O Livro do Cemitério em HQ #01

Autor: Neil Gaiman
Adaptação de: P. Craig Russell
Ilustrações de: Kevin Nowlan, P. Craig Russell, Tony Harris, Scott Hampton, Galen Showman, Jill Thompson e Stephen B. Scott
Título original: The Graveyard Book
Tradução: Ryta Vinagre
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 192

| Edição cedida em parceria com o Grupo Editorial Rocco |

Sinopse: Bestseller do The New York Times e premiado com as medalhas Newbery (EUA) e Carnegie (Reino Unido), o romance O livro do cemitério, do cultuado escritor Neil Gaiman, ganha versão em quadrinhos adaptada por P. Craig Russell, parceiro de Gaiman em diversos livros, incluindo a versão em HQ de outro clássico do autor, Coraline.
O livro é o primeiro de dois volumes que acompanham a trajetória de Ninguém Owens, ou Nin, um garoto como outro qualquer, exceto pelo fato de morar em um cemitério e ser criado por fantasmas. Cada capítulo nesta adaptação de Russell acompanha dois anos da vida do menino e é ilustrado por um artista diferente, apresentando uma variedade fascinante de estilos que dão ainda mais vida à atmosfera ao mesmo tempo afetuosa e sombria da história.

Eu gosto muito do Neil Gaiman, mas O Livro do Cemitério é um dos títulos que ainda não tive a chance de ler. Infelizmente, ninguém está querendo trocar esse livro no Skoob (Rsrsrs) - estou a procura! 

A obra original, publicada em 2008, foi inspirada O Livro da Selva (1894) que ficou muito conhecido por conta das adaptações de Mogli - O Menino Lobo. Mas Neil Gaiman sendo Neil Gaiman coloca como pano de fundo um cemitério. O Livro do Cemitério se tornou um bestseller e foi premiado com as medalhas Newbery (EUA) e Carnegie (Reino Unido).

Agora, a Rocco publica para nossa alegria a adaptação em quadrinhos da história por P. Craig Russell, amigo e parceiro do autor em outros livros - incluindo a versão em HQ de Coraline. A obra será dividida em dois volumes e conta com ilustrações de Kevin Nowlan, P. Craig Russell, Tony Harris, Scott Hampton, Galen Showman, Jill Thompson e Stephen B. Scott.

O primeiro volume da adaptação em HQ começa de forma sombria. Um homem chamado Jack, que se considera um profissional, assassina uma família quase completa. Mas, quando ele vai terminar o serviço e matar o bebê, ele se vê com um grande problema porque o garotinho desapareceu!

O menino, por algum motivo desconhecido, pulou do berço e foi engatinhando até o cemitério que ficava no alto da colina. Alguns dos fantasmas do local, logo se afeiçoaram ao garotinho e - ao perceberem o perigo que ele corria - decidiram protegê-lo. Assim, ele se torna Ninguém Owens, apelidado de Nin, um garoto criado por fantasmas e outros seres sobrenaturais que os vivos não fazem ideia de sua existência.

Esse primeiro volume irá mostrar o crescimento do jovem Nin. Cada capítulo mostra um período a cada dois anos, onde conheceremos seus pais e professores fantasmas, suas aventuras envolvendo seres fantásticos e uma amiga humana (de fora do cemitério). O cemitério é o único local seguro para o garoto, pois fora dele o homem chamado Jack continua a sua procura para “terminar o serviço”.



A HQ termina com um interlúdio que nos deixa com muitas pulguinhas atrás da orelhas e a ansiedade insana de pegar o segundo volume para ler, mas infelizmente ele ainda não chegou às livrarias. Então, volto à minha busca pelo livro original! (Rsrsrs)

Assim como a maioria das fantasias de Gaiman, O Livro do Cemitério, nos apresenta um universo incrível com seres mágicos e sobrenaturais, misturando lendas e culturas de uma forma única. 
Cada capítulo da HQ foi ilustrado por uma pessoa diferente. Isso cria uma variedade de estilos muito interessantes, embora eu deva confessar que não apreciei todos os tipos. Nesta edição, os ilustradores que mais gostei foram P. Craig Russell e Galen Showman.   

Na minha opinião, os artistas conseguem manter a essência de Neil Gaiman que cria grandes sucessos ao mesclar uma atmosfera sombria com fantasmas amistosos e seres míticos presentes em diferentes culturas. 

O segundo volume, acredito eu, fará com que Nin - já crescido - tenha que lidar com o assassino de sua família, o homem chamado Jack, e o mistério da razão de ainda estar atrás dele.

A HQ O Livro do Cemitério (volume 1) é uma fantasia que recomendo para todos que gostam do gênero e de quadrinhos. Tenho certeza que irão se entreter tanto quanto eu! ;)




15 comentários :

  1. Ainda não li nem um livro do autor Neil Gaiman, achei bem legal esta história ter sido adaptada para quadrinhos, este livro parece ser ótimo, gosto de histórias de fantasia, então apesar de não costumar ler HQ, pretendo ler O Livro do Cemitério em HQ.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro do autor mas eu preciso desse livro 😍😍 ainda mais em quadrinhos

    ResponderExcluir
  3. A HQ parece estar bem caprichada e com desenhos muito bons pelo que vi nas fotos. A história é interessante, um bebê criado por fantasmas é inusitado e final que deixa pulgas atrás da orelha do leitor um problema pois ainda não tem a continuação rsr. Não leio muitas HQ's mas achei essa interessante e te desejo sorte na procura do livro ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carolina.

    Bom, para o garoto não deve ter sido estranho ser criados por fantasmas, com certeza ele se acostumou com a presença deles, criou confiança pela proteção ao longo dos anos... Mas, chega a ser assustador!

    Por fim... Fiquei maravilhada com essa HQ!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Amei esse HQ!
    Não leio o gênero há mto tempo...Tenho vontade de retomar essas leituras, curto bastante, e este ao meu ver está impecável...
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol!
    Preciso confessar que nunca li nada do Gaiman, apesar de querer muito.
    E adorei saber que foi meio que inspirado no Livro da Selva. Achei fofo, ao mesmo tempo que macabro, hahaha.
    Achei a premissa da história bem bacana, ainda que tenha ficado triste de ver a imagens da família morta :(
    Me interessei, mas acho que gosto mais do livro do que dos quadrinhos.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Carolina!
    Maravilha ver um livro do Gaiman em quadrinhos, fica bem melhor de visualisar todo enredo, é?
    E se começa de forma tão sombria e tem traços bem delineados, já anotei por aqui para ler.
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de conhecer a escrita do autor, fiquei bem intrigada com esse e achei diferente, que estranho o bebê parar no cemitério e ser protegido pelos mortos, deixa o leitor bem curioso e querendo ler rápido para obter as respostas.

    ResponderExcluir
  10. Romance? Gente nunca imaginaria que era um romance, amei Coraline, livro e filme, não sabia do HQ, então a capa já é bastante instigante e lendo a sinopse já sei que esse HQ ou o livro não é do tipo que nos decepciona, imagina o qual diferente e fantástica é essa história, um assassino que mata toda sua família e vc sendo um bebê engatinha até o cemitério onde convive com seres sobrenaturais? Louco mais brilhante! Será que ele encontra a família morta no cemitério? E como esse menino foi parar lá? Tenho que ler esse livro! Se o primeiro termina com vários questionamentos o segundo (assim esperamos) deve ser ótimo, também vou atrás do livro, primeiro vou adicioná-lo no skoob kkkk, amei a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Carol :)
    Não sou de ler Hq,s, mas ando me surpreendendo com os lançamentos nesse estilo.
    Nunca li nada do autor, mas sempre vejo resenhas positivas dos livros dele.. Eu sempre digo que escrever histórias com fantasmas fugindo dos clichês é mto difícil, por existirem tantas do gênero, mas Neil conseguiu um enredo todo original, ler e ir vendo o garotinho ser criado por fantasmas deve ser incrível.
    Gostei bastante dos traços e cores dos desenhos, tem um ar sombrio...
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Acho que foram poucos os livros do Neil Gaiman que eu li e não gostei e esse não foi diferente o que mais me cativou nele foi ele ser quadrinho eu me lembro que li ele logo depois de ler Coraline então a leitura foi muito boa e como já estava na vibe dos livros de Neil Gaiman foi super interessante

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carolina!
    Não costumo ler HQ, até lia quadrinhos mas faz um tempão...
    Em relação a O Livro do Cemitério, nunca li nada do Neil Gaiman e confesso que não conhecia esse livro nem esse HQ, que aliás, achei genial a ideia da adaptação, os fãs desse livro com certeza vão querer adquirir essa versão da história do jovem Nin, contudo, não fiquei curiosa para conhecer mais da história e por isso dificilmente eu leria esse HQ...
    Bjos, espero que você consiga o livro original!

    ResponderExcluir
  14. Gosto de HQs e nem são todos que leio.
    Neil Gaiman está nos surpreendendo a beça, Carol!
    Show de resenha! Parabéns! \o/

    Beijos,
    Danny

    ResponderExcluir
  15. Maravilhoso, sem mais palavras para expressar que esta!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook