Fortaleza Impossível

Autor: Jason Rekulak
Título original: The Impossible Fortress
Tradução: Roberto Gray
Editora: Arqueiro
Páginas: 272

| Livro cedido em parceria com a editora Arqueiro |

Sinopse: “Uma declaração de amor aos anos 1980.” – David Ebershoff, autor de A garota dinamarquesa.
“Misto de história de amor, começo da adolescência e filme de ação, Fortaleza Impossível é um romance inteligente sobre amizade, sofrimento e computadores.” – Ben H. Winters, ganhador do Prêmio Edgar e autor da trilogia O último policial.
Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo.
Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes.
Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV.
Todos esses elementos se unem para compor Fortaleza Impossível, um romance que fará você rir, se emocionar e recordar a maravilhosa sensação de se apaixonar por algo – ou alguém – pela primeira vez.

Já faz algum tempo que tem havido uma tendência - na moda, na cultura pop e na vida - no estilo de “ode aos anos 80”. Fortaleza Impossível, o primeiro romance de Jason Rekulak, faz parte desse movimento que gosta de homenagear e demonstrar todas as maravilhas da década de 1980.

Jason Rekulak
Devo confessar que não vivi nos anos 80 e não faço ideia de porque as pessoas acham que tudo era tão incrível. Mas Fortaleza Impossível logo chamou minha atenção pela questão nerd da história. Confesso aqui que nunca resisto a um livro que coloca um protagonista nerd. É fato! (Hahahaha)
No fim, desejei tanto conhecer essa história que recebi o e-book em parceria com a editora, e depois ainda acabei ganhando um exemplar do livro físico no último Encontro com Livreiros que compareci. 

O livro se passa em 1987, apresentando o jovem Billy Marvin, com 14 anos, que mora em Nova Jersey. Ele é um garoto que não consegue prestar muita atenção às aulas, principalmente porque passa as noites em claro fazendo o que mais ama: criando videogames em seu computador.
Embora sua mãe viva pegando no seu pé por conta das notas baixas, Billy não consegue parar de ler sobre programação de computadores e criar diferentes jogos. 

A vida normal de Billy começa a mudar quando a Playboy publica fotos de Vanna White, uma das mais famosas apresentadoras de TV do momento. Billy e seus melhores amigos, Alf e Clark, são completamente fascinados por ela e decidem conseguir essa revista de alguma forma, mas todos os planos que eles tentaram seguir não dão certo. Veja bem, no Estados Unidos é proibido a venda de revistas Playboy para menores de 18 anos. E lá eles seguem a lei à risca. Então, os três garotos de 14 anos nunca conseguiriam comprar a revista normalmente.

Isso até Tyler Bell, o estudante mais velho e com uma fama não tão boa assim, entrar em cena. Tyler ensina aos garotos o plano perfeito: eles vão invadir a única loja de conveniência da cidade, do Sal Zelinsky, para “comprar” as revistas sem serem impedidos. Embora Tyler tenha um plano bom, ele logo avisa que sem o código de segurança da loja, o alarme irá tocar e a polícia chegaria para levar todos presos.

Plano bolado por Tyler Bell

É assim que todos decidem que alguém deveria seduzir a jovem Mary Zelinsky, filha de Sal Zelinsky, para conseguir o código do alarme e colocar o plano em andamento. Billy se oferece para o cargo sabendo que nunca vai conseguir o código do alarme, mas ele quer ter alguma desculpa para se aproximar de Mary, que é uma talentosa programadora de computador, assim como ele.

Tudo isso porque Billy descobre que haverá uma competição de videogames com ninguém menos que Fletcher Mulligan, dono da Digital Artists, como juiz. Billy gostaria muito de impressionar o homem que revolucionou os games, mas precisará da ajuda de Mary para resolver todos os bugs de Fortaleza Impossível - que é sem dúvidas o melhor videogame que ele já criou.
  
Enquanto os dois começam a programar o game Fortaleza Impossível para participar da competição, Billy percebe também que está tendo sentimentos por Mary, mas a garota vive enviando sinais contraditórios. Em meio a toda essa confusão, os melhores amigos de Billy começam a pressionar o garoto para conseguir o código para que possam enfim comprar a Playboy com as fotos de Vanna White.


A grande aventura de Billy tem uma forte pegada daqueles filmes de Sessão da Tarde: fofo, divertido e leve. Eu gostei da história e de como foi desenvolvida. O autor ainda nos surpreende no fim com algo realmente inesperado, mas totalmente crível. 

O ponto negativo para mim foi uma questão bem pessoal. Isso porque o protagonista acabou me irritando em alguns momentos e isso sempre me tira um pouco do prazer da leitura. Mas, no demais, não tenho o que falar de ruim. A narrativa flui muito bem e em pouco tempo se termina o livro. A parte de diagramação também é incrível porque antes de cada capítulo se tem pedaços do código do jogo criado por Billy e Mary, o Fortaleza Impossível, que também serve como uma identificação de que ponto está na história.

Outra coisa incrível é que o autor, Jason Rekulak, pediu ajuda a alguns amigos e conseguiu criar o jogo do livro!!! E nós podemos jogar!!! Já devo dizer a vocês que é muito fácil de se jogar e também é um pouco viciante. Infelizmente, só cheguei ao nível 3 até agora, mas pretendo conseguir finalizar! Para quem tem interesse em conhecer o game Fortaleza Impossível, é só clicar aqui.


No fim, recomendo esse livro para todos aqueles que amam os anos 80, para quem curte um bom nerd programador de computadores que nem existem mais e para quem gosta daqueles filmes fofos da Sessão da Tarde. 

Lembrando que o Top Comentarista deste mês estará sorteando um exemplar de Fortaleza Impossível!! Não deixe de participar!! ;)




8 comentários :

  1. Oooi, Carol!
    Então, eu também não cheguei a viver os anos 1980 (eu nasci só no final da década), mas amo tudo relacionado a ela, sempre gostei e não é porque está na moda.
    E eu sinto que vou adorar muito esse livro e essa história.
    Não nego que eu também adoro um nerd, hahaha.
    E adoreeeeeeeeeeeei que tenha um joguinho, hahahaha. Sinto que irei me viciar. :P
    Protagonistas me irritam com frequência, então nem ligo mais.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com - Livros em promoção de Novembro!

    ResponderExcluir
  2. Eu era criança nessa época e gostei muito, tenho curiosidade de ler esse livro, parece ser uma leitura para se descontrair e deve ser uma aventura essa tentativa de conseguir a revista, fiquei curiosa em saber se o plano vai dar certo rs. Que bom que o final surpreende adoro quando isso acontece.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia muito sobre o livro mais lendo a resenha achei o enredo incriv. Não imaginava que se tratava de crianças querendo roubar uma revista da playboy rsrs.

    Adoro livros de nerds e tenho certeza que vou adorar este livro.

    ResponderExcluir
  4. Olá, depois do sucesso de Stranger Things e It A Coisa, década de oitenta está super em alta. Aqui temos um livros bem simples, mas que traz o melhor do sentimento nostálgico da juventude. Vou dar uma conferida nesse jogo, algo muito legal da parte do autor para seus leitores. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Carol, que resenha maravilhosa! Adorei o livro e quero ganhar no Top Comentaristas! Please!

    Beijos, Danny
    Meu blog: www.irmaoslivreiros.com.br/blog

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carolina!
    Eu nasci no final da década de 80, no ano de 89, por isso não é uma época que eu conheça, mas assim como você também fiquei interessada por Fortaleza Impossível por causa do protagonista nerd, sem falar que curto livros do tipo filmes de Sessão da Tarde: divertido, leve... Valeu pela dica! Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Carolina!
    Fiquei bem dividida quanto a ler ou não esse livro.
    É que 'voltar' aos anos 80 seria ótimo, já que foi a fase da mminha adolescência, agora esse lance dos jogos e computador, além do amigo idiota que só faz besteiras, não me deixou muito empolgada não...
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol!!
    Adorei conhecer esse livro incrível também não conheci os anos 80 mais adoro as músicas e filmes dessa década!! Amei a resenha e e jogo é bem legal também!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook