Divergente - Divergente #01

Autora: Veronica Roth
Título original: Divergent
Tradução: Lucas Peterson
Série: Trilogia Divergente
Editora: Rocco
Páginas: 504

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

"Uma escolha decide quem são seus amigos
Uma escolha define suas crenças
Uma escolha determina sua lealdade para sempre
Um escolha pode te transformar"

Ele chegou ontem (17/07) às 22h, comecei a lê-lo às 22h45 e fui assim até às 5h, sem parar. Aí eu dormi, neh? Porque senão...  Acordei às 8h e terminei o livro hoje (18/07) às 14h. Eh... eu simplesmente amei a história.

Gostaria de fazer um comentário antes! Depois de Jogos Vorazes, passei a ler as distopias de um modo diferente, tentando enxergar nelas uma crítica à realidade que estamos vivendo. E em Divergente demorei um pouco para entender qual era a (possível) mensagem que a autora queria nos passar, mas entendi que não importa quão puras forem as nossas intenções, o ser humano sempre arranjará um modo de conseguir aquilo que quer: mais poder, mais riqueza, mais reconhecimento. O ser humano não consegue ser incorruptível por muito tempo, porém são contra esses instintos depreciativos que as facções lutam. Esse foi um ponto positivo na distopia de Veronica, pois ela põe uma paz e a ilusão de uma vida perfeita
"- Aqueles que culpavam a agressividade formaram a Amizade.
- Os que culpavam a ignorância formaram a Erudição.
- Os que culpavam a duplicidade formaram a Franqueza.
- Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.
- E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia." p. 48, 49

Um futuro distópico onde a população de Chicago está dividida entre cinco facções: Abnegação, Amizade, Franqueza, Erudição e Audácia.
Nessa realidade, as crianças vivem com seus pais nas facções de origem até completarem 16 anos. A partir daí, poderão escolher entre permanecer na mesma facção que seus pais ou deixarem tudo para trás e se aventurarem na facção de sua escolha.  "Facção além do sangue".

É nesse cenário que Beatrice 'Tris" Prior se encontra... ela completou 16 anos, mas não sabe o que fazer com o seu futuro. Admira os jovens da Audácia pulando dos trens, mas gosta da paz e da camaradagem que existe entre sua família da Abnegação em momentos em que ela não está quebrando as regras.
"Eu gostaria de poder dizer que me sinto culpada pelo que fiz. Mas não me sinto." p. 186
Depois de escolher em qual facção ficará pelo resto de sua vida, Tris enfrentará desafios que colocarão em prova todas as crenças que ela acha que tem e a transformará em alguém que ela nunca imaginou que poderia se tornar. Para o bem ou para o mal, ela contará com a ajuda de pessoas novas: Will, Christina, Peter e Quatro. 
"- Eu ignoro o medo. Ao tomar decisões, finjo que ele não existe." Quatro, p. 156
Quatro é o apelido do instrutor dos transferidos, além de ensiná-los a atirar, acertar alvos com facas, saber como usar seu corpo para quebrar o de outras pessoas, enfrentar seus medos e pular de trens, ele também começa a se aproximar de uma aluna em especial... ADIVINHA QUEM? É... e assim como Tris, ele também esconde um segredo.

E daí, vocês me perguntam: qual é esse segredo de Tris? Tem a ver com seu Teste de aptidão e o resultado que este apresentou. Ao invés de apontar uma facção, ela tem que lidar com três opções para o dia seguinte a Cerimônia de Escolha. Para onde Tris irá? Voltará para a família ou fará uma escolha que decepcionará seus pais? Ela será corajosa o suficiente para querer coisas por ela mesma? 

Enfim, depois que ela consegue passar pelos treinamento árduo, Tris percebe que algo está definitivamente acontecendo e ela precisa agir. Duas facções não estão se entendendo... uma guerra é inevitável  e esse pode ser o início do fim!

Eu amei a história, e recomendo a todos. É uma experiência de autoavaliação também, tenta escolher uma facção para você ver como é complicado! 

"Sou Divergente.
E não posso ser controlada." p. 455










Curiosidade


Os direitos já foram vendido as filmagens já estão com tudo. A previsão de estreia é para 2014.
Os atores escalados são Shailene Woodley como Beatrice "Tris" Prior e Theo James como Quatro.

Créditos à Diz que é fã de Divergente


Recomendo o site Divergente Brasil.
O trabalho deles é incrível. E para aqueles que lá leram o livro e estão morrendo para ver algumas cenas aqui está um vídeo legendado pela equipe DB.

4 comentários :

  1. Ai meu Deus, estou louco para ler este livro! hahahaha
    Iza mudando de assunto aqui: QUE TEMPLATE É ESSEEEEEEEEEEEE? FICOU MUUUUUUUUUITO BONITOOOOOO!
    Parabéns! Seu blog está perfeito!

    Abraços

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meo, essa trilogia é MUITO boa mesmo! Pode ler sem exitar!

      Muito obrigada, Filipe. Também fiquei muito contente com o resultado ^^

      Excluir
  2. Nossa, eu ainda estou em dúvida sobre Divergente, preciso lê-lo logo... Sei lá, ele me lembra tanto Jogos Vorazes, mas eu posso estar tão redondamente enganado que prefiro nem comentar, rsrsrs.
    A resenha ficou ótima, e fiquei ainda mais louco para ler esse livro!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, só o fato de serem distopias é que assemelham Jogos Vorazes e Divergente. São histórias completamente diferentes e com focos diferentes... Pode ler sossegado!

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook