#Mês do Halloween: O Demonologista


Autor: Andrew Pyper
Título original: The Demonologist
Tradução: Cláudia Guimarães
Editora: DarkSide® Books
Páginas: 320
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

Sinopse: “A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe”, escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de O Demonologista (DarkSide® Books, 2015), é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal-iluminados.
O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico.
Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas uma boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.
Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.

Me*do (ê) sm. 1. Sentimento de viva inquietação ante a noção de perigo real ou imaginário, de ameaça; pavor, temor. 2. V. receio. 
Dicionário Aurélio 

Ao planejar esse #MêsDoHalloween decidimos abraçar o macabro e enfrentar nossos temores com histórias que deveriam trazer o pior da humanidade e do sobrenatural. Pessoalmente, já sabia que a minha leitura mais difícil seria O Demonologista pelo simples fato de eu acreditar em Deus. E é impossível crer no Senhor e não ter o mesmo sentimento com relação à Satã, quase como o conceito de Yin-yang com duas forças fundamentais opostas coexistindo, tirando o fato da crença que a força de Deus é maior que do Diabo.

Essa fé é muito poderosa. Por ela as pessoas matam, lutam e modificam a história. Ela dá justificativas às questões sem resposta. Faz o intangível ser real e, a partir do momento que está presente no seu cotidiano a influência na forma de pensar e nas ações praticadas é muito mais forte do que nós mesmos imaginamos.

Então, para mim, pegar um livro que conta sobre demônios agindo em seres humanos era algo realmente tenebroso. Mas nunca disse não a um desafio literário e não seria essa a primeira vez. Devo confessar, porém, que depois de uma noite de pesadelos com demônios atrás de mim, mudei o horário da leitura para apenas períodos diurnos. (Hahahaha)


Capa e lombada trabalhadas com efeitos - Foto: Editora DarkSide®
O Demonologista ganhou o prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), vencendo autores renomados como Stephen King. Também entrou em várias listas de melhores livros de 2013 e foi publicado em 14 países. Aqui no Brasil, a DarkSide® é responsável pela publicação da obra e deixa eu dizer para vocês que a edição está simplesmente impecável! Sou apaixonada pelo design e diagramação de muitos livros dessa editora e não tenho uma única queixa nesse sentido. Com capa dura, lombada trabalhada com texturas diferentes, sendo que as pontas da capa e 4ª capa estão com as cores mais claras para dar uma impressão daquele livro antigo e muito usada. E dentro você ainda encontra uma fita preta para marcar páginas, desenhos, símbolos e uma diagramação perfeita.

O livro tem como protagonista o professor da Universidade de Columbia, David Ullman, especialista do poema Paraíso Perdido, de John Milton. Ele tem uma filha de 12 anos, Tess, e está passando por uma grande crise no casamento (sua mulher o trai há mais de 10 meses com um colega de trabalho). Para piorar a situação, o professor descobre que sua melhor amiga, a psicóloga Elaine O'Brien, está morrendo por conta de um câncer em estágio avançado.

Entre tantas tragédias, David recebe uma proposta muito suspeita de uma mulher estranha que paga todas as despesas de uma viagem (de puro luxo, vale a pena dizer) para Veneza, Itália. O que ele deve fazer lá? Simples! É só relatar um fenômeno em um endereço específico. Depois ele estará livre para voltar para casa. O que é esse feito e quem o está contratando não fica claro. Mas, apesar de todos os sinais, ele acha que essa viagem será um momento perfeito para passar algum tempo de qualidade com Tess. Assim, ele aceita a proposta e parte para a Europa.

É em Veneza que ele tem um encontro com um ser possuído que recita trechos da obra prima de Milton e é assim que seu desespero se inicia. Pois nessa cidade, sua amada filha, Tess, cai nas garras de um dos maiores demônios do inferno, um braço direito do próprio Satã, e ele próprio deve seguir as instruções deixadas para ele, que estão sempre relacionadas de alguma forma com o clássico poema Paraíso Perdido.

"Corro para a beirada e a vejo despencar no canal. E com o impacto vêm as palavras que ela sussurrou antes de cair. Sussurradas não em segredo, mas porque ela precisou de todas as suas forças para afastar o outro ser que estava com ela. Uma brecha quando ela estava no comando de sua própria língua, longa o bastante para proferir um apelo. Uma menina, a minha. Pedindo que eu a leve para casa. Encontre-me."
David Ullman, p. 89

David primeiro não entende se tudo faz parte de um delírio por conta do luto ou se é realidade, mas a magia dos demônios é forte e, logo que acredita em sua própria sanidade, entra em uma caçada por várias cidades americanas para encontrar pistas que levem à sua filha antes que acabe o prazo dado pelo ser maléfico e ele a perca para sempre.

"Exceto, que neste caso, não são chagas em todo o corpo ou a perda de meus bois e camelos. É um teste para ver se eu posso ir até o fim em busca de Tess, sem vacilar."
"E como você acha que está indo?"
"O corpo é fraco..."
"...mas o coração é forte."
"Não iria tão longe. Mas ainda bate. É tudo o que eu peço."
David e Elaine, p. 213

Quando peguei esse livro esperava por cabeças girando 360º, corpos voando e poderes paranormais assustando a vida para fora de mim. Mas, graças a Deus, essa história tem um suspense muito mais psicológico com alto teor de filosofia. Você não sabe se Tess está viva ou morta; se David irá salvá-la ou se juntar a ela no inferno; se as visões de David (que é o narrador da história) são verdadeiras; quem está certo e quem está errado. O professor também não faz ideia sobre o que o espera no fim dessa trajetória, mas não irá desistir de Tess.

Para mim, o amor desse pai para com a filha foi a única qualidade do personagem. Ele consegue ser preconceituoso mesmo em momentos que acha que irá morrer, preferindo estar em outro lugar que em meio à “caipiras”. É um homem que tem grande dificuldade para tomar decisões, estar presente na vida familiar, e simplesmente sair do automático. Por isso, correr atrás do demônio para salvar a filha foi a única decisão efetiva de sua vida.

A salvação de David é ter Elaine (a tal melhor amiga) em sua vida. Praticamente um anjo com uma confiança surpreende no amigo e que também estará presente em muitas situações inexplicáveis e perigosas. Ela será como um ponteiro guiando-o pelo caminho certo para trazer Tess de volta.
Sem dar spoilers, o fim é aberto e foi bom, mas também me deixou confusa de certa forma. Algumas perguntas ficaram sem resposta e acredito que isso seja normal com finais assim, mas continuo não gostando muito.

Com previsão para estreia em novembro de 2016, a história está sendo adaptada para as telinhas por Robert Zemeckis, mesmo diretor de Forrest Gump (1994) e da trilogia De Volta Para o Futuro (1985-1990). Quem vai encarar ler antes de ver o filme?








34 comentários :

  1. Heey!
    Eu entendo e compartilho da sua opinião sobre religião.
    "O Demonologista" é um livro que estou super ansioso para ler, adoro terror psicológico e a premissa me atrai muito =)
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme!

      Religião afeta muito. Torna tudo mais real. É complicado.

      Espero que goste do livro! Mas a compra vale a pena só pelo design e diagramação que estão incríveis! :)

      Bjs!

      Excluir
  2. Parece ser legal, vou colocar na minha lista!! Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros de suspense ,aliás to adorando o mês de halloween ,mas sobre o livro ,já tinha ouvido falar ,mas infelizmente não havia lido nada sobre ,a sua resenha me deixou ansiosa para ler ,apesar de finais abertos não serem meus preferidos ,vou ler na primeira oportunidade que eu tiver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando, Jéssica! Estamos empenhadas em aproveitar o clima de Halloween! ;)

      E que bom que ficou com vontade de ler! Eu não gosto de finais abertos também, mas achei a história boa.

      Espero que aproveite!

      Bjs

      Excluir
  4. Para mm vale super a pena comprar livros da Darkside, sempre fazendo ediçoes maravilhosas com capas e detalhes incríveis! como eu já li o livro o que posso dizer é que gostei da tua resenha e foi bem escrita sem soltar spoilers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emanoelle!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Odeio spoilers e faço o possível para nunca dar nenhum.

      A DarkSide está fazendo livros muito lindos mesmo!! Estou apaixonada por vários. Só ando meio sem grana, mas minha lista de desejos aumenta constantemente. xD

      Bjs!

      Excluir
  5. Oi Carol! O Demonologista é um dos livros mais desejados por aqueles que gostam de um bom terror e suspense. Conhecia pouco da obra, mas com sua resenha pude satisfazer essa minha curiosidade.
    A capa é impecável e se eu tiver a oportunidade quero conferir essa história em breve. Só não sei se vou encarar o filme, viu? #medo kkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha e sanado algumas curiosidades! :)
      Espero que consiga ler em breve. O trabalho de diagramação da DarkSide está show mesmo!

      Eu também devo ter algum medo do filme. Não sei se encaro também! HAHAHA
      Talvez se assistir durante o dia ainda. xD

      Bjs!

      Excluir
    2. Vamos combinar de assistir de dia então??
      Será que dará certo? kkkk

      Excluir
    3. HAHAHAHA! Espero que dê! Ou nem assisto mais... xD

      Excluir
  6. MAssa! Adorei o livro, parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  7. Vixi. Eu comprei achando que iria ficar sem dormir. Hummm, pelo menos já vou preparada. Ainda assim, acredito que vou curtir muito a leitura. Até porque agora já sei do que se trata.
    Adorei a resenha!!

    Bjksss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lelê!

      Não é o tipo de livro de ficar sem dormir não! Ele é bem tranquilo nesse aspecto. Mais como um suspense mesmo.
      Espero que goste da leitura!

      E fico feliz que tenha gostado!

      Bjs!!

      Excluir
  8. Parceria ? http://bibliotecaresytonline2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entra em contato com a gente pelo email bloglohs@gmail.com, por favor?

      Podemos falar por lá. ;)

      Bjs!

      Excluir
  9. Oi, Carolina.
    Acho que desse livro eu passo longe, beeeeeeeem longe, haha.
    Aliás, eu não passo perto é do O Exorcista, que vocês estão sorteando e eu nem vou me inscrever porque morro de medo, haha.
    Assim como você eu tenho uma fé muito grande em Deus. E quem acredita em Deus, acredita também no diabo, claro. Mas sabe que, felizmente, Deus sempre vai prevalecer.
    Então acho que eu não leria esse livro, mesmo você dizendo que ele é um thriller, não tanto terrorzão. Parece bem interessante e fiquei curiosa com o final, ainda mais que você disse que ele é aberto. Já que eu não vou ler, me conta?
    Hahaha.
    Me diz uma coisa: Como vocês blogueiras vão conseguir dormir tranquilas depois desse mês macabro? Hahaha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA! Ai Teca, precisei de coragem para pegar esse livro, viu?!
      Também fiquei um tanto quanto distante de O Exorcista. Essas coisas que falam sobre o diabo são mais reais para quem tem fé em Deus, acredito eu.
      Também morro de medo dessas coisas. >.<

      Como imagino que não vá ler mesmo, te conto o final em mensagem privada! Hahaha Só tem que me lembrar! xD

      Mas vou te dizer que até dormimos tranquilas, mas pelo menos a minha mente está meio doida já! Hahahahahahaha

      Bjs

      Excluir
  10. Esse livro ta na minha lista de compras, adoro um suspense psicológico. Não sabia que vai ser adaptado. Nossa aceitar uma proposta de uma mulher misteriosa, sem saber o que é, acho que não aceitaria kk. Pena que o fim ficou em aberto ou terá uma continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!

      Espero que goste do livro! Eu tenho medo do filme porque é sempre mais assustador assistir a história que lê-la... Hahahaha

      Mas concordo com você. Não aceitaria nem ferrando uma proposta dessas. Só esses personagens que são tudo doidos! Hahaha

      Não acho que vá ter uma continuação no momento, mas nunca se sabe, né?

      Bjs

      Excluir
  11. Não li a resenha inteira pra não pegar muito spoiler. Quando me convenci de que preciso ler já parei, hahaha.
    Vi o livro em uma livraria, e a arte da edição é sensacional, irei comprar, com toda a certeza.
    Interessante o fato do personagem ser especializado na figura literária do Diabo, será que essa formação acadêmica existe em algum lugar? Vou procurar saber...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geovanna!

      Não precisa se preocupar que não escrevo spoiler. Odeio-os na verdade. Mas fico feliz que tenha se convencido a ler o livro.

      A arte é incrível mesmo. A DarkSide está arrasando nessas diagramações.

      E não sei se há na vida real alguém especializado nisso. Mas não é muito minha área também. Tenho medo dessas coisas. xD

      Bjs!

      Excluir
  12. Para começar a Dark Side fez um trabalho ótimo nesse livro, pois a capa, tudo é lindo e a história parece ser muito boa, como gosto de livros do gênero de terror, me interessei por O Demonologista, lendo sua resenha acredito que o livro seja muito bom.
    Sua resenha está muito boa e pretendo ler O Demonologista em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Mariele! Capa linda e muito bem trabalhado, fora o interior que está demais também!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que consiga lê-lo logo. :)

      Bjs

      Excluir
  13. vi esse livro em promoção em um livraria e comprei, julgando o livro pela capa haha
    adorei a resenha, vou tentar ler esse mês ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! A capa é linda mesmo! Hahahaha
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Me avise o que achar do livro depois! ;)

      Bjs

      Excluir
  14. Estou receoso sobre se compro o livro ou não. Acho que vou comprar só pela curiosidade, pois me interesso muito por terror psicológico.
    Darkside, porque tão perfeita? ahah, se for comparar com a maioria dos outros livros brasileiros, a qualidade da editora é boa demais! Adorei a resenha Carol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Thiago! :)

      A DarkSide realmente está arrasando em todos os livros publicados até agora. Tem várias edições do catálogo deles que desejo *-*

      Me diga depois se gostou da história!

      Bjs

      Excluir
  15. Olá!!
    Realmente a DarkSide não deixa a desejar as melhores capas sempre, amo!!
    Pra mim as melhores e mais assustadoras historias de terror envolve demônios não se é porque no fundo todo mundo tem medo de demônios e bem no fundo (alguns nem tão fundo assim) acredita na existencia de demônios, eles sempre tendem a os deixar de cabelo em pé essas historias, e essa é incrível já queria muito ler, agora depois de sua resenha quero mais ainda.
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha. :)
      Confesso que histórias com demônios me deixam com os cabelos em pé! Hahaha
      Espero que goste da leitura! ;)

      Bjs

      Excluir
  16. Esse livro chama atenção pela edição sensacional, a sinopse, premissa, é de fato atraente, mas vi tanta resenha negativa e até amigos que leram, falaram tão mal, que fiquei desmotivado a ler, mas parece bastante macabra na sinopse, isso é fato. Mas devido as diversas opiniões negativas, quem sabe leio num futuro próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O design é mesmo incrível. A DarkSide se empenha muito em todos os livros que publicam. Sempre acabo elogiando o trabalho deles.

      Mas a história não é ruim. Só não foi o que esperava. E também não gosto muito de finais abertos, então acabou não sendo um dos meus favoritos.

      Caso pegue o livro para ler, espero que goste!

      Bjs

      Excluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook