Esse segundo filme começa em seguida aos acontecimentos finais de
A Esperança - Parte 1, quando Peeta brutalmente estrangula Katniss. Iniciamos o filme vendo-a ser examinada e testando suas cordas vocais. Ela está completamente machucada, tanto física quanto emocional e psicologicamente. O que foi feito com Peeta não pode ser desfeito. A Capital o quebrou. E nosso Tordo quer ver Snow morto. No entanto, pela agenda da Presidente Coin, Katniss já cumpriu seu papel e não precisa mais se meter nos assuntos do Distrito 13. Porém, como sabemos, Katniss nunca aceitou receber ordens, portanto ela vai escondida para a Capital se juntar aos rebeldes e cumprir seus próprios planos: matar o Presidente Snow.
Diferentemente do livro, onde Katniss não precisa fugir, mas participar de um treinamento específico para poder fazer parte do exército rebelde.
Uma vez lá dentro, o Esquadrão Estelar terá de enfrentar diversos desafios: Pacificadores, destroços e cápsulas. O que são cápsulas? Bom, são os Idealizadores de jogos transformando todas as ruas da Capital no 76º Jogos Vorazes.
E vocês não imaginam quantas pessoas ainda vão morrer até o final desse jogo. Além disso, Peeta, enviado por Coin, é uma constante ameaça a Katniss. Em sequências de tirar o fôlego, os dois amantes desafortunados conseguem nos fazer pular da cadeira cada vez que Peeta tem um colapso e tenta de todas as formas matá-la.
Porém, Katniss tem suas costas guardadas por muitas pessoas, entre elas Finnik Odair. O que dizer desse homem que fez tanto e morreu de forma tão crua? Eu mal pude me conter na cadeira do cinema quando a cena dos bestantes lagartos começou. O. Que. Foi. Aquela. Cena? Primeiro, todo aquele clima silencioso do cinema; segundo, vozes sussurrando seu nome; terceiro, nunca saia sozinha para túneis em breu; quarto, não deixa o mudo ir na frente! como ele vai gritar que está tudo ok?; quinto, nunca, jamais, vire suas costas para o túnel em breu. Quando aqueles monstros horríveis surgiram, parecia que estávamos em um filme de terror! Ai vêm as cenas mais eletrizantes do longa: a luta nos esgotos. Com qual desfecho? A morte de Finnick. Aquele grito dele, no final, quando ele caiu no poço foi um pedido de clemência do tipo "por favor, me dê uma morte rápida?" Eu prefiro acreditar que sim, porque apesar de ter sido horrível, não foi tão chocante quanto a morte dele (na verdade, de todos os que se foram) no livro: a cabeça arrancada. Mais uma diferença, as mortes nos livros foram bem mais cruéis, mais chocantes e pesadas. No filme, apesar de doerem, foram mais emocionais do que visuais.
Depois disso, Snow chama seus cidadãos para ficarem na mansão e aí vemos Gale e Katniss aproveitando a oportunidade para tentarem entrar numa fortaleza cercada por Pacificadores. Num momento bem tenso de vai e volta, porque os capuzes que eles estão usando não são discretos, os dois são encurralados até que os soldados rebeldes aparecem. Crianças, civis da capital, soldados de ambos os lados estão lutando para sobreviver e paraquedas explosivos chegam para destruir tudo. Destroem inocentes, destroem soldados, destroem Prim, destroem o governo de Snow.
"A guerra é mais voraz do que qualquer jogo."
Assim, chegamos ao momentos finais, quando Katniss confronta Gale, perguntando se a bomba que matou a irmã dela era do lado rebelde, se era uma criação de seu melhor amigo e ele não sabe responder. No filme, Katniss dá adeus a ele, no livro, ela não consegue perdoá-lo, por mais que quisesse. Sua próxima parada é conversar com Snow e eles prometeram nunca mentir um para o outro.
Ou seja, quando Snow diz que os ataques foram ordens diretas de Coin, o Tordo percebe que ainda tem mais uma missão antes de poder ficar em paz, afinal, a Presidente Coin acha que seria uma boa ideia realizar um último Jogos Vorazes, dessa vez, com as crianças da Capital. Ela também acha que deve permanecer como Presidente interina.
Na execução de Snow, onde Katniss poderia enfiar um flecha em seu peito, ela escolhe mirar em Coin. Foi o momento mais intenso do filme, ainda mais que os bestantes. Em seguida, ela tenta se suicidar com uma pílula-cadeado; Peeta a impede. Ela é presa e tem sua passagem de volta para casa, para o Distrito 12 assegurada por Plutarch. Eleições livres são convocadas. E talvez, só talvez, haja um período de paz entre os Distritos e a Capital.
"Ah, não agora. Agora estamos naquele período tranquilo onde todo mundo concorda que os nossos horrores recentes jamais deveriam se repetir. Mas o pensamento em prol do coletivo normalmente possui vida curta. Somos seres volúveis e idiotas com uma péssima capacidade para lembrar das coisas e com uma enorme volúpia pela autodestruição. Mas quem sabe?", p. 407
No filme, Katniss para por seu período de luto. E temos a tão emocionante cena entre ela e Buttercup, o gato de Prim. Chorei? Chorei. Mas foi rapidinho. Essa parte foi melhor tratada no livro (como sempre), pois Katniss entrou em depressão, ela não conseguia cuidar da casa ou cozinhar ou qualquer coisa do tipo. Peeta aparece e ela surta (não o abraça, como no filme). Juntos, eles começam a construir um caderno de lembranças. Até que eles conseguem voltar a conviver. E é lindo.
"[...] aquilo de que necessito para sobreviver não é o fogo de Gale, aceso com raiva e ódio. Eu mesma tenho fogo suficiente. Necessito é do dente-de-leão na primavera. Do amarelo vívido que significa renascimento em vez de destruição. Da promessa de que a vida pode prosseguir, independentemente do quão insuportável foram nossas perdas. Que ela pode voltar a ser boa. E somente Peeta pode me dar isso.", p. 417
|
Achados do Tumblr |
Enfim, é um filme incrível, que foi, sim, muitíssimo fiel ao livro. Fechou a franquia de modo espetacular e, espero, jamais seja esquecido. Jogos Vorazes traz uma carga política tão simbólica e tão importante a ser estudada por nós, jovens. Muito mais que uma distopia,
Hunger Games nos trouxe a crueldade da guerra, a frieza das decisões estratégicas e a podridão dos seres humanos.
Por favor, não nos esqueçamos de todas as mortes que não foram em vão, não nos esqueçamos dos sacrifícios feitos e, por favor, que sempre lembremos de que por mais que seja chato não esquecer
"Há jogos muito piores do que esse." Katniss, p. 419
Oi Iza!
ResponderExcluirNão li todo o seu post porque ainda não assisti o filme (na verdade, não assisti nem a primeira parte e olha que é o meu livro favorito da trilogia, rsrs). Mas vi seu comentário sobre o filme ter sido fiel e isso foi mesmo uma coisa que me impressionou nos dois primeiros filmes. Espero conferir logo.
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Mariana, menina! Como vc conseguiu se segurar e não assistiu?? Jamais teria conseguido tal proeza hahaha
ExcluirEspero que consagra assisti-los logo!
Beijos
Oi ,não li o post ta ,pois apesar de eu já ter lido os livros ,quero esperar até ver o filme ,e estou evitando todo e qualquer tipo de spoiler .
ResponderExcluirJessica, sem problemas! Depois que você tiver assistido, volta aqui é a gente conversa melhor
ExcluirBeijos!
OI, Izabela! Não li o post por completo por motivos de: não assisti A Esperança - Parte I e não li o último livro da saga, ~~por enquanto~~. Estou bem ansioso e preocupado ao mesmo tempo por conta de finalizar mais uma série, mesmo com todo o meu desespero previsto para o último livro e filme. Espero gostar!
ResponderExcluirConsumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
Ycaro, com certeza, você vai gostar! É o desfecho de uma série incrível e o filme foi bem fiel (apesar das espetadas diferenças por conta da adaptação)
ExcluirBoa sorte, beijos!
Ainda não li nenhum livro da série, e não assisti o último filme, mas pretendo assistir logo rs. Que bom que você gostou do filme e achou fiel ao livro. Li um comentário de uma pessoa no grupo de livro que faço parte que deixou a desejar. É uma pena que terá muitas mortes, além das que já teve.
ResponderExcluirMaria, minha dica para você seria: leia os livros! Eles são excelentes! Os filmes são um bônus, é muito bem-vindos, por sinal. Espero que tenha a oportunidade em breve de poder confirmar sua opinião!
ExcluirBeijos
Olá!!
ResponderExcluirTo correndo de meus amigos que já assistiram porque são os liberadores de spoiler de primeira, e quero assistir o filme sem saber a opinião de quem já assistiu pra não me influenciar, então é por esse mesmo motivo que só vou ser esse seu post quando eu assistir ao filme.
Bjocas!!
Rose, te entendo! Pode ficar tranquila, já fugi bastante de spoilers tbm. Mas espero que volte, depois de ter assistido ao filme, pra gente poder conversar!
ExcluirBeijos
Ooooooo amei. Preciso correr pra assistir.
ResponderExcluirSua resenha ficou ótima, me emocionei. xD Parabéns!!!
bjoesss,
Obs: amo spoiler...kkk
Menina!, você é corajosa! Jamais conseguiria ler spoilers por livre e espontânea vontade hahaha
ExcluirEspero que o filme seja excelente para você!
Beijinhos
Oi, Izabela!
ResponderExcluirAh, eu também ameio o filme e achei muito fiel ao livro.
Amo quando isso acontece.
A série basicamente inteira foi fiel, né?
Eu também chorei com a cena do gatinho da Prim, haha. Sou manteiga derretida mesmo.
E confesso que meu coração SUPER DOEU quando o Finnick amado morreu :(
Vou sentir falta de todos os anos esperar os filmes.
:D
Realmente é uma série inesquecível, tanto livro quanto filme.
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com
Teca, com certeza! Achei essa franquia a mais fiel possível. Eu te entendo, divido meu estado de manteiga com o seu hahaha
ExcluirEu sabia que o Finnick morreria, eu só não estava preparada para aquilo, sabe? Fora o susto que eu levei com aqueles lagartos hahaha
beeeeijos
Esse filme abalou com todas as minhas estruturas emocionais... concordo com vc, é bastante fiel ao livro...muito perfeito <3
ResponderExcluirLuara, foi sensacional, não?
Excluirbeeijos
Eu só vi o filme até em chamas e o livro estou na metade da primeira ainda porquê? coragem para ele lol...
ResponderExcluirPerdi vontade de ler um pouco ao saber da morte de Finnick e da Prim (Os pessoal adoram passar spoiler).
Só tenho pena da minha melhor amiga porque eu toda hora falo que quero matar a Suzanne, como pode ela se sacrificar pela irmã que é um gesto muito lindo ai chegar a Suzanne matar a menina é o Finnick foi muitas sacanagem, ele estava preste a virar pai, morreu sem ver como o filho e :´(
Eu sentir raiva da Suzanne? Não imaginar
Mas vou ler o livro mesmo assim, pois o filme não contar tudo do livro.
então eu lhe desejo muita coragem!
ExcluirQue pena que você já encontrou um monte de spoiler =/
É uma história bem intensa, mesmo. eu entendo sua fúria, mas acredito que tudo tenha um significado. Jogos Vorazes é uma franquia que quer nos fazer pensar. tem por objetivo nos mostrar as brutalidades da sociedade em que vivemos.
espero que consiga terminar de ler, apesar dos spoiler!
beijos
Oi, Izabela!
ResponderExcluirEstou decepcionada comigo mesma, por ainda não ter assistido ao filme. Agora que já saiu de cartaz aqui na minha cidade, vou ter que espera o dvd.
Beijokas!
Kênya, não seja tão dura consigo mesma! às vezes a vida não deixa a gente assistir a todos os filmes que desejamos, então nós temos que aprender a dançar conforme a música que nos é permitida. Tenho certeza de que quando você o assistir será muito especial!
Excluirbeijos