#Mês do Halloween: Joyland

Autor: Stephen King
Título Original: Joyland
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Suma das Letras
Páginas: 240
Onde Comprar:
Saraiva | AmazonBr | Submarino

O universitário Devin Jones começa um trabalho temporário no parque Joyland, esperando esquecer a namorada que partiu seu coração. Mas é outra garota que acaba mudando seu mundo para sempre: a vítima de um serial killer.
Linda Gray foi morta no parque há anos, e diz a lenda que seu espírito ainda assombra o trem fantasma. Não demora para que Devin embarque em sua própria investigação, tentando juntar as pontas soltas do caso. O assassino ainda está a solta, mas o espírito de Linda ainda precisa ser libertado - e para isso Dev conta com a ajuda de Mike, um menino com um dom especial e uma doença grave.
O destino de uma criança e a realidade sombria da vida vêm à tona neste eletrizante mistério sobre amar e perder, sobre crescer e envelhecer - e sobre aqueles que sequer tiveram a chance de passar por essas experiências porque a morte lhes chegou cedo demais.

Olá leitores e leitoras. Fazia um tempo desde a última vez que peguei um livro do Stephen King. Quando vi que o livro seria lançado aqui no Brasil pela Suma das Letras, já coloquei na listinha de desejados sem nem pensar duas vezes, pois me seduziu pela capa e pela reputação do mestre do horror. E eu não estava errada em desejar me aventurar em Joyland.

O ano é 1973. No verão, a pequena cidade de Heaven's Bay, Carolina do Norte, presenciava o início de temporada de um parque de diversões encantador conhecido por Joyland. E Devin Jones, um jovem de apenas 21 anos, acabara de aceitar seu trabalho no parque. Um trabalho de verão não seria nada mal para um jovem universitário de Boston. Melhor ainda para um jovem de coração partido.
Devin estava apaixonado por Wendy Keegan e ser trocado por alguém melhor o deixara muito triste. Mal sabia ele, que, ao aceitar seu trabalho de verão longe das memórias com Wendy, ele estava se metendo na maior aventura de sua vida.

Hospedado na pensão da Sra. Shoplaw, logo "Dev" faz grandes amigos, que também viriam a ser um casal, Tom e Erin. Os três jovens iniciam seu trabalho árduo no parque, afinal é verão e há muito o que fazer, principalmente com a multidão que não pára de chegar. E é em meio ao caos do verão, ao suor, a hot dogs e crianças enlouquecidas que eles encontraram seu auge da juventude.

Joyland era um lugar mágico. Não com magia de verdade, eu acho, mas possuía montanhas-russas, uma roda gigante de 50 metros, muitos brinquedos, um personagem animado (o cão Howie) e muita alegria. O lugar exalava alegria. Seria o verão perfeito, até conhecerem o trem fantasma. E a história de Linda Gray.

Em um dia de folga, Dev, Tom e Erin decidiram comprovar uma lenda de Joyland. A lenda do fantasma de uma garota que fora assassinada no parque, no trem fantasma, e que ainda vaga pelo local. A Sra. Shoplaw havia contado aos três sobre a história de Linda e de seu assassinato, um crime ainda impune, que fora real. Apesar de tudo, os jovens não acreditam na presença de um espírito no brinquedo, mas vêem como desafio andarem no trem assustador. Eles o fazem, e Tom, inexplicavelmente, avista a jovem durante o passeio. Isso mudará tudo.

Perturbado pelo que ocorreu no trem, Tom decide não mais falar sobre o ocorrido. Mas Erin e Dev não sossegam sem antes saber o que de fato aconteceu a Linda Gray e quem a matou. Durante o verão, os jovens continuam seu trabalho, se divertem, namoram, e vivem bons momentos. Mas o caso da jovem paira sobre eles o tempo todo.
Quando o verão acaba, Erin e Tom voltam para a faculdade, mas Dev não consegue. Ele pede um emprego no parque e por lá permanece, parte encantado e apaixonado pelo trabalho, parte intrigado pelo mistério.

Mesmo mantendo contato com o casal de amigos além do verão, Dev logo se vê em uma nova empreitada. Ele conhece, na praia, um menino doente e sua mãe, que vivem em uma das mansões da orla. Desde o início, o jovem trabalhador se encanta pelo garoto, Mike, por sua triste história, e decide tornar seus dias melhores. E este garoto e sua mãe serão uma peça chave nos acontecimentos que estão por vir na vida de Devin, que, com um toque sobrenatural, envolverão Linda Gray, sua morte e seu assassino impiedoso. Será que Devin resolverá o cruel assassinato de Joyland? Ou acabará morto nos trilhos do trem fantasma?

Este livro foi um prazer. Não consigo encontrar palavras que descrevam os sentimentos nestas 240 páginas. Stephen King provou ser um escritor versátil, que envolve o leitor não apenas em terror, em sobrenatural, mas emocionalmente. Ele brinca com a narrativa do passado e do futuro, pois Devin narra a história contando este momento de sua vida nos anos 70, e em como se sente no presente, em relação a tudo que viveu e a todos que conheceu naquele verão, naquele ano.

Me senti muito ligada aos personagens e principalmente a Joyland. É como a Disney, um lugar que você quer sempre voltar e sentir aquela alegria e nostalgia. É isso que sentimos ao ler esta obra. Stephen foi incrível ao escrevê-la. Me prendeu, me emocionou e eu pretendo reler um dia, quando bater aquela saudade de Joyland.

Para os interessados nessa leitura maravilhosa, este livro está no nosso Top Comentarista deste mês de Outubro. Participe e se aventure no parque também.








21 comentários :

  1. Eu ainda não li nem um livro do Stephen King, mas tenho diversos livros dele em minha lista de leituras inclusive Joyland, sua resenha está muito boa e fiquei bem curiosa em relação a história de Joyland, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso ler mais King, acho que só li 1 livro dele até hoje.
    Pelo menos esse é fininho, mas ai, parque de diversões = palhaços? Ai eu corro kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi nunca li nenhum livro do Stephen King mas quero resolver logo esse ''problema'', adorei a resenha, esse é um tipo de livro que eu devoraria fácil.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila! Stephen King é mais um autor que eu definitivamente preciso incluir nas minhas listas de leitura. Até tenho um livro dele aqui, Sob a Redoma, mas ele é um tijolinho e eu queria começar com algo menor. Curiosamente nesta mesma semana li um comentário de um amigo que me despertou a atenção para Joyland e ele também elogiava a habilidade de brincar com a narrativa e a capacidade de tocar emocionalmente o leitor com um primoroso desenvolvimento dos personagens. Se precisava de algo mais, sua resenha terminou por me convencer e o livro já vai imediatamente para a minha lista de compras urgentes. Beijos! o/

    Airechu
    Navegador da nave Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    http://multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Camila!

      Espero que não se importe por em comentar em resposta ao meu companheiro de blog, Airechu. Por mais que ouça falar, veja filmes, escute podcasts especiais sobre o autor, nunca li uma obra dele, nem mesmo um mísero conto. Preciso corrigir isso em breve, já não tenho mais desculpas já que a minha digníssima tem livros do autor. Sua resenha, tal qual as do Marcos de Sousa, só me faz querer realizar essa intenção o mais breve possível!

      Até o próximo contato, cambio e desligo!
      Ace Barros
      Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
      multiversox.com.br

      Excluir
  5. Sempre tive uma vontade enorme de conhecer a escrita de Stephen King. Sei que ele escreve histórias de terror que são fantásticas. E Joyland é mais uma obra que veio para encantar a muitos leitores.
    Através de sua resenha, tenho a certeza de que vou amar esse livro, pois sou apaixonada por parques de diversões, e todo esse mistério que envolve a morte de Linda Gray aumenta ainda mais minha vontade de conhecer a história.
    Bjs Camila!

    ResponderExcluir
  6. Olá Camila,

    Você acredita que ainda não li nada do autor? Pois é, mas confesso que tenho muita curiosidade, mas esse dia vai chegar com certeza....kk...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Também li esse livro para o mês do horror no blog, foi minha primeira leitura do King. Adorei sua resenha!

    http://harlancobenn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia nada sobre o livro ,mas a capa e claro a reputação do autor já haviam me conquistado ,e agora com sua resenha minha vontade de ler só aumentou .

    ResponderExcluir
  9. Ai que delícia!!! É minha próxima leitura. Escolhi este para o Mês do horror.
    pelo jeito foi uma ótima escolha!!

    Amei!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sempre começo os posts sobre Stephen King dizendo que eu nunca li nada dele, mas eu preciso urgente mudar isso.
    Todo mundo fala tããããão beeeeeeeeeeem.
    Mas é que eu fico com medo, sabe? Hahaha.
    Joyland eu estou doida para ler, achei essa capa muito legal.
    E agora, com a sua resenha, quero mais ainda.
    Joyland é basicamente um personagem, né? Gosto de livros que o cenário toma "vida".
    :D

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Li dois livros do King e gostei, esse eu ganhei mês passado de níver e ainda não li, falta um tempinho pra ler, tem outros na frente rs. Mas não tinha lido nenhuma resenha e gostei desta, não sabia que o título era o nome de um parque. Devin é curioso, querendo desvendar esse assassinato no trem fantasma e me deixou curiosa também, pra saber quem fez isso e como kk.

    ResponderExcluir
  12. Já tinha lido outra resenha do livro em que não gostaram desse livro e, agora que li sua resenha, vou ler o livro, já que não sei o que vou achar. Só li um livro do Stephen King, de contos, que gostei muito. Acho que vou gostar muito dos personagens e estou super curiosa para saber tudo o que vai acontecer nessa história!

    ResponderExcluir
  13. estou lendo Carrie a estranha pra entrar no clima do Halloween e tambem já li o iluminado do SK, amei os dois e esse ai parece ser excelente to com vontade de ler já.

    ResponderExcluir
  14. já li alguns livros do autor e por isso to super curiosa pra ler joyland, sempre amei esse clima de suspense que é tipico de Stephen King

    ResponderExcluir
  15. Ele faz tanto jus ao nome!
    Comecei a ler Stephen King por indicação, uns anos atrás, de um amigo, que é muito fã. Não fazia ideia de que o escritor possui um alter ego, denominado Richard Bachman. Digo isso a todos que eu conheço e que leem King, pois é uma experiência literária diferente. Indico muito A Autoestrada, sem dúvidas dou cinco estrelas pro livro. Leia, vale a pena ^^

    ResponderExcluir
  16. Nunca li um livro do Stephen Kinng, e fique super curiosa para saber o final desse mistério, com certeza Stephen será um dos próximos autores da minha lista.

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Stephen King, o mestre não tem como deixar um lançamento passar.
    O primeiro terror que li foi dele e daí em diante não larguei mais o gênero, esse livro em si, coloquei logo na lista de desejos assim que vi o lançamento, mas comecei a ver resenhas dizendo que não era bem o esperando, que bom que você gostou e essa característica da inscrita do Stephen King que nos envolve do começo ao fim é irresistível e eu certamente vou ler.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  18. essa capa é maravilhosa! eu quero esse livro a um bom tempo, espero conseguir ganha-lo no top comentarista hahah! Stephen King é um gênio, um dos meus autores favoritos.

    ResponderExcluir
  19. to com vontade de ler esse livro a tanto tempo, não aguento mais shuash
    king é um mito em forma de autor, só isso a declarar.

    ResponderExcluir
  20. King é um gênio, quando mal tinha comprado Escuridão total sem estrelas, já vejo esse, e fico doido pra ler, gosto de histórias que tem parques de diversões como plano de fundo, e só vi elogios desse livro! Realmente tô louco pra lê-lo!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook