro é lacre. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carolina!
    Nunca li nada da Sara Shepard, e apesar de gostar de suspense não me interessei pela trama de As Perfeccionistas, não fiquei curiosa para descobrir quem assassinou Nolan... por isso esse é um livro que eu não leria.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Carol, não sei se leria esse liveo... não me pareceu ser tãaaaao bacana. Espero a resenha do próximo.

    Beijos, Danny
    Meu blog: www.irmaoslivreiros.com.br/blog

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carol!!
    Amei a resenha conheço a autora pois assisti a Série Pretty Little Liars, mas também tenho os oito primeiros livros também, então sem dúvida fiquei bem interessada nessa duologia, pois as ideias da autora são maravilhosas!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook