#Mês do Halloween: Asylum #01

Autora: Madeleine Roux
Título original: Asylum
Tradução: Alexandre Boide
Série: Asylum 
Editora: Vergara e Riba
Páginas: 335
Onde comprar: Saraiva | Amazon

Sinopse: Ao entrar pela primeira vez no New Hampshire College, Dan Crawford não sabe que viverá ali as cinco semanas mais aterrorizantes de sua vida. Os alojamentos da faculdade estão em reforma, e os alunos devem se instalar no Brookline, "um edifício histórico, uma instituição de saúde mental desativada". Em outras palavras, um manicômio. Quando Dan e seus novos amigos, Abby e Jordan, começam a explorar os corredores e o sótão do antigo edifício logo descobrem que Brookline nunca foi um instituto para doentes mentais comuns: alojou tanto psicopatas quanto homicidas, sujeitos extremamente perigosos. A presença dos três ali não é obra do mero acaso e vai trazer à tona histórias e práticas monstruosas do passado.  

Olá leitores! A resenha de hoje foi uma experiência nova para mim. O livro de estreia da escritora Madeleine Roux me deixou apreensiva e cada vez mais curiosa sobre o final do livro, sem contar o medo ainda maior de manicômios (haha).

Além da imponente construção de pedra do alojamento, ao entrar pela primeira vez em New Hampshire College, nosso protagonista Dan Crawford não tem noção de que ali ele viverá as cinco piores semanas de sua vida. Logo que avista a construção, uma voz dentro dele lhe diz para sair correndo daquele lugar.  

"A construção era pedra - pedras de um tom cinza escuro. Era uma casa destinada aos que não sabiam se cuidar sozinhos, aos que ouviam vozes, tinham pensamentos estranhos e tomavam atitudes estranhas. A função da casa era mantê-los lá dentro. Os que ali entravam jamais saíam.", p. 6



Dan se candidatou para o curso preparatório de verão na New Hampshire College,  ele pensa que esse curso é sua salvação depois de enfrentar um ano letivo inteiro, afinal ali ele pode encontrar pessoas novas, que estarão mais interessadas em realmente estudar do que festejar e beber. Como os alojamentos da faculdade estavam em reforma, os alunos assim como Dan seriam instalados em um prédio mais antigo chamado Brookline, um manicômio. Eu não sei vocês, mas com certeza eu não ficaria lá! 

Um breve cometário: eu não sei o que acontece com livros e filmes de terror/suspense que faz as pessoas ficarem tapadas! Por exemplo, o protagonista vê milhões de coisas que dizem para ele não entrar em tal lugar, ou não fazer tal coisa, mas não adianta, porque ele vai lá e faz exatamente aquilo que todos os seus instintos estão dizendo para ele não fazer.
Apesar de bem desesperador, acho que essa é a graça da coisa toda, não?! Uma parte que achei muito interessante no livro foi a presença de fotos, na maioria das vezes, relacionadas aos respectivos capítulos, o que deixou a história e a leitura ainda mais intrigante. 

 

Voltando à história, Dan conhece Abby, uma estudante de artes e Jordan um amigo que ela fez ali na faculdade. Como os três são recém chegados, eles acabam por explorar o campus e as instalações. Se antes Dan sentia calafrios só de olhar para o prédio onde iria morar por um curto período, agora ele sente como se estar ali fosse algo errado e muito perigoso. Assim, o trio descobre que Brookline não era um manicômio comum, as pessoas lá internadas eram sujeitos extremamente perigosos, e ao descobrirem isso a vida desses três jovens muda completamente

Para um pessoa que não gosta muito de terror, eu posso dizer que amei o livro! Foi emocionante e me fez querer ler mais. A autora já escreveu mais dois livros que dão continuidade a história Sanctum, o segundo volume da saga, que também será lançado pela Ve R. 

Ah, só um lembrete, as imagens reproduzidas neste livro são de fotomontagens criadas pelo Faceout Studio com base em imagens de manicômios reais! (MEDO). 



Espero que tenham gostado da resenha! =D




28 comentários :

  1. Oi Mandi! Também não entendi porque uma pessoa escolheria passar um tempo em um manicômio #medo kkkk Principalmente quando todos seus instintos dizem para ficar longe de lá.
    Adorei a resenha, fiquei aqui com aquele gostinho de quero mais. Adoraria ler essa obra e mergulhar nessa história de terror. (melhor não mergulhar, né? Vou com calma kkk)
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra! Nossa não consigo entender (haha) eu morreria de medo! Que bom que gostou da resenha, eu adorei ler esse livro porque foi algo diferente para mim. Quem sabe no fututo não temos a resenha do segundo livro?! haha
      Obrigada pela visita!

      Beijos ;)

      Excluir
  2. Eu li esse livro ,confesso que quando eu peguei o livro achei que fosse uma história completamente diferente do que foi ,mas mesmo assim não me decepcionou, e as imagens são bem legais .
    Espero pela continuação u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as fotos são muito legais! E a história não fica atrás, gostei bastante e me surpreendi também.
      Obrigada pela visita! ^^

      Excluir
  3. Oi Mandi, tudo bem?

    Desde que vi esse livro pela primeira vez eu fiquei interessada, e a sua resenha só me deixou ainda mais interessada e com medo... kkkk. Nossa, imagina você estar super animado para começar a faculdade e ter que ir para outro lugar, e ainda por cima, um manicômio... se eu saísse viva dessa com certeza eu iria processar essa faculdade.

    As imagens são realmente incríveis mesma, e deixa aquele ar ainda mais assustador na história. E sim, esses personagens de filmes/livros de terror são bem tapados mesmo, eles pedem para morrer.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, tudo sim e você?

      Olha eu fiquei interessa também quando vi o livro, mas confesso que se não fosse minha irmã comprar (porque ela ama terror haha) acho que não teria lido ele haha. Mas não me arrependo, o livro é muito bom! Imagina eu na faculdade e coisas estranhas estarem acontecendo, eu com certeza iria ir embora!

      Obrigada pela visita! =D

      Excluir
  4. Estou louca para ler o livro! Amo filmes e livros de terror e com certeza vou amar esse, até porque a história se passar em um manicômio é incrível e me lembra de American Horror Story Asylum! Não sabia que tem fotos e isso torna o livro mais apaixonante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o livro lembra American Horror Story Asylum, eu que não gosto muito do gênero adorei o livro, você então irá amar Maisanara! haha.
      Obrigada pela visita =D

      Excluir
  5. Essa historia parece assustadora, ficar em um local onde ficaram pessoas com problemas psicológicos é amedrontador, também não ficaria rsrs. Gosto de livros de terror com fotos, assim fica parecendo mais real e da até arrepio e medo. Também acho estranho a pessoa sabe que não deve entrar em tal lugar e entra, só pode ser a curiosidade que é demais hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Maria, esses filmes e livros acabam nos deixando tão curiosos, que quando o mocinho entra no local que ele sabe que não deveria entrar a gente fica chamando ele de burro, mas acho que faria a mesma coisa devido a curiosidade (haha). As fotos deixam mesmo um tom de veracidade na história!

      Obrigada pela visita! :)

      Excluir
  6. Oi Mandi!
    Credo! As fotos são muito sinistras. Essa capa então…
    É uma ótima pergunta: porque os protagonistas de histórias de terror fazem sempre o avesso do que é inteligente fazer?
    Que bom que mesmo não fazendo seu gênero de leitura, você gostou do livro :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      As fotos realmente dão um certo medo, ainda mais quando você acompanha a história! É sinistro, mas muito surpreedente e emocionante! O livro realmente foi uma experiência nova e muito agradável.

      Obrigada pela visita! Beijos =D

      Excluir
  7. Oi, a edição desse livro está LINDA, sua resenha me fez ficar muito curioso sobre a história, já quero ler!
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur!
      A edição dele é mesmo muito bonita e bem feita. Que bom que a resenha te instigou ainda mais a ler o livro!

      Obrigada pela visita! :)

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi Gabriel, a capa é realmente muito boa e sinistra! E a história não fica atrás, é tão boa quanto parece.

      Obrigada pela visita ;)

      Excluir
  9. Mandi, posso dizer que só de olhar a capa fiquei com medo?
    Hahahaha.
    E tudo piorou ainda mais com as fotos que tem dentro do livro.
    Sou bem medrosa, do tipo Joey de Friends, que coloca os livros de terror na geladeira, hahaha.
    Eu tenho pavor de manicômios. Você já viu algum manicômio que não seja em filme de terror? Pois é.
    Sou medrosa, mas também sou curiosa, então, até quero ler. Ou não. Não resolvi ainda, hahaha.
    E eu acho muitooooo que as pessoas ficam burras em histórias de terror. Lembra do Orkut, que tinha uma comunidade chamada Eu Não Morreria Num Filme de Terror? Eu não morreria, certeza. Barulho estranho? Saio correndo. Sombra na parede? Saio correndo. Sótão empoeirado? Saio correndo. Escada que geme? Saio correndo. É muito simples, haha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Teca estou rindo aqui! Realmente, me lembro dessa comunidade no Orkut, eu também sobreviveria .. quer dizer eu acho haha, sei lá eu sou muito curiosa com essas coisas mas tenho muito medo também.
      Eu não sei o que acontece com manicômios, eu morro de medo! Só de imaginar me da calafrios haha.
      Mas tenho que dizer que eu até que tive uns pesadelos viu?! Se não consigo assistir a um filme de terror sozinha, imagina como foi ler esse livro!

      Obrigada pela visita Teca!

      Beijos ^^

      Excluir
  10. com certeza um livro de arrepiar, a editora caprichou na ediçao, tem até fotos o que deixa tudo mais interessante. adorei a resenha mega curiosa para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Emanoelle, a editora caprichou mesmo nesse edição, as fotos são muita boas e deixa a história bem real, Além da capa sinistra e do conteúdo em si! Muito bom o livro.

      Obrigada pela visita :)

      Excluir
  11. Oi, Mandi! Beleza?

    Que livro é esse? DEUS-ME-LIVRE!!!
    Prefiro passar longe, pois tenho medo de terror! Hahaha! Hilário, mas é verdade! Morro de medo e, este tem uma capa assustadora e muito mais as fotografias!
    Contudo, gostei de sua resenha! Principalmente da parte que você diz que as pessoas são tapadas ao ver o perigo e ficam por lá. Eu correria a quilômetros para longe de lá! Hahaha! :D

    Mandi, marquei você em uma TAG. Veja aí:
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, beleza e você?

      Olha eu fiquei com receio do livro, afinal eu também morro de medo não assisto filmes de terror sozinha (na verdade eu quase não assisto filmes de terror haha), eu sou muito cagona pra isso. Mesmo adorando o Halloween estranho né?! Mas é verdade, então ler esse livro foi uma experiência nova e emocionante! Eu adorei.

      Adorei a TAG! Muito obrigada pela visita =D

      Beijos

      Excluir
  12. Oi Mandi, tudo bem??

    Eu quero muito ler esse livro depois de ler a resenha quero mais ainda!

    Só uma pergunta, o final é muito trágico?

    ResponderExcluir
  13. Li tanto comentários positivos quanto negativos referentes a esse livro e por essa razão fiquei em dúvida entre ler ou não ler, mas lendo sua resenha bem positiva sobre o livro, acredito que vale sim, a pena ler, pois parece ser bom.

    ResponderExcluir
  14. meu deus, que edição linda!
    eu adoro esse tema, preciso desse livro pra ontem!

    ResponderExcluir
  15. tenho visto comentários positivos sobre esse livro, e a edição é muito bem feita, acho que você me convenceu shuahs

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    To muito ansiosa pra ler esse livro, ao contrario de você eu amo livros de terror, e esse ta em minha lista de desejos a um bom tempo, me diverti com sua resenha, eu também dispensaria o curso quando soubesse que ia ficar naquele prédio, ainda mais que levo muito em consideração meu sexto sentido e jamais ia ignorar a sensação de que algo errado pode acontecer , também juro que não entendo esses personagens de terror, que mesmo com tanto aviso que algo vai acontecer eles vão lá mesmo assim. Que bom que você gostou e que bom que ficou com vontade de ler mais, terror é muito bom mesmo.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  17. Daí o cara vai na maior vontade de estudar e se depara com essa situação! O livro parece ser muito bom! A junção de faculdade e manicomio como cenário p/ uma história como essa deram muito certo! Coitado do Dan! hehheh
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook