#Mês do Halloween: Entrevista com o Vampiro – A História de Cláudia


Autora: Anne Rice
Arte e adaptação: Ashley Marie Witter
Título original: Interview with the Vampire – Claudia’s Story
Tradução: Daniel Ribas
Editora: Rocco
Páginas: 224

Sinopse: Esta não é simplesmente uma adaptação para os quadrinhos de Entrevista com o Vampiro, bestseller de Anne Rice que virou filme em 1994. Meticulosamente ilustrado por Ashley Marie Witter, a versão em graphic novel do livro de estreia da rainha dos vampiros reconta a história sob um ponto de vista inédito: o da vampira criança Cláudia, a imortal de 6 anos de idade, órfã e assassina, vítima e monstro, representada por Kirsten Dunst na versão cinematográfica.
As ilustrações em tons de sépia de Ashley Marie Witter retratam fielmente os personagens felinos e andróginos de Rice. O desenho detalhista, algo vintage, reforça o clima ao mesmo tempo sensual e sombrio da obra original, renovando e enriquecendo a narrativa.
A história se inicia com a transformação da enigmática Cláudia em um vampiro e acompanha seu “envelhecimento”, as hostilidades crescentes entre ela e Lestat, seu caso de amor platônico com Louis e sua busca desesperada por outros de sua espécie, com quem espera obter respostas sobre sua própria natureza.
A perspectiva de Cláudia, com uma mente adulta eternamente aprisionada em um corpo infantil, nos mostra uma nova gama de conflitos e contradições, nunca antes apresentados em qualquer livro da série original, tornando esse volume um item indispensável para qualquer aficionado por Anne Rice e seus personagens.
A adaptação é a primeira graphic novel inteiramente produzida pela autora e ilustradora Ashley Marie Witter, que estudou desenho pensando em trabalhar com cinema e videogames antes de descobrir sua vocação para os quadrinhos.

Quando fui escolher meus livros para o #MêsDoHalloween minha intenção era simples: não repetir nenhum autor. Pegar histórias diferentes, com tramas diferentes e com “monstros” diferentes. Só que logo depois de terminar a leitura de Entrevista com o Vampiro (resenha aqui) não resisti ao belíssimo graphic novel A História de Cláudia.

Veja bem, quando li o primeiro livro da série Crônicas Vampirescas não tinha uma real noção do que a Cláudia pensava e sentia. Ela amava o Louis de verdade? Ou apenas fingia para mantê-lo ao seu lado protegendo-a de qualquer mal? Por que ela odiava tanto Lestat? Será que ela preferia ter morrido como humana do que ter se transformado em uma vampira criança?

Como toda a história original é narrada pelo vampiro Louis, nós recebemos a versão que ele conhece. O que ele acreditava ser verdade, o que ele sentia e pensava. Mas, mesmo com todas as dúvidas, a Cláudia foi a personagem que mais me atraiu. Eu fiquei pensando por um bom tempo sobre a personagem até pegar essa obra de arte e quando acabei a leitura estava perdidamente apaixonada. Terminei de ler em uma hora e meia e queria mais. Muito mais.


A história começa com as primeiras lembranças de Cláudia de sua transformação de humana para a vampira imortal. Entendemos que a menina ainda tem sua mente infantil e deve aprender a conhecer o novo mundo que a cerca com seus dois pais, Louis e Lestat.

Mas a medida que os anos se transformam em décadas, Cláudia amadurece mentalmente embora seu corpo continue da mesma forma e isso começa a gerar sentimentos contraditórios que vão acarretar no desarranjo familiar. Ela admirava Lestat, mas seu coração sempre pertenceu à Louis. E, sim, ela o amou de verdade. 


A pequena vampira tem uma grande sede por conhecimento e isso é um vazio que Lestat não pode preencher. Ela percebe isso e quer provar à Louis quão fraco Lestat é e por isso começa a provocá-lo sempre que possível. E é a partir dessas ofensas que a relação entre os três começa a enfraquecer até chegar ao ponto em que não há mais uma forma de todos viverem juntos em paz e harmonia. 

Na minha interpretação pessoal, o maior agravante para esse ódio crescente de Cláudia por seu criador foi a falta de conhecimento que recebeu. O anseio da vampira em encontrar outros de sua espécie nada mais é que uma esperança de receber informações sobre si mesma e o que é capaz. 


Diferente da versão narrada por Louis, Cláudia conta o mesmo enredo de uma forma mais simplista, sem debates filosóficos, sem culpa por ser quem é, com certa aceitação de sua realidade e compreensão dos próprios sentimentos e também daqueles próximos a ela.

E, mesmo sabendo o final da história, fiquei de coração partido. Cláudia merecia um papel muito maior do que lhe foi dado. Ela é uma das melhores personagens femininas que já tive o prazer de conhecer. Sério. 

Ela é a primeira – e talvez única – personagem da história a compreender as verdadeiras intenções de todos os outros personagens do livro. Eu fiquei apaixonada por sua inteligência, perspicácia e pelo seu amor. Louis não entendeu e nem prestou atenção aos avisos de sua menina, mas se tivesse talvez o fim fosse outro. Ou talvez tudo estivesse predestinado a acontecer. Nunca saberemos, não é?!


Com relação ao design, devo dizer que está incrível! A editora Rocco traz uma edição de capa dura muito bem trabalhada. Como sou apaixonada por quadrinhos desde os 14 anos, acabo me tornando crítica com relação aos desenhos, às linhas, as cores e todos os pequenos detalhes. Mas vou dizer para vocês que está tudo simplesmente perfeito. 

Os traços são limpos com personagens que são a exata descrição do livro original (acabei de ler, então tenho certeza do que estou falando) e uma riqueza de detalhes maravilhosa. Todos os quadrinhos têm um ar vintage sem cores fortes que casa muito bem com a história, tendo uma única exceção: a cor vermelha - representando o sangue.

Eu tenho apenas elogios à obra e digo aqui que todos os fãs de Crônicas Vampirescas devem ler esse graphic novel para conhecerem a verdadeira Cláudia. Indico principalmente para minhas queridas Camila (deste blog) e Teca (do Casos Acasos & Livros) porque vocês precisam deixar a menina vampira entrar nos seus corações! ;)






27 comentários :

  1. Oi, Carolina!
    Eu já estava aqui toda apaixonada e babando na sua resenha, aí você me "dedica", então eu morro de amor desse jeito, hahaha.
    Eu gosto da Claudia, mas é que o Lestat, com seu jeito maluco e irônico, e Louis, todo doce e melancólico, tem mais espaço no meu coração.
    Mas eu quero muuuuuuuito ler!
    Sabe que eu nunca fui de ler HQ assim? Assim que Turma da Mônica não conta, né? Hahaha.
    Sua resenha toda cheia de paixão me convenceu. E os desenhos são mesmo lindos.
    E eu adoro ver a mesma história pelos olhos de outro personagem. Acho que dá todo um tcham a mais.
    Mas eu também fico super triste com o fim da Claudia. Pooooooooooxa!

    Aaaaah, vocês com esse mês macabro me incentivaram a ver o filme.
    Me fala POR QUE eu não assisti antes???
    Adoreeeeeeeei! Os atores estão sensacionais. Tom Cruise e Kirsten Dunst, então, nem se fala. Meu marido falou que passou a respeitar mais ela, haha.

    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca!!

      Não precisa morrer não! Hahahahaha
      Mas é de coração. A Cláudia é demais. Minha favorita por enquanto! xD

      Quem não leu Turma da Mônica?! Lógico que conta!!! Hahahaha
      Mas eu sou apaixonada por quadrinhos e mangás. Tenho milhares aqui em casa e não consigo parar de comprar! xD
      É uma relação antiga já.

      Espero que pegue para ler o graphic novel qualquer dia! Ele realmente é lindo e a história muito boa!

      O filme é ótimo, né?! Faz tanto tempo que eu vi que nem lembro direito hoje como era, mas lembro perfeitamente que fiquei muito impressionada na época que saiu. Hahahahaha

      Seu marido é ótimo! hahaha Mas não tem como não respeitar porque eu lembro que todos foram incríveis e o filme é muito bom mesmo, independente da idade. xD

      Bjs!!!

      Excluir
  2. Não sabia da existência desta grafic novel .
    Mas eu adorei ,eu já havia ficado intrigada quando VC citou a vampira criança no post "Entrevista com o Vampiro " ,ee agora quero muito ler *-----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!

      Fico feliz que tenha se interessado pela história porque ela é ótima! Recomendo muito mesmo. Hahahaha

      Espero que consiga pegar para ler qualquer dia!

      Bjs

      Excluir
  3. Ganhei este livro esses dias e agora fiquei morrendo de vontade de ler!!!!
    A Claudia é maravilhosa e o livro de onde ela saiu é incrível. Impossível eu não amar.
    Vai pular na fila!!

    Bjkssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que presente ótimo, Lelê!!
      Espero que pule a fila e que você adore a história também. Eu amei tudo! Hahahahahaha

      Bjs!!

      Excluir
  4. já conheço a autora e faz um tempinho já que li o livro e amei, agora com esse Hq tudo ilustrado e na versão da Cláudia, to morrendo de vontade de ler, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha!
      Espero que pegue para ler qualquer dia porque é ótima! Eu adorei! ;)

      Bjs

      Excluir
  5. Por incrível que pareça ainda não li nenhum livro da autora (rs) e olha que adoro historias de vampiros. Quero ler as cronicas vampirescas, ela é muito comentada. Gosto de historias em quadrinhos e essa deve ser muito boa, as ilustrações estão lindas. É curioso Claúdia crescer por dentro, mas continuar uma criança por fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia qualquer dia, Maria!
      A autora é muito boa mesmo e recomendo os livros e o graphic novel! São ótimos.
      E a personagem Cláudia é a mais complexa de todos. É minha favorita por enquanto! Rsrs

      Bjs

      Excluir
  6. Nossa, que desenhos lindos! Muito interessante!

    ResponderExcluir
  7. Esse HQ está lindo demais. Sem falar que a premissa é muito boa. Com certeza vou querer ler essa obra e tê-la na minha estante.
    Maravilhosa dica!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está linda mesmo! Espero que leia e se apaixone assim como eu. Porque a história está ótima e a edição está com um design lindo também ;)

      Bjs!

      Excluir
  8. Obras vampirescas não fazem o meu tipo mas essa sem dúvidas chama a atenção. Parabéns pela resenha e parabéns à autora.
    https://pontonoconto.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha! :)

      Bjs

      Excluir
  9. Olá Carolina,

    Como já mencionei, não gosto de halloween, mas alguns livros me interessam e esse é um deles, um clássico que espero ler um dia, ótima dica...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco!

      Fico feliz que tenha gostado da dica! O graphic novel é lindo e a história é ótima. Espero que pegue para ler qualquer dia.

      Bjs!

      Excluir
  10. Eu não costumo ler HQ's mas eu definitivamente vou tentar um dia
    E a arte é muito bonita e bem feita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago!

      Espero que tente ler algum dia. Tem algumas que valem muito a pena. Esse graphic novel por exemplo é ótimo! ;)

      Bjs

      Excluir
  11. Carol, sua resenha está incrível! É a primeira resenha que leio sobre essa obra e amei. Adorei a edição e essas ilustrações deixam a história ainda mais atrativa. Já faz muito tempo que desejo ler os livros da Anne Rice, mas ainda não surgiu a oportunidade. Não sou grande fã de vampiros, porém esse parece ser ótimo e bem envolvente. Adoraria lê-lo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!

      Muito obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha. :)
      Anne Rice escreve muito bem, super recomendo. Mas não sei se irá gostar caso não seja chegada em vampiros... Espero que se apaixone pela história também caso algum dia tenha a oportunidade de ler!

      Bjs

      Excluir
  12. Olá!!
    Quero muito ler, preciso dele e toda a serie em minha estante, são tão lindos.
    Sou mais que fã da Anne Rice, e desejo todos os livros dela, e quando vejo assim uma nova resenha cheia de empolgação isso aumenta minha vontade de ler, quero muito saber esse final que todo mundo diz ser tão triste.
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!!

      Não irá se arrepender de adquirir essa obra porque está muito bem feita. Eu amei!!
      E fico feliz que minha resenha te deixe com mais vontade de ler ainda! :)
      Espero que goste da história.

      Bjs

      Excluir
  13. Não tinha conhecimento de uma versão em HQ, por sinal está show de bola, acho o filme muito bom, mas nunca li. Essas histórias mais clássicas de vampiro são as melhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O graphic novel está lindo, João!
      Espero que tenha interesse em lê-lo qualquer dia porque não vai se arrepender. Eu amei. Hahaha

      Bjs!!

      Excluir
  14. Estou encantada com a resenha e com o blog, parabéns meninas!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook