Se Eu Ficar

Autora: Gayle Forman
Título Original: If I Stay
Tradução: Amanda Moura
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224


Se Eu Ficar, um best seller escrito por Gayle Forman, narra a história da jovem Mia, uma musicista que está no Ensino Médio, vivendo tudo o que um adolescente comum vive, partilhando momentos com a melhor amiga e a família, apaixonada por um garoto, em busca de seus sonhos. Até que um dia, tudo muda.

Logo no inicio do livro, Mia, seu irmão mais novo Teddy e seus pais sofrem um acidente de carro. Seus pais não sobrevivem e Mia se vê ao lado do próprio corpo, confusa e em desespero. Já a caminho do hospital, a jovem começa a entender o que realmente aconteceu, e observa todos os procedimentos sendo realizados em seu corpo, que ainda resiste. E assim ela permanece, entre a vida e a morte.

A história gira em torno da decisão dela de ficar neste mundo, ou de partir. O leitor, então, é levado a muitos flashbacks, pois Mia passa a rever toda sua vida, seus momentos com as pessoas que ama e tudo o que ela viveu com cada um deles. A começar pelos pais de Mia, dois ex-roqueiros que tiveram uma vida agitada e se tornaram adultos sérios por causa dos filhos. Teddy,o irmão que é dez anos mais novo e a amava incondicionalmente. Kim, a melhor amiga de Mia, ambas inseparáveis. Os avós, os tios, tias e amigos rockeiros de seus pais. E principalmente Adam, o namorado por quem a jovem é apaixonada.

A relação de Mia e Adam é muito bonita, ambos unidos por uma das coisas mais tocantes do livro: a música. A música esteve presente em toda a vida da jovem, que é musicista, e não poderia ser diferente com Adam, um guitarrista de uma banda de rock em ascensão. Os dois são unidos pela música, mesmo tocando instrumentos e gêneros diferentes (ela toca violoncelo!), existe essa conexão mágica entre eles. E eu acredito que a música causa mesmo isso nas pessoas! Essa parte do livro é tocante, assim como os flashbacks do casal e a reação de Adam após o acidente.

O livro não é ruim, longe disso, ele possui muitas cenas emotivas e não é focado apenas no romance, mas, sim, na vida de Mia como um todo (as cenas com os pais dela foram as que mais me tocaram e com os avós também).

" - Tudo bem. Se você quiser partir - diz ele. - Todos nós queremos que você fique. Eu quero que você fique mais do que já desejei qualquer outra coisa na minha vida. - De tão emocionado, vovô diz isso com a voz embargada. Ele faz uma pausa, pigarreia, respira fundo e continua: - Mas esta é minha vontade e vejo que talvez possa não ser a sua. Então, eu só queria dizer que entendo se você decidir partir. Tudo bem se tiver de nos deixar. Tudo bem se você decidir parar de lutar. "

Este livro tinha tudo pra ser um dos livros mais tristes da vida! Mas pra mim, faltou algo. Não sei o que, mas faltou. Talvez ele seja parado demais, até a metade do livro fiquei entediada, não me envolvi emocionalmente. Com o passar do livro, a autora investiu em cenas mais fortes, mas ainda não foi o suficiente para ser tocante.
Eu esperava muito mais! Foi um pouco curto também, mas visto que já teve momentos entediantes, não poderia ser maior.

Acredito que a autora tinha uma história excelente em mãos, mas não aproveitou tão bem. Por fim, acho que vou me emocionar muito mais com o filme, ver as cenas na tela, vai ser mais intenso que o livro, e posso dizer até que estou ansiosa pela adaptação! O filme estréia dia 04 de setembro (amanhã!).





15 comentários :

  1. Olá, tudo bem?!
    Eu ainda não li esse livro, já vi diversas resenhas sobre ele e achei que poderia ter um pouco mais de ação, contudo não posso fazer comentários antes de ler o livro ^^.
    Eu adorei sua resenha e o blog é simplesmente magnífico!
    Abraços =3
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme!
      Eu concordo que ele poderia ter mais ação e ser mais envolvente, mas aí depende muito do proprio leitor! Eu estou acostumada com outros tipos de livros e achei bem parado! Mas é bom ler mesmo porque cada um tem sua opinião :D

      Obrigada pelos elogios e obrigada pela visita também!

      Beijo

      Excluir
  2. Essa parte que você citou, do avô, eu quase morri do coração! O livro é lindo, o filme será mais ainda.
    Também fiz uma resenha dele: http://naonasciparaserlido.wordpress.com/2014/08/19/resenha-se-eu-ficar-de-gayle-forman/

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parte foi bem bonita mesmo no livro! O livro é ok pra mim, espero que o filme seja legal e mais emotivo!

      Vou ler sua resenha!

      beijo e obrigada pela visita!!

      Excluir
  3. Eu estou muito ansiosa pelo livro e pelo filme, a cada resenha que vejo fico com mais vontade de lê-lo. Fiquei com vontade de chorar só com essa parte que você postou, fico me imaginando vendo o filme ou lendo livro kkkkk Vai ser uma aguaceira só kkkk Beijos!!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muito ver o filme também Fernanda! Mas confesso que me decepcionei um pouquinho com o livro, mas tem gente que gostou muito!
      Hahahahaha vai chorar mesmo, isso é fato!

      Obrigada pela visita! Beijo!!

      Excluir
  4. Já aqui na estante para ler, mas medo já que a galera não está curtindo tanto esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estava com receio mas no fim é bom ler porque existe gosto pra todo tipo de livro, talvez você goste muito!

      Beijoo, obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Oiee ^^
    Uma pena que você não tenha gostado muito do livro, eu amei! Estou ainda mais animada para ver o filme, e espero que seja ainda melhor ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo! Mas acontece neh, eu to esperançosa com o filme! hahahahaha tomara que seja melhor *-*

      Beijoooo, e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Oie tudo bom?
    Nossa, eu fiquei no meio termo com esse lviro, não achei mil maravilhas mas como também não odiei. Lendo sua resenha, acho que tivemos idéias parecidas.
    Boa resenha e estou seguindo ok?

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie tudo bem sim e você?!

      Pois é eu estou na mesma que você, não cheguei a odiar nem nada, só não me empolgou nem me "fisgou" eu diria! Que bom que gostou!!

      Obrigada pela visita, vou seguir também!

      Beijo!

      Excluir
  7. Oi Caah! Hoje li várias resenhas deste livro, e exceto por uma que favoritou, as demais citam que faltou algo, e eu concordo, eu esperei aquela trama de fazer chorar e soluçar e nada disso aconteceu comigo, aposto agora que o filme seja mais intenso.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Realmente faltou, uma pena, porque eu esperava bastante desse livro! Estavam falando muito dele, e com o filme, pensei que fosse realmente intenso, emotivo, envolvente.. Mas não foi! =/
      Agora resta esperar que o filme supra as necessidades das pessoas que tem o coração mais resistente kkkkkkkkkkk queria ter chorado poxa =P

      Beijoo Cida, obrigada pela visita!!

      Excluir
  8. Olá!! Vou confessar que nem o livro li ainda, mas o filme sim. Mas entre nós o filme não é "melhor" que o livro além de não mostrar muitas parte do livro. Achei muito chato a autora matar os pais dela depois o irmão tipo ela viu o irmão depois ele morrer, mas acho que preciso ler o livro logo para entender. só falta começar a trabalhar e comprar para ler logo.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook